Kênia Esteves entrevista Rosane Schneider, diretora do Grupo Bitarron

Rosane Schneider e a equipe da BITARRON, a qual fez a segurança da seleção da Suíça durante a COPA do MUNDO da FIFA-BRASIL

Olá amigos! Digo que a cada entrevista tenho a grata possibilidade de conhecer histórias de VIDA. Histórias que me levam a imaginar cada momento, o qual meu entrevistado passou para alcançar suas respectivas metas. Assim, com as atitudes e profissionalismo que lhes são peculiares, estes  fazem parte de um seleto grupo que desenvolve o melhor do lifestyle no Extremo Sul da Bahia, ao aplicarem suas vivências nessa terra que está em constante evolução. 

Portanto dessa vez , convidei ROSANE SCHNEIDER, que apresenta um conteúdo ímpar na construção de um conceito único e contemporâneo na área de segurança e eventos de nossa cidade. Com sua  beleza, charme e competência, essa workaholic de primeira, divide seu escasso tempo entre a direção do Grupo BITARRON; referência em segurança patrimonial e controladores de acesso na região e viagens de atualização cultural, profissional e lazer ao lado de seu eleito comandante BRAGA NETO. 

Sejam bem-vindos querida ROSANE e meus queridos leitores a essa coluna que fala sobre a ESSÊNCIA e o AMOR, que há por traz de muito trabalho, lágrimas e sorrisos.

K.E. 1: Rosane a minha primeira pergunta não poderia ser outra. Você é uma carioca com alma paulista ou uma paulista com alma carioca? Rsrs. 

1 – Kênia, não seria justo responder a essa pergunta e ignorar a parte baiana. Rsrs

Na verdade, acho que minha alma é nômade e traz uma marca de cada lugar em que vivi ou pelo qual me encantei. Mas, o mais importante é manter a alma, a cabeça e o coração abertos para cada novo dia e novos aprendizados. O mundo é muito grande, e, parafraseando Fernando Pessoa, “tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”.

K.E. 2: Mesmo tendo uma vida normal de adolescente, que além de estudar, curtia a praia e bons momentos na serra para exercitar a arte de montar e explorar as lindas montanhas de Teresópolis com seu cavalo, você já tinha o dom de organizar movimentos que envolviam política e cidadania. Conte-nos sobre esse engajamento: 

2 – Eu estudei em uma escola, ainda no Rio, que mantinha um movimento juvenil aos sábados. Como seu objetivo era religioso, busquei uma segunda opção e acabei me encontrando em um outro grupo que trabalhava, nos jovens, as primeiras noções sobre cidadania e política. Eu tinha 10 ou 11 anos, na época. Poderia estar na praia ou andando a cavalo, como você bem disse, mas eu queria mais. Ali aprendi a respeitar as opiniões divergentes, a importância de se trabalhar em equipe para alcançar um objetivo comum, e comecei a entender um pouco sobre diferentes linhas políticas, incluindo o socialismo, que, naquele momento, me parecia ser o modelo mais justo. Apoiada nessas ideias, levei algumas campanhas para a escola e arrecadamos fundos para doações. Foi uma sensação de fazer a diferença que, certamente, ajudou a moldar a minha personalidade.

Recebendo o diploma de diretora do SINDESP - Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado da Bahia

K.E.3: Sua mudança do RJ para  SP foi bem delicada , em especial pela diferença de hábitos e costumes. Em que você se apegou mais nessa transição, para evitar os possíveis sofrimentos dessa mudança tão radical? 

3 – Para uma menina de 13 anos, que havia passado toda a infância e pré-adolescência em uma mesma escola, que tinha a facilidade de se movimentar sozinha pelas ruas de Copacabana e estava acostumada ao espírito despojado do carioca, a mudança para São Paulo foi um enorme choque. Sentia falta do cheiro da praia, de andar de short e tamanco. Naquela época, São Paulo tinha uma formalidade que não admitia esse dress code. Como, inicialmente, nossa estadia em SP duraria somente 2 anos, eu contava os dias para a volta. Mas, após os 2 anos, a decisão de permanecer na cidade só me deu uma alternativa: ser feliz ali. Nesse meio tempo, eu havia mudado para o Colégio Bandeirantes, tradicional por seu alto nível de ensino e por estimular o acesso à cultura em seus alunos. Tínhamos sessões de teatro e cinema aos sábados, seguidas de debates, por exemplo. O Band, como é carinhosamente chamado por seus alunos, me apresentou um outro lado de Sampa, que me encantou. Também me abri mais para novas amigas que, hoje, são irmãs de coração. E essa é uma das grandes belezas de São Paulo: a força das verdadeiras amizades!

