André Conrado apresenta Gramado – A Cidade do Natal Luz!

Gramado, 66 anos somando ao Turismo.

Cidade de Gramado 1930 - Arquivo de Gramado

Nesta bela edição natalina, iremos desembarcar no Município de Gramado que está completando 66 anos, pois sua emancipação política é de 15 de outubro de 1954. Mas, sua história recente tem início antes, a partir dos programas de Governo voltados à atração dos imigrantes europeus para o Brasil, a partir de 1874.

Estação Férrea e Estação de Canela - Arquivo do Governo do RS

Entretanto, desde tempos imemoriais até a chegada dos colonizadores , toda a Serra Gaúcha, bela região de montanhas espalhando-se por extenso território a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, era o lar de tribos formadas por nativos Caingangues.

Paulatinamente, foram expulsos, desaparecendo por completo. Começou com tropeiros descendentes de açorianos. Estabelecidos nas terras ao nível do mar ao longo do litoral Norte, cruzavam as montanhas em direção ao Sul, buscando gado nos Pampas gaúchos.

Fizeram isso durante todo o século XVIII, anos 1700, e até meados do XIX, anos 1800. 

Também revelaram ao mundo a vocação turística do local, recebendo e abrigando com segurança aqueles primeiros profissionais do Turismo de Negócios do nosso País. Um forte DNA, hoje compondo por volta de 80% da economia do Município de Gramado.

Cidade de Gramado: imigrantes iniciam povoamento em 1875

Imigrantes Cidade de Gramado - Inicio séc XX -Gramado Inesquecível

Em seguida, veio o povoamento propriamente dito, iniciado em 1875, com a chegada de colonizadores alemães e italianos. Posteriormente, nas proximidades da virada do século XIX para século XX, anos 1900, libaneses, portugueses e sírios, mas em menor número.

Os terrenos, frente a córregos, paredões de rocha, riachos e outras irregularidades da topografia, tornaram-se sinuosas, apresentando-se assim nos dias de hoje. Muitas preservam a numeração; outras tiveram a denominação modificada.

Cidade de Gramado: estrada de ferro redireciona o crescimento

Chegada Trem a Vapor Gramado Inicio Séc XX - Estações Ferroviárias

Tudo corria bem, com o progresso avançando de vento em popa, até à inauguração do ramal da ferrovia unindo a Cidade de Canela à Cidade de Porto Alegre. Isto aconteceu em 1924 e a estrada de ferro atendeu a região durante 37 anos, sendo desativa em 1963.

Uma estação, hoje transformada na Rodoviária da Cidade de Gramado, canalizou novos investimentos para lá. Assim, a Linha Nova teve freado o seu pujante desenvolvimento exibido nas duas primeiras décadas do século XX, ficando então estacionada no tempo.
Se isto foi prejudicial naquele momento, mostra-se agora bastante positivo, pois criou um atrativo turístico de grande valor. Sua exploração de modo sustentável é o ponto de partida para uma nova era de crescimento sem depredar a bela natureza vista ao redor.

Cidade de Gramado: turismo desde anos iniciais do século XX

Mesmo antes do advento do transporte ferroviário, a Serra Gaúcha já era destino para famílias passarem férias e recém-casados desfrutarem Lua de Mel. Despendiam um, dois, três dias em lombo de burros ou cavalos, ou a bordo de carroças, para chegar lá.

Fotos das antigas hospedarias em Gramado - Inicio séc XX - Gramadotur

Com a chegada do trem a vapor, ficou mais fácil, além da viagem por si só já ser um grande atrativo. Impressionava a todos o resfolegar das máquinas sobre os trilhos, para sair do nível do mar e alcançar os quase mil metros de altitude da Estação de Gramado.

Os visitantes ficavam nas casas dos colonos, em hospedagens pensão completa — café-da-manhã, almoço, jantar e lanches. Degustavam alimentos preparados para as famílias dos lavradores, usando ingredientes produzidos por estes últimos, em suas propriedades.

