Douglas Delmar entrevista a poeta portuguesa Carlota Marques Canha

Carlota Marques Canha - Crédito Miguel Vidal Pinheiro Photographer

Junto ao mar é o momento de reencontrar não a perfeição, 

mas a essência de saber viver e estar.

Carlota Marques Canha.

Nascida e natural de Lisboa, Carlota Marques Canha é licenciada em Tradução económica-jurídica na vertente francês e inglês pela Universidade Europeia e com uma Pós-graduação em Gestão Comercial e Marketing pelo ISTE Porto. Exerce funções de Assessoria na Dir. Jurídica de grupo de retalho e em Dezembro de 2018 lançou o seu primeiro livro de poesia “Agarrar o tempo – Pensamentos sem tempo” pela editora Chiado. Para além do género de poesia gosta de escrever prosa, crônicas, contos e letras originais de músicas. 

1 – Conte-nos como se deu o seu interesse pela escrita. Teve o incentivo de alguém?

O interesse pela escrita começou muito cedo aos 14 anos com a escrita de um diário, posteriormente de pequenas histórias que inventava e, por fim, pequenos contos. 

Era uma escrita muito “naive”, ainda sem segurança e mais tarde, aos 18 anos, comecei a interessar-me mais por poesia, tinha um grande fascínio por Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade, entre outros ilustres poetas. 

Nunca tive incentivo de ninguém, escrevia porque sentia a necessidade de expressar sentimentos, pensamentos, sensações, tudo o que via à minha volta, reproduzia no papel. Considero que a escrita esteve sempre dentro de mim, embora não percebesse a tal “sede” que tinha de escrever tudo o que sentia, que observava à minha volta.

Carlota Marques Canha - Crédito Miguel Vidal Pinheiro Photographer

2 – Em 2018 você lançou o livro de poesia Agarrar o Tempo – Pensamentos sem tempo. Diga-nos: Como foi o processo criativo de sua obra? E qual a sensação ao ver seus versos eternizados pelas páginas e sendo disseminados aos leitores?

Foi o meu primeiro livro individual enquanto autora e um projeto que me deu um enorme gosto de concretizar. Já tinha escrito alguns poemas que estavam há muito “arrumados” numa gaveta e surgiu a oportunidade de resgatá-los, revê-los e divulgar a obra.

Em 2018, no decurso de alterações na minha vida pessoal, senti que tinha chegado o momento de divulgar, de publicar o que tinha escrito e mostrar algo que era tão “privado”, poucas pessoas do meu núcleo de amigos e familiares conheciam que eu tinha esta vontade e apetência pela escrita. Foi uma surpresa tanto para mim, como para quem passou a conhecer-me numa vertente de autora.

É um enorme prazer ver os meus poemas, textos que escrevo serem lidos e partilhados por muitos leitores e seguidores que me seguem, conhecer o que sentem e os comentários que fazem aos textos publicados nas redes sociais. Os poemas deixam de ser meus para serem do mundo, do público quando são divulgados e publicados.

3 – Cada poema escrito reflete as sensações, sentimentos e memórias que habitam na alma do/da poeta. Quais sentimentos te inspiram a escrever? Há alguma lembrança especial na sua vida que influencie sua criação literária?

Cada poema ou texto que escrevo são o resultado de sentimentos, sensações que vivo na minha vida, inclusivamente memórias, sentimentos de felicidade, de saudade e também de alguma melancolia. Todavia, pretendo sempre passar uma mensagem positiva, de evolução e de reflexão para quem lê  e segue o que escrevo.

Todas as lembranças que temos sejam positivas ou menos positivas são sempre motivo para expressarmos uma mensagem no papel. Penso que a maior memória que conservo desde sempre foi não perder a vontade de manter sonhos, alguns difíceis de concretizar, mas outros que podem ser alcançados desde que tenhamos uma fé interior que nos faça avançar na vida.

Gosto muito desta citação de Fernando Pessoa “ Tenho em mim todos os sonhos do mundo” 

Caberá a cada um de nós conservar sonhos porque sem eles morreremos mais pobres, sem cor e alegria na vida.

