Kênia Esteves entrevista Virgínia Lodes Camargos, cuja missão é semear a sustentabilidade e a preservação no Extremo Sul da Bahia

Virgínia Lodes Camargos- Coordenadora de Estratégia Ambiental e Gestão Integrada de projetos da Veracel

Olá amigos! Sejam bem vindos a minha coluna dominical, que tem como missão promover o melhor de nossa região; quem faz a diferença, mas também constatar as carências do nosso Extremo Sul da Bahia. 

Para tratar de questões como sustentabilidade e preservação de nossa produtiva terra, convidei para a entrevista deste domingo; um nome de peso quando se trata de gestão ambiental ; VIRGÍNIA LODE de CAMARGOS – Coordenadora de Estratégia Ambiental e Gestão Integrada da Veracel. 

Que seja bem vinda!

K.E.1: Virgínia, começo nossa entrevista com a seguinte pergunta; o que você sente quando se vê a frente de projetos tão pontuais de uma empresa como a VERACEL CELULOSE?

Eu me sinto muito feliz e realizada! Como bióloga, posso colaborar com a conservação ambiental no território, liderando os processos ambientais estratégicos da empresa. A sociedade tem a impressão de que as empresas somente realizam ações ambientais para atendimento de condicionante do processo de licenciamento. Isto não é verdade. A grande realidade é que tais ações significam parceria! Parceria entre a produção de eucalipto e a conservação. A conservação contribui com o controle natural de pragas nos plantios e os plantios formam corredores para a passagem de fauna de um fragmento florestal natural para o outro. 

K.E. 2: Com esses projetos VOCES vem mudando a educação e a conscientização dos moradores e turistas que frequentam a Costa do Descobrimento. Quais as estratégias aplicadas de forma que todos se sintam responsáveis por esses cuidados?

O processo de educação ambiental é um trabalho de formiguinha. Começa pequeno para que toque o coração das pessoas, sensibilizando-as! A mudança de atitude não é fácil, mas é precisa ser praticada diariamente. A RPPN Estação Veracel tem papel fundamental neste processo para sensibilizar as pessoas durante as visitas. Quando temos contato com a natureza nos sentimos mais leves. É uma sensação de tranquilidade que torna a visita inesquecível. Estar na floresta tem uma relação direta com a qualidade de vida e estudos tem mostrado que a liberação de endorfina é altíssima, mesmo para pessoas que tem medo de insetos e outros animais. Nós só cuidamos do que amamos, por isto a importância de conhecer e entender as relações diretas com as nossas vidas dentro de centros urbanos.

K.E.3: Sei que toda empresa tem alguns pilares de sustentação, digamos assim. Quais são os da Veracel Celulose?

As nossas operações têm como base a sustentabilidade, responsabilidade ambiental, ser socialmente justa e economicamente viável. Recentemente a Veracel criou seu propósito que traz muito claro esta base. Seu propósito é “Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida”.

K.E.4: O impacto empregatício na região é super significativo. Como está sendo agregar valores a essas famílias, que possuem ainda uma cultura tão restrita de informações sobre sustentabilidade?

Os trabalhos sociais da empresa visam o desenvolvimento do território. Não temos como trabalhar se não envolvermos pessoas em todos os aspectos. O diretor da nossa equipe usa uma frase que eu acho fantástica: Não existe sucesso em território fracassado. É o mesmo que você ter uma casa muito boa e seu vizinho estar passando fome: Todo dia quando você chegar em casa, aquilo vai te incomodar. Nesta perspectiva, trabalhamos com projetos que buscam o desenvolvimento das pessoas e da região. As pessoas precisam primeiro sonhar, querer, se engajar na causa e querer conquistar, depois disso o investimento alcança resultados. Alguns projetos como, por exemplo o de apicultura e meliponicultura se tornam desejáveis pelas comunidades porque tem significâncias: Gera renda associada à preservação das florestas.  É nesse território que plantamos eucalipto para produção de celulose e compartilhamos esse ativo com as comunidades. São nas florestas onde as abelhas encontram nas floradas sua matéria-prima para produção do mel, do pólen e do geoprópolis, se fortalece e se reproduz enquanto espécie.  As pessoas envolvidas e nossos parceiros passam a entender a importância de uma convivência respeitosa que gera benefícios para todos: natureza, empresa e sociedade.

K.E. 5: E por falar em Sustentabilidade, conte-nos um pouco sobre a “menina dos olhos “ da empresa. Cito a RPPN -ESTAÇÃO VERACEL.

A Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Estação Veracel é a maior RPPN no bioma Mata Atlântica do nordeste brasileiro. Temos 6069 ha de floresta em estágio primário. O que significa isto? Significa que a floresta se encontra tal qual ela era quando Pedro Alvares Cabral chegou aqui há mais de 500 anos. Temos exemplares de pequi-preto que precisam de 11 pessoas para abraçá-lo. Verdadeiros gigantes! Temos registro exemplares de fauna como a harpia (gavião-real) e a onça-pintada que reforçam que este ambiente é extremamente saudável a ele, por serem animais topo de cadeia alimentar, ou seja, não são predados por nem um outro animal que não seja o homem. Os verdadeiros “reis da floresta! Eu tenho muito orgulho de coordenar este trabalho de conservação desta área. Ela influencia na vida de todos. Nela temos nascentes que abastecem Porto Seguro por exemplo, como o rio Mutari e o rio Camurugi com dados históricos que relatam que os portugueses o usaram para adentrar o território em seus barcos menores.