 Cidade de Gramado: embrião da marca registrada do café colonial

Café Colonial Gramado - atual - Dominio Público

Essa deliciosa e interessante imersão na vida diária dos habitantes, notadamente em relação à alimentação, fez nascer uma das características mais marcantes do Turismo de hoje em dia na Cidade de Gramado. Trata-se do café colonial, atrativo buscado por todos os visitantes de agora.

Isso porque, aqueles turistas, ao retornar às suas residências, teciam maravilhas sobre o “café-da-manhã servido nas casas dos colonos”, nas quais haviam passado os dias. Era o menu servido aos lavradores, antes de todos partirem para as roças bem alimentados.

Uma sucessão infinita de delícias: café, chá, chimias (do alemão schmier), chocolate gelado, chocolate quente, conservas, cuca, mel, morcela (chouriço), nata, pães, queijos, queschmier (uma chimia tipo ricota), salames, torta de maçã (apfelstrudel), waffles etc.

Logo, pessoas subiam a serra para passear , descansar , experimentar as muitas delícias do cada vez mais popular “café colonial”, umas das mais autênticas tradições da cultura e cozinha alemãs, adaptadas pelos imigrantes às realidades das terras brasileiras.

 Cidade de Gramado: expansão faz surgir primeiras avenidas e ruas

O crescimento da procura, ano a ano, levou à ampliação da oferta de hospedagem, com a construção de espaços especializados para a atividade: albergues, pensões, hospedarias e hotéis. Tudo muito simples, erguidos, em grande maioria, com estruturas de madeira.

Um bom exemplo para retratar essa época está preservado no Centro da vizinha Cidade de Canela. Tratam-se de partes das instalações originais do Grande Hotel Canela, com mais de um século de idade, integrantes do pequeno museu criado pelos proprietários.

Espalhando-se a partir da Estação de Gramado, foram surgindo as primeiras ruas. E, ao longo das vias, nasciam casas residenciais, edifícios públicos, prédios comerciais etc. Aos poucos, o embrião da atual Cidade de Gramado substituía as matas ali abundantes.

 Hospedagem era excelente negócio já naqueles tempos. A Serra Gaúcha virou local de veraneio desde o início do século XX, anos 1900. A quantidade de visitantes só crescia, principalmente após a inauguração da ferrovia, em 1924

 Cidade de Gramado: Turismo toma preponderância sobre indústrias

Logo após sua emancipação, viveu o apogeu econômico da indústria de móveis durante toda a década de 1950, prolongando-se até final dos anos 1960. Isso devido a um estilo próprio de peças residenciais, a quais apresentavam bom gosto, charme e boa qualidade.

Isso muda por completo quando a competição com outros polos nacionais, e até mesmo internacionais, inviabiliza a continuidade das maiores empresas, gerando uma onda de perda de postos de trabalho, com a demissão de milhares de empregados especializados.

Diante da crise, Governo e população voltam-se para o Turismo, atividade econômica capaz de gerar empregos, criar renda e distribuir riqueza sem a necessidade de grandes investimentos. Administração pública e iniciativa privada unem-se em objetivo comum.

Nascem, assim, eventos com a capacidade de divulgar a Cidade de Gramado por todo o País e no exterior: primeiro, o Festival de Cinema; depois, o Festival de Publicidade; e, mais tarde, o Festival de Turismo. No início, nacionais; mais tarde, todos internacionais.

Cidade de Gramado: eventos cobrem ano de janeiro a dezembro

De janeiro a dezembro, eventos e festas ocupam dias, semanas e até meses: Reveillon, Gramado Aleluia, Carnaval de Rua, Páscoa em Gramado, Festas Juninas, Gramado in Concert, Festa da Colônia, Gramado Fantasia, Festival de Cultura e muitos outros mais.

