DOUGLAS DELMAR ENTREVISTA A ESCRITORA E POETA ISABEL FURINI

Isabel Furini é natural de Buenos Aires, Argentina, mas reside atualmente em Curitiba. É poeta, escritora, palestrante e educadora. Há muitos anos trilhando o caminho da literatura, possui diversos títulos publicados, entre eles a coleção A Corujinha e os Filósofos da Editora Bolsa Nacional do Livro, em 2006, Joana, a Coruja Filósofa e O Grande Poeta, para o público infantil. Publicou também Os Corvos de Van Gogh e Outros Silêncios. Foi nomeada Embaixadora da Palavra pela Fundação Cesar Egido Serrano e Embaixadora da Rima Jotabé, na Espanha. Recebeu Comenda Ordem de Figueiró e foi nomeada Embaixadora Internacional e Imortal da Poesia pela Academia Virtual de Letras, Artes e Cultura do Brasil, em 2015. já teve seus poemas premiados no Brasil, na Espanha e em Portugal.  

O QUE É POESIA?

Não é megalomania

mas é fantasia

não espia

mas sitia a alma humana

 

Poesia é euforia

inebria, comove

é como o vinho

pode ser mania

 

A Poesia semeia utopias

e faz crescer as asas

 

Isabel Furini

1 – Conte-nos como a poesia passou a fazer parte de sua vida.

Era criança quando comecei a ouvir, ler e escrever poemas. A poesia me acompanhou na minha jornada. Deu à minha vida a oportunidade de aprimoramento. Todos os dias, ao acordar, depois de fazer uma oração, escrevo um poema. Não publico todos os poemas que escrevo, mas escrever é uma necessidade da alma.

2 – Cada poeta tem um modo particular de sentir o mundo, expressando através da escrita as sensações que dominam seu coração. E de onde você busca inspiração para criar seus versos? Há alguma vivência, alguma memória em especial?

Muitos de meus poemas nascem do estudo da filosofia. Filosofar é uma forma de ver o mundo, e poetizar é colocar pensamentos, ideias, sentimentos, emoções, lembranças, sensações, ou seja, o mundo interior, em palavras. Alguns poemas nascem no momento… às vezes, acordo com um poema dançando na mente. Se não procuro rapidamente uma folha de papel e uma caneta, o poema se afasta para sempre.

3 – Isabel, atualmente você é uma escritora premiada, que possui uma vasta carreira literária, com cerca de 35 livros publicados em diversos gêneros, como literatura infantil, poesia, comunicação, pesquisa e escrita criativa. Qual é a sensação após tantos feitos realizados? E tem novos projetos previstos?

A escrita me acompanhou durante toda a vida. Como tenho 71 anos de idade, passei por muitas etapas. Quando ministrava aulas de Filosofia Oriental, minhas leituras eram focadas nesse assunto. Durante vários anos ministrei aulas de oratória, e procurava ler os melhores livros dessa área. Quando iniciei a oficina “Como Escrever um Livro”, minha atenção se concentrou nos ensaios sobre escrita criativa. Aprender técnicas para escrever contos, crônicas e romances, ajuda muito, mas é a nossa alma quem indica o caminho. Já escrevi contos e crônicas e, no momento, voltei à minha primeira paixão: a poesia. E como todo artista, como todo poeta, quero morrer poetizando. 

4 – Você nasceu em Buenos Aires, Argentina, mas já morou em Medellín e Bogotá, na Colômbia, além de já ter viajado à Lima, Machu Picchu e Cusco, no Peru. Quais aprendizados essas experiências lhe trouxeram?

Em Medellín, ministrei as primeiras palestras, os primeiros cursos. Alguns ex-alunos ainda me enviam e-mails ou entram em contato pelas redes sociais. Porque o corpo envelhece, mas “o desejo de ser mais Ser”, como dizia Platão, esse desejo permanece. E depois de acolher na alma as sementes da Filosofia, da Poesia, não temos como fugir. Em Cusco, em Machu Picchu, tive a sorte de entrar em contato com alguns guias espirituais. Foi uma experiência inesquecível. É aquela sensação de que o mundo não pode ser só matéria. Não nascemos só para comer, dormir, trabalhar, nos divertir e morrer. Nascemos para pensar, sentir, auscultar o coração do universo. Se a alma é imortal precisamos dedicar nosso tempo ao trabalho mental, trabalhar nossa sensibilidade, olhar o mundo com os olhos de curiosidade e espanto de uma criança. Precisamos nos reinventar, como a ave Fênix.

Isabel Furini - Acervo Pessoal

5 – Você já ministrou diversas palestras e oficinas de escrita criativa. Na sua opinião, como podemos incentivar o hábito da leitura nas pessoas?

