Douglas Delmar entrevista a poeta Carla Félix

Carla Félix - Crédito Arquivo Pessoal

CARLA FÉLIX nasceu na cidade de Praia da Vitoria, Terceira, Açores em 7 de setembro de 1976. É Licenciada em Educação de Infância pela Universidade dos Açores. Já participou de diversas antologias poéticas, tem um livro de poesias lançado e costuma divulgar seus escritos nas redes sociais. Conheça mais um pouco dessa poeta Açoriana!

Ordenei ao tempo que parasse

Para te sentir

Silenciei o dia

Esqueci as horas

Deitei o olhar sobre ti

Senti o murmúrio

Salguei a alma

Lancei as palavras

Amarrei o barco na Praia

Parei o tempo

Antes que o tempo

Silencie o meu corpo

Poema “Tempo”, presente no livro “Melodia nos Versos de (A)mar” de Carla Félix, 2018.

 

Praia da Vitoria - Crédito Arquivo Pessoal

1 – O gosto pela escrita nasce de uma forma única para cada poeta. E para você, como despertou a vontade de escrever poesia? 

Comecei a escrever poesia por acaso, em 2013 num período difícil da minha vida. Os meus primeiros textos de prosa poética e poemas foram anónimos e ainda assim se mantêm. Partilhando o que escrevia com algumas pessoas foram-me dizendo que estava a escrever poesia intimista. Foi pesquisar e de facto ia ao encontro do que escrevia. A partir daí nunca mais parei de escrever.

2 – Seus poemas contém uma linguagem sensível e delicada, exaltando os sentimentos e a beleza de viver que toca a alma de quem os lê. No entanto, um tema recorrente em sua poesia é o fascínio pelo mar. Você é nascida na cidade de Praia da Vitória, nos Açores, região de praias belíssimas. A paisagem açoriana lhe inspira de alguma forma? Como?   

Eu nasci na cidade da Praia da Vitória, numa família ligada à pesca. O meu avô, o meu pai e tio eram pescadores e tinham um barco pequeno. Toda a minha vida foi de olhos postos no mar, era dele que vinha o nosso sustento maioritariamente. Desde pequena via o mar constantemente e esperava o barco voltar trazendo ou não o peixe. Brincava na praia, na muralha e tomava banho nas nossas praias. Com o correr do tempo as pessoas foram partindo e o barco também. Mas a vontade de estar junto do mar não. Quando comecei a escrever poesia, passado algum tempo apercebi-me que aquilo que sentia conseguia transmitir para o papel e que o mar tinha um efeito de encantamento e inspiração que desconhecia.

3 – Você lançou o livro de poesias Melodia nos Versos de (A) mar. Conte-nos como foi escrevê-lo. E como reagiu ao ver seus versos estampados pelas páginas? Onde podemos adquiri-lo? 

Melodia nos Versos de (A)mar, surgiu em 2018 após sentir que já tinha alguma maturidade poética fruto de o intercâmbio com outros/as poetas e pela participação em várias antologias e coletâneas de poesia. Também foi marcante o acompanhamento de alguns programas de rádio dedicados à poesia como o Programa do Livro Aberto de Ana Coelho, na Rádio Voz de Alenquer. Fui guardando os poemas que eram dedicados à minha cidade, ao barco da minha infância e em particular à figura do meu avô paterno, como também à minha ligação com o mar e quando senti que conseguia financeiramente investir num livro, com o apoio em toda a organização dos poemas, capa, edição e prefácio da poeta Ana Coelho, parti para uma edição de autora. Contei ainda com a generosidade do fotografo Carlos do Carmo que tirou a fotografia da capa do livro, que não é mais que a baía da Praia da Vitória e o reflexo dos poemas do livro. 

Neste momento restam-se quatro exemplares do livro e penso que a missão deste livro está concluída, homenagear as pessoas que amo e a minha cidade.

4 – Você também esteve presente nas antologias poéticas Conexões Atlânticas IV e Mulherio das Letras Portugal, ambas pela editora In-Finita. Como foi participar destes projetos junto com poetas de várias nacionalidades? 

