Joacles Costa entrevista o escritor Caê Guimarães

”A atividade literária, com todas as suas agruras e também suas delícias, é algo fundamental na minha vida” Caê Guimarães  

Caê Guimarães é nascido no Rio de Janeiro, em 1970 e vive atualmente em Vitória, capital do Espírito Santo.  Ele é escritor, poeta, jornalista e roteirista. Tem cinco livros publicados, entre poesia, conto e crônica.  O mais recente é  Encontro você no oitavo round, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2020, sendo o primeiro romance publicado.

Acompanhe a entrevista com o Escritor 

Joacles Costa: Quais são os seus livros publicados? 

Caê Guimarães:  Por baixo da pele fria (poesia, Massao Ohno Editor/1997), 

  • Entalhe Final (conto, Massao Ohno Editor/1999), 
  • Quando o dia nasce sujo (poesia, Secult-ES/2005), 
  • De quando a minha rua tinha borboletas ((poesia, Secult-ES/2010), 
  • Per sota de la Pell freda (edição catalã de Por baixo da pele fria, tradução Joana Castells, poesia, Courbet Edicions/2013), 
  • Vácuo (poesia, Editora Cousa/2014), 
  • Por baixo da pele fria 3ª edição comemorativa de 20 anos de lançamento (poesia, Editora Cousa/2017), 
  • Encontro você no oitavo round (romance, Editora Record/2020)

Joacles Costa: A partir de sua trajetória pessoal, como você vê o desenvolvimento do campo profissional, literário e acadêmico no Brasil, levando-se em conta as diferentes camadas deste processo? 

Caê Guimarães:  Não sou acadêmico, não me sinto confortável para abordar essa área. Sobre ser escritor no Brasil, é o caminho árduo que sempre existiu, agravado por uma diminuição drástica do número de leitores, das tiragens de livros e do surgimento de novos leitores. Em contraponto, as redes sociais nos colocam, como nunca antes, capilarizados, em estreito contato com colegas de ofício e público de todo país e de fora dele. 

Comecei a ser publicado por uma pequena grande editora, a Massao Ohno, depois venci os dois editais de publicação nos quais inscrevi livros, depois outra pequena grande editora, a Cousa, e agora estreio como romancista em um grande grupo editorial, a Editora Record. Vencer o Prêmio Sesc 2020 abriu essa porta, algo muito importante, ainda mais se levarmos em conta a crise econômica que também castiga o mercado editorial brasileiro. Antes do prêmio, fui indicado para outra grande editora, tive um retorno muito positivo com relação à qualidade do meu trabalho, mas a crise paralisou a contratação de novos autores nesta casa. Com a Record a relação tem sido excelente, muito respeitosa. Mas a atividade literária, com todas as suas agruras e também suas delícias, é algo fundamental na minha vida. Caso não tivesse a alegria de ganhar o Prêmio Sesc 2020 eu continuaria a escrever e publicar, nas formas e fôrmas possíveis.   

Joacles Costa: É possível sobreviver somente da poesia?

Caê Guimarães: Octavio Paz dizia que “todo poeta tem uma ocupação que o redime, mesmo que essa varie da diplomacia ao crime. Escritores e poetas geralmente têm outra ocupação, até que consigam, casos raros, viver exclusivamente da literatura. Muitos são professores universitários, outros são tradutores ou roteiristas. No caso da poesia creio ser ainda mais difícil, o número de leitores de prosa é maior, o que não implica em absoluto em um caminho fácil para se viver do que escreve.  

Joacles Costa: Escritores de poesia tem mais dificuldade de serem (re) conhecidos nacionalmente?

Caê Guimarães: Foi o que disse na resposta anterior, há menos leitores de poesia. O reconhecimento nacional pode vir de uma série de fatores, o respaldo de colegas, boa capilaridade nas redes sociais, algum prêmio que lance luz sobre a obra. Mas, ao final, o que vale é: se o trabalho é bom, cedo ou tarde, com maior ou menor expansão, ele acaba reconhecido. Quando não é bom, pode até render um número legal de likes nas redes, mas o tempo e sua ação corrosiva se encarrega de separar o que fica e o que evanesce. Mas o caminho da poesia, não apenas no sentido de reconhecimento nacional, me parece mais árduo.

