Murilo Grilo entrevista o engenheiro, professor de matemática e diretor de teatro Claudmar Gonçalves

CULTURA, PANDEMIA, ARTE E ENGENHARIA.

MURILO GRILO ENTREVISTA O ENGENHEIRO, PROFESSOR DE MATEMÁTICA E DIRETOR DE TEATRO, QUE JÁ ASSINOU A COREOGRAFIA QUE FOI DESTAQUE NA PASSAGEM DA TOCHA NAS OLIMPÍADAS, CLAUDMAR GONÇALVEZ COSTA, FALANDO SOBRE A CULTURA NA PANDEMIA! 

“De acordo com os significados e definições das palavras engenharia e arte percebe-se que há um consenso de que a criatividade é inerente ao processo de concepção da engenharia ou da arte, e mais ainda, que a engenharia, ela mesma, é uma forma de arte.” – 

ENGENHARIA & ARTE, https://periodicos.ufrn.br

Eu Murilo Grilo, arquiteto, personal stylist, apresentador, escritor e diretor de arte, vejo a engenharia como uma forma de arte, hoje vamos falar sobre esse tema aqui na nossa coluna, com uma entrevista super descontraída com o engenheiro paulista, Claudmar Gonçalves Costa,  que também domina as artes da dramaturgia tão bem quanto a engenharia.

Espetáculo Respeitável Público - Atriz e cantora Vanessa Salum cantando Smille

Para iniciar nossa entrevista, gostaria falasse como acontece a relação da sua área profissional de engenharia civil com as artes, em especifico a direção para teatro? Você como engenheiro aplica alguma estratégia envolvendo o cálculo nas peças de teatro que dirige? 

Costumo dizer que existe em mim uma inquietude artística. A arte acontece quando ela não cabe na gente, transborda, ai ela inunda tudo: casa, relacionamentos, rede sociais, vida e até a engenharia. E vice-versa, a arte aproveita tudo do seu cognitivo, suas vivências e seus conhecimentos e toma para ela. Um exemplo fácil são os cenários e efeitos de projeções mapeadas usadas nos espetáculos, que ajuda a criar a magia, mas as vezes uso nas soluções dos conflitos em palco e na própria dramaturgia, a geometria, simetria, assimetria e as fórmulas, elas funcionam!

Espetáculo: Curtindo a Vida Adoidado – baseado no filme homônimo, sobre os anos 80

Sobre as Olimpíadas Rio 2016, nos conte como surgiu o convite para você criar e dirigir a coreografia da Passagem da Tocha, no interior de São Paulo, na cidade de Paraguaçu Paulista?

Mesmo morando em São Paulo há 12 anos, ainda faço espetáculos na Estância Turística de Paraguaçu Paulista, há 20 anos. Então fui convidado pelo Diretor de Esportes Fábio Gonçalves para juntamente com a professora de educação física e coreografa Regiane Teixeira, minha parceira, para montar a coreografia principal da passagem da tocha na praça central da cidade, onde a tocha ficaria parada por 15 minutos. Deram-me carta branca para criar, então aceitei.

Claudmar com a coreografa Regiane Teixeira momentos antes da passagem da tocha.
Paraguaçuense Elzinha Pacheco grande jogadora de basquete nacional saindo com a tocha da praça.
Artistas de 7 a 80 anos na apresentação na Praça Nove de Julho
Paraguaçuense Suto grande professor de artes marciais chegando com a tocha da praça.

Como foi a preparação dos atores e personalidades para essa coreografia ao vivo, que não poderia ter erros no dia e quanto tempo de ensaio foi necessário? 

Tínhamos que contar uma história em 15 minutos. Decidi que tinha que ter cara de abertura dos jogos, mas que contasse uma história local. Optamos pela história da linha férrea, afinal o trem estava em nosso DNA, responsável pelo surgimento da cidade.

 De cenário tínhamos a Igreja da cidade, um grande espaço na frente das escadarias onde o público ficaria no entorno. Foi montada uma mega estrutura para a apresentação e ambientamos uma estação ferroviária. 

Recrutamos democraticamente e sem restrições de idades, experiência e etc., cidadãos paraguaçuenses e montamos um grupo homogêneo de 94 pessoas. 