A maioria das pessoas, quando inicia um curso ou oficina de escrita criativa, fica entusiasmada. Querem conhecer livros sobre o assunto, querem ler e falar sobre os livros que mais gostaram. O fato de estar em um grupo onde se pode compartilhar opiniões sobre os livros lidos, proporciona uma troca de ideias, de experiências e incentiva à leitura. Não podemos esquecer que o ser humano é um ser gregário, ou seja, precisa do grupo. E o fato de pertencer a um grupo que valoriza a leitura é um ótimo incentivo. Por isso, leituras em público, grupos de leitura, clubes de leitura, saraus, reuniões com amigos para comentar livros, são excelentes incentivadores.

ESSAS ROSAS

Rosas são resplendor

da paixão

sem espelhos

e sem vírgulas

Só a emoção

das linhas

e das cores

dançando

nas retinas dos beija-flores.

Isabel Furini

Isabel Furini - Acervo Pessoal

6 – Isabel, você foi uma das fundadoras do Centro Filosófico Delfos, inicialmente em Medellín, Colômbia e mais tarde em Curitiba, aqui no Brasil, onde ministrou aulas e palestras. Conte-nos um pouco sobre essa experiência. 

Foram experiências excelentes para mim. Fui uma criança tímida, o fato de participar das aulas de Oratória do curso de Filosofia, permitiu-me falar em público. Ministrar palestras e aulas eram sonhos para mim, pois não só ajudam a perder a timidez, mas permitem passar a chama do conhecimento, semear inquietudes, ver novos horizontes. Analisar os textos que amamos e ouvir o grupo, nos ajuda a entender que não estamos sozinhos no mundo. 

É semelhante à história dos pássaros prisioneiros, que estão em jaulas separadas. Eles não podem encostar as asas, nem se aproximar, mas podem cantar, e esse canto vai além dos arames da gaiola. Esse canto une as almas. Quando em um grupo cada participante fala das ideias, pensamentos e emoções que foram despertadas a partir da leitura de um romance, conto, crônica, ensaio ou poesia, é o próprio ser que se está expressando, revelando camadas mais profunda da mente.

7 – Todo poeta e escritor, antes de tudo, é um exímio leitor. Assim sendo, quais autores você admira e gosta de ler? Algum deles influenciou em sua escrita?

Gosto de ler contos e poesias. Sou eclética. Contistas como Franz Kafka, Edgar Allan Poe, Julio Cortázar, Luiz Vilela, provocam admiração. Os poemas de Jorge Luis Borges, Alejandra Pizarnik, Fernando Pessoa, Amado Nervo, Neide Archanjo, Lau Siqueira, Olga Orozco, José Salgado Maranhão, são fascinantes. Tem outros, cujos nomes não lembro na hora. 

8 – O que diria a alguém que deseja adentrar o universo da escrita? 

Ser escritor pode parecer encantador, glamouroso, mas é um trabalho que exige muito tempo, muita dedicação. O escritor permanece sozinho durante muitas horas por dia. Escrever é um labor árduo e exige capacidade crítica. Como já falaram muitos autores: “Escrever é reescrever”. O texto precisa de aprimoramento.

9 – Em 2010 você criou o Projeto Poetizar o Mundo. Fale-nos um pouco sobre ele.

Esse projeto nasceu para homenagear poetas, escritores e artistas. É um pequeno gesto de reconhecimento. Precisamos valorizar as pessoas que se dedicam à Literatura e às Artes. Dizer: o caminho é longo, mas não estão sozinhos. O projeto visa também realizar concursos de Poesia e de Declamação.

10 – Isabel, a Revista do Villa agradece a sua participação e lhe deseja todo sucesso em sua caminhada artística. Para finalizar, deixe uma mensagem aos nossos leitores.

Escrever é uma maneira de voltar os olhos para dentro, para si próprio, tentando extrair o ouro que estava esquecido. Escrever nos ajuda a compreender o mundo interior e o mundo exterior. Se o leitor sonha com escrever, ou já escreveu alguns textos, não desista. Continue aprimorando a escrita. E seja bem-vindo a este mundo encantador e assustador, que é o mundo da Literatura.

BLOG

isabelfurini.blogspot.com

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Guilherme Marques apresenta um dos prazeres da vida

Próxima Publicação

QUATRO RIOS PORTUGUESES QUE AINDA GUARDAM RECANTOS QUASE SECRETOS

58 Comentários

  • You should be a part of a contest for one of the highest quality blogs online. I most certainly will highly recommend this website!

  • fantastic points altogether, you simply gained a new reader. What would you recommend about your post that you made some days ago? Any positive?

