Coleção 'Lisboa Criativa' será lançada na programação do Dia Mundial da Criatividade

No dia 22 de abril, Cocco Barçante, artista e idealizador Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro e Inês Araújo, do Museu Bordalo Pinheiro (PT), apresentam as peças da coleção “Lisboa Criativa” na programação do evento de criatividade que acontece simultaneamente em 15 países e mais de 120 cidades.

O lançamento será realizado em uma Live no dia 22 de abril, às 15h do Brasil e 19h em Portugal na plataforma online do World Creativity Day. Neste dia, serão lançadas as primeiras peças da Coleção “Lisboa Criativa”, retratando e valorizando a identidade urbana e ícones locais da cidade de Lisboa, fonte de inspiração para Cocco desde o ano 1995, quando atuou na composição da Galeria Arte Periférica, no Centro Cultural de Belém.

Dentro de contextos bastantes diferentes, Cocco Barçante e Inês Araújo apresentam uma reflexão sobre a responsabilidade social dos museus e colocam questões como a valorização de identidades locais e de pertencimento, e a importância da arte na construção social e confiança criativa. 

Cocco Barçante

Cocco Barçante, artista plástico e designer social, ítalo-brasileiro, com 45 anos de carreira artística dedicados ao design associado ao trabalho artesanal, unindo arte, artesanato, projetos sociais, afetividade e o ambiente urbano. Criando coleções de moda de produtos artesanais, dentro do projeto “Sentimentos do Rio”, em parceria com grupos produtivos de artesãs de comunidades do estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Na sua trajetória artística já realizou mais de 25 exposições individuais, tendo concretizado em 2013 seu projeto de vida profissional e pessoal, a inauguração do A CASA Museu, primeiro museu de artesanato do estado do Rio de Janeiro e o segundo do gênero no Brasil, localizado na Casa de Cultura Cocco Barçante, na cidade de Petrópolis / RJ. Um Espaço Vivo e vibrante culturalmente seguindo os conceitos da museologia social.

Inês Araújo

Inês Brito de Araújo trabalha no serviço educativo do Museu Bordalo Pinheiro. Mestre em História da Arte e Património pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) – cujo tema de dissertação contempla, precisamente, O Serviço de Mediação Cultural do Museu Bordalo Pinheiro -, tem um percurso académico e profissional ligado à arte, cultura, património e mercados da arte. A par disso, participa em diversos cursos, formações, eventos, encontros e conferências no âmbito da mediação cultural. Atualmente, o seu objetivo passa pelo contacto com públicos, de forma a transmitir o significado histórico e artístico da obra bordaliana.

Dia Mundial da Criatividade 2021 – World Creativity Day

O World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) é uma iniciativa global liderada pela World Creativity Organization e foi idealizado em 2014 pelo brasileiro Lucas Foster, referência internacional em economia criativa. A partir de 2017, a Organização das Nações Unidas incluiu o Dia Mundial da Criatividade e Inovação em seu calendário oficial e, desde então, o festival passou a ser celebrado no dia 21 de abril. 

Em 2021, a quarta edição do World Creativity Day terá uma programação especial com atividades produzidas por inspiradores e especialistas em mais de 120 cidades de 15 países. Comprometidos com a educação para as habilidades do novo mercado de trabalho, O World Creativity Day está liderando a maior campanha de doação de bolsas de estudos já realizada e reuniu algumas das melhores e mais influentes escolas de cursos livres para apoiar a empregabilidade e geração de renda, contribuindo para reduzir os danos e prejuízos causados pela pandemia. 

Todas as atividades do Dia Mundial da Criatividade acontecerão nos dias 21 e 22 de abril gratuitamente e poderão ser acessadas através do canal oficial de cada cidade participante no aplicativo (Android e iOS), ou pela plataforma oficial do evento na internet. Para maiores informações, basta acessar o site oficial do evento: https://www.worldcreativityday.com/ 

Serviço:

Dia Mundial da Criatividade 2021 / Lisboa

Inspiradores: Cocco Barçante – Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro

Inês Araújo – Museu Bordalo Pinheiro / Lisboa

Contato:

cocco_barcante@yahoo.com.br

+5521999181887

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Dois destinos surreais na Ásia. Confira!

Próxima Publicação

David Reis apresenta a Exposição Passado Presente, no Museu da Amazônia, em Manaus

16 Comentários

  • Fantastic site you have here but I was curious
    if you knew of any user discussion forums that cover the
    same topics talked about here? I’d really like to be a part of group where I can get opinions from other knowledgeable individuals that
    share the same interest. If you have any recommendations, please let me know.

    Cheers!

  • illegal sales of alprostadil https://alprostadildrugs.com/ alprostadil

  • I lov what you guys are up too. This kind oof clever work and reporting!
    Keep up the fantastic works guys I’ve included you guys to
    my own blogroll.

    Herre iis mmy web blog polyurethane foam attached (Kari)

  • I particularly want to encourage the 516 people who read this
    blog via email to click on the links and add your feedback–you are the least likely folks
    to be accessing the current archive and might
    find a question-based one quite useful. But here, there are many “evergreen” posts dating back to the beginning with design ideas,
    analysis, links, and interesting projects. We
    don’t need to design new content; we have to change the way we invite visitors to use the content we already have.
    It will change your workflow–reducing your reliance on email, allowing you to get and receive on-demand information–and it will require you to be more proactive about “following” activities across the institution. Physical museums have grown more inclusive
    in the last 20 years, but outreach is still a foreign word on our websites.
    As a counter to the market’s excitement, I decided to compare the narrative (and value)
    that I had for Alphabet in November 2015 (after their last earnings report) to the narrative (and value)
    after this one (in February 2016). In November 2015, my narrative for Google was
    that it would continue to be a dominant and profitable player in a
    growing online advertising market, growing 12% a year in the near term,
    maintaining its operating margins (left at 30% in pre-tax terms, in perpetuity).

  • me encantei com este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • demais este conteúdo. Gostei bastante. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • amei este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • me encantei com este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • Adorei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  • incrível este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para se informar mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • A fascinating discussion is worth comment. I do believe that you need to write more on this subject matter, it may not be a taboo matter but typically people
    do not speak about these subjects. To the next! Best wishes!!

  • amei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e diferentes. Tudo que você precisa saber está está lá.

  • I appreciate, cause I discovered just what I used to be looking for.
    You’ve ended my 4 day long hunt! God Bless you man. Have
    a nice day. Bye

  • WOW just what I was looking for. Came here by searching for asmr asmr 0mniartist

  • I would like to thnkx for the efforts you have put in writing this web site. I’m hoping the same high-grade site post from you in the upcoming as well. In fact your creative writing skills has encouraged me to get my own site now. Really the blogging is spreading its wings rapidly. Your write up is a great example of it.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.