Em 2 meses, montamos a coreografia ‘No DNA da História’. Os integrantes do grupo de teatro da cidade atuaram como viajantes de uma estação ferroviária, todos de pernas de pau para serem vistos de longe, com malas antigas, roupas de época e etc. Um menino engraxate chegava para também esperar o trem. Entravam 80 maquinistas ao som de Trenzinho do Caipira de Vila Lobos, com as cores dos arcos das olimpíadas, como se chegasse o próprio trem, em seguida desenrolava uma coreográfica geométrica, que desenhava com pessoas no chão da praça ao som de Bola de meia, Bola de Gude do Milton Nascimento, como se o trem, que ainda é realidade na cidade, passeasse pelos seus caminhos, saudando a tocha olímpica e seus símbolos. No final uma réplica da tocha surgia no meio da coreografia e todos saiam escoltando a verdadeira tocha, conduzida pela atleta paraguaçuense, destaque do basquete nacional, Elzinha Pacheco, para continuar sua trajetória junto ao comboio pelas ruas da cidade, que estava toda enfeitada e mobilizada com bandas, orquestras entre outras apresentações pelo caminho.

Ator João Bacca fazendo Ney Matogrosso no Espetáculo: Quem é esse tal de Roque Enrow

Fale-nos um pouco mais sobre seus trabalhos realizados no teatro, algum em especifico que gostaria de destacar?  

Meu pai sempre me incentivou a ir ao teatro, mesmo passando a infância numa cidade pequena, mas muito ativa culturalmente, o que propiciou essa paixão pela arte. 

Fiz teatro na faculdade, com o renomado Grupo Gruta de llha Solteira do Diretor Luciano Ennes, que tem o título de Capital Cultural do Estado. Ai, nunca mais parei, dirigi espetáculos nas escolas onde dei aulas de matemática por 10 anos, Anglo de Piraju, Anglo de Paraguaçu, Anglo de Assis e o Colégio Objetivo de Paraguaçu onde ainda anualmente fazemos um famoso espetáculo com 150 alunos em palco. 

Também dirigi o Grupo da OAB de São Paulo na OAB da Sé, a gente brincava que eram advogatores. 

Fiz inúmeros cursos em São Paulo, inclusive de produção cultural, me lembro do primeiro na Casa da Gioconda no Bixiga, com a Diretora Daniela Camargo. Fiz inúmeros cenários de eventos variados.

Ser professor ajudou você a dirigir uma peça de teatro com mais facilidade? 

Acho que as duas coisas se ajudaram:  ser professor me ajudou a dirigir melhor e ser diretor me ajudou a dar melhores aulas de matemática.

 

Apresentação do Espetáculo: Quem é esse tal de Roque Enrow

A imagem a seguir é parte uma peça de teatro com sua direção, “Não era uma vez, era uma vez mais”. Conte-nos como funciona o processo de criação de um diretor de teatro e como você chegou nesse tema para essa peça em específico? 

Espetáculo: Cantora Dyana Meirelles no Espetáculo: Não era uma vez, era uma vez mais

Este espetáculo foi feito na forma de colcha de retalhos e costurado com um fio condutor, a fórmula dá muito certo quando temos 150 atores em palco. Deve ter sido um dos melhores, passavam pelos contos de fadas e era de muito fácil leitura. Tinha uma pegada de comédia e muitos efeitos especiais, foi um sucesso.

Você como professor já conduziu alunos a entrarem na área das artes, com o teatro?
Muitos. Eles me procuram para tirar dúvidas quando querem seguir as artes cênicas, querem saber sobre cursos de universidades e os cursos livres. Já ajudei vários em testes, tenho hoje alunos atores bons, repórteres, uns fazem ainda teatro amador e o mais importante é que os vejo inseridos como consumidores de arte e público cativo!

Personagem da peça: Não era uma vez Era uma vez mais

Tem algum fato engraçado que já aconteceu em uma peça, algo inusitado que teve que improvisar? 

Jamais me esquecerei de uma peça do meu amigo André Carriel, Patativa do Assaré – um conto do nordeste, onde eu fazia o narrador e já no prólogo eu tinha um texto enorme explicativo do tema e esqueci o texto, um desespero, improvisei e não vinha nunca a deixa, de repente veio o resto do texto e seguimos. Esse é um dos textos que nunca mais esqueci e falo de pronto, inteiro quando precisar. 

Mãe e filhas, Vanessa Salum e Fernanda Salum cantando A Filha da Chiquita Bacana no Espetáculo Yes, nós temos bananas

Como diretor de teatro, onde você busca inspiração?

