Viseu reelege o slogan - 'Viseu Cidade-Jardim' - e pretende tornar-se um destino sustentável de excelência

“Viseu Cidade-Jardim” aposta na valorização dos recursos naturais, ambientais e culturais do concelho como fatores de qualidade de vida e atratividade económica e turística. No atual contexto de crise de saúde pública, o Município considera ser especialmente estratégica a aposta na valorização turística de recursos naturais locais, de produtos e eventos associados a natureza, ar livre e a atividades culturais e físicas segura.  

Um dos grandes objetivos da programação passa também pela sustentabilidade, a salvaguarda dos recursos naturais, as alterações climáticas, e promover uma maior coerência e integração das agendas temáticas locais.  “Sob o signo da ‘Cidade-Jardim’, desenvolvemos um plano de ação que é antes de mais nada de valorização e desenvolvimento local, e só depois de fomento turístico e econômico, acima de tudo, queremos realçar a Cidade, o Concelho sustentável, do ponto vista ambiental, com um compromisso sólido com a descarbonização. Será um ano dedicado à Cultura, ao Desporto, ao Ensino, aos fatores fundamentais da nossa qualidade de vida”, adianta António Almeida Henriques, Presidente do Município de Viseu.

A assinatura “Viseu Cidade-Jardim” remonta aos anos 30 do século XX, e é o primeiro e mais duradouro slogan turístico de Viseu. Depois de “2017, Ano Oficial para Visitar Viseu”, “Viseu, Cidade Europeia do Folclore 2018”, “Viseu 2019, Destino Nacional de Gastronomia”, “Viseu 2020. Luz, Câmara, Ação”, Viseu dedica agora o ano de 2021 à sua identidade histórica que se apresenta, simultaneamente, como uma resposta aos tempos do presente e do futuro próximo.

“A afirmação de Viseu como Cidade-Jardim, sustentável, equilibrada, mais verde, inteligente e solidária, está perfeitamente alinhada com os desafios com que o país e o mundo se deparam. Posiciona o nosso concelho no centro do debate de tendências emergentes, como as alterações climáticas, o turismo sustentável e a forma como as cidades médias surgem como garante de qualidade de vida”, conclui António Almeida Henriques.

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