André Conrado: Manaus , a capital da riqueza sem fim! Parte 3

Extração da Borracha - 1870 - Sociedade da Extração da Borracha

Contexto Histórico do Ciclo da Borracha

Dando sequência a essa encantadora viagem, nos aprofundaremos a vasta e rica história do maior estado brasileiro.

Ciclo da Borracha foi uma época muito importante para a história econômica e social do Brasil. O período está relacionado com a extração da matéria-prima – o látex, da seringueira (árvore-da-borracha) e também com a comercialização do produto – a borracha.

O maior centro comercial do ciclo da borracha foi a região da Amazônia e todo o processo provocou a expansão da colonização, atraindo riquezas, além de reformas arquitetônicas, culturais e sociais.

Palacete Provincial 1899 - Instituto Durango Duarte

O auge do ciclo da borracha aconteceu entre os anos de 1879 e 1912, tendo ainda, uma boa sobrevida entre os anos de 1942 e 1945, no decorrer da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

Amazônia Ciclo da Borracha (metade do séc XIX) Instituto Durango Duarte

A Revolução Industrial e o desenvolvimento tecnológico foram as razões principais que fizeram com que a borracha natural que até então era um produto exclusivo da região amazônica, se tornasse algo muito procurado e valorizado, que gerava muitos lucros e dividendos para quem investisse nesse comércio.

No começo da segunda metade do século XIX, a borracha exerceu forte atração e influência sobre aqueles empreendedores mais visionários. A operação extrativista da matéria-prima látex, na Amazônia, se mostrou lucrativa, tão logo começou a ser explorada.

A borracha natural logo atingiu uma posição de destaque nas indústrias de países da Europa e também da América do Norte e com isso, o produto ficou mais valorizado e alcançou uma boa elevação no preço.

Todo esse movimento em torno do ciclo da borracha, fez com que muitas pessoas viessem ao Brasil, com o objetivo de conhecer a seringueira e também, todos os métodos e processos de extração da matéria-prima. O intuito dessa visita, era na verdade, obter o lucro de alguma maneira como essa riqueza local.

Com o início da extração da borracha, muitos vilarejos e povoados foram surgindo e depois, por causa do ciclo da borracha se transformaram em importantes cidades. Manaus e Belém do Pará – Amazonas, já existiam, mas passaram por grande mudança e urbanização, depois desse movimento histórico.

Ponte Benjamin Constant 1901 - Instituto Durango Duarte

Manaus estava entre as primeiras cidades do Brasil, que ainda no fim do século XIX, instituiu a eletricidade na iluminação pública, gerando também, a viabilidade para a instalação dos bondes elétricos.

Foto de um dos primeiros Bondes de Manaus (Raiway & CO) Início do séc XX-coleção Allen Morrison - Instituto Durango Duarte

Porto de Manaus

Foto primitivo Porto de Manaus - Final séc XIX - Instituto Durango Duarte

O crescimento da economia “gomífera” em Manaus no final do século XIX tornou necessária a construção de um porto mais estruturado para que os grandes navios mercantes pudessem ancorar e transportar o produto. Uma das principais dificuldades ocorria no período da vazante – época em que o nível do rio Negro baixa consideravelmente –, o que não permitia às embarcações a ancoragem nas rampas e trapiches da orla da Cidade.

Em 5 de setembro de 1899, o Governo Federal abriu edital de concorrência para que fossem executadas as obras de construção de um porto moderno. Começava a nascer o Porto de Manaus. A proposta aceita foi a da empresa inglesa B. Rymkiewicz & Company, que firmou contrato em 1900

Além da construção do próprio porto, a empresa comprometeu-se, ainda, em erguer um edifício para a administração da Alfândega e outro para a Guardamoria. Dois anos depois, a concessão do porto foi repassada para a também britânica Manáos Harbour Limited. As obras do novo porto foram iniciadas em 7 de outubro de 1902.

Prédio da Alfandega - Manaus 1902 - Instituto Durango Duarte

De acordo com o livro Alfândega de Manaus (Garcia, 2006), a Manáos Harbour construiu, entre outras obras, uma plataforma de concreto armado sobre estacas de ferro, com 240 metros de frente; um cais flutuante, para os navios sujeitos à fiscalização alfandegária, com três transportadores aéreos, os    ropeways – chamados, popularmente, de macacos das torres; um cais flutuante de 255 metros de comprimento para os serviços de cabotagem, com dois guindastes elétricos e dois armazéns, ligados à plataforma da margem por uma ponte flutuante ou roadway, e mais 14 armazéns.