4 – Além da escrita, você também trabalha com assessoria de direção. Conte-nos um pouco sobre o seu trabalho. Como faz para administrar estas duas funções tão distintas?

Para além da escrita que é um hobbie muito especial para mim, desempenho funções de Assessoria de Direção  na Direção Jurídica de Grupo de Retalho. Tento conciliar o meu trabalho com o tempo que dedico à escrita, nem sempre é fácil, mas tento ter um equilíbrio saudável nas duas atividades.

Capa do livro Agarrar o Tempo - Crédito Miguel Vidal Pinheiro Photographer

5 – Além da poesia, quais são suas outras paixões?

Para além da poesia, gosto de escrever também prosa poética, contos, pequenas narrativas e gosto muito de desporto. Gosto de praticar fitness, ténis, caminhadas e este ano descobri um desporto que desconhecia o Paddle (Stand up paddle) que me permitiu estar mais em conexão com o mar e comigo própria. Foi um desporto que exigiu foco mental e destreza física , um desafio que me deu um enorme prazer de realizar.

Gosto também de dança, fotografia e fazer jardinagem.

6 – Dizem que a escrita é uma necessidade vital do poeta, para expressar as nuances da alma e do coração. E para você, qual é a importância da poesia? Tem planos para um novo livro?

A poesia para mim é uma necessidade de expressar o que me vai dentro da alma, é quase como uma necessidade de catarse, de libertação de emoções. A poesia e a escrita, em geral, são para mim um “bálsamo” para acalmar  o que vai bem adentro. Existem momentos em que não consigo proferir qualquer palavra verbal e a escrita é o meio que me ajuda  manifestamente a expressar, soltar todo o tipo de emoções que camuflamos, que retemos no nosso interior. Na escrita, encontro o momento da maior verdade.

Está em produção um novo livro de poesia que espero ser possível de ser lançado em 2021, logo que estejam reunidas as condições.  Posso adiantar que será um livro diferente, mais maduro e o resultado de crescimento literário, eu diria que será mais um “filho”, mais crescido que aprendeu, que evoluiu e que está pronto para enfrentar novos desafios na vida.

7 – Sabe-se que a leitura contribui para a formação de um escritor. Portugal é um berço de grandiosos escritores, poetas e músicos. Há algum artista da sua terra que você aprecia?

Portugal, é sem dúvida, um grande berço de grandes individualidades, não só no campo literário, mas também em muitas outras áreas artísticas. Temos grandes e talentosos artistas em várias áreas que se distinguem no mundo inteiro.

Em termos de escritores tenho a minhas preferências: sou uma fã incondicional de Fernando Pessoa, gosto muito dos clássicos, Eça de Queirós, Almeida Garrett, Agustina Bessa-Luís e mais recentes: Domingos Amaral, Valter Hugo Mãe, João Tordo, etc.

A nível das artes, aprecio Whils, Joana Vasconcelos e  na música: Carlos do Carmo, Mariza, Pedro Abrunhosa , João Pedro Pais, Tiago Bettencourt, David Fonseca, entre outros.

Carlota Marques Canha - Crédito Miguel Vidal Pinheiro Photographer

8 – Lisboa é uma cidade belíssima que contém uma grande história, cultura e possui um encanto poético. Ela lhe inspira de alguma forma?

Lisboa é a minha cidade de berço e com ela tenho uma relação umbilical de muitos anos. Adoro a cidade pela sua beleza sempre encantadora, pela sua nobreza na arte de receber, na boa gastronomia e tem a seus pés um rio Tejo que é simplesmente belo, um manto de água que ninguém é indiferente. Lisboa é linda sempre, é inspiradora nos seus bairros típicos, nas ruelas estreitas de calçada desfeita… mas, todo o país tem um encanto especial. Sou muito patriota e adoro o meu o país com as dificuldades e também com as belezas que tem nas suas gentes lutadoras, no espírito aventureiro de chegar sempre mais além.

Lisboa, linda e formosa

que és meu berço e que de encanto

me causas tanto

espanto na alma deste

lindo Portugal.