Sempre da observação da vida, de livros, poemas, memórias, músicas, teatros, exposições, História, museus, shows de danças. No ano de 2019, antes da pandemia tinha a meta de assistir 80 peças no ano, consegui 68, entre elas, todas do circuito Broadway no Brasil, muitas do Teatro Sesi, muitos festivais de teatro amador(minha grande paixão), escutando jurados nesses festivais, assistindo coisas boas e também coisas ruins, para ver o que funciona e o que não funciona, esse é o segredo, porque sim, há coisas boas e coisas ruins!

Gil (Clown) e Lu Tranquilino fazendo Eduardo e Monica no Espatáculo Quem é esse tal de Roque Enrow

No cenário atual, de pandemia, como você se comportou, foi para o digital? 

Então, assisti muita coisa online, me apresentei em festival virtual da Universidade Estadual do Norte do Paraná, fiz reuniões e ensaios por videoconferência, mas…tenho que ser sincero, as peças virtuais até chegam, mas me falta alguma coisa de emoção. Continuo prestigiando e assistindo tudo. A última peça que assisti foi de uma mostra virtual de um grupo que costumo dizer que sou seguidor, Cia. Cênica de São José do Rio Preto, a peça foi Veredas da Salvação, no final apoteótico me emocionei muito e fui às lágrimas com a música do Belchior: Galo, Noites e Quintais, recomendo todas as peças dessa Cia.

Espetáculo Respeitável Público com inspiração na música do Chico Buarque Valsa dos Clowns

Ainda sobre a pandemia, como você vê a volta ao teatro, plateia híbrida é uma solução?

Acho que vamos gradativamente reabrindo, com público reduzido a princípio e conforme a pandemia for se resolvendo vamos voltando, e as grandes produções vão ficar lá pro final de tudo. Não acredito no híbrido, apesar de necessário.

No contexto cultural, o que acha da dança de cadeira na Cultura Nacional?

Acho péssimo e acredito que já estávamos muito ruins das pernas antes da pandemia, agora estamos no negativo. Fico pensando na situação dos artistas de circo, espero que a Lei Aldir Blanc tenha chegado a todos, o que duvido.

Quais são os projetos futuros? Está escrevendo alguma peça de teatro, spoiler? Rs

Estou lapidando um monólogo que tenho escrito há algum tempo, chamado Pérola aos Porcos, sobre abuso sexual para um concurso de dramaturgia. E esperando um sinal verde para ensaios no interior, do espetáculo anual, sobre os grandes musicais. Quero também montar um grupo voluntariado aqui em São Paulo na vila Itororó.

E pretendo, assim que passar a pandemia, assistir pelo menos 2 peças por semana, moro no Bela Vista, onde acontece muito teatro e me propicia isso. 

XX Sarau Objetivo – Quem é esse tal de Roque Enrow
Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Uma boa notícia: reabertura da Casa Villarino

Próxima Publicação

Eastern voará de Belo Horizonte aos EUA a partir de 28 de junho

50 Comentários

  • Show Murilo 🙌

    • Obrigado 🖤

  • I couldn?t resist commenting. Exceptionally well written!

    Here is my web-site :: sukko.com.ru

  • Remarkable! Its truly awesome post, I have got much clear idea on the topic of from this paragraph.

    Feel free to surf to my blog post; tsw1.home.pl

  • I delight in, cause I discovered just what I used to be having a look for.
    You’ve ended my four day lengthy hunt! God Bless you man. Have a nice day.
    Bye

  • Hi I am so thrilled I found your weblog, I really found you by accident, while I was searching on Aol for something else, Nonetheless I am here now and would just like to say
    many thanks for a remarkable post and a all round interesting blog (I
    also love the theme/design), I don’t have time to
    browse it all at the moment but I have book-marked it and also added your RSS feeds, so
    when I have time I will be back to read a lot more, Please do keep up
    the great job.

  • Conteúdo maravilhoso. Muito boa a entrevista

  • Hello, i think that i saw you visited my weblog thus
    i came to “return the favor”.I’m attempting to find things to enhance my web site!I suppose
    its ok to use a few of your ideas!!

  • This blog was… how do I say it? Relevant!! Finally I have found something that helped me.
    Thanks!

  • What’s up,I check your blog regularly. Your writing stgle
    is witty, keep doing what you’re doing!

    Here is myy blog gümüşhane escort

  • Thanks a lot for sharing this with all folks you really
    realize what you are speaking approximately!
    Bookmarked. Please also discuss with my site =).
    We can have a link alternate agreement between us

  • continuously i used to read smaller articles or reviews
    that also clear their motive, and that is also happening with this post which I am reading at
    this place.