Da margem até o cais, a ponte flutuante media 167 metros de comprimento por 12 de largura e foi inaugurada no dia  13 de abril de 1905. Quanto ao prédio da Alfândega, a pedra fundamental desse edifício foi lançada em 27 de junho de 1906. Sua inauguração, porém, ocorreu somente três anos mais tarde, em 17 de janeiro de 1909. Já as obras do Porto foram concluídas no final da década de 10.

Porto de Manaus recém inaugurado 1913 - Instituto Durango Duarte

As exportações da goma elástica amazonense começaram a cair a partir de 1907 devido à entrada, no mercado mundial, da borracha oriunda da Ásia. Era o início da derrocada de um ciclo de progresso que transformara nossa Capital, já naquela época, em uma cidade conhecida internacionalmente. O Porto de Manaus, acostumado com o intenso vaivém de cargas e passageiros, entrou em um processo de degradação e teve diminuída a sua relevância.

No entanto, esse panorama mudaria durante a 2ª Guerra Mundial, quando o Japão, um dos países que formavam as forças do Eixo, invadiu a Malásia, então maior fornecedora de borracha natural dos Aliados. Por essa razão, os Estados Unidos da América voltaram seus olhos para as reservas de látex do Brasil.

Começava o chamado segundo ciclo da borracha e o Porto de Manaus novamente voltou a receber grande movimentação com a chegada dos navios que aqui aportavam para abastecer e transportar a borracha produzida, principalmente, no Acre.

Algumas Consequências 

O ciclo da borracha assegurou lucros extraordinários para a região Norte do Brasil e a partir dessa fase, se deu início ao processo de urbanização e modernização, com maior intensidade, nessa região do país. Houveram momentos, em que as capitais dos estados do norte brasileiro, foram as mais desenvolvidas em nível nacional.

Igarapé do Mindú ( um dos mais importantes de Manaus) - Início séc XX - Instituto Durango Duarte

Influenciado pelos países da Europa, construíram mais casas, cinemas, escolas, prédios públicos, entre outras edificações. A população dos centros urbanos, da região Norte tiveram acesso a eletricidade, rede de esgoto e sistema de água encanada.

Várias cidades foram fundadas e pequenos povoados se multiplicaram, na época do ciclo da borracha. Enquanto cresciam, o comércio interno foi aumentando e a renda dos cidadãos foi melhorando gradativamente.

Em conjunto com esses acontecimentos, aconteceu o fluxo migratório da região Nordeste do Brasil, fazendo com que houvesse também, um aumento rápido da população regional, o que mudou a configuração das relações pessoais e do espaço como um todo.

Na próxima e última edição dessa série de matérias, contaremos o fim do ciclo da borracha e algumas das infinitas riquezas naturais dessa belíssima capital! Não percam! 

Fontes:

Arquivo Nacional

Instituto Durango Duarte

Instituto Moreira Salles

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Xandy Novaski entrevista o artista visual Altair Ferreira

Próxima Publicação

Gardênia Cavalcanti estreia novo programa: ‘Vem com a Gente’

24 Comentários

  • ANDRÉ!!!! Muito bonita e interessante a reportagem!!!! Gostei muito!!! PARABÉNS!!!!!!!

  • Que interessante André. Parabéns pela matéria!!

  • Oi André,

    Muito detalhada a reportagem. Muito bom. Beijinhos

  • Maravilhosa!!! Parabéns

  • Hey there just wanted to give you a brief heads up and let you know a few of the pictures aren’t loading properly.
    I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different internet
    browsers and both show the same outcome.

  • Manaus tão rica com o Ciclo da Borracha! Excelente pesquisa e texto! Adoro aprender nesta coluna!

  • Parabéns pela matéria que nos elucida a importância de Manaus no cenário histórico e econômico da época.

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life authors and blogs

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you guys but I am obsessed with airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/11/row-13-some-airlines-have-it-some-dont/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life websites and blogs

  • I don’t know about you guys but I infatuated with airplanes. I had a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/11/want-some-airline-humor-check-out-this-blog/

  • I don’t know about you people but I love airplanes. I have a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/10/delta-air-lines-crazy-passenger-causes-diversion-to-nashville/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life authors and blogs

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you guys but I am obsessed with airplanes. I have a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2011/02/retro-blog-happy-presidents-day/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl websites and blogs

  • I love working out my upper body (chest and areas around it). If you are curious, you can checkout my routine http://kettlebellrob.blogspot.com/2021/08/chestback-10-8-6-15.html

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.