Conheça o Folar de Olhão, eleito uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal

créditos: andarilho.pt

O tradicional Folar de Olhão tem por dentro uma calda de caramelo. O folar é muito doce e o creme de caramelo umedece a massa. “É feito por camadas. Em cada uma leva açúcar amarelo, canela e margarina. Por isso é que eles são bem doces, ” explica Anabela Rita, sócia gerente da João Mendes & Rita, a empresa familiar que vai na terceira geração e detentora da receita do folar que em 2019 foi eleito como uma das 7 Maravilhas Doce de Portugal.

Este ano é uma exceção porque na altura da Páscoa, quando há mais procura, a produção diária chegava quase às duas mil unidades. O folar de Olhão passou a ser produzido “o ano todo. Nós fabricamos ao longo do ano. Claro que o pico de venda é na Páscoa. Também se vende muito na altura do Verão, em Agosto, quando muita gente está de férias.”

Para se produzir em grande quantidade é preciso muitas mãos porque parte do processo é manual. “É muito trabalhoso porque é feito às camadas. Temos uma amassadeira e depois uma máquina onde se estende a folha. A seguir é tudo manual. É camada a camada e cada uma leva açúcar e margarina. É trabalhoso por isso.” Acresce que a massa é colocada “nos chamados de púcaros. É um bolo muito artesanal.”

Anabela Rita produz os folares de Olhão há 36 anos e a empresa tem clientes habituais que fazem encomendas. Também colocam os folares em grandes superfícies. É um salto enorme, em três gerações, comparando com a avó do marido, a autora da receita que há pouco mais de 70 anos fazia os folares apenas para as amigas na quadra da Páscoa.

“Produzia em pequenas quantidades para as vizinhas essencialmente na altura da Páscoa, não comercializava. A filha de Maria Adelina, a Maria Eugénia, começou a fazer para o comércio tradicional, lojas pequenas e em maiores quantidades. Depois eu e o João Mendes iniciamos a atividade com mais lojas e fomos procurar as grandes superfícies.”

Ao longo das três gerações a receita é praticamente a mesma, mas tem um acrescento à gulosice: “o bolo não era tão doce na altura em que elas faziam. Eu meti mais doce e talvez seja por isso que é muito apreciado”.  Uma fatia é igual a uma doce Páscoa.

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Broadway deve retomar shows no final deste ano

Próxima Publicação

Dr. Rondó Jr. explica: ‘Se você usa adoçantes, pode estar destruindo o seu sistema imune como se estivesse ingerindo inseticida’

122 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.