  • Hello my friend! I wish to say that this post is awesome, nice written and
    include almost all significant infos. I’d like to see extra posts like this .

  • Clomid online pharmacy xlnpharmacy.com Zyvox

  • I visited many web sites except the audio quality for audio songs present at this
    website is truly marvelous.

  • I blog frequently and I really appreciate your content.
    This great article has truly peaked my interest. I’m going
    to book mark your website and keep checking for new details about once a week.

    I subscribed to your RSS feed as well.

  • You actually make it seem so easy with your presentation but I find this matter to be actually something that I think I would never understand.
    It seems too complex and very broad for me. I’m looking forward for your next
    post, I will try to get the hang of it!

  • Hmm it seems like your site ate my first comment (it was super long) so
    I guess I’ll just sum it up what I had written and say, I’m thoroughly enjoying your blog.
    I as well am an aspiring blog writer but I’m still new to the whole thing.
    Do you have any helpful hints for rookie blog writers?

    I’d really appreciate it.

  • Thank you for some other great article. The place else
    may just anybody get that type of info in such an ideal way of writing?
    I’ve a presentation next week, and I am on the search for such info.

  • Excellent blog right here! Also your site rather a lot up fast!
    What host are you the use of? Can I get your affiliate
    link to your host? I want my site loaded up as fast as
    yours lol

  • I am sure this paragraph has touched all the internet
    users, its really really pleasant paragraph on building up new blog.

  • For most recent information you have to pay a quick visit world-wide-web and on world-wide-web I
    found this site as a finest web page for newest updates.

  • Thank you, I hɑve ust been searching for information approⲭimatelу this
    topic for ages aand yours is the beѕt I’ve
    found out so far. Вut, what concerning the bottom line?
    Are yߋu positіve conceening the source?

    Lߋok att my һⲟkepage … Situs bandarqq

  • hey there and thank you for your info – I have certainly picked up anything new from right here.
    I did however expertise a few technical issues using this website,
    as I experienced to reload the site a lot of
    times previous to I could get it to load correctly. I had been wondering
    if your hosting is OK? Not that I am complaining, but slow loading instances times will sometimes affect
    your placement in google and could damage your high-quality score if ads and marketing with Adwords.
    Well I’m adding this RSS to my e-mail and could look out for a lot more of your respective exciting content.
    Make sure you update this again soon.

  • You гeally make it seem so easy with your pгesentation but Ι find this matter
    to be actually ѕomethiung which I think I would never understand.
    It seems too complex and ѵery broad for me. I am lpоking forward for your next post, I’ll trгy to get the hng of it! https://indiwiki.udata.id/mediawiki/index.php?title=Info_Situs_Poker_PKV_Games_Online_DominoQQ_BandarQQ_Menolong_Ente_Menjangkau_Mimpi_Kamu

  • Hi there! This is my first comment here so I just wanted to
    give a quick shout out and say I really enjoy reading your blog posts.

    Can you suggest any other blogs/websites/forums that go over the same topics?
    Thanks a lot!

  • I was recommended this webѕite by mmy cousin. I aam not ѕure whether this
    pⲟst is written by һim as no оne else know such etailed aƅout myy
    difficulty. You’re incredible! Thanks!

    Feel free to surf to my blog post; poker pkv

  • It’s remarkable for me to have a website, which is useful in favor of my experience.

    thanks admin

  • Sempre o máximo !!!
    Ótima entrevista Murilo Grilo.
    O Claudmar Gonçalves Costa é um arraso.
    👏👏👏

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life authors and blogs

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • I don’t know about you all but I am obsessed with airplanes. I have a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2011/04/check-out-these-april-fools-jokes-from-airlines/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life websites and blogs

  • I don’t know about you guys but I am obsessed with airplanes. I had a friend in highschool that loves airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2009/05/woman-has-interesting-dinner-then-starts-to-bite/

  • I don’t know about you people but I infatuated with airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2008/07/should-boeing-and-airbus-be-scared-probably-not/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life websites and blogs

  • I don’t know about you all but I infatuated with airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff I don’t know about you guys but I love airplanes. I had a friend in highschool that loved airplanes, so here are some airplane related stuff https://www.airlinereporter.com/2010/09/the-great-service-of-flying-still-exists-in-first-class/

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life articles and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl authors and blogs

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. Second life is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life articles and blogs

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl articles and blogs

  • free adult dating sites
    local girla near me personals

  • As a Newbie, I am constantly browsing online for articles that can help me. Thank you

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.