Xandy Novaski entrevista o fotógrafo, apresentador, ator e roteirista Toninho Brunhara

TONINHO BRUNHARA - PROGRAMA ESTILO 10 pelo Facebook - Crédito da foto @gustavobertaglia

A fotografia sempre caminhou ao lado de TONINHO BRUNHARA. No início da carreira, acompanhava as produções fotográficas de casamentos, dentre outros eventos, como assistente. Até que surgiu a oportunidade da máquina fotográfica cair em suas mãos. Passou a clicar famosos e não parou mais. Esteve em grandes eventos como a São Paulo Fashion Week e Fashion Rio. Precursor na campanha “Preconceito Tem Cura”, ele também escreve, produz e atua em filmes no formato ficção, além de ter um programa de entretenimento na internet. Atente-se a mais uma emocionante entrevista!

1 – Você começou a fotografar quando os cliques se davam em máquinas analógicas. Quando os equipamentos digitais chegaram ao mercado, teve gente que torceu o nariz. Contigo foi assim também, ou seja, você foi avesso ao novo?

Comecei a dar meus primeiros cliques com 17 anos utilizando uma câmera amadora e ela fazia tudo. Colocava o filme e procurava os melhores ângulos, sejam em passeios, fotos de cotidiano, filhos de amigos e parentes. As fotos, apesar de serem amadoras, saíam com qualidade. E aí começou minha paixão pela fotografia que, tão logo comecei a trabalhar numa loja, ficava no balcão vendendo produtos fotográficos e fazia fotos de estúdio, fotos 3×4. E nos fins de semana fazia aniversários, casamentos e muitos outros eventos. Acompanhava os fotógrafos profissionais como assistente e foi aí que comecei a aprender a fotografar com câmeras analógicas, mas profissionais. Saudades da Pentax k 1000, uma câmera com a qual aprendi e tenho guardada até hoje com muito carinho. A mudança do antigo para o novo assustou um pouco no começo, mas fui me acostumando aos poucos.

2 – Ouço de alguns músicos que a canção oriunda de um LP é muito mais pura que a de um CD. Isso também acontece com a foto digital e analógica? Por quê?

Hoje em dia está muito na moda o retrô. Sempre achei incrível o processo de transformar um negativo em fotos lindas, fotos em preto & branco, acho lindas! Hoje em dia se usa muito Photoshop nas fotos e acaba perdendo a essência, mas temos que acompanhar a tecnologia que evolui a cada dia.

TONINHO BRUNHARA - Campanha PRECONCEITO TEM CURA - Crédito @caiquemanfré

3 – Sua carreira inicia-se com eventos tradicionais, casamentos e etc. Tempos depois você migra para a publicidade. Quais é o grande diferencial entre clicar uma boda, um matrimônio e um produto publicitário?

Fotografei muitos casamentos, aniversários e sempre tive muita empatia pra lidar com público. Registrar um momento único na vida das pessoas é muito gratificante. Depois de muito tempo comecei a fotografar publicidade e moda, mais moda, pois me identifiquei e faço até hoje.

4 – Seu olhar clínico passou por vários eventos de sucesso, como a SP Fashion Week, Fashion Rio, Twin Fashion Tour da Monange. Como é fotografar esses megaeventos onde há uma correria total e situações inusitadas a todo instante?

Fotografar desfiles, eventos de moda sempre foi um grande prazer. Realmente precisa de muito jogo de cintura para encontrar um bom lugar para poder captar ótimas fotos. SPFW, Fashion Rio, tem que ter muita paciência pra esperar de um desfile para o outro. Às vezes você fotografa um desfile às 10 da manhã e tem outro só às 16 horas. Então, tem que gostar muito. Eu sempre fiz com o maior amor. Também fotografei por quatro anos seguintes os bastidores do Teleton no SBT, um evento maravilhoso de amor ao próximo.

5 – Isabeli Fontana, Ana Beatriz Barros, Carol Trentini, Izabel Goulart são top models das quais já fotografou. Que filme passa pela sua cabeça ao relembrar esses momentos e os primeiros cliques lá no início da carreira?

Sempre sonhei em conhecer pessoas famosas e na área de moda as grandes Top Models. Foram através de muitos contatos que surgiram as oportunidades e eu fui agarrando com unhas e dentes. Já fotografei festas de revistas e durante oito anos seguintes a Beauty Fair, onde cliquei grandes nomes como Caio Castro, Rodrigo Lombardi, Rodrigo Faro, Ricardo Tozzi, Felipe Titto, Luan Santana, Elen Rocche, Carol Castro, Ana Hickmann, Sabrina Sato, dentre muitos outros. E na moda fotografei em desfiles @renatakurten, @laisribeiro, @anabeatrizbarros, @izabelgoulart, @raicaoliveira, @anaclaudiamichels, @danielasaraiba, @carolfrancheschini, @cintiadicker e a minha preferida que eu acho a modelo mais linda do planeta @isabelifontana.

ISABELI FONTANA - Desfile DREAM FASHION TOUR - Crédito @toninhobrunhara

6 – Você é autor da campanha “Preconceito tem Cura” que há oito anos exalta o respeito às diferenças. É um tema que nunca esteve tão em evidência como nos dias de hoje. Como o público tem recebido o projeto?