K.E.6: A pouco tempo voces lançaram uma parceria com o movimento PLOGGING de PORTO SEGURO e distribuíram várias latas de lixo por lugares “especiais” de Porto Seguro. Esse projeto é extensivo para mais alguma cidade da região?

A Veracel busca apoiar projetos que tenham objetivos claros e relacionados ao nosso propósito, contribuindo como coadjuvante no processo. O Plogging desenvolve um trabalho sensacional em Porto Seguro de limpeza das praias em ações voluntárias. Aos domingos, saem caminhando e coletando resíduos na praia. Em 2019, nos chamaram para uma parceria na ação do Dia Mundial da Limpeza, que acontece no mundo todo sempre no terceiro sábado de setembro, e nós abraçamos a ideia. Foram mobilizadas mais de 3000 pessoas nesta ação. Com a pandemia, a pegada do Dia Mundial da Limpeza em 2020 foi “Eu Cuido do Meu Quadrado”, quando foi incentivado que as pessoas fizessem limpezas em suas casas, estabelecimentos etc., sem aglomerações. Mais uma vez, o Plogging nos convidou, apresentando um projeto interessante que era de doação de lixeiras que seriam adotas por instituições comerciais, associações, barracas de praias e outras, para manterem estas lixeiras conservadas. Não foi simplesmente uma doação de lixeira, mas um projeto de adoção onde elas seriam limpas e cuidadas por um responsável. Este tipo de projeto tem muita relação com o propósito no quesito de inspirar pessoas a cuidar de um bem comum.

K.E. 7: Desenvolver a biodiversidade por mar e por terra em um território tão rico como o nosso é um desafio?

Sempre! Nosso território é uma verdadeira escola onde aprendemos todos os dias. Trabalhamos visando minimizar ou não impactar os mais diversos componentes. Acreditamos no diálogo como ferramenta essencial para traçarmos um caminho certo. Isto faz com que dialoguemos com pescadores, comunidades locais e indígenas, confrontantes diretos de nossas áreas, unidades de conservação buscando parceria e melhoria contínua.

K.E. 8: Qual a sugestão que você pode dar a uma pessoa que quer colaborar com a construção de novos conceitos em sustentabilidade?

Nós como sociedade sempre dizemos que é responsabilidade do estado e da empresa realizar ações de sustentabilidade. Eu gosto muito de perguntar para as pessoas, como elas – pessoas físicas – podem contribuir para a conservação ambiental, por exemplo. Muitas pessoas respondem que reutilizam água, apagam as luzes ao sair do ambiente, dentre outras pequenas ações. Eu acredito que podemos ir além destas pequenas ações, buscando sempre por produtos certificados que garantem a sustentabilidade daquele produto e que não houve desmatamento ou exploração de mão de obra. As normas de certificação existentes são voluntárias. Seria a cereja do bolo de um empreendimento. Você não é obrigado a ter, mas quando opta, tem que atender 100% do que está nos normativos. A Veracel possui certificação FSC ®(norma internacional) e CERFLOR (norma nacional), além da ISO 14.001. Por isso, se posso dar uma recomendação as pessoas é que, quando forem fazer compras, prefiram produtos certificados. Dessa forma, voce terá a garantia que aquele produto vem de uma fonte confiável, atendendo a critérios ambientais e sociais.

K.E.9: Virgínia, a pergunta que não quer calar é; faz parte de seu lifestyle as estratégias criadas para a VERACEL CELULOSE?

Com certeza! O contato com a natureza e valorização da vida, seja ela de quem for, é um estilo de vida fantástico! Além disto a empresa também se preocupa com seus colaboradores propiciando programas de qualidade de vida para eles. Como já disse, sou privilegiada pelas oportunidades que tenho neste território!

K.E. 10: Para fechar a nossa entrevista, deixo aqui meus agradecimentos e a pergunta; qual a sua melhor ESSÊNCIA no Extremo Sul da Bahia?

Ser quem eu sou! Batalhadora e amante da conservação ambiental buscando contribuir e sensibilizar as pessoas do território, numa melhoria contínua da qualidade de vida de todos, mesmo sem saber quem são.

 Abraços e PARABÉNS por ser quem você é, e pelo trabalho especial que desenvolve na Veracel Celulose. Conte sempre comigo e com a Revista do Villa para a construção de um mundo melhor.

 

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Conheça lendas e histórias da Ermida dos Anjos, em Portugal

Próxima Publicação

Epcot inicia festival de primavera com esculturas florais

32 Comentários

  • Very good information. Lucky me I found your site by accident (stumbleupon). I have book-marked it for later!

  • me encantei com este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • Adorei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • fantástico este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para saber mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • Adorei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • Este site é realmente fabuloso. Sempre que acesso eu encontro coisas incríveis Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  • Este site é realmente fascinate. Sempre que acesso eu encontro coisas boas Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂

  • fascinate este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • amei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • amei este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • amei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • Este site é realmente demais. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • Este site é realmente demais. Sempre que acesso eu encontro coisas incríveis Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl articles and blogs

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you people but I love airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2011/04/flying-a-helicopter-from-xenonproject-com/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life websites and blogs

  • I don’t know about you people but I infatuated with airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2008/10/air-traffic-controlling-is-no-game/

  • I don’t know about you guys but I infatuated with airplanes. I have a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/08/a-loose-crocodile-on-an-egyptair-flight-frightens-passengers/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl articles and blogs

  • I don’t know about you people but I infatuated with airplanes. I have a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/09/boeing-787-dreamliner-gets-fatigue-tested/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life articles and blogs

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.