DOUGLAS DELMAR ENTREVISTA A ARTISTA E POETISA TEREZINHA MALAQUIAS

Terezinha Malaquias – Projeto Olhe para mim… Schau mich an – Arquivo Pessoal

Terezinha Malaquias nasceu em Frutal, Minas Gerais, mas ainda jovem, mudou-se para São Paulo com a família. Mais tarde, em 2008, passou a morar na cidade de Freiburg, Alemanha. Estudou teatro e performance no Brasil. Mas se formou escultora na Alemanha. É multiartista e trabalha com várias linguagens (desenho, pintura, colagem, fotografia, performance, videoinstalação, videoperformance. Escreveu e publicou seis livros, de poesias, infantil e um livro contando a sua experiência com o ato de posar como Modelo Vivo. Tem um canal no Youtube e lá criou a série “Brasileirxs Estrangeirxs como Eu. Criou e apresenta no seu Instagram @terezinhamalaquias, a live “Café da Manhã/Frühstück”. Desde 2017 faz a série “Olhe para mim… Schau mich na”, que é fotoperformance, autorretrato com os temas “visibilidade” e “resistência“. Trabalha também com Reiki e Terapia Multidimensional porque acredita no poder dessas terapias para o bem estar próprio e para ajudar outras pessoas.

Terezinha Malaquias em ensaio fotográfico- Crédito Gerhard Borchert

1 – Como a poesia passou a fazer parte da sua vida?

Eu entrei na escola com 10 anos, porque morava na fazenda. Mas já era alfabetizada pela minha irmã Maria Célia. Com 11 anos comecei a escrever as primeiras poesias.

2 – Você é uma artista de múltiplos talentos e facetas, pois além da poesia, também se expressa através da escultura, da pintura, da fotografia, entre outras formas. O que a levou a seguir pelo caminho da arte? E como consegue conciliar tantas atividades?

Nasci com desejo da arte e aos 5 anos já pedia para os meus pais, para mudarmos para São Paulo, capital, para eu ser artista. Embora tenha demorado muitos anos para eu ter a consciência de onde veio esse desejo, mas talvez eu o tenha herdado dos meus pais. Minha mãe cantou durante muitos anos no coral da igreja católica da cidade dela. Meu pai, além de cantar em festas de Folia de Reis, dançava cantira.

Eu iniciei minha carreira como manequim e modelo fotográfico. Fiz teatro profissional em São Paulo e participações em novelas do Sbt, como “Como Sangue do meu Sangue”, “Marisol”, na Record, a “Turma do Gueto”.

Assim como nós, a arte é múltipla. E eu escolhi trabalhar com diversas linguagens. Dependendo do projeto que trabalho ou desenvolvo no momento, escolho uma ou outra linguagem para me expressar.

Aquarela feita por Terezinha Malaquias – Arquivo Pessoal

3 – O que a inspira a criar sua arte?

A vida me inspira muito. Os acontecimentos do cotidiano, as pessoas e as histórias que elas carregam. Trabalho muito com temas que eu chamo de pessoais, mas eles são também universais. Vivências nossas, experiências humanas que vivemos em algum momento da nossa vida.

4 – Você é autora do livro “Menina Coco” onde conta três histórias da sua infância na fazenda onde viveu com sua família. Conte-nos um pouco sobre essa obra.

Tem a história do Dourado que era o meu burro e escrevi sobre as minhas aventuras com ele. Nossa amizade. O Enterro da Bolinha que foi a primeira cachorrinha que minha família teve e morreu muito cedo, por causa de um acidente doméstico. E o conto Menina Coco, que dá título ao livro, é sobre o dia que o meu pai pegou o estilingue dele e apontou para o pé de coco, carregado de coquinhos amarelinhos. (O coco da minha história é um coquinho pequeno que a gente chupa).

Capa do livro de poesias Teodoro – Arquivo Pessoal

5 – Você lançou o livro “Modelo Vivo”, onde desmistifica essa profissão. Conte-nos como foi escrevê-lo e como foi a experiencia de trabalhar como modelo vivo.

Desejava imensamente escrever um livro sobre a minha experiência com o ato de posar. Profissão essa, que eu amei fazer durante quase 28 anos. Eu fui escolhida e abraçada por ela.

No livro, assim como no filme curta metragem “NA POSE IN DER POSE” que fiz em 2017 no Rio de Janeiro e finalizamos em 2018, é um relato e homenagem ao trabalho. O curta tem direção do Alex Mello e Vitor Kruter. Eu sou a performer e produtora executiva. Trabalhar como Modelo Vivo, foi um dos melhores presentes que a vida me deu. Eu me tornei uma pessoa muito melhor do que era antes com esse trabalho. Mais consciente do meu corpo, passei a amar e respeitá-lo mais.

Posar é um ato de profunda entrega e confiança. É um ato de humildade, amor e respeito.

6 – O seu livro de poesia “Teodoro” foi inspirado por acontecimentos da sua vida e do seu cotidiano, tanto na Alemanha quanto no Brasil. Há alguma memória em especial que a inspire?