  • incrível este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  • Thanks for the information you brought to us. It is very interesting and new. Looking forward to reading more useful and new articles from you. |

  • Este site é realmente fascinate. Sempre que acesso eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

  • fabuloso este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até mais. 🙂

  • Este site é realmente fascinate. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas incríveis Você também pode acessar o nosso site e descobrir detalhes! informaçõesexclusivas. Venha saber mais agora! 🙂

  • This site was… how do you say it? Relevant!! Finally I’ve found something that helped me. Thanks a lot!

  • Thanks a lot for sharing this with all of us you actually know what you are talking about! Bookmarked. Please also visit my website =). We could have a link exchange agreement between us!

  • Having read this I thought it was really enlightening. I appreciate you finding the time and energy to put this informative article together. I once again find myself spending a significant amount of time both reading and posting comments. But so what, it was still worth it!

  • I could not resist commenting. Well written!

  • Thanks for another excellent post. Where else could anybody get that type of info in such a perfect way of writing? I have a presentation next week, and I’m on the look for such info.

  • Very good article. I will be experiencing a few of these
    issues as well..

    Look into my web-site – slot online terpercaya

  • Remarkable! Its in fact remarkable post, I have got much clear idea regarding from this piece of
    writing.

  • First of all I want to say fantastic blog! I had
    a quick question in which I’d like to ask if you don’t mind.

    I was interested too know how you center yourself and clear
    your head prtior to writing. I have had a difficult time clearing my
    mind in getting mmy ideas oout there. I truly doo take
    pleasure in writing but it just seems like the first 10 to 15 minufes tdnd to be wasted simply just trying to figure out
    how to begin. Any recommendations or tips? Appreciaate it!

  • Very energetic post, I loved that bit. Will there be a part 2?

  • Ahaa, its good dialogue regarding this piece
    of writing at this place at this weblog, I have read all that,
    so at this time me also commenting at this place.

  • Thanks a bunch for sharing this with all people you actually recognize
    what you are speaking approximately! Bookmarked.
    Kindly also seek advice from my website =). We can have a link change contract among
    us

    Visit my web-site … ViagRx Reviews

  • Hi mates, pleasant piece of writing and fastidious
    urging commented here, I am really enjoying by these.

    Also visit my web-site – Ikigai Weight Loss Reviews

  • Great blog you have here but I was curious if you knew
    of any forums that cover the same topics talked about here?
    I’d really like to be a part of online community where I can get responses from other experienced people that
    share the same interest. If you have any suggestions, please let me know.
    Cheers!

    Check out my homepage Cognifen

  • Everything posted was actually very reasonable.
    However, think about this, suppose you composed a catchier post title?
    I mean, I don’t want to tell you how to run your blog, however suppose
    you added a title that makes people desire more?

    I mean Kênia Esteves – Revista do Villa is kinda vanilla.
    You might glance at Yahoo’s home page and see how they create news headlines to grab
    people to click. You might try adding a video or a pic or two to
    grab people excited about what you’ve written. Just my opinion, it would make your posts a little bit more interesting.

    Also visit my web site SWEET456

  • Great blog right here! Additionally your web site so
    much up fast! What web host are you using?
    Can I get your associate hyperlink for your host?
    I want my website loaded up as quickly as yours
    lol

    Feel free to surf to my page … Lithederm

  • Nice blog here! Also your web site loads up fast! What host are you using?

    Can I get your affiliate link to your host? I wish my site loaded up as quickly as yours lol

    My website; Lithederm Cream

  • Hurrah, that’s what I was searching for, what a material!
    present here at this weblog, thanks admin of this web page.

    Here is my webpage; situs slot online

  • Wow, aᴡesome blog layߋut! Howw long hve үou Ьeen Ƅlogging for?
    yoս made blogging loߋk easy. The overall looҝ oof your web siote is wonderful, let alone thee content!

    Review my web page; slot online terpercaya

  • Hi, I think your site might be having browser compatibility
    issues. When I look at your website in Firefox, it looks fine but when opening
    in Internet Explorer, it has some overlapping. I just wanted
    to give you a quick heads up! Other then that, fantastic blog!

    Here is my web-site https://mpc-install.com/punbb-1.4.6/viewtopic.php?id=832987

  • You need to be a part of a contest for one of
    the greatest sites on the net. I will recommend this website!

    Feel free to visit my homepage … 456SWEET

  • Post writing is also a fun, if you know afterward you can write or else it is
    complicated to write.

  • An interesting discussion is worth comment. There’s no doubt that that you need
    to publish more on this subject matter, it may not be a taboo matter but typically people don’t talk
    about these subjects. To the next! All the best!!

  • I have been browsing on-line greater than 3 hours today, yet
    I by no means found any fascinating article like yours.

    It’s lovely value sufficient for me. In my opinion, if all site owners and bloggers made excellent content material as you
    probably did, the web will probably be much more helpful than ever before.