O maior de todos é o Natal Luz: começa no final de outubro e acaba no início de janeiro. Neste período, torna a Cidade de Gramado o lar do Papai Noel, com ruas iluminadas, casas devidamente decoradas, muitos shows em recinto fechado, desfiles a céu aberto

Foto Natal Luz Gramado Desfile - Divulgação
Foto Natal Luz

Forte nas modalidades de Turismo associadas ao lazer — Aventura, Agro, Cultura, Ecológico, Gastronomia, História, Melhor Idade e outros mais —, investe buscando o Turismo de Eventos, atraindo congressos, feiras, encontros, seminários, workshops etc.

E Assim terminamos essa edição desejando a todos um Natal repleto de paz, saúde,luz e Bençãos de Deus! Que possamos no próximo ano comemorar com muitos abraços e distribuindo muito carinho e amor!

Noite Natal Luz - Divulgação

Até a próxima edição! 

Fontes:

Portal Gramado

Panrotas

www.gramado.rs.gov.br

Nataldeluzgramadors.com.br

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Xandy Novaski entrevista o ator Lilo Moreira

Próxima Publicação

Chef Emanuel Wollz e a ceia de natal no Brasil

66 Comentários

  • Adorei!!! 🎄😍

  • Parabéns pela matéria!! 👏🏻👏🏻👏🏻

  • Wohh precisely what I was searching for, regards for posting.

  • Somebody essentially assist to make severely articles I might state. That is the very first time I frequented your web page and so far? I amazed with the analysis you made to create this particular put up amazing. Great task!

  • fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • Este site é realmente demais. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

  • Este site é realmente fabuloso. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • amei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • Este site é realmente fantástico. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • me encantei com este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • Este site é realmente fabuloso. Sempre que consigo acessar eu encontro novidades Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  • Adorei este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • demais este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • Este site é realmente fabuloso. Sempre que acesso eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e saber mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • fabuloso este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • Este site é realmente incrível. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂

  • Este site é realmente demais. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas diferentes Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • Este site é realmente incrível. Sempre que acesso eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e saber mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • amei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • Este site é realmente fantástico. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

  • Este site é realmente fantástico. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂

  • fascinate este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • fascinate este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • fantástico este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • incrível este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • me encantei com este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • Good info. Lucky me I reach on your website by accident, I bookmarked it.

  • Adorei este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • incrível este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • Greetings from California! I’m bored at work so I decided to browse your website on my iphone during lunch break. I enjoy the info you provide here and can’t wait to take a look when I get home. I’m amazed at how quick your blog loaded on my cell phone .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyways, wonderful site!

  • There is clearly a lot to know about this. I believe you made various nice points in features also.

  • me encantei com este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • Este site é realmente fascinate. Sempre que acesso eu encontro coisas incríveis Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your point. You definitely know what youre talking about, why throw away your intelligence on just posting videos to your blog when you could be giving us something enlightening to read?

  • Este site é realmente fascinate. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas diferentes Você também pode acessar o nosso site e saber mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

  • Este site é realmente incrível. Sempre que acesso eu encontro novidades Você também pode acessar o nosso site e saber mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl websites and blogs

  • I don’t know about you people but I am obsessed with airplanes. I had a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/09/airline-livery-of-the-week-full-allegiant-air-livery-on-boeing-757/

  • Hiya, I’m really glad I’ve found this information. Today bloggers publish just about gossips and web and this is actually annoying. A good web site with interesting content, that is what I need. Thank you for keeping this web site, I’ll be visiting it. Do you do newsletters? Cant find it.

  • I would like to thnkx for the efforts you have put in writing this blog. I am hoping the same high-grade blog post from you in the upcoming as well. In fact your creative writing abilities has inspired me to get my own blog now. Really the blogging is spreading its wings quickly. Your write up is a good example of it.

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life authors and blogs

  • fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • fascinate este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • Este site é realmente fantástico. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  • fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • incrível este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • fascinate este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • Este site é realmente demais. Sempre que acesso eu encontro coisas boas Você também pode acessar o nosso site e saber mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • fascinate este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • Este site é realmente fabuloso. Sempre que acesso eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • fantástico este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • Este site é realmente demais. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas diferentes Você também pode acessar o nosso site e saber mais detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.