Douglas Delmar apresenta Beatriz Costa, um ícone do cinema português

Beatriz Costa - Crédito E-Cultura

Nascida na Charneca do Milharado, em dezembro de 1907, Beatriz Costa foi uma atriz de teatro e cinema, tornando-se um ícone da cultura portuguesa. 

Estreou no teatro de revista ainda jovem, com 15 anos, atuando como corista no Éden Teatro. Em 1924, atua pela primeira vez no Teatro Maria Vitória e em seguida, ingressa na companhia do Teatro Avenida, estreando-se no Rio de Janeiro, onde foi saudade pela imprensa e espectadores.

De volta a Lisboa, em 1925, Beatriz ocupou um lugar de destaque na peça Ditosa Pátria, no Teatro da Trindade. No mesmo ano, apresentou-se em Porto e passou a integrar uma companhia de operetas. 

Em 1927, inspirada nos filmes da época, a atriz apareceu de franja, o que lhe rendeu a alcunha de “Menina da Franja”. No mesmo ano, estreou-se no cinema, em filmes como O Diabo em Lisboa e Fátima Milagrosa.

De volta ao Teatro da Trindade, participou da peça Pó de Maio, onde alcançou grande popularidade com o número D. Chica e Sr. Pires.

Na sua segunda viagem ao Brasil, em 1929, foi recebida calorosamente. Após realizar breves apresentações pelos palcos de São Paulo, Beatriz foi convidada por Procópio Ferreira para trabalhar no Rio de Janeiro, fazendo parte do elenco da sua companhia de comédias. No entanto, a proposta foi recusada. 

Beatriz Costa em1934 – Wikipédia

Em Portugal, Beatriz Costa apareceu no documentário Memória de uma Atriz e também integrou o elenco do filme Lisboa, Crônica Anedótica, em 1930.

Em 1933, sua imagem é imortalizada no filme A Canção de Lisboa, dirigido por Cotinelli Telmo.

Em 1937, juntamente com o ator Vasco Santana, Beatriz ganha os votos de preferência dos cinéfilos portugueses e os dois atores são eleitos “príncipes do cinema português. Dois anos depois, em 1939, a atriz protagoniza o filme A Aldeia da Roupa Branca, que seria seu último trabalho no cinema.

No mesmo ano, Beatriz Costa veio para o Brasil, onde permaneceu por 10 anos, atuando em peças no Casino de Urca, no Rio de Janeiro. 

Em 1947, casou-se com Edmundo Gregorian, que era poeta, escritor e escultor, de quem se divorciou dois anos depois. 

Em Lisboa, esteve no Teatro Avenida, repetindo os êxitos de sua carreira. Apareceu em revistas de sucesso, mas em 1960 recusou convites para se apresentar e despediu-se dos palcos.

Beatriz Costa em 1923 - Crédito Los Rios

E a partir da década de 1960, começou a viajar por vários países, prestigiando festivais de teatro. Conheceu personalidades famosas, como Salvador, Dali, Pablo Picasso, Sophia Loren, Greta Garbo, Edith Piaf e o Rei Hassan II de Marrocos. 

Após a Revolução dos Cravos, enquanto morava no Hotel Tivoli – lugar onde viveu até sua morte – Beatriz Costa começou a publicar livros sobre sua vida, que receberam boas críticas dos leitores.

Em 1977, foi editado um álbum que reúne vários dos seus sucessos musicais. Apesar dos convites para voltar aos palcos, a atriz preferiu permanecer longe deles, por considerar que o teatro de revista já estava decadente.

Participou como jurada no concurso Prata da Casa, pela RTP, que buscava apresentar jovens ao mundo do espetáculo. 

Beatriz Costa morreu na manhã de 15 de abril de 1997, aos 88 anos. Foi sepultada no cemitério da Malveira, conforme era seu desejo.

Atualmente, em Mafra, existe o Cineteatro que leva o nome da atriz e o Museu Popular Beatriz Costa, na Malveira, que reúne seus objetos pessoais.

Beatriz Costa - Crédito Blog O mundo parece de algodão
Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Joacles Costa apresenta uma história de superação: ‘quem acredita sempre alcança’

Próxima Publicação

Campos do Jordão e Jericoacoara terão hotéis Hard Rock

12 Comentários

  • This post is invaluable. When can I find out more?

  • Fantastic goods from you, man. I’ve remember your stuff prior to
    and you’re just extremely fantastic. I really like what you have obtained right here,
    really like what you’re stating and the best way in which you assert it.
    You make it entertaining and you still take care of
    to stay it smart. I can not wait to read far
    more from you. That is actually a great web site.

  • This is really interesting, You’re a very skilled blogger.

    I have joined your feed and look forward to seeking more
    of your great post. Also, I’ve shared your
    site in my social networks!

  • I have reaⅾ so many posts concerning the blogger lovers but this
    piece of writing is in fact ɑ pleɑsant article, keep it up.

    My web-site: bandar judi online

  • I visited several web sites however the audio quality for audio songs present
    at this website is truly superb.

  • Hi just wanted to give you a brief heads up and let you know a few of the pictures aren’t loading correctly.
    I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different internet browsers and both show the same results.

  • Howdy! I’m at work surfing around your blog from my new iphone 3gs!
    Just wanted to say I love reading through your blog and
    look forward to all your posts! Carry on the outstanding work!

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl articles and blogs

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.