Metéora: os impressionantes mosteiros em cima de penhascos na Grécia

Na Grécia central, estes mosteiros  construídos em cima de pilares de rochas são incríveis e constituem um complexo ao qual se chamou Metéora, em grego Μετέωρα, que se significa “meio do céu” ou “colunas do céu”.

Parecem desafiar as leis da gravidade e da arquitetura, perfeitamente integrados na paisagem entre as montanhas Pindo, os grandes e maciços pilares de rocha arenito que servem de base para estas construções religiosas dão mesmo a impressão que estão mais perto do céu. E estão. O complexo de Metéora é formado, hoje em dia, por seis mosteiros. O maior pico em que se localiza um mosteiro tem 549 metros. O menor, 305 metros.

A data de fundação de Metéora é desconhecida, mas, estima-se que partir do século XI as cavernas da região começaram a ser procuradas por eremitas. No início do século XII, formou-se um estado monástico rudimentar à volta da Igreja de Theotókos (mãe de Deus), que ainda hoje existe. Os monges eremitas acabaram por encontrar ali o refúgio ideal à ocupação otomana. Foram construídos mais de 20 mosteiros. O acesso era feito através de gruas e só em 1920 foram construídas escadas para aceder aos mosteiros.

Hoje, os seis mosteiros restantes – Megálos Metéoros (Mosteiro da Transfiguração), Varlaam, Ágios Stéphanos (Santo Estêvão), Ágia Tríada (Santíssima Trindade), São Nicolau Anapausas e Roussanou – são acessíveis por estradas e trilhas, alguns de mais fácil acesso do que outros. Ainda assim, o público em geral pode visitar os mosteiros.

Metéora fica na Tessália, no centro da Grécia, a cerca de 350 quilómetros de Atenas. Para chegar lá, pode optar por alugar um carro, ir de comboio ou de carro. Salónica e Kalampaka são as cidades mais próximas dos mosteiros. Um ou dois dias serão suficientes para conhecer este complexo, que é Património da Unesco desde 1988.

Publicação Anterior

Sérgio Mattos destaca Pedro Maia, um dos modelos mais bonitos do Brasil

Próxima Publicação

Conheça algumas curiosidades sobre a Estátua da Liberdade

171 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.