Flávio Santos apresenta a trajetória de Luis Villariño Perez

Casamento de Villarino Revista Vida Doméstica ed 118 ano 1928.

Luis Villariño chegou ao Brasil em 1921 com apenas 16 anos de idade. Oriundo da cidade de Ginzo de Limia, província de Ourense, Espanha. Filho do político Leonardo Villariño Perez, não quis seguir os estudos superiores nem o negócio de compra e venda de gado que seu pai montou para ele e seu irmão mais velho.

Desembarcou no porto do Rio no dia 12 de outubro daquele ano. Foi recebido por amigos e contatos da família, como Camilo Cuquejo e Vitor Fernandes, este, dirigente do Banco Novo Mundo. Naquela mesma tarde foi convidado para uma festa no prédio da Beneficência Espanhola. Lá conheceu Aurélia Gonzalez, de apenas 13 anos, com quem se casaria 6 anos depois e teria um filho único, Eugênio Gonzalez Villarino, futuro comodoro do Iate Clube do Rio. Nos primeiros anos na cidade morou na casa de uma família espanhola na rua Silva Manuel, atual rua André Cavalcanti, no centro.

Diretoria do Banco Villarino entregando cheque ao jogador Espanhol do C.R. do Flamengo pelo título de 1963.

Seu primeiro emprego foi de ajudante de garçom na então famosa confeitaria Alvear & Cia. Situada no número 118 (em outras fontes, 114) da elegante avenida Rio Branco, perto do antigo prédio do Jornal do Brasil. A casa Alvear era conhecida pelo chá das 5 horas e por ser frequentada pela elite da capital, assim como pelas melindrosas e os almofadinhas, que se refrescavam com os sorvetes da casa.

A coluna Tópico do Dia, do Jornal do Commercio do Rio de Janeiro descrevia o ambiente da casa em 1916:

o Alvear tornou-se um ponto de encontro das rodas que procuram ser elegantes (cousa aliás que nem sempre se consegue). Assim, ficará na história da cidade como o Carceller, os Castellões, o Paschoal e a Colombo, cada um representando uma quadra social e dos costumes de uma época.”

Logomarca Banco Villarino S.A. Correio da Manhã. 1964.

O escritor e jornalista Benjamim Costallat, frequentador da confeitaria naqueles Anos Loucos, lembrava bem do jovem Villariño. Costallat gostava de tomar o sorvete Melle Cinema, batizado em homenagem ao seu romance decadentista. Já com seus 59 anos, em 1956, o escritor lembrava de como pagava o serviço do “rapazote espanhol sorridente e trabalhador” com gorjetas generosas.

Villariño começa a vida empresarial com o comércio de doces, chocolates e guloseimas – uma bombonnière. Em acordo com os donos da casa Alvear, montou uma vitrine numa das portas da confeitaria. Era o ano de 1924. Após 3 anos de vendas e lucros, abriu o Café Ponto Acadêmico em frente à Faculdade de Direito do bairro do Catete.

Luis Villarino Perez. O Globo. 11 de Março de 1971.

Da década de 30 e até o ano de 1942 entrou e saiu de mais de 40 sociedades, cafés, bares e confeitarias, e ficando apenas com as casas Pardellas – a Rainha do Whisky – situadas em dois endereços, na rua México e a outra na de São José, 120. O bar Carioca de Santa Teresa e a Casa Villarino, sua preferida, localizada na esquina de avenida Calógeras com a Presidente Wilson.

A revista Manchete, na coluna Pelas Esquinas da Noite, de meados da década de 1950, pintava um panorama dos bares da Esplanada do Castelo e adjacências. Depois do trabalho era hora do “aperitivo”. As opções eram o Juca ‘s Bar do Hotel Ambassador, com ar-condicionado, o bar do Serrador, frequentado por políticos e escritores. O bar O Grande Ponto, dos jornalistas, funcionários públicos, policiais e bicheiros… O Lidador era a parada dos diplomatas e homens de negócios.

Luis Villariño recebe o título de Carioca Honorário. 12 de Março de 1971. O Globo.

O Bar Villarino era um deles. Lugar das “doses generosas de Whisky”, segundo Costallat. Descrito por seus frequentadores como um bar simples, no fundo de uma casa de comestíveis. Ruy Castro, na resenha do seu livro Chega de Saudade, que fez para revista Manchete em 1990, lembra que Vinícius de Moraes formou a dupla com Tom Jobim nas mesas do bar Villarino, descrito por ele como “bar-mercearia”. Em outro depoimento posterior, em 1983, para a mesma revista, Tom Jobim se recorda de ter encontrado Vinícios de Moraes primeiramente no Clube da Chave, no posto seis. Porém, o encontro oficial foi em 1956, apresentado por Lúcio Rangel, no bar Villarino “onde todo mundo se reunia no fim do dia, com a desculpa de esperar o trânsito melhorar”.