Joacles Costa: De que forma a poesia provoca uma certa desautomatização da língua e da linguagem social e amplifica vozes que por séculos calaram-se?

Caê Guimarães: Da mesma forma que qualquer manifestação artística. Subvertendo a linguagem. Transformando-a em algo novo, fértil, aberto. Forjando a realidade – e aqui vamos de Maiakovski, “a arte não é o espelho que reflete o mundo, mas o martelo que o forja”. Oferecendo para as pessoas camadas distintas de entendimento e de fruição estética, com doses iguais e cavalares de beleza e assombro. As vozes secularmente caladas às quais você se refere encontram reverberação na arte. Mas o artista tem que estar atento, e novamente cito Maiakovski, ao fato de que “não há arte revolucionária sem forma revolucionária”.    

Joacles Costa: O seu livro mais recente é o Encontro você no oitavo round. Como foi esta trajetória de chegar ao Prêmio Sesc de Literatura 2020?

Caê Guimarães: Muito trabalho, muita transpiração e alguma inspiração. Horas e horas de leitura e escrita. Não há outra fórmula, é ler e escrever, ler e reescrever, reler e escrever. Já ensaiava a tentativa de um romance desde 2008, terminei um primeiro, mas não gostei do resultado. Está na gaveta, de onde provavelmente jamais sairá. O Encontro você no oitavo round foi feito ao longo de sete ou oito anos, com três longas interrupções, uma delas de mais de ano. Tenho versões diferentes deles, ao menos três. Um romance breve, curto, mas que demandou uma longa construção.  

Joacles Costa: Que tipo de reflexão o leitor encontrará em seu livro ENCONTRO VOCÊ NO OITAVO ROUND?

Caê Guimarães: As reflexões sempre variam de leitor para leitor. Ao final, romancistas e narradores em geral falam dos mesmos temas que são abordados desde o surgimento das narrativas na espécie humana. Frustração e conquista, júbilo e luto, alegria e tristeza, vida e morte, amor e ódio. Quando penso em como responder a uma pergunta como essa me vem à cabeça tratar-se da história de um homem cingido, que abandonou um caminho para o qual havia sido talhado e na reta final da trajetória que escolheu repassa memórias, fraturas, derrotas, cicatrizes, verdades. Escolhi a cena do pugilismo, entre outros motivos, por tratar-se de um território onde se encontram pesadas cargas dramáticas e sociais. O boxe é uma atividade extenuante, exige tremenda entrega física e mental, além de ser potencialmente perigoso, lesões cerebrais permanentes e até mortes aconteceram, acontecem e acontecerão entre seus praticantes profissionais. Soma-se a isso ser também um lugar de afirmação e fala das minorias, invariavelmente os boxeadores são oriundos das camadas excluídas da população, até mesmo na cena internacional os grandes pugilistas são negros, caribenhos, sul-americanos, filipinos. A isso tudo somei uma boa dose de reflexões que apostam nas semelhanças entre o pugilismo e a literatura. E no centro disso tudo, um homem, como disse, cingido, fragmentado, não em busca de redenção ou sentido, mas em busca de uma imagem refletida em um espelho quebrado.   

Título: “ENCONTRO VOCÊ NO OITAVO ROUND”

Encontro Você no Oitavo Round, é sobre a vida de Cristiano Machado Amoroso, um lutador de boxe e escritor que vive muitas dificuldades na profissão de lutador. Entretanto, participa de lutas clandestinas em troca de derrotas dentro das plataformas quadradas do ringue.  

 Autor: Caê Guimarães 

Ano:  2020

Páginas:  

Preço: R$ 30 reais (média) 

Editora: Editora Record

Onde Comprar: Em livrarias, no site da Record, na Amazon

Contato no Instagram: @caeguimaraes70  

 Leitura EM DIA: O que você está lendo no momento?   

Estou lendo o curitibano Cristovão Tezza (O Fotógrafo), e relendo o baiano Antônio Torres (Carta ao Bispo) e o mineiro Wander Piroli (A mãe e o filho da mãe).

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Dr. Rondó: ‘Sofre de Enxaqueca? Siga essas dicas e diga adeus para ela!’