  • Thank you for sharing with us, I think this website genuinely stands out :D.

    Feel free to surf to my web site :: Metabo Fix

  • There is visibly a bunch to identify about this.
    I think you made various nice points in features also.

    My webpage http://forum.adm-tolka.ru

  • Hey, Ι think your blog might be having browser compatibility issues.
    When I ⅼook at your website in Opera, it loooks fine butt when opening in Internet Exрloreг, it has some overlapping.
    I just wanted to givе you a quick heads up! Other then that, excеllenbt blog!

    Here is my blog :: Vidio Bokep Orgy Archives – Rumah Bokep

  • Thanks for the marvelous posting! I actually enjoyed reading it, you may be
    a great author. I will make certain to bookmark your blog
    and will eventually come back down the road. I want to encourage you to continue your great
    posts, have a nice evening!

    my web-site: Keto Charge

  • Wow! Finally I got a blog from where I know how to truly take valuable information regarding my
    study and knowledge.

  • For hottest information you have to go to see world-wide-web and on world-wide-web I
    found this web site as a most excellent site for hottest updates.

    Have a look at my web site Vital Maxx XL Pills

  • Does your blog have a contact page? I’m having a tough time locating it but, I’d like to shoot you an e-mail.
    I’ve got some suggestions for your blog you might be interested in hearing.
    Either way, great website and I look forward to seeing it
    improve over time.

  • Definitely believe that which you said. Your favorite reason seemed to be on the net the easiest
    thing to be aware of. I say to you, I certainly get annoyed while people think about worries that they just do not know about.

    You managed to hit the nail upon the top and defined out the whole thing without having side-effects
    , people can take a signal. Will likely be back to get more.
    Thanks

    Also visit my page … Bart

  • It’s awesome for me to have a site, which is helpful designed
    for my knowledge. thanks admin

    Have a look at my web blog; http://clubriders.men

  • Hey there, I think your blog might be having browser compatibility issues.
    When I look at your blog in Chrome, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some
    overlapping. I just wanted to give you a quick heads up!
    Other then that, fantastic blog!

  • Hi, this weekend is fastidious in favor of me, because this time i am reading this fantastic educational
    paragraph here at my residence.

    Also visit my web site … Dream Lift Skin Serum

  • It’s an awesome post in support of all the internet users; they
    will take benefit from it I am sure.

    My site … Elite Burn Keto Pills

  • Hi, Neat post. There is an issue along with your web site in internet explorer, may check
    this… IE still is the marketplace leader and a large component of
    folks will omit your excellent writing due to this
    problem.

    my website: Hermelinda

  • Keep functioning ,terrific job!

    Also visit my page Vital Maxx XL

  • It’s impressive that you are getting thoughts from this post as well as from our argument made here.

  • It’s very easy to find out any topic on web as compared to textbooks,
    as I found this post at this web site.

  • It’s awesome for me to have a website, which is valuable in support of
    my knowledge. thanks admin

  • Very energetic blog, I liked that bit. Will there be a part 2?

  • wonderful points altogether, you simply received a new reader.
    What may you suggest about your submit that you just
    made a few days ago? Any certain?

  • I just like the valuable information you supply in your articles.

    I will bookmark your blog and check once more here regularly.
    I’m relatively sure I will learn a lot of new stuff right here!
    Best of luck for the next!

  • Thanks for your personal marvelous posting! I actually enjoyed
    reading it, you might be a great author. I will always bookmark your blog and will eventually come back in the
    foreseeable future. I want to encourage one to
    continue your great posts, have a nice afternoon!

  • Your style is unique compared to other folks I’ve read stuff from.
    Thanks for posting when you have the opportunity, Guess I will just
    bookmark this site. quest bars http://tinyurl.com/49u8p8w7 quest bars

  • For newest news you have to pay a visit internet and on world-wide-web I
    found this site as a best website for latest updates.

    asmr https://app.gumroad.com/asmr2021/p/best-asmr-online asmr

  • Hey! This is my 1st comment here so I just wanted to give a
    quick shout out and say I genuinely enjoy reading your blog posts.

    Can you recommend any other blogs/websites/forums that go over
    the same topics? Thanks! quest bars https://www.iherb.com/search?kw=quest%20bars quest bars

  • each time i used to read smaller content that
    also clear their motive, and that is also happening
    with this piece of writing which I am reading
    now. ps4 games https://j.mp/3nkdKIi ps4

  • I was able to find good advice from your blog posts.
    cheap flights http://1704milesapart.tumblr.com/ cheap flights

  • Stunning quest there. What occurred after? Take
    care! scoliosis surgery https://coub.com/stories/962966-scoliosis-surgery scoliosis surgery

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.