Daniel Braga Apresenta os Cuidados com a Pele no Inverno

Por que a pele fica mais ressecada no inverno? Médicos explicam e dão dicas para evitar o agravamento do problema 

A pele sofre bastante no clima frio, principalmente pela diminuição da umidade do ar, o clima fica mais seco e isso reflete diretamente na nossa pele. Com o ressecamento nossa barreira cutânea perde sua integridade, ficando mais predisposta à dermatites e infecções. As queixas mais comuns são que a pele ficou mais áspera, ressecada, com descamação e vermelhidão e os pacientes que mais sofrem são aqueles que já possuem algum problema de pele como dermatite atópica, rosácea, psoríase, dermatite seborreica e acne.

Além disso dois fatores que contribuem diretamente para a saúde da nossa pele são a ingesta de água, que geralmente é menor no tempo frio, e a temperatura do banho, que tende a ser maior piorando o ressecamento”, explica a dermatologista Dra. Fabiana Seidl, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Os cuidados com a pele devem ser redobrados no inverno. “O frio leva a uma diminuição da transpiração corporal e, principalmente quando associado a uma baixa umidade, pode levar ao ressecamento excessivo da pele, aumento da sensibilidade e diminuição da sua capacidade de regeneração e da efetividade da sua função de barreira, inclusive tornando a pele mais vulneráveis a ação de agentes externos, como a poluição”, explica o médico Dr. Franklin Veríssimo que atua com medicina estética em Fortaleza (CE).  

A principal medida de prevenção é hidratar. “Quando falo de hidratação me refiro não somente a hidratação da pele, que mantém íntegra a barreira lipídica, mas também à ingesta de água adequada. Minha recomendação é manter uma ingesta de cerca de 2 litros de água por dia, tomar banhos mornos e não muito demorados, preferir sabonetes mais hidratantes que possuam pH mais próximo da pele (os famosos syndets) e aplicar o hidratante assim que sair do banho, de preferência nos primeiros três minutos após o banho (recomendo deixar no box)”, detalha Dra. Fabiana Seidl.  

A temperatura do banho também fica, em geral, mais alta no inverno e isso prejudica a pele. “O banho quente quando aliado ao uso de sabonetes inapropriados, causa uma maior perda de umidade e altera a camada de lipídeos que protege a pele, prejudicando sua função de barreira de proteção. A pele fica mais seca e suscetível a dermatoses (como psoríase, dermatite atópica, dermatite seborreica, rosácea) e aos fungos e bactérias patogênicos. O simples fato da pele estar ressecada já propicia o desenvolvimento de prurido intenso (coceira). Isso ocorre tanto no corpo quanto na face”, explica a dermatologista Dra. Ana Paula Fucci, Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da Academia Europeia de Dermatologia (EADV).

O tratamento da pele ressecada depende do tipo de pele e se houve lesão. “Na maioria dos casos, conseguimos ótimos resultados com hidratantes específicos, que possuem ação reparadora e calmante, mas muitas vezes é necessário iniciar pomadas a base de corticoides e antibióticos para casos de dermatites mais graves. Óleos de banho, óleos corporais e máscaras de hidratação também ajudam bastante nesse período. É importante salientar que mesmo pacientes com pele oleosa também sofrem com ressecamento e para isso temos hidratantes específicos para esse tipo de pele”, destaca a dermatologista Dra. Fabiana Seidl.  

O inverno também demanda cuidados especiais com os lábios. “Os lábios racham porque o ressecamento da pele diminui sua elasticidade. Usar Hidratante labial com frequência ajuda a minimizar esse dano”, alerta Dr. Franklin Veríssimo.  

A dermatologista Dra. Ana Paula Fucci apresenta sete dicas para manter uma rotina de cuidados com a pele no inverno: 

  • Tome o banho na temperatura menos alta que conseguir. Não precisa ser frio, mas evite o “banho sauna”.
  • Se sua pele já tem tendência a ser seca, utilize sabonetes suaves, que não piorem o ressecamento.
  • Hidrate a pele logo que sair do banho. Ela estará mais receptiva e o resultado será melhor.
  • Use produtos apropriados ao seu tipo de pele e, geralmente, os produtos para corpo e face são diferentes.
  • Mantenha sua rotina de tratamentos normalmente, seu dermatologista fará os ajustes necessários. 
  • Nesta época mais fria, costumamos aumentar o uso de ácidos no skincare, além de realizarmos tratamentos a laser ou peelings químicos. Portanto, não se esqueça de manter o filtro solar diariamente.
  • Se for usar maquiagem opte por “oil-free” ou não-comedogênica, termos utilizados para caracterizar produtos direcionados às pessoas que tem acne. Não são oleosas, não tamponam os poros e podem até conter substâncias que auxiliam no controle da oleosidade.

Fontes

Dra. Fabiana Seidl

Dermatologista
CRM RJ 5287852-9 / RQE 27351 
– Residência médica em clínica médica pela UERJ
-Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia 
-Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
– Título de especialista em clínica médica
– Dermatologista formada pelo Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay
– coautora do livro “Doenças da unha” (de Robertha Nakamura e Robert Baran)
– experiência em Dermatologia clínica, cirúrgica e estética
– artigos publicados na área de psoríase, tricologia e unhas.   

DrFranklin Verissimo Oliveira

CRM-CE 10920 
-Médico.  Formação em Medicina Estética 
-Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará-CE
-Especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pela UniversidadeEstadual do Ceará-CE
-Especialista e pós-graduado em Medicina RM Estética pelo Instituto BWS-SP
-Especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pelo Hospital Albert Einstein-SP 
-Atualmente atua com tratamentos dermatológicos faciais, com ênfase em técnicas minimamente invasivas, especialmente preenchedores injetáveis, toxina botulínica, bioestimuladores, fios e tecnologias (laser, luz e ultrassomicrofocado).