A In-Finita faz um trabalho muito importante de união poética entre diversos continentes, unindo poetas nas palavras. Tenho conhecido muitos/as poetas, alguns já pessoalmente em Lisboa no lançamento dos livros. O trabalho da In- Finita vai além da simples reunião de poemas. A equipe promove entrevistas, divulgação dos/as poetas, encontros neste momento online de partilha poética. É na partilha que o poeta evolui.

5 – Além de escrever, você também é professora infantil. Fale-nos um pouco sobre a sua experiência de trabalhar com crianças. Isso influenciou de alguma forma sua personalidade e seu modo de vislumbrar a vida? 

Sou educadora de infância há 20 anos e estou praticamente com crianças todos os dias da semana desde os 20 anos, altura que nasceu o meu primeiro filho. É algo que gosto muito e sinto a alegria de tentar fazer com que as crianças sejam sobretudo felizes e se desenvolvam de forma completa. Por vezes, escrevo sobre educação.

6 – O aprendizado, a leitura e a cultura são essenciais para construirmos uma sociedade mais justa, com harmonia e respeito. Partindo disso, como você incentiva seus alunos na busca pelo conhecimento? 

Como as crianças com que lido diariamente são muito pequenas, não falo nem exploro a minha poesia. Incentivo muito o gosto pelo livro e pelas diferentes artes. A leitura de livros infantis e lengalengas é um ritual diário.

Carla Félix - Crédito Carlos do Carmo

7 – Sabemos que 2020 foi um ano turbulento para a humanidade, mas aos poucos estamos nos recuperando. Conte-nos: como a pandemia afetou sua vida pessoal, profissional e poética? E o que você espera desse ano de 2021? 

Pessoalmente, foi difícil o confinamento em março de 2020, estar em casa sem a rotina do trabalho e com todas as incertezas que tínhamos em relação à pandemia. Voltar ao trabalho foi um desafio em termos de adaptação às novas exigências e regras que tínhamos e ainda temos de cumprir, especialmente o uso de máscara para comunicar com crianças pequenas. O medo de contrair o vírus e sobretudo de contagiar outros/as. Poeticamente foi um ano em que todos os projetos que envolviam presença foram cancelados. A vantagem é que as edições online permitiram participar sem deslocações dos Açores ao território continental de Portugal. Na maioria das vezes faço uma seleção das que posso ir por implicar investir em viagem e estadia. Nos Açores ainda conseguimos realizar um encontro de poesia presencial em outubro de 2020. 

2021 vai continuar a ser um ano difícil e imprevisível, em que temos de ter esperança e acreditar que esta fase mundial vai ser ultrapassada. Já tenho algumas participações em coletâneas enviadas a serem publicadas neste ano.

8 – Além de escrever, quais outras atividades você gosta de praticar? E tens planos para um próximo livro? 

Escrevo como passatempo ou melhor terapia, geralmente à noite. Gosto de fazer caminhadas ou praticar exercício físico em especial Zumba. 

Em relação a um próximo livro, estou a idealizar um novo projeto, mas sempre com a calma e serenidade de escolher o momento certo.

9 – Portugal deu ao mundo grandes e ilustres artistas e escritores, que valorizaram a cultura lusitana. Sendo assim, há algum autor ou autora português(a) em especial que você goste de ler e que lhe inspire? 

Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner Andresen são dois escritores que mais gosto, embora leia outros. Gosto de ler poetas atuais, diferentes estilos, com diferentes vivências.

10 – Muito obrigado pelo tempo cedido e por compartilhar um pouco da sua poesia com a Revista do Villa. Para encerrarmos, gostaria que você deixasse uma mensagem a todos que estão nos lendo! 

Desejo que procurem a minha poesia, a leiam e sobretudo que retirem uma mensagem das palavras. Que valorizem os/as poetas em vida e que a poesia saia sempre dos livros através da partilha e dos diálogos. 

Agradeço o interesse pela minha poesia e a possibilidade de partilhar a minha caminhada no mundo das palavras.

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/poemacf

Blog:

https://carlafelixblog.wordpress.com/

Capa do Livro Melodia nos Versos de (A) mar - Crédito Arquivo Pessoal
Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Xandy Novaski entrevista o fotógrafo, apresentador, ator e roteirista Toninho Brunhara

Próxima Publicação

BioParque do Rio, na Quinta da Boa Vista, abre ao público no dia 22 de março

38 Comentários

  • Parabéns pela belíssima entrevista à amiga e poetisa com muito futuro, Carla FéliX!
    Como amigo e seguidor dos seus escritos, sempre acreditei que acabaria sendo uma referência como poetisa, para a cidade da Praia da Vitória

    Felicidades Carla!

