Daniela Bacelar reúne 36 profissionais de várias áreas para ensinar a construção de uma marca em livro colaborativo

Daniela Bacelar. Foto: Divulgação

Nos dias de hoje, ter uma marca relevante é condição essencial para conquistar destaque num mercado cada vez mais competitivo. E foi com base nisso que a baiana Daniela Bacelar teve a ideia de unir profissionais das mais diferentes áreas para colocar em prática a ideia de fazer um livro totalmente colaborativo.

Chamada de “Encontre a sua marca-Estratégias para potencializar carreiras e negócios”, a obra, a primeira da série “Livros que marcam”, está prevista para ser lançada em setembro próximo, pela editora Literare Books. “Já tinha sido convidada para participar de dois livros como coautora na área de coaching. Mas percebi que poderia fazer um livro com mais conhecimento embasado em estratégias distintas, focado no Personal Branding”, diz a idealizadora do projeto.

Com o objetivo de formular um conceito e um propósito para potencializar a carreira e os negócios, Daniela reuniu 36 autores de áreas como design, comunicação, moda, administração, psicologia, entre outros. E foi através do networking que ela chegou aos autores. “Não existe melhor maneira do que chegar a nomes relevantes de áreas distintas através desse poderoso caminho para a construção da marca. É um livro que apresenta lições de aprendizagem na descoberta da sua marca pessoal. Baseia-se nos conceitos de autoconhecimento, estratégia e posicionamento, identidade, imagem pessoal, comunicação, reputação e visibilidade da sua marca”, afirma ela que assina o capítulo “Propósito: por que você está aqui, qual marca e o impacto que deseja deixar por onde passar?”.

 

Os autores do livro. Foto: Divulgação

Celina Bühler, Bruna Oliveira e Tessa Restier integram o time de autoras do livro. Foto: Divulgação

Mentora diz que livro colaborativo é desafio, mas já pensa em outros 

Daniela confessa não ser fácil fazer um livro colaborativo. Mas, para ela, o desafio é instigante. “Justamente por isso optamos por uma iniciativa independente. É uma produção diferenciada por ser um livro colaborativo onde os coautores têm a oportunidade de expressar as suas ideias dentro do contexto da obra, naquele ponto em que assumem ser o maior destaque pessoal de cada um, o seu ponto mais forte. Claro que é uma tarefa desafiadora, pois envolve dirigir todas as opiniões e egos, com o objetivo de manter todos dentro no contexto maior, que é a ideia central de descoberta da marca pessoal. Daí a importância de que todos compreendam suas singularidades, que compõem uma peça fundamental e importante do todo”, explica. E, de acordo com Daniela, o livro vai atender a variados tipos de público, de empreendedores a estudantes de áreas afins. “Atualmente, é preciso ter autenticidade, baseando sua marca no estilo de vida que representa a sua essência, sua representação, coerência, credibilidade e reputação, de uma forma íntegra. Nosso livro é uma síntese disso”, finaliza ela, acrescentando que o livro será vendido online três meses após o lançamento físico.

Os autores 

Na lista de autores, representantes de todo o Brasil, sendo que representam o Rio de Janeiro os autores Teresa Restier, de Niterói, que assina o capítulo “Posicionamento estratégico na prática: saindo de como você é visto hoje para se enxergar no posicionamento desejado”; Bruna Oliveira, do Rio de Janeiro, capital, que assina o capítulo “Posicionamento digital: Como fortalecer sua marca através do marketing pessoal de conteúdo”.  O livro conta ainda com a participação de  Celina Bühler, especializada em luxo e que assina o capítulo  “Você uma marca de luxo – como aplicar as estratégias de luxo para construir uma marca diferenciada”. Atualmente, ela mora em Paris, na França.