Ah, essa campanha eu criei com o intuito de conscientizar a todos ao respeito e as diferenças. Infelizmente todos os dias nós ainda vemos pessoas discriminando a outra pela diferença de cor, condição sexual, religião ou condição social. E, na verdade, somos todos iguais. Estamos vivendo num momento tão difícil que é o da pandemia e ainda têm tantos seres que se acham acima do bem e do mal. Mas eu estou fazendo a minha parte e quero levar essa campanha para todo o mundo. Até aproveito para mencionar que se alguém se interessar em fazer parte da campanha é só me procurar pelas redes sociais. Juntos nós podemos mais! Nessa campanha já temos o apoio de muitos famosos, entre eles o cantor Daniel, Rodrigo Faro, Lucas Lucco, Gustavo Lima, Gian e Giovani, Elen Rocche, Michel Teló, Guilhermina Guinle, Felipe Titto, o top maquiador Daniel Hernandes, o estilista Carlos Tufvesson e muitos mais!

7 – O programa de entrevista “Estilo 10” tem a sua assinatura e bomba na internet. Acredita que a rede é o futuro dos produtos audiovisuais?

O programa de entrevistas “Estilo 10” surgiu por acaso, como muitas coisas na minha vida. Eu comecei em 2019. O programa era gravado, depois editado e veiculado uma vez por semana. Em 2020 eu tinha decidido que iria fazer ao vivo, mas logo veio a pandemia. Porém, em junho eu decidi que voltaria com o programa ao vivo e graças a Deus e a tantos anjos que têm me apoiado eu estou com ele no meu Facebook “Toninho Brunhara” e na página “Programa Estilo 10”.

 

CAÍQUE MANFRÉ e TONINHO BRUNHARA no filme E DE REPENTE UMA LUZ - Crédito @orenatojr

8 – Um convite para um projeto cinematográfico acabou em produção de um roteiro de sua autoria. Como é produzir num país em que o audiovisual independente sempre é colocado de escanteio?

Através de uma conversa com um amigo produtor de vídeos, o Jonatas Sena, tanto ele quanto eu tínhamos um sonho de produzir algo na área cinematográfica. E foi a partir daí que começamos as nossa paixão por essa maravilha de arte e estamos fazendo tudo com a cara e a coragem.

9 – Sua equipe realizou o média-metragem “O Amor Não Venceu”. Agora está em finalização com o “E De Repente uma Luz” (que tem como pano de fundo a depressão) e produzindo “Quanto Vale um Sorriso”. Para quem deseja patrocinar seus projetos, como faz pra te encontrar?

Sim! Realizamos com muita dedicação e amor o média-metragem “O amor Não Venceu” que se encontra no Youtube. Esse retrata a triste realidade de um jovem que entra para o cruel mundo das drogas. É um filme que vale a pena assistir, serve de alerta pra tantos jovens que partem para esse mundo que muitas vezes não tem volta. Estamos finalizando a edição do “E De Repente uma Luz”, que mostramos a doença do Século XXI, a depressão. O roteiro é meu e eu também atuo, interpretando um doente psiquiátrico. E estamos gravando o curta “Quanto Vale um Sorriso”. Nesse falamos sobre sentimentos, o valor das coisas simples. Eu estou tendo o prazer de interpretar um palhaço que distribui flores e sorrisos. E não paramos por aí: em breve estaremos produzindo dois longas-metragens. “Laços em Preto e Branco” onde vamos abordar o racismo e a doação de órgãos, e o “Que Amor é Esse?” que vai retratar o feminicídio e a pedofilia. Todos com temas polêmicos. Mas se faz necessário. Estamos realmente precisando de patrocinadores, pois fazemos com recursos próprios e com grandes dificuldades. Espero que, através dessa entrevista, venham surgir anjos para fazer parte desses nossos projetos que prometemos fazer com tanta dedicação e amor. Finalizo com a palavra que me representa perante aos tantos que sempre me apoiaram e acreditaram no meu trabalho, à nossa equipe de guerreiros e a vocês que, direta ou indiretamente, estão fazendo parte da minha trajetória: GRATIDÃO!

TONINHO BRUNHARA no curta-metragem QUANTO VALE UM SORRISO - Crédito @pameladaniela
Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Cervejaria ‘mais antiga do mundo’ é descoberta no Egito

Próxima Publicação

Douglas Delmar entrevista a poeta Carla Félix

26 Comentários

  • Muito honrado por ser convidado para dar entrevista a essa conceituada Revista ,Gratidão Luis Villarino e Xande pela receptividade.Deus acima de tudo .

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life articles and blogs

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you all but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/12/its-official-boeings-dreamliner-first-flight-december-15th/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl authors and blogs

  • I don’t know about you all but I infatuated with airplanes. I had a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/07/european-union-regulates-lost-and-damaged-luggage/

  • I don’t know about you people but I love airplanes. I had a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/07/fun-with-photos-korean-air-boeing-747-8s-and-more/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2011/03/airlinerepoter-com-on-reuters-and-blogging-for-aol-travel/

  • Great post. I was checking constantly this weblog and I’m impressed! Very useful information specially the final phase 🙂 I take care of such info much. I used to be looking for this certain information for a very long time. Thank you and good luck.

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl articles and blogs

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life articles and blogs

  • I don’t know about you guys but I love airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/01/thief-pick-pockets-over-5000-on-an-air-france-flight/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl authors and blogs

  • Some people become unmotivated in the middle of their fitness journey (the most essential part) so here is a great article that explains how to push through those hardships https://fitprmomlife.com/2021/06/25/pushing-through-setbacks-on-your-fitness-journey/

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.