Conheça a Villa romana do Montinho das Laranjeiras

As ruínas e os barcos de turismo no Guadiana ©CM Alcoutim créditos: andarilho.pt

A Villa romana do Montinho das Laranjeiras, igualmente conhecida como Ruínas do Montinho das Laranjeiras, é um conjunto de ruínas situado junto à localidade de Montinho das Laranjeiras, no concelho de Alcoutim, parte do Distrito de Faro, em Portugal.

O sitio arqueológico revelado pelas cheias de 1876 trata-se de uma antiga villa romana, construída no séc. I e da qual restam os vestígios de uma pars fructuaria, armazém onde se guardavam os produtos agrícolas.

Igualmente interessantes são os vestígios arqueológicos de uma igreja cristã do séc. VI, que resultou da ocupação da Península Ibérica, após o declínio do Império Romano. Primeiro os romanos, depois os visigodos e seguiram-se os árabes. A ocupação só foi interrompida 12 séculos depois, provavelmente com a Reconquista.

Esta importante exploração agrícola continuou a funcionar durante a ocupação islâmica do Algarve no séc. VIII, como comprovam duas habitações geminadas que aqui se encontram.

Villa Romana do Montinho das Laranjeiras ©CM Alcoutim créditos: andarilho.pt

Uma ligeira encosta junto ao rio imponente devido à extensão do seu percurso tem muitas embarcações a aguardar por dias amenos para fazerem a travessia do Atlântico a caminho da América.

O maior destaque, do ponto de vista arqueológico, é uma igreja cruciforme cuja origem deve ser do século VI.

As ruínas estão junto à estrada municipal, a menos de uma dezena quilômetros de Alcoutim. O acesso é fácil e gratuito.

Devido à sua relevância histórica o espaço foi musealizado. O mesmo aconteceu com mais dois sítios arqueológicos do concelho de Alcoutim: o Menir do Lavajo e o Castelo Velho que está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Selina anuncia quinta propriedade em Londres

Próxima Publicação

Xandy Novaski entrevista o ator Christian Louzada

26 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.