9 – Apesar dos tempos turbulentos que passamos, sempre é preciso manter a esperança. Que coisas boas este ano de 2020 lhe trouxe? 

O ano de 2020 foi, sem dúvida, um ano atípico a todos os níveis. Um ano difícil, mas desafiante de certa forma para todos.

No meu caso, em particular, foi um ano que me conheci melhor a nível interior, tive tempo para redescobrir-me como pessoa, como mulher e sobretudo fechar ciclos na minha vida para iniciar novos ciclos, novos projetos. Depois deste ano, a vida nunca mais será igual, será diferente, um ensinamento para todos e do qual precisamos todos de tirar lições de vida. 

10 – Deixe uma mensagem aos nossos leitores.

Os leitores e seguidores podem continuar a contar com o meu compromisso de escrever, de ser uma aprendiz de escritora em contínua aprendizagem, fiel à minha vontade e meus princípios e, igualmente na tentativa de continuar a fazer um trabalho honesto, de conteúdo relevante e que, na sua simplicidade, possa passar uma boa mensagem.

 

Livros de Carlota Marques Canha - Crédito Miguel Vidal Pinheiro Photographer

Obras Publicadas

  • Setembro 2020 Livro coletivo de poesia “Sentidos Despertos”, Edições Vieira da Silva
  • Setembro 2020 Livro coletivo de poesia “Mulherio das Letras Portugal”, Edição In-Finita
  • Julho 2020 Livro coletivo “Conexões Atlânticas V”,Edição In-Finita
  • Maio 2020 Coletânea “Toca a Escrever Especial 10 Anos”, Edição In-Finita
  • Março de 2020 Livro coletivo de poesia “Duetos Dordianos – Alma a duas mãos”, Edição In-Finita
  • Novembro 2019 – Livro coletivo de poesia “Água-pé, castanhas e letras”, Edições Vieira da Silva
  • Dezembro de 2018 –  Livro de poesia “Agarrar o Tempo -Pensamentos sem tempo” Chiado Editora

Redes Sociais:

Facebook: Página de Autora: @voupediraluaquenaosevaembora

@Carlota Marques Canha

Instagram: @carlota_marquescanha_autora

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Transamerica Resort Comandatuba se adapta para aumentar ocupação no verão

Próxima Publicação

Ayutthaya, na Tailândia, um local incrível

38 Comentários

  • summer vibe music video by Eden Zamora in a sandy beach

  • summer vibe music video by Eden Zamora in a sandy beach

  • summer vibe music video by Eden Zamora in a sandy beach

  • summer vibe music video by Eden Zamora in a sandy beach

  • Some genuinely marvellous work on behalf of the owner of this site, absolutely great content material.

  • Thank you for another informative site. Where else could I get that kind of info written in such a perfect way? I have a project that I am just now working on, and I have been on the look out for such info.

  • Este site é realmente fabuloso. Sempre que consigo acessar eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂

  • Este site é realmente fabuloso. Sempre que acesso eu encontro coisas boas Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂

  • Adorei este site. Pra saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • fabuloso este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • Este site é realmente demais. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  • Este site é realmente fantástico. Sempre que acesso eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • Este site é realmente fascinate. Sempre que consigo acessar eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • fantástico este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • Este site é realmente fantástico. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • Este site é realmente fantástico. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas diferentes Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂

  • Adorei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • fabuloso este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • Este site é realmente incrível. Sempre que consigo acessar eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  • Este site é realmente fabuloso. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • Este site é realmente demais. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

  • fantástico este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • Este site é realmente incrível. Sempre que acesso eu encontro coisas boas Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • Este site é realmente incrível. Sempre que consigo acessar eu encontro novidades Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • me encantei com este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • fascinate este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para descobrir mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • fascinate este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • Este site é realmente fantástico. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

  • Este site é realmente demais. Sempre que consigo acessar eu encontro novidades Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • demais este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • fascinate este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • amei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • Este site é realmente fascinate. Sempre que acesso eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • demais este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • Este site é realmente demais. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.