  • Muitos parabéns amiga que o mar, a esperança e um.desenho de criança nos uniu. Voa voa voa e Sê FELIZ .

  • Parabéns à Carla Félix pela bela entrevista, que nos revela a poeta e sua origens, bem como a sensibilidade que envolve seus poemas. Desejo muito sucesso, sempre!

  • Nunca é demais dar os parabéns a esta artesã de versos que muito enaltece o nome da sua / nossa cidade. Achava só, que devia ser mais reconhecida ainda, pelo menos tanto cá quanto parece ser além mar porque seria justo e porque é meritório numa terra onde há pequenos poetas que dão provas vivas, todos os dias, que afinal não são tão pequenos como parecem… Continução de grandes conquistas.

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you people but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/01/nine-passengers-are-asked-to-leave-an-airtran-flight-was-it-right/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl authors and blogs

  • I don’t know about you guys but I infatuated with airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/08/video-boeing-787-za003-flies-over-seafair/

  • I don’t know about you all but I infatuated with airplanes. I have a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/07/can-airline-in-flight-entertainment-keep-up-should-it-try/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl websites and blogs

  • I don’t know about you all but I infatuated with airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/10/video-space-shuttle-being-mounted-on-boeing-747/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl articles and blogs

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life articles and blogs

  • I don’t know about you all but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/09/pictures-great-views-of-boeing-dream-lifter-at-the-future-of-flight/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life articles and blogs

  • I get pleasure from, lead to I discovered exactly what I used
    to be having a look for. You have ended my 4 day
    long hunt! God Bless you man. Have a nice day. Bye

  • Wow, awesome weblog layout! How lengthy have you been running a blog for?
    you made running a blog glance easy. The whole glance of your site is
    fantastic, as smartly as the content!

  • We absolutely love your blog and find nearly all
    of your post’s to be precisely what I’m looking for.
    Does one offer guest writers to write content to suit your needs?
    I wouldn’t mind writing a post or elaborating on a number of the subjects you write with regards
    to here. Again, awesome web site!

  • Very good information. Lucky me I discovered
    your site by accident (stumbleupon). I have bookmarked it for
    later!

  • Hello, its nice paragraph on the topic of media print, we all know media is a enormous source of
    facts.

  • Post writing is also a excitement, if you be
    acquainted with afterward you can write if not it is complex to write.

  • I know this if off topic but I’m looking into starting
    my own blog and was curious what all is required to
    get setup? I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?
    I’m not very internet smart so I’m not 100% certain. Any tips or advice would be greatly appreciated.
    Kudos

  • Do you have a spam issue on this website; I also am a blogger, and
    I was wondering your situation; we have created some nice procedures and we are looking to exchange techniques with others,
    why not shoot me an email if interested.

  • If some one desires expert view about blogging and
    site-building then i suggest him/her to pay a quick visit this blog, Keep up the fastidious job.

  • Aw, this was an exceptionally good post. Taking the time
    and actual effort to generate a top notch article… but what can I say… I hesitate a lot and don’t manage to get nearly anything
    done. asmr https://app.gumroad.com/asmr2021/p/best-asmr-online asmr

  • I’m not sure exactly why but this website is loading very slow for me.
    Is anyone else having this issue or is it a issue on my end?

    I’ll check back later on and see if the problem still
    exists. quest bars http://tinyurl.com/49u8p8w7 quest bars

  • wonderful points altogether, you simply received a logo new reader.

    What may you recommend in regards to your put up that
    you made a few days ago? Any certain? scoliosis surgery https://0401mm.tumblr.com/ scoliosis surgery

  • My brother suggested I may like this web site.
    He was totally right. This put up actually made my day.
    You can not believe just how a lot time I had
    spent for this info! Thank you! cheap flights http://1704milesapart.tumblr.com/ cheap flights

  • Hello, I log on to your blog like every week.
    Your story-telling style is witty, keep doing what you’re doing!

    scoliosis surgery https://coub.com/stories/962966-scoliosis-surgery scoliosis surgery

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.