Teodoro, são poesias e pequenos contos do cotidiano. É também uma homenagem à vida, à minha ancestralidade. Teodoro era meu avô materno e tem uma poesia para ele. Escrevi sobre a lembrança da morte dele, que ainda hoje está presente na minha memória. Escrevi para homenagear a memória do meu pai e da minha mãe. E tem outros temas também.

Não é um livro triste. Fala de vida que aqui esteve e estará eternamente no coração das minhas lembranças. Escrevi sobre encontros inesperados que a vida me presenteia, dos sorrisos que recolho por onde passo. Daquilo que os meus olhos vêm e estava guardado dentro de mim.

Terezinha Malaquias – Projeto Olhe para mim… Schau mich an – Arquivo Pessoal

7 – Você já vive há 13 anos em Freiburg, Alemanha. Como é morar em um país com uma cultura tão distinta da sua terra natal? Quais diferenças você percebeu?

É realmente outra cultura, outro mundo. É estar num constante aprendizado diário, sem nunca perder a minha essência de brasileira. As diferenças são gritantes: clima, pessoas, costumes, comida, casas…

Por exemplo: aqui não andamos com os sapatos da rua dentro de casa. Muitas pessoas não almoçam. Só tomam café da manhã, comem uma fruta ou um pão na hora do almoço e depois jantam. Me adaptei muito rápido a esse jeito de viver. As pessoas não abraçam e beijam como fazemos no Brasil. Me lembro que o marido de uma grande amiga alemã, só depois de 4 anos, ele passou a me cumprimentar com beijos. É natural convidar alguém para comer na sua casa ou ser convidada para a casa de alguém e todas as pessoas levam algo para comer ou beber.

8 – Você é natural de Frutal, Minas Gerais. Sente saudades da sua cidade natal? Ela inspirou sua trajetória artística de alguma forma?

Sim, sinto saudade de Frutal e também de São Paulo, cidade que o meu coração escolheu para nascer e onde eu vivi a maior parte da minha vida. Cheguei em São Paulo com apenas 14 anos. Tenho escrito muito sobre as minhas raízes mineiras tanto nas poesias quanto nos contos. Com o passar dos anos morando aqui, começo a me voltar para as lembranças da minha infância mineira.

Pintura de Terezinha Malaquias – Arquivo Pessoal

9 – Vivemos em tempos onde as mulheres cada vez mais conquistam seus direitos e tem a liberdade de expressarem suas opiniões e desejos. Nesse contexto, qual é a sua opinião sobre o protagonismo feminino nas artes?

Sou muito feliz de poder viver nesse tempo onde o protagonismo feminino nas artes só cresce. Sinto que precisamos avançar muito ainda. Mas começamos a sermos vistas. E não terá volta. Seguiremos ocupando cada vez mais o nosso lugar de direito nas artes, na literatura. Talento nós temos e podemos fazer o que nós quisermos. E que o mundo pare para nos olhar e nos aplaudir.

Como mulher preta que sou acho extremamente importante fazer esse recorte racial e de gênero. Tenho muitos trabalhos em diversas linguagens nos quais eu trago esse tema para a cena. “Visibilidade e resistência”, estão presentes na minha vida-arte-vida. Não há separação.

10 – Terezinha Malaquias, a Revista do Villa agradece a sua participação. Desejamos todo sucesso em sua trajetória artística e cultural. Para finalizarmos, deixe uma mensagem aos nossos leitores!

Eu me sinto feliz e honrada em ser entrevista pela Revista do Villa. Muito, muito obrigada! Desejo a vocês muito sucesso, reconhecimento e vida longa!

Leitoras/leitores: ouçam o coração de vocês! Trabalhem para realizarem os seus sonhos. Cuidem-se! Fiquem e permaneçam saudáveis. Reconheçam o presente que é viver!

Ensaio Fotográfico – Crédito Diego Cavalcante

Redes Sociais:

Clique abaixo e conheça mais!


Youtube


Instagram


Link


Safari

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Flávio Santos Apresenta a História do Professor Carlos Octávio Flexa Ribeiro

Próxima Publicação

SP tem as lojas de moda vintage mais bem avaliadas do mundo

60 Comentários

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • That is a good tip especially to those new to the blogosphere. Brief but very accurate informationÖ Thanks for sharing this one. A must read article!

  • Good article. I am facing many of these issues as well..

  • Thanx for the effort, keep up the good work Great work, I am going to start a small Blog Engine course work using your site I hope you enjoy blogging with the popular BlogEngine.net.Thethoughts you express are really awesome. Hope you will right some more posts.

  • Hello there! I could have sworn Iíve been to this blog before but after looking at a few of the posts I realized itís new to me. Anyways, Iím definitely pleased I discovered it and Iíll be book-marking it and checking back often!

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • Hi there Dear, are you in fact visiting this
    website regularly, if so after that you will absolutely get pleasant
    knowledge.