K.E.4: E por falar em radicalismo, como foi largar a tão sonhado faculdade de medicina e abraçar a ESPM, famosa ESCOLA SUPERIOR de PROPAGANDA de MARKETING ? 

4 – Acho que talvez não tenha sido tão sonhada assim. Rsrs

Eu completei 17 anos e fiz vestibular. E passei sem muita dificuldade. Já tinha tudo orquestrado na minha cabeça: seria psiquiatra. Mas, aí, veio o choque de realidade. A Faculdade de Medicina de Santo Amaro (na época, OSEC) criada com a participação de um grande médico psiquiatra, contava com essa cadeira desde o primeiro semestre. Foi quando conheci um pouco da realidade brasileira no tratamento mental. E a frustração foi imediata. Pensei em outras possibilidades, mas, no fundo, medicina não era o meu caminho. E, ao final do primeiro ano, abandonei o curso. Nunca me arrependi. Nessa época, ainda estudando, eu já organizava algumas festas e o caminho natural foi a faculdade de comunicação e a opção pela ESPM. Lembro bem de uma frase que meu pai, jornalista e publicitário, me disse quando entrei na faculdade de medicina: filha, não me conte nada do que você vê por lá, meu mundo é o dos sonhos. Assim, decidi me mudar de mala e cuia para esse “mundo dos sonhos”.

Museu da Diáspora, em Israel.

K.E. 5: VOCÊ acha que ambas têm em comum a arte de cuidar de nossa saúde mental e física ? 

5 – Esse seria o ideal, mas não é o que ocorre. A Medicina ainda é muito dogmática. Mas, acredito que estamos passando por mudanças que estão fazendo com que muitos médicos acreditem que é preciso aliar mais terapias que tragam felicidade para que o corpo seja mais saudável. É uma pena que essa medicina seja acessível a poucos.

K.E.6: A música sempre fez parte de seu universo. Primeiro com as aulas de violão, depois através da admiração que você sentia pelos seus influenciadores; como Paralamas do SUCESSO, Engenheiros do Hawai; Kid Abelha e Titãs. Você não quis se arriscar neste “mood”? 

6 – Apesar da minha enorme paixão pela música, nasci desprovida de qualquer talento para o palco. Eu gostava mesmo da produção, do agito do back stage. Certamente, eu não iria muito longe com minha voz e meu violão.

K.E.7: Caso sua resposta seja negativa, qual o caminho que você seguiu? Em sua rica trajetória, consta a passagem por programas e rádios famosas. Selecione algumas delas para nós. 

7 – Verdade. Eu busquei meu caminho nesse meio. Comecei com pequenas produções de shows, trabalhei para produtoras maiores, e as coisas foram acontecendo naturalmente. Fui trabalhar como redatora no programa Realce, da TV Gazeta, o primeiro dedicado a videoclipes no Brasil, aliando 2 paixões: a música e a caneta. Já no mercado, os caminhos foram se abrindo – produção do aniversário do programa Perdidos na Noite (do Faustão, na Band), e as rádios Transamérica, Jovem Pan e 97 FM, onde atuava na área de promoção. Até que saí do Brasil por um ano e, em meu retorno, descobri uma nova paixão: o mercado cinematográfico. E, assim, a história tomou outro rumo e trabalhei na área de marketing da Warner Bros – divisão home vídeo e, posteriormente, na joint venture da Warner Bros com a Fox Films, na divisão de cinema. Foram anos especiais, com lançamentos de filmes recordes de bilheteria, como Robin Hood, Thelma & Louise, Ace Ventura, entre tantos outros.

Volterra-Toscana

K.E. 8: Se morar fora do país, já é uma vivência incrível, o que representou para você, morar em um KIBUTZ?

8 – Esse era um sonho de infância. Desde cedo ouvia sobre o funcionamento dos kibutzim (fazendas comunitárias onde, basicamente, todos trabalham pelo bem comum e dividem igualitariamente os frutos de seu trabalho) e seu objetivo de reproduzir um mundo mais justo, dentro de pequenas comunidades. A minha passagem por um kibutz fez parte de um programa de estágio que, posteriormente, se completaria na cidade de Haifa. Os 3 meses seriam para estudar a língua, antes do início do estágio. Em contrapartida, trabalhava por meio período, durante 6 dias da semana. A experiência foi incrível: varri rua, colhi algodão, trabalhei em uma fábrica de peças para aviação, passei roupa, lavei pratos, até ser acolhida na cozinha, onde já cheguei fazendo tudo errado. Rsrs

Uma experiência como essa, que dificilmente viveria no Brasil, faz com que a gente se desfaça de preconceitos, conviva com pessoas culturalmente diferentes e consiga enxergar os benefícios e os problemas dessa utópica vida comunitária perfeita. E descobre que sim, pode haver uma sociedade mais justa, democrática e igualitária, mas que dificilmente conseguiremos reproduzi-la em escalas maiores.