Confira a lista completa de autores: 

Daniela Viek

“Introdução ao Personal Branding, Marcas pessoais x corporativas: o alinhamento importante para entender como sua marca pode favorecer seus negócios, sua empresa”. Itajaí-SC

Renata Costa

“Os 3 I’s da marca pessoal: inspire, impacte e influencie”. Tubarão – SC

Paulo Moreti

“Autoconhecimento como base para o diferencial competitivo – começar entendendo porque o autoconhecimento é a chave da construção da marca”. São Paulo – SP

Flavia Machado

“Organize a sua proposta de valor e trabalhe a sua reputação com estratégia no Linkedin”. São Paulo-SP

Gisele Garcia

“Mapeamento comportamental como ponto de partida do olhar pra dentro”. Campinas-SP

Carol Mendoza – “Storytelling: aprenda a contar histórias e conecte as pessoas a sua marca pessoal”. São José do Rio Preto -SP

Marcelo Redol

“Feedback: entender a visão que os outros têm da sua marca e trabalhar os pontos fortes e fracos em alinhamento com a sua nova estratégia”. Santo André-SP

Silvia Picchi

“Como a Comunicação não-verbal pode contribuir para a construção da sua marca pessoal”. Jundiaí – SP

Fernanda Menezes

“Autoestima: se aceitar e amar o eu que você está encontrando após a análise sua, dos outros e de eliminar crenças limitantes”. Salvador – BA

Pedro Cordier

“Escuta positiva, hábitos e mindfulness: Descubra o poder dessas habilidades em sua vida!” – Salvador – BA

André Castro

“Aprenda a buscar alta performance, realização e plenitude em todas as áreas de sua vida”. Salvador – BA

Lua Trindade

“Social Sell: Somos todos vendedores sociais”. Salvador – BA

Vivian Maiara

“A influência da Morfopsicologia e Visagismo na Marca Pessoal”. Salvador – BA

Josy Barbosa

“A importância da formalização da sua marca: Profissionalize seu negócio: e DETENHA valorização, confiança e credibilidade”. Salvador-BA

Aléssia Saluara

“A autenticidade é a essência da criatividade”. Petrolina-PE

Kênia Raissa

“História, Propósito e Missão: como significar e diferenciar sua Marca Pessoal”. Parnamirim-RN

Wilton Viana Jr.

“Atributos, Comportamentos e Valores – Elementos Base para Criação de uma Plataforma de Gestão das Marcas Pessoais”. Recife – PE

Renata Cavalcanti

“Sustentabilidade: entendendo o poder das causas na identidade da sua marca, diferenciando-se pelo que acredita”. Recife – PE

Patrícia Franco

“Arquétipos : recurso estratégico como sua marca pode ser representada”. Belo Horizonte – MG

Cristina Gontijo

“Os Pilares da Imagem Pessoal: Construa a Sua!”. Belo Horizonte – MG

Talita Lima Sales

“Posicionamento Visual – Como comunicar a essência e diferenciação da sua Marca através de uma Identidade Visual única”. Belo Horizonte – MG

Jéssica Silva

“Tráfego e Lançamentos – além do orgânico, invista em ferramentas que aceleram o processo de divulgação da sua marca e alcance o posicionamento esperado mais rápido”. Belo Horizonte – MG

Camila de Aguiar

“Branding Pessoal, no âmbito empresarial; Líderes e colaboradores como promotores de marca”. Curitiba – PR

Simone Leistner

“A importância da autoria para trazer à tona sua marca pessoal”. Porto Alegre-RS

Ana Hengist

“As interações na construção da marca – mostrando pra ele como ele pode se vincular a marcas positivas para fortalecer sua imagem e reputação”. Canoas-RS

Deniza Gurgel

“Imagem de poder: estratégias de líderes para transmitir autoridade e construir uma marca forte”. Brasília- DF

Evy Carius

“Imagem de Sucesso: crie uma identidade visual e traduza na sua imagem pessoal alinhando essência e objetivos”. Brasília- DF

Daniele Teles

“Comunicação assertiva: entenda como se conectar com as pessoas e aumente a influência da sua marca pessoal”. Brasília- DF

Carolina Moura

“Faça da sua voz a sua marca – mostrando como o uso da voz impacta sua imagem”. Goiânia-GO

Sônia Cristina Paiva

“Construa um plano de Marketing de Sucesso com a teoria dos 6 Os”. Água Longa- Porto

Mônika Vieira

“O impacto do network na construção da sua marca”. Fortaleza-CE

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Minas de Borralha: a aldeia de Montalegre que nasceu com a exploração de volfrâmio

Próxima Publicação

Fábio Dezze: ‘O que pode valorizar seu imóvel?’

74 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.