Dra. Ana Paula Fucci

-Dermatologista formada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

-Residência em Clinica Médica na UFF e Dermatologia na UFRJ.
-Título de especialista em Dermatologia (RQE: 19876) – (em 1.996 – 24 anos de experiência).
-Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e Academia Europeia de Dermatologia (EADV).
-Professora convidada do ambulatório de Dermatologia Estética (Cosmiatria) do Serviço de Dermatologia da UFRJ de 2012 a 2016
-Professora em curso extensivo de Cosmiatria, para dermatologistas e cirurgiões plásticos, desde 2017.
-Participação em diversos congressos dermatológicos ao longo dos anos, como coordenadora e/ou ministrando palestras e cursos práticos.
-Diversos artigos científicos publicados em revistas médicas indexadas, na área de Dermatologia.

Agradecimentos: Simone Barros

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

VIEIRA DO MINHO: PASSEIOS DE BARCO ESTÃO DE VOLTA À ALBUFEIRA DA CANIÇADA

Próxima Publicação

Hilton abrirá primeiro hotel Motto em São Paulo em 2024

24 Comentários

  • I loved as much as you will receive carried out right here. The sketch is tasteful, your authored subject matter stylish. nonetheless, you command get got an impatience over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably come more formerly again since exactly the same nearly a lot often inside case you shield this hike.

  • After exploring a handful of the articles on your site, I truly appreciate your way of blogging. I saved it to my bookmark site list and will be checking back in the near future. Please visit my web site as well and tell me your opinion.

  • Good web site you have here.. Itís hard to find high-quality writing like yours nowadays. I honestly appreciate individuals like you! Take care!!

  • Wonderful goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and
    you’re just extremely excellent. I actually like what you have acquired here, certainly like
    what you’re saying and the way in which you say it.
    You make it enjoyable and you still take care of
    to keep it sensible. I cant wait to read far more from you.
    This is really a great website.

  • Heya i am for the first time here. I came across this board and
    I find It truly useful & it helped me out a lot. I hope to
    give something back and help others like you
    helped me.

  • It’ѕ rеmarkable to visit thijs web site and reading thhe views of all colleagues about
    this parɑgraph, while I аm also zealous of gеtting knowledge.

    Feel free to visit my web site –baca infonya disini

  • Excellent post. I used to be checking constantly this blog and I’m impressed! Very helpful info particularly the ultimate section 🙂 I maintain such information a lot. I was looking for this certain info for a long time. Thanks and best of luck.

  • 789Coin สมัครบาคาร่า ออนไลน์ เว็บบาคาร่า อันดับ1 ที่มีค่าย เกมบาคาร่า รวมอยู่มากที่สุดในไทย ไม่ว่าจะเป็น เซ็กซี่บาคาร่า บาคาร่า SA Pretty บาคาร่า บาคาร่า DG และอื่นๆอีกมากมาย 789coin เป็นผู้ให้บริการบาคาร่าที่มีมาตรฐานระดับสากล
    ฝาก-ถอน ระบบอัตโนมัติ 100% อีกทั้ง ยังมี

    สูตรบาคาร่า AI รุ่นล่าสุด รวมถึง สมัครบาคาร่า ก็ใช้แค่เพียงเบอร์โทรศัพท์ เท่านั้นจะมีข้อความ OTP ตอบกลับอัตโนมัติทันที ไม่เกิน 4 วินาที ถือว่าเป็นเว็บที่เพียบพร้อมสำหรับ นักพนันบาคาร่า ทุกคน
    ระบบของเรามีการพัฒนาอยู่สม่ำเสมอ ให้ระบบมีความเสถียร และปลอดภัย เพื่อให้ผู้ใช้บริการรู้สึกปลอดภัย ทางเว็บแทงบาคาร่า 789coin พร้อมดูแลผู้ใช้บริการตลอด 24 ชั่วโมงสมัครบาคาร่า

  • Im thankful for the article.Really looking forward to read more. Fantastic.

  • Remarkable! Its in fact awesome paragraph, I have got much clear idea concerning from this piece of writing.

  • I really like it when people get together and share ideas.
    Great site, keep it up!

  • Yoour mode of describing all in this piece of writing is in fact pleasant,
    all be cpable of simply be aware of it, Thankms a lot.

  • Great post! We will bbe linking to this great post on our
    website. Keep up the great writing.

  • I love what you guys tend to be up too. Such clever work and exposure!
    Keep up the amazing works guys I’ve incorporated you guys to my blogroll.

  • Hi there to every body, it’s my first goo tto see oof this webpage; this webpage contains amazing and really excellent data in support of
    readers.

  • Hi there, yes this paragraph is genuinely nice and I have learned lot of things from it about blogging.

    thanks.

  • I luke it whenever people come together annd share thoughts.Great website, continue
    the good work!

  • Hello, after reading thhis remarkable piece off writing i am too cheerful to share my knowledge here
    with mates.

  • You ought to take part in a contest for one of the highest quality websites online.
    I am going to highly recommend this blog!

  • wow, awesome article post. Really Cool.

  • free chatting for marriage
    dating lds

  • dating sites free no registration
    bradley cooper dating history

  • Com o frio que está fazendo é importante demais cuidarmos da nossa pele. Senão resseca, e aí já viu. Um protetor solar todos os dias de manhã é um bom investimento para termos a pele de bebê até a terceira idade hahah 🙂

  • I?¦m not sure where you’re getting your information, however great topic. I needs to spend some time studying much more or understanding more. Thank you for wonderful info I used to be searching for this info for my mission.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.