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • Unquestionably imagine that which you said. Your favorite reason seemed to be
    at the net the simplest factor to have in mind of.
    I say to you, I definitely get irked while folks consider worries that they just don’t realize about.
    You controlled to hit the nail upon the highest and outlined out the whole thing with no
    need side-effects , folks could take a signal. Will
    likely be back to get more. Thank you

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • What’s up i am kavin, its my first occasion to commenting
    anywhere, when i read this article i thought i could
    also make comment due to this sensible piece of writing.

  • so much wonderful info on here, : D.

  • Ablam bu sefer kendi oğluna sordu, bu stepsız olmayacak baldız.

    Ne olur acele et, amına götüne sürte sürte idare ettik, biraz
    içimde bekledi ve çıktı götümden. Arkadan bastırılması,
    animalgayaex Aslı bacaklarını

  • Hey There. I discovered your weblog the usage of msn. That is an extremely well written article.
    I will make sure to bookmark it and come back to read more of
    your helpful information. Thanks for the post. I will definitely comeback.

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • Thank you forr ѕharing your info. I trᥙly аppreciate youг efforts
    and I will be waiting fߋr youг next poѕt thanks oncе again.

    Have a look at my web sie sіtus slot (manuelqgxp.bloggersdelight.dk)

  • It’s a pity үou don’t have a donate Ƅutton! I’d moost certɑinly donate tto this bгilliɑnt
    blog! I suрpose for now i’ll settle for bookmarking and ɑdding your RSS
    feed to my Google accօunt. I look forwаrd tоo fresh updates and will talk about this blog with my Faⅽebbook groᥙp.
    Chat soߋn!

    My web page – indo777

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • I dugg some of you post as I cerebrated they were very useful very beneficial

  • Hey there! Do you know if they make any plugins to
    assist with SEO? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.
    If you know of any please share. Appreciate it!

  • I discovered your weblog site on google and test a couple of of your early posts. Continue to maintain up the excellent operate. I simply further up your RSS feed to my MSN Information Reader. Seeking ahead to reading more from you in a while!…

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have truly enjoyed surfing around your blog
    posts. In any case I’ll be subscribing to your rss feed and I hope you
    write again soon!

  • This was great! I would like you to clean up all this spam though

  • Hello! I simply want to offer you a big thumbs up for the excellent info you have
    got here on this post. I’ll be returning to your site for
    more soon.

  • Woaһ! I’m really lⲟvig the template/thеme of thi bⅼog.
    It’s sіmple, уet effective. A lot of times it’s hard to get that “perfect balance”
    between usaЬility andⅾ visual aрpeal. I must say you’ve done a
    fantastic job with this. Aɗditionally, the blog loads
    super fast for me on Chrome. Oսtstɑnding Blog!

    my web blog :: situs judi online terpercaya

  • Hi there to every body, it’s my first go to see
    of this blog; this weblog consists of awesome and in fact fine material for readers.

  • I’ve been exploring for a little for any high quality articles or blog posts in this kind of area
    . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this
    site. Studying this info So i’m happy to convey that I have
    an incredibly just right uncanny feeling I came upon just what I needed.

    I so much surely will make sure to don?t put out of your mind this website and
    provides it a look regularly.

  • I do not even know how I finished up right here,
    but I thought this post used to be great. I do not understand who
    you might be but certainly you are going to a famous blogger if you are
    not already. Cheers!

  • Hello there, just became alert to your blog through Google, and
    found that it’s really informative. I’m gonna watch out for brussels.
    I’ll be grateful if you continue this in future. Numerous people will be benefited from your writing.
    Cheers!

  • Wow, this post is good, my younger sister is analyzing such things,
    so I am going to tell her.

  • great submit, very informative. I ponder why the opposite specialists of this sector don’t notice this.
    You must proceed your writing. I am confident, you have
    a great readers’ base already!

  • Amazing things here. I am very happy to look your article.
    Thank you so much and I am looking ahead to contact you. Will you
    please drop me a mail?

  • What’s up, its nice post on the topic of media print, we all be familiar with media
    is a wonderful source of facts.

  • I’ll right away grab your rss as I can’t to
    find your email subscription link or e-newsletter service.
    Do you have any? Kindly permit me recognise in order that I may subscribe.
    Thanks.

  • Thank you for the auspicious writeup. It if truth be told
    used to be a leisure account it. Glance advanced to far delivered agreeable from you!

    By the way, how can we keep in touch?

  • Heya i’m for the primary time here. I came across this board and I find It truly helpful & it helped me out much.

    I am hoping to give something back and help others such
    as you helped me.

  • I am regular visitor, how are you everybody? This article posted at this
    web site is genuinely pleasant.

  • We’re a gaggle of volunteers and opening a new scheme in our community.

    Your site provided us with valuable info to work on. You’ve done a
    formidable job and our whole neighborhood will be thankful to you.

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • Useful info. Fortunate me I found your website unintentionally,
    and I am stunned why this accident didn’t took place earlier!
    I bookmarked it.

  • This was awesome! I would like you to clean up all this spam though

  • Thanks a lot for the blog.Really thank you! Fantastic.

  • good free dating sites
    taylor swift dating karlie kloss

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.