Confira os horários de museus e atrações do Estado de São Paulo no fim de ano

Memorial da Resistência de São Paulo, na Luz.

As informações fornecidas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo apresentam as principais opções de museus e grandes atrações abertas ao público neste fim de ano na capital paulista, no litoral e no interior. 

Na capital, o público poderá conferir as exposições temporárias do Museu de Arte Sacra de São Paulo, “Gesù è Nato a Napoli” no espaço e “Presépios no Metrô”, dentro do Metrô Tiradentes. Ambas encerram em 6 de janeiro de 2021. O museu estará aberto de 26 a 27 de dezembro, das 9h às 17h e de 2 a 3 de janeiro, das 9h às 17h. Fechado de 22 a 25 de dezembro; 29 a 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2021. Confira no site os horários de visitações das mostras: https://museuartesacra.org.br/.

A Pinacoteca de São Paulo inaugura pela primeira vez, uma exposição dedicada à produção indígena contemporânea, com curadoria da pesquisadora indígena Naine Terena. Véxoa: Nós sabemos conta com trabalhos de 23 artistas/coletivos de diferentes regiões do País, apresentando pinturas, esculturas, objetos, vídeos, fotografias, instalações, além de uma série de ativações realizadas por diversos grupos indígenas. A exposição segue até 22 de março de 2021. O espaço estará fechado de 24, 25 e 31 de dezembro de 2020 e no dia 1º de janeiro de 2021. Nos demais dias, as serão visitas mediante agendamento prévio no site da instituição. O museu funciona de quarta a segunda, das 10h às 18h. Mais informações no site: https://pinacoteca.org.br/

Na Estação Pinacoteca está em cartaz a mostra “Joan Jonas: Cinco Décadas”, primeira exposição individual na América do Sul da pioneira da videoarte e da performance, Joan Jonas, até 08 de fevereiro de 2021. O espaço estará fechado de 24, 25 e 31 de dezembro de 2020 e no dia 1º de janeiro de 2021. Nos demais dias, visitas serão mediante agendamento prévio no site da instituição. Funciona de quarta a segunda, das 10h às 18h. Mais informações no site: https://pinacoteca.org.br/

Segue em cartaz a exposição “Orgulho e Resistências: LGBT na ditadura”, do Memorial da Resistência de São Paulo, na Luz. Realizada em parceria com o Museu da Diversidade Sexual, sob a curadoria de Renan Quinalha, a exposição faz um recorte sobre as relações entre autoritarismo e diversidade sexual e de gênero. O Memorial fica aberto nos dias 22 e 29 de dezembro, e fecha de 23 a 25 de dezembro e de 30 de dezembro a 1º de janeiro. A visitação é gratuita, mas é necessário reservar a data e horário pelo site do Memorial: https://www.memorialdaresistenciasp.org.br/memorial/.

No Museu da Imigração, a dica é a exposição temporária “Nonni di São Paulo”, que reúne 50 depoimentos de migrantes italianos realizadas por Oliviero Pluviano, jornalista italiano radicado no Brasil, e que trazem histórias de vida dos imigrantes no Brasil, formando um painel da integração entre o país europeu e São Paulo. O museu estará fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2021. Nos demais dias, funcionará normalmente de quarta a domingo, das 11h às 17h. Mais informações no site: https://museudaimigracao.org.br/.

Museu do Café, em Santos, litoral de São Paulo

O Museu do Futebol, no Pacaembu, exibe a mostra “Pelé 80 – O Rei do Futebol”. De forma lúdica, busca transpor a imagem do rei do futebol a uma visualidade universal e contemporânea. O espaço estará fechado nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1° de janeiro de 2021. Mais informações no site: https://museudofutebol.org.br/.

No Museu da Imagem e do Som (MIS), o público pode conferir o #CINECIÊNCIA, com o filme “Frankenstein” (1931) no dia 27/12, às 17h, com debate entre especialistas sobre filmes clássicos direto da plataforma do espaço. A instituição estará fechada de 21 de dezembro a 7 de janeiro de 2021. Mais informações no site: https://www.mis-sp.org.br/.

A família toda também pode aproveitar as atrações virtuais do Museu Catavento, que fará uma retrospectiva Catavento na Web, com curiosidades, gafes e muita ciência, no dia 29/12, às 16h. O espaço estará fechado nos dias 14, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2021. Mais informações no site: https://museucatavento.org.br/.

O Museu da Casa Brasileira tem a mostra “Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB”, que apresenta painéis fotográficos e textuais correlacionando as várias tipologias de madeiras do acervo do MCB às diversas espécies nativas existentes na mata atlântica. O espaço funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. Já nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2021 estará fechado. Mais informações no site do MCB: https://mcb.org.br/pt/.

As Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos, estarão fechadas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de Janeiro. Entre as atividades, está a “Hora do Conto em Libras”, realizada on-line pela Biblioteca Parque Villa-Lobos no sábado, 26/12, das 16h às 16h45. Conta a história de Safira e Afonso, que se amam, mas vivem em reinos diferentes e inimigos; e para ficar juntos, recorrem à magia de uma poderosa feiticeira. Para participar acesse www.bvl.org.br/inscricao. Mais informações da Biblioteca de São Paulo no site: https://bsp.org.br/.

Na Casa das Rosas, localizada na avenida Paulista, além de admirar o jardim em um passeio pela região, é possível conferir o espaço tombado pelo Condephaat. O Museu estará fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2021. Mais informações no site: https://www.casadasrosas.org.br/.