Próxima Publicação

Odonto Liuzzi e a odontologia humanizada e de precisão

41 Comentários

  • amoxicillin vs azithromycin azithromycin singapore pharmacy azithromycin for urinary tract infections how long for azithromycin to cure chlamydia

  • zithromax 1000 mg zithromax canada pharmacy zithromax as treatment for chlamydia where can i purchase azithromycin

  • Its like you read my mind! You seem to know a lot about this, like
    you wrote the book in it or something. I think that you
    could do with a few pics to drive the message home a bit,
    but instead of that, this is magnificent blog. An excellent read.

    I’ll certainly be back.

  • Steel Tubular Products premium quality domestically produced common & line steel pipeline products for the energy, pipe, building and construction, and also petrochemical sectors.

  • Line pipeline is made use of for pipelines that carry oil, gas, water, as well as oil under pressure. Acquire new, primary quality stainless-steel and carbon line pipe from Crestwood Tubulars.

  • Line pipeline is a kind of steel pipe that is made use of for carrying products with pipes throughout the country. Line pipe can be made use of to transfer oil, natural gas, oil, and water.

  • sklice ivermectin lotion stromectol tab 3mg ivermectin (stromectol). when can i start ivermectin for heartworm treatment on dogs

  • Steel Pipe – Seamless Pipe – ERW Pipe – Galvanized Pipe | Stainless-steel Pipe, Nickel Alloy Pipe, A106B, Tube

  • ivermectin ointment buy ivermectin where to buy ivermectin for humans how to treat scabies with ivermectin

  • Pretty! This was a really wonderful post.
    Thank you for providing this info.

    Feel free to visit my webpage; Kure Keto Diet – Kristal,

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl websites and blogs

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you people but I am obsessed with airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/06/faa-not-completing-needed-inspections/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life websites and blogs

  • I don’t know about you guys but I am obsessed with airplanes. I had a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/11/airline-livery-of-the-week-a-very-green-s7/

  • I don’t know about you all but I infatuated with airplanes. I had a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2011/03/airline-livery-of-the-week-airbaltic/

  • Good post. I learn something new and challenging on websites I stumbleupon every day. It’s always interesting to read content from other authors and practice something from other websites.

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl websites and blogs

  • I don’t know about you guys but I am obsessed with airplanes. I had a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2011/06/airline-livery-of-the-week-2/

  • Nice post. I was checking constantly this blog and I’m impressed! Extremely helpful information specifically the last part 🙂 I care for such info a lot. I was looking for this certain info for a very long time. Thank you and good luck.

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life authors and blogs

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you all but I love airplanes. I have a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/12/photo-pan-am-boeing-747-100-maid-of-the-seas/

  • I don’t know about you all but I infatuated with airplanes. I have a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/07/frivolous-airline-lawsuits/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these Second Life articles and blogs

  • Hi there, I check your blogs on a regular basis.

    Your writing style is witty, keep up the good work!

  • I rarely leave a response, but I looked at a few
    of the responses here Joacles Costa entrevista o escritor Caê Guimarães – Revista
    do Villa. I do have a couple of questions for you if you tend not to mind.
    Could it be simply me or do a few of these comments come across as if they are
    written by brain dead individuals? 😛 And, if you are writing at other social sites,
    I’d like to follow everything new you have to post.
    Could you post a list of every one of your social networking pages like your Facebook page, twitter feed, or linkedin profile?

    Check out my web-site … https://mpc-install.com

  • Whoah this blog is magnificent i really like studying your
    posts. Keep up the great work! You already know, a lot of people are
    hunting around for this information, you
    can help them greatly.

    Here is my web blog; http://litdevelopments.com/

  • Keep functioning ,remarkable job!

    my web page :: Tri-Bol Testo

  • Hey there just wanted to give you a quick heads
    up. The words in your post seem to be running off the screen in Chrome.

    I’m not sure if this is a format issue or something to do with browser compatibility but I figured I’d post to let
    you know. The layout look great though! Hope you get the problem resolved soon. Thanks

    My blog post – Unique Body Keto

  • Your way of telling everything in this article
    is truly nice, every one be able to simply be aware of it,
    Thanks a lot.

    Also visit my blog post … TechPro Wifi Booster Reviews

  • An interesting discussion is definitely worth comment. There’s no doubt that
    that you should publish more about this topic, it may not be a taboo matter
    but usually people don’t discuss these subjects. To the
    next! Best wishes!!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.