Em meados da década de 1950, o bar Villarino estava na “ordem do dia”. Segundo o tabloide da época, FLAN, o bar era a “nova mania dos intelectuais”. Era o reduto de sambistas, do povo do rádio, do teatro, da política e dos jornais. Juscelino frequentou, assim como Haroldo Barbosa, Ari Barroso (dizia que fazia parte da “República Independente do Villariño”), Sílvio Caldas, Antônio Maria, João Donato, Edu da Gaita, Humberto Teixeira e Vadico, parceiro de Noel Rosa. Fernando Lobo, Sérgio Porto, Paulo Mendes Campos, Flávio de Aquino, Simeão Leal e o poeta John dos Passos. O escritor e jornalista Millôr Fernandes, Lúcio Rangel, Aloísio Oliveira e o radialista e apresentador Luís Jatobá.

Salão da Conf Alvear. Revista Fon Fon 1918 ed 52.

A fortuna de Villariño começou a ser notada quando comprou o prédio do Cine Metro, dos herdeiros da família Armbrust, por 51.5 milhões de cruzeiros, em meados de 1956. Segundo o próprio Villarino, pagou 20% a vista e o restante, incluindo os juros, ao prazo de 4 anos.

Por ocasião da compra do edifício, o colunista do jornal Ultima Hora, Edmar Morel, em uma coluna de junho de 1956 o entrevistou e o descreveu da seguinte forma: “um sujeito simpático. Não tem cara de milionário e nem tão pouco de espanhol. Parece muito mais um professor catedrático, muito experiente e senhor de si.” O depoimento descrito linhas acima, de Costallat, é dessa época. Surpreendido, escreveu o artigo “O Homem que comprou o Metro”, no Jornal do Brasil.

Salão da Conf Alvear. Revista Fon Fon 1918 ed 52.

Mas o grande salto foi dado em dezembro de 1962. Em uma assembleia de acionistas, realizada na rua Araújo Porto Alegre, n.o 56, sobreloja, com a presidência de Eugênio Gonzales Villarino, reuniram-se a diretoria e os acionistas do Banco Bhering S/A. Ficou acertado que o banco passaria a se chamar Banco Villarino S/A. Luiz Villarino entrou com CR$7.249.500,00, representados por 14.499 ações e foi eleito presidente do banco.

Provavelmente, a primeira agência foi inaugurada em julho de 1963, na rua das Laranjeiras, n.197-A, no ano seguinte foi aberta a nova matriz, na rua México, 148, lojas C e D. No 3.o aniversário da sociedade, a filial da Tijuca, na rua Haddock Lobo, 332. A 4.a agência bancária foi aberta no bairro de Copacabana, na rua Barata Ribeiro, 255-B. Infelizmente, em abril de 1971, os acionistas e a diretoria acharam conveniente passar o negócio adiante. A instituição foi incorporada pelo banco Bradesco, em mais um capítulo da longa e antieconômica concentração bancária brasileira.

Vilarino. Jornal 'Ultima Hora. 25 de Junho de 1956.

No biênio 1967-68, foi agraciado pelo presidente Costa e Silva com a Medalha de Honra da Ordem do Mérito do Trabalho, com cerimônia que contou com a presença do ministro Jarbas Passarinho, no Ministério do Trabalho, no bairro Castelo. No ano seguinte ganhou a Medalha de Grande Comendador da Espanha, concedida pelo General Francisco Franco e o título de Cidadão Carioca. Em 1968 foi a vez do tradicional Hotel Itajubá, na Cinelândia, juntar-se às Organizações Villarino.

Vinicius de Maoraes no Villarino. Credito. Foto de Internet.

Os paulistas, com razão, costumam festejar seus grandes empreendedores, muitos deles estrangeiros. No Rio de Janeiro ainda é preciso resgatar a memória dos que suaram para construir a segunda maior economia do país. No depoimento a Edgar Morel, de 1956, Villarino disse que se achava um sortudo, pois teria ganhado três vezes na loteria, numa delas pelo bilhete n.o 4.795. Na verdade, costuma-se dizer que sorte é um trabalho bem feito. O galego e tricolor Luis Villarino Perez faleceu dia 8 de novembro de 1983.

Villarino e João Emídio Fera da Silva no Pardellas. Jornal Última Hora. 28 de Fevereiro de 1958.
Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Davilmar Santos: uma história de sucesso em New York

Próxima Publicação

Mandarim abre as portas no Jockey

18 Comentários

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl articles and blogs

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you guys but I infatuated with airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/07/punching-holes-through-clouds-airlines-can-make-it-rain/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • I don’t know about you guys but I am obsessed with airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/06/red-flags-raised-on-southwest-sending-maintenance-to-el-salvador/

  • I don’t know about you guys but I am obsessed with airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/10/us-airways-denied-a-liquor-license-in-new-mexico/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life websites and blogs

  • I don’t know about you guys but I infatuated with airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/02/calm-cool-and-awesome-flight-1549s-pilot/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life websites and blogs

  • I don’t know about you people but I love airplanes. I have a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2011/03/answer-whats-up-with-the-lufthansa-livery-on-the-boeing-747-8-intercontinental/

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.