Capote alentejano: ícone da moda em alta

O capote alentejano tem a sua origem nos trajes de pastores do Alto Alentejo. O traje longo e sem mangas possui uma sobrecapa que cai até à altura do peito e pode possuir uma gola geralmente em pele de raposa.

O uso do capote está de novo na moda. Até o Papa já tem um. É todo branco e lhe foi dado pelo pelo presidente da Câmara de Monforte.

O capote abriga do frio mas é também uma peça fashion usada nas cidades, adianta Rosária Grilo da fábrica Confecções IMA, uma das alterações que  realizaram foi acentuar o “toque de elegância retirando a roda excessiva”.

A antiga proteção do frio usada pelos pastores também está sendo recriada com cores mais vivas e que visam agradar em particular as mulheres. 

No entanto, em Santa Eulália, no concelho de Elvas, são mais fiéis à tradição usando o capote em suas cores tradicionais e dizem ainda que são a única unidade dos capotes artesanais em Portugal.

créditos: Who rips

Rosária Grilo partilha a gestão da IMA com o proprietário, o alfaiate José Alpedrinha que produz todas as peças. “É ele que as desenha e corta. Foi o pai, Isidro M. Alpedrinha, que iniciou a produção dos capotes alentejanos em Santa Eulália e José Alpedrinha mantém o nome da confeção que corresponde às iniciais do nome do pai.”

É no primeiro piso que funciona a fábrica. A matéria-prima principal, o burel, vem da zona Centro.

A tesoura tem de estar muito afiada para o corte certeiro a partir de moldes de papel que estão pendurados numa divisória.

No espaço visitável, na loja, têm habitualmente em exposição um número significativo de capotes e samarras. Podem se ver exemplares em vários tamanhos como também ilustrações de alguns famosos vestidos com o capote.

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Sérgio Mattos e a parceria de sucesso com a Brazilian Male Model Magazine

Próxima Publicação

Xandy Novaski entrevista o chanceler, crítico de música erudita e acadêmico Luís Roberto Von Stecher Trench

3 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.