Macau: um cantinho português na China

Crédito Unsplash

“Um Cantinho Português na china” é o título do artigo de página inteira da autoria de Lima Figueirêdo publicado na edição de 31 de Maio de 1941 da “Revista da Semana: publicação de arte, literatura e modas” (Brasil). Administrada por Portugal durante mais de 400 anos, Macau é considerada simultaneamente o primeiro entreposto comercial e a última colônia europeia na Ásia. 

Quando Macau foi entregue à China ficou acordado que o português se manteria como uma das línguas oficiais por isso todas as placas de sinalização estão escritas também em português. 

O centro histórico principalmente, está repleto de edifícios e lugares onde predomina (e brilha) a arquitetura de inspiração portuguesa. Toda a cidade velha, classificada como Património Mundial pela UNESCO, é, no seu conjunto, lindíssima e recorda imenso Portugal. Há o mercado, as igrejas, os edifícios de fachadas coloridas, a calçada, os azulejos. Visitando-se a colônia, não merecem ser esquecidos três logradouros públicos: a gruta de Camões, a estátua de Vasco da Gama e as ruínas da igreja de São Paulo. 

Ruínas da igreja de São Paulo. 

Atualmente Macau é mais conhecido pelos seus casinos e hotéis extravagantes, mas este pequeno território tem muito mais para oferecer. A Fortaleza do Monte, com vistas magníficas, localizada no topo da cidade. É hoje um monumento histórico que simboliza o passado marítimo, militar e missionário português. Mais importante mesmo, só as Ruínas de São Paulo — o “monumento” a ser visitado quando se está em Macau!

As ruínas da antiga Igreja da Madre de Deus e do adjacente Colégio de São Paulo são um importante complexo do século XVI destruído por um incêndio em 1835. Este conjunto, identificado como a “Acrópole de Macau”, é, juntamente com a Fortaleza do Monte, obra dos missionários jesuítas.

Publicação Anterior

Joacles Costa entrevista a atriz Preta Rê, que participa da próxima novela das 18h, da Rede Globo, ‘Nos tempos do Imperador’

Próxima Publicação

AMResorts aterrissa em novo destino no México

343 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.