K.E.9: Você estagiou no LEO BAECK EDUCATION CENTER, que é um mix de escola, centro comunitário com um lindo trabalho de integração entre árabes e judeus através dos esportes. Você ao mudar para PORTO SEGURO-BA, teve a oportunidade de aplicar esses aprendizados no seu trabalho à frente da Secretaria de Turismo da cidade? 

9 – As experiências que vivi no Leo Baeck, em pleno ano de 1990, abriram muito a minha visão para o uso da tecnologia na educação, para programas de integração que extrapolam as escolhas religiosas, para o aproveitamento dos estudantes no mercado de trabalho. Mas é uma realidade totalmente diferente da que vivemos no Brasil e, especialmente, em Porto Seguro. Israel, mesmo naquela época, já focava muito em tecnologia e educação. Infelizmente, ainda temos um longo caminho a trilhar nessas áreas. Não tive a oportunidade de usar esse aprendizado na minha passagem pela Secretaria de Turismo, onde era responsável pela área de eventos, mas acredito que ainda seja tempo de se desenvolver projetos de integração entre o Turismo e a Educação que possam formar cidadãos porto-segurenses com consciência do incrível patrimônio histórico que temos, com mais conhecimento sobre a história do nosso país, e que poderiam, a partir de um determinado momento, contribuir ativamente para receber os turistas.

Com seu eleito Braga , em Paris.

K.E.10: Hoje você é socia do grupo BITARRON, empresa de segurança de sucesso. Trabalhar em uma frente como essa em uma área “masculina “ por natureza “, é um desafio diário? Pela primeira vez em minha coluna, vou fazer a décima primeira pergunta a um entrevistado. Rsrs. Mas ela com certeza, “não pode calar”.

10. Eu sempre atuei em meios dominados pela presença masculina. Não foi muito diferente no mercado musical, por exemplo. Porém, na área de comunicação, as pessoas são mais abertas a mudanças. O mercado de segurança, naturalmente, vem acompanhando esse movimento de crescimento das mulheres em posições variadas. Mas, concordo que somos poucas, ainda. No meu caso específico, nunca sofri nenhum tipo de preconceito, discriminação ou desrespeito. Acredito que isso seja reflexo da minha própria postura.

K.E. 11: Seu maior “evento” foi criado em uma reunião de trabalho na Secretaria de Turismo. Podemos dizer então a expressa que mais remete o mesmo, MAKTUB?

11. Estava escrito? Quero acreditar que sim. Isso sempre dá um ar de romantismo à nossa história. Mas, vou complementar com uma palavra em hebraico, para contrabalançar: mazal, que significa sorte. A sorte de estar no lugar certo, na hora certa.

Assim finalizo está entrevista, agradeço e parabenizo você por engrandecer a vida de muitas pessoas como seu lifestyle, da mais pura…ESSÊNCIA.

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

2021 começa no Nannai com exposição de obras de Gil Vicente

Próxima Publicação

Raul Sulzbacher e Chieko Aoki eleitos para comandar o São Paulo CVB

47 Comentários

  • Hey! Someone in my Facebook group shared this site with us so I came to take a look. I’m definitely enjoying the information. I’m bookmarking and will be tweeting this to my followers! Excellent blog and wonderful design.

    • Parabéns Rosane,

      Puro merecimento pela profissional competente e, principalmente, a mulher extraordinária que se tornou!

      Muito orgulho por ter tido o privilégio de trabalhar ao seu lado!

      Aplausos 👏👏👏👏 Muito sucesso na carreira e conquistas pessoais!

      😘😘😘

  • Hey are using WordPress for your blog platform? I’m new to the blog world but I’m trying to get started and set up my own. Do you require any coding knowledge to make your own blog? Any help would be greatly appreciated!

  • Sensacional entreviste, Rosane pessoa mais que especial, ela e Braga neto.

  • Hi there! This post could not be written any better! Reading through this post reminds me of my old room mate! He always kept talking about this. I will forward this article to him. Pretty sure he will have a good read. Thanks for sharing!

  • Hello, i believe that i noticed you visited my web site thus i got here to “return the desire”.I’m trying to to find issues to enhance my website!I assume its ok to use a few of your ideas!!

