Uma boa notícia: reabertura da Casa Villarino

Por Daniel Braga

A cidade está em feliz com uma boa notícia: a reabertura da Casa Villarino. O Fundador desta Revista e Embaixador do Turismo do Rio de Janeiro – Luís Villarino – comunicou a todos uma conquista para a cultura e memória da cidade e da música popular brasileira, graças a uma parceria estratégica com o Senac.

Inaugurada em 1953, a Casa Villarino funcionava como uísqueria e bomboniere e, rapidamente, se tornou a nova mania entre os intelectuais e ponto de encontro de grandes nomes da nossa música, na época áurea do rádio. Artistas, boêmios, jornalistas, cartunista, escritores, políticos e personagens da boemia carioca eram frequentadores da casa. Em suas festivas mesas, Tom Jobim foi apresentado a Vinicius de Moraes em 1956, na montagem da peça Orfeu da Conceição.

Ilustres nomes frequentavam a casa, entre eles, Ary Barroso, Di Cavalcanti, o escritor chileno Pablo Neruda, Fernando Pamplona, Rubem Braga, Sérgio Porto, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Haroldo Costa, Oscar Niemeyer, Haroldo Barbosa, João Donato, Lúcio Rangel, Paulo Mendes Campos, Aracy de Almeida, Antônio Maria, Dorival Caymmi e muitos outros nomes da cena artística nacional. A animação e fidelidade de seus clientes eram tamanhas que, Ary Barroso chegou a cunhar o termo “República Independente do Villarino”.

Este templo da cultura nacional, que estava fechado desde novembro do ano passado, será transformado em um projeto pedagógico de gastronomia. Intitulada Clube Senac Villarino Bar, a programação da escola contará com lives com harmonização e cursos de gastronomia. O espaço também se tornará um ambiente para vivência prática de alunos dos cursos regulares da instituição. Segundo Luís Villarino, o povo brasileiro ganha com o resgate da rica história da Casa Villarino neste novo projeto de preservação das nossas mais autênticas raízes culturais. A cultura e a educação formam cidadão melhores e mais conscientes no processo de transformação social. Um salve para a Casa Villarino!

Publicação Anterior

Pestana Rio Atlântica e Lasai Emporio lança jantar intimista em suítes

Próxima Publicação

Eastern voará de Belo Horizonte aos EUA a partir de 28 de junho

804 Comentários