A Casa Guilherme de Almeida, que abriga o acervo composto por objetos que pertenceram ao poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro, estará fechada nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2021. Mais informações no site: https://www.casaguilhermedealmeida.org.br/.

A Casa Mário de Andrade, antiga residência do escritor, na rua Lopes Chaves, traz um panorama abrangente de sua grande e múltipla contribuição para a arte e a cultura brasileiras. Estará fechada nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2021. Site: https://www.casamariodeandrade.org.br/.

O Memorial da América Latina, bem como a Biblioteca e demais espaços estarão fechados de 24 a 31 de dezembro e nos dias 1 a 3 de janeiro de 2021. O espaço estará aberto dias 18, 29 e 30 de dezembro das 11h às 15h. Mais informações no site: https://memorial.org.br/.

As Oficinas Culturais Alfredo Volpi, Maestro Juan Serrano e Oswald de Andrade estarão fechadas de 19 de dezembro a 10 de janeiro de 2021. Informações detalhadas emhttps://oficinasculturais.org.br/. Bem como as Fábricas de Cultura da Zona Norte e Sul que retornam as atividades após 4 de janeiro de 2021 e as Fábricas de Cultura da Zona Leste e São Bernardo do Campo que fecham de 21 de dezembro a 1ª de janeiro de 2021. Mais informações emhttps://www.fabricasdecultura.sp.gov.br/.

LITORAL

No Museu do Café, em Santos, litoral de São Paulo, o público poderá conferir a exposição temporária “Mundo em Rede: as telecomunicações e o café”. A inauguração aconteceu por meio de uma live no Instagram, no dia 16 de dezembro, às 17h, e a visitação presencial poderá ser realizada a partir do dia 17. O espaço estará fechado nos dias 24, 25 e 31/12 e 1º de janeiro de 2021. O Museu do Café abre de quarta a domingo, das 11h às 16h. Aos sábados, a entrada é gratuita. Mais informações no site: https://www.museudocafe.org.br/.

Museu Casa de Portinari, localizado em Brodowski, interior de São Paulo

INTERIOR

O Museu Casa de Portinari, localizado em Brodowski, interior de São Paulo, funcionará nos dias 24 e 31/12 das 10h às 13h, sendo realizado no dia 30/12, às 19h30, a live “Sarau Musical Cantigas de Minha Terra 2020 – Edição On-line”, que traz como temática histórias, contos, causos, casos de amor e romance no universo rural e sertanejo, direto da plataforma de Youtube do espaço. O museu estará fechado nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Mais informações no site: https://www.museucasadeportinari.org.br/.

No Museu Índia Vanuíre, que fica em Tupã, o público poderá conferir o projeto “Vem que eu te conto um conto”, com transmissão on-line, que narra uma história sobre a temática natalina. A ação parte da premissa de que ouvir histórias possibilita aguçar a memória cultural e afetiva no dia 25/12, às 12h. O espaço funcionará nos dias 24 e 31 de dezembro das 19h às 13h. Fechado nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Mais informações no site:https://museuindiavanuire.org.br/.

O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro terão atrações para o período de festas, entre elas está a apresentação do violinista David Souza, no dia 24/12, para celebrar a véspera de Natal, com a canção natalina “Noite Feliz”, às 20h, em transmissão on-line. O espaço funciona nos dias 24 e 31 de dezembro, das 10h às 13h. Fechado nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Mais informações no site: https://www.museufelicialeirner.org.br/.

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Sérgio Mattos se despede de 2020 com esperança de um feliz ano novo!

Próxima Publicação

Conheça as tradições de natal mais estranhas ao redor do mundo

40 Comentários

  • I have entered this internet site to my bookmarked list of high quality content sites. 🙂

  • I would like to thank you for the efforts you have put in penning this blog. I’m hoping to see the same high-grade content by you in the future as well. In fact, your creative writing abilities has motivated me to get my own site now 😉

  • I blog often and I really thank you for your information. Your article has truly peaked my interest. I’m going to bookmark your site and keep checking for new information about once per week. I opted in for your RSS feed as well.

  • I was recommended this blog by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my difficulty. You’re amazing! Thanks!

  • Great remarkable issues here. I?¦m very satisfied to look your post. Thanks a lot and i am having a look forward to touch you. Will you please drop me a mail?

  • I?¦ll immediately seize your rss as I can’t find your e-mail subscription hyperlink or newsletter service. Do you’ve any? Kindly allow me recognise so that I could subscribe. Thanks.

  • Este site é realmente fantástico. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

  • fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • fabuloso este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • whoah this blog is excellent i love reading your posts. Keep up the good work! You know, a lot of people are hunting around for this info, you can aid them greatly.

  • Sweet website , super design, really clean and utilize friendly.

  • fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • amei este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • fascinate este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • Este site é realmente fascinate. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂

  • fantástico este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • demais este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • amei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • Este site é realmente fascinate. Sempre que acesso eu encontro novidades Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂

  • demais este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • Este site é realmente demais. Sempre que acesso eu encontro coisas incríveis Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • Este site é realmente demais. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

  • fabuloso este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • Este site é realmente fascinate. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  • me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • Este site é realmente fantástico. Sempre que acesso eu encontro coisas boas Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  • me encantei com este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • Este site é realmente fabuloso. Sempre que acesso eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

  • fascinate este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • Este site é realmente fascinate. Sempre que acesso eu encontro coisas boas Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  • me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • Este site é realmente fascinate. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • Este site é realmente incrível. Sempre que acesso eu encontro novidades Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  • Este site é realmente demais. Sempre que acesso eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  • me encantei com este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • incrível este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • demais este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.