  • Amiga muiiiito querida, jamais esquecerei de vc, sua calma e foco.
    Felicidades amiga.
    Bjs aos milhares
    Heide Negretti

  • Of course, what a splendid site and informative posts, I surely will bookmark your blog.Best Regards!

  • Excelente entrevista. Interessante histórias de vida. Parabéns!!!

  • Please keep us up to date like this. Tanks for sharing…

  • Hello there! Would you mind if I shzre your blog with my twitter group?
    There’s a lot of people that I think would really appreciate your content.Pleae llet me know.
    Thanks!

  • Nice post. I waas checking continuously this bblog and I’m impressed!
    Very useful information specially thee last part :
    ) I care for such info a lot. I was looking for this particular iinformation forr a long time.
    Thank you and best of luck.

  • Hello! I wish to say that this post is awesome, great written and come with approximately all important infos.

    I’d like to look extra posts likee this! 🙂

  • Very good post! We will be linking to this great content on our website.Keep up thee great
    writing!

  • Nice blog here! Also your web site a lot up very fast!
    I desire my site loaded up as quickly as
    yours…

  • What’s up, I wish for to subscribe for this blog to take most recent
    updates, so where can i do iit please help out.

  • I do not even know how I ensed up here, but I thougt this pokst was great.
    Idon’t know who you are bbut certainly you are going to a famous blogger if you are not already 🙂 Cheers!

  • Excdllent post. I was checkng continuously
    this blog and I am impressed! Extremely useful information. I care for suh information a lot.
    I was looking for this certain information forr a very long time.Thank you
    and good luck.

  • Howdy! I could have sworn I’ve been to this bllg beffore
    but after browsing through some of the post I realized it’s neew to me.
    Nonetheless, I’m definitely delighted I found it and I’ll
    be bookmarking and checking back frequently!

  • Hello all, here every person is sharing such know-how,
    so it’spleasant to read this website, and I used to go to
    seee this website daily.

  • I got this site from my pal who shard with mee concerning this websitee
    and now this time I amm browsing this website and reading
    very informative articles or reviews at this place.

  • Hello there! Would you mind if I share your blog with my twitter group?
    There’s a lot oof people that I think would really appreciate your content.Please
    let me know. Thanks!

  • Hello to every one, since I am genuinely keen of reading this website’s
    post to be updated regularly. It carries nice data.

  • Pretty! This hhas been an extremely wonderful post.Thank you for supplying this info.

  • I am pleased that I detected this web blog, just the right information that I waas searching for!

  • You need to take part in a contest for one of the moist useful websites online.
    I will recommend this site!

  • Very good post! We will be linking tto thios great content on our website.Keeep up the great writing!

  • I like it whenever people come together and
    share thoughts.Great website, continue thee good work!

  • I simply want to input that yyou have ? god website ?nd I enjoy the design and also
    artcles ?n it!

  • I enjoy reading through your website. Thanks!

  • Great post! We will be linking to this great post on our website.
    Keeep up the great writing.

  • Greetings! Very helpful advice in this particular article!
    It’s the little changes thast make the most important changes.

    Many thanks for sharing!

  • Howdy! I copuld have swoorn I’vebeen to this blog before but afrer browsing through some oof the post I realized it’s new to me.
    Nonetheless, I’m definitely delighted I found it aand I’ll
    be bookmarking and checking back frequently!

  • I enjoy reading throgh your website. Thanks!

  • Hello, after reading this ammazing article i am as well happy tto share my familiarity here with
    mates!

  • Your mode of describing all iin thi piece of writing is in fact pleasant, all be capable
    of simply be aware of it, Thanks a lot.

  • I need to to hank you for tnis fantastic read!! I definitely enjoyed every bit
    of it.I have got you book-marked to look at new things you post…

  • I enjoy what you guys are usually up too. This type
    of clever work aand reporting! Keep up the very good works guys I’ve added you guys tto my own video.

  • Pretty! This has been an extremely wonderful post.
    Thankks for providing this info.

  • Well composed articles like yours renews my faith iin today’s
    writers.You’ve written information I can finally agree on and also use.Many thanks foor
    sharing.

  • I do not even know how I ended up here, but I thought this pot was great.
    I don’tknow who you are but certainly you are going to a
    famous blogger if you are not already 🙂 Cheers!

  • Please keep us up to date like this. Thanks for sharing…

  • Thank you for this very good posts. I was wanting to know whether you were planning of publishing similar posts to this.

    Keeep up writing superb content articles!

  • I am pleased thst I detected this web blog, just the right information that I was searching
    for!

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • Very nice post. I just stumbled upon your blog annd wanted to say that I’ve
    truly enjoyed surfing around your blog posts. In any case I will bee subscribing to your feed and I hope you write again very soon!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.