David Reis apresenta Mostra ‘Cores de Frida’ • Um pouco sobre o Casarão de Ideias, em Manaus

A icônica pintora mexicana Frida Kahlo passou a ocupar, na última sexta-feira(16), um espaço no Casarão de Ideias, Rua Barroso, 279, centro de Manaus. Trata-se da mostra ‘Cores de Frida’, composta por bonecas, instalações e peças interativas livremente inspiradas nas obras de uma das artistas mais controversas da sua geração. A mostra ficará em exposição até dia 15 de agosto.

Mostra ‘Cores de Frida’, no Casarão de Ideias. Foto: João Fernandes

A ocupação está aberta para visitação de quarta-feira a domingo, sempre das 15h às 20h, com entrada gratuita.

Entrada Gratuita, de quarta a domingo, das 15h às 20h. Foto: João Fernandes

Além disso, serão formados grupos com dez pessoas por visitação, mas sem a necessidade de agendamento prévio, tendo em vista que tudo será organizado pelo receptivo do local.

O uso da máscara de proteção e o distanciamento social seguem sendo protocolos utilizados pelo espaço cultural para ajudar a conter a pandemia.

Mais detalhes da Nova Mostra do espaço cultural. Foto: João Fernandes

Vale ressaltar que a ocupação ‘Cores de Frida’ faz parte do projeto de ocupação e é patrocinada pela Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

A Mostra ficará em exposição até 15 de Agosto. Foto: João Fernandes.

Sobre o Casarão de Ideias

O Casarão de Ideias é uma associação cultural sem fins lucrativos cuja finalidade é a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico. Concebido inicialmente para ser a sede da Cia. de Idéias, hoje a entidade desenvolve as mais diversas atividades culturais, um lugar para todas as artes.

Em 2021, completou 11 anos de atividades, tornando-se um ponto cultural, social e afetivo da cidade de Manaus.

Fachada com a preservação da arquitetura e história do prédio. Foto: João Fernandes

Seu espaço físico também é amplamente utilizado para ações transitórias. Ensaios de outros grupos, exibições de fotografia, concertos, debates, reuniões, oficinas e espetáculos de teatro e dança, são algumas dessas ocupações.

Um dos espaços instagramáveis do Casarão. Foto: João Fernandes

Além de atividades realizadas no próprio espaço, o Casarão de Idéias possui diversos projetos que atuam e agregam ações sociais, culturais, empreendedoras e de inovação.

Projeto Pedalando pela Manaus que se constrói, realizado pelo Casarão de Ideias. Foto: João Fernandes

O Casarão possui um Salão Cênico com capacidade de 70 pessoas, para apresentações múltiplas e realização de eventos artísticos, sociais e corporativos, sendo reestruturado rapidamente em função da atividade escolhida.

Salão Cênico com capacidade para 70 pessoas. Registro de 2018. Foto: João Fernandes

O espaço conta com um Teatro de Fantoches, que abriga uma coleção de bonecos e que dialoga com a arquitetura do Casarão, bem como possibilita encontros de formação técnica pela estrutura montada.

Coleção de Bonecos de diversas técnicas de manipulação e lugares diferentes. Foto: João Fernandes

Há uma Sala de Exposição que promove as diversas manifestações das artes contemporâneas, com vistas a fomentar a pesquisa, estimular novos processos investigativos e outras experimentações de linguagens, sendo elas: fotografia, artes plásticas, Instalações, individuais, coletivas e outras ocupações ampliando assim a participação e a popularização das linguagens, além de fortalecer as dinâmicas sociais da arte.

Registro da Exposição “Uma Instalação Poética “, em homenagem ao grande amazônida Thiago de Mello. Foto: João Fernandes

O Casarão conta também com o Cine Café, um espaço decorado que aproxima cinema e arte, objetos despojados e com muita leitura, o Cine Café une três paixões do brasileiro: Café, Cinema e Leitura. É possível esperar a sessão começar apreciando um cardápio variado e com diversos cheiros e sabores. Oferece desde chá, ou cafés importados com doces e salgados.

Cine Café rodeado de muitos livros. Foto: João Fernandes

Cercado de livros, no Cine Café você pode se concentrar nas leituras de livros de artes como Teatro, dança, música, e outros que estão disponíveis apenas para atividade local. Recentemente, no espaço estão sendo vendidos livros, principalmente de escritores locais.

Espaço para venda de livros, principalmente de escritores locais. Foto: João Fernandes

No prédio, há um lindo Rooftop, sendo especialmente planejado para os momentos de lazer. Com um desenho livre, as curvas do paisagismo acolhem aquele que deseja contemplar o ambiente urbano por uma outra forma de percepção.

Rooftop • refúgio da agitação da cidade. Foto: João Fernandes

Um dos Espaços mais interessantes é o Cine Casarão, único cinema no Centro Histórico de Manaus. Possui 35 lugares com cadeiras originais de cinemas antigos que foram adquiridos pelo Casarão, além de uma iluminação, sonorização e tela próprias para cinema. O Cine Casarão é uma sala de cinema independente com preços populares.

Cadeiras originais de cinemas antigos, seguindo todo o protocolo de distanciamento social. Foto: João Fernandes

O primeiro Parklet da cidade foi feito em frente ao Casarão de Ideias. Uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano(IMPLURB), em parceria com o Casarão de Ideias, vem a partir do decreto 3520/2016, que criou o conceito do mobiliário urbano para Manaus. Traz a essência da cidade em um pequeno espaço, que pode servir para uma pausa, para um descanso, para encontrar um amigo, ler um livro, e principalmente, não servir a nada disso e a tantas outras coisas, essa é a beleza da democracia do espaço público.

Primeiro Parklet de Manaus. Foto: João Fernandes

Tem uma exposição permanente de máscaras usadas nos mais diferentes contextos: da ópera chinesa de Sichuan passando pelo medieval teatro Nô japonês, ritos de povos indígenas latino-americanos ou de aborígenes e cerimônias de iniciação de povos africanos, carnavais europeus e festivais de ano-novo no Extremo Oriente.  A exposição tem itens de praticamente todos os grupos étnicos, independentemente de épocas ou tradições.

Exposição permanente Máscaras do Mundo. Foto: João Fernandes

Um dos espaços recentemente inaugurado é a Escola de Ideias e Negócios Sociais, que é um ambiente de conexão, aprendizagem e criação para organizações e empreendedores comprometidos com a transformação de impacto, oferecendo programas de formação e aceleração para projetos e negócios sociais.

Escola de Ideias • Espaço de colaboração, criação e conexões de impacto. Foto: João Fernandes

Loja Colaborativa, que une diversos negócios em um único espaço, dando oportunidade para pequenos empreendedores, que buscam expor seus trabalhos.

Algum dos produtos a venda na lojinha colaborativa. Foto: João Fernandes
Casarão de Ideias
Rua Barroso, n°279 – Centro
(Próximo ao Teatro Amazonas)
Manaus/Amazonas
Contato: (92)3633-4008
 
Fotos: João Fernandes. 
Publicação Anterior

Sonia Belart aborda Uma mulher portuguesa que nos inspira

Próxima Publicação

Halloween do Universal terá casas de clássicos do terror

513 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.