Conheça atrações gratuitas para passear sem gastar em capitais do sudeste brasileiro

Edifício Martinelli

São Paulo (SP) 

A capital paulista não é uma cidade barata para turistas brasileiros, mas oferece atrativos gratuitos que têm tudo para agradar quem vem de fora. Um deles é o Edifício Martinelli, cujo terraço tem sido aberto a visitas nas quais não há cobrança de entrada. O arranha-céu tem mais de 100 metros de altura e, de lá de cima, é possível ter uma visão panorâmica incrível de São Paulo. O Instituto Moreira Salles também tem entrada gratuita: um de seus principais atrativos é uma área que proporciona visão privilegiada para a Avenida Paulista. Além disso, no local são frequentemente realizadas excelentes exposições artísticas.

Pateo do Collegio, em São Paulo.

E, para conhecer um local fundamental na história de São Paulo, vá até o Pateo do Collegio, na área onde nasceu a cidade. Os espaços do jardim interno, a Igreja São José de Anchieta e a Biblioteca Padre Antonio Vieira têm entrada gratuita.

Cais do Valongo, no Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro (RJ) 

Não faltam, na Cidade Maravilhosa, locais que podem ser visitados gratuitamente, como as famosas praias cariocas. Na capital fluminense, porém, há locais de interesse turístico menos conhecidos e que também não cobram entrada. Um deles é o sítio arqueológico do Cais do Valongo, situado na área onde funcionou um porto de desembarque para navios negreiros e que, hoje, é fundamental para entender mais sobre a escravidão no Brasil.

 

Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro.

Para ter a vista deslumbrada, o Real Gabinete Português de Leitura é uma opção perfeita: trata-se de uma das bibliotecas mais lindas do mundo, com relíquias literárias espalhadas por uma estrutura arquitetônica que, por si só, é também uma obra de arte (a fachada, por exemplo, lembra o Mosteiro dos Jerônimos, cartão-postal de Lisboa).

Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.

E você é realmente um amante de arquitetura? Então visite o Centro Cultural Banco do Brasil, que ocupa um lindíssimo edifício que costuma sediar eventos culturais gratuitos de primeira linha.

Museu Mineiro, em Belo Horizonte. Imagem: Israel Crispim Jr./Acervo Secult.

Belo Horizonte (MG)

Na capital mineira, oferecem visitas gratuitas locais como o Museu Mineiro, localizado em um casarão do final do século 19 e com um acervo que reúne imagens sacras, equipamentos litúrgicos, mobiliário histórico, armas e achados arqueológicos (são, ao todo, mais de 3.500 peças). O local também exibe obras assinadas por importantes artistas mineiros, como Inimá de Paula e Carlos Bracher. Já no Centro de Arte Popular, os turistas têm a chance de conhecer, sem pagar ingresso, manifestações artísticas de diferentes regiões de Minas Gerais, com obras de artistas de lugares como o Vale do Jequitinhonha, Ouro Preto e Sabará – em um belo panorama da pluralidade da cultura mineira.

Centro de Arte Popular, em Belo Horizonte Imagem: Israel Crispim Jr./Acervo Secult.

Para quem ama história, vale uma visita ao Arquivo Público Mineiro: em suas dependências, o público tem acesso a milhares de documentos que remontam aos períodos importantes da história do Brasil, como mapas produzidos no século 18 e documentos referentes à Inconfidência Mineira. 

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Saiba como é dormir em um iglu na Europa

Próxima Publicação

Petro Pupe homenageia a Carolina Herrera

7 Comentários

  • Really enjoyed this post, can you make it so I receive an email sent to me when there is a new update?

  • Fantastic beat ! I would like to apprentice while you amend your website, how can i subscribe for a blog website? The account helped me a applicable deal. I have been tiny bit familiar of this your broadcast offered vibrant transparent idea

  • Good post. I learn something totally new and challenging on blogs I stumbleupon on a daily basis.
    It will always be exciting to read articles from other writers and use
    something from their websites.

  • That is the proper blog for anybody who desires to seek out out about this topic. You realize a lot its almost exhausting to argue with you (not that I actually would need…HaHa). You positively put a brand new spin on a subject thats been written about for years. Great stuff, simply nice!

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life articles and blogs

  • Have you ever thought about writing an ebook or guest authoring on other blogs? I have a blog based on the same subjects you discuss and would love to have you share some stories/information. I know my subscribers would appreciate your work. If you are even remotely interested, feel free to shoot me an e mail.

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.