XANDY NOVASKI ENTREVISTA O ARQUITETO DE INTERIORES E EMBAIXADOR DO RIO DE JANEIRO CHICO VARTULLI

Quando pensamos em glamour e praticidade nos recônditos de uma casa, não há como não mencionar CHICO VARTULLI. O Arquiteto de Interiores é referência na capital fluminense e tem projetos espalhados por todo o país. Por falar em Rio de Janeiro, Chico Vartulli, que é embaixador da cidade há 11 anos, mostra, em cada ato e pesquisa que realiza pelos bairros (como Copacabana) o amor que tem pela cidade. Conheça um pouco mais desse profissional ímpar e um grande ser humano!

CHICO VARTULLI - Crédito Arquivo Pessoal
  • Você nasceu em Congonhas, uma cidade histórica de Minas. Acredita que a paisagem local com seus prédios históricos possa, mesmo que indiretamente, ter influenciado na sua escolha pela arquitetura?

Uma cidade linda, mas saí muito novo, não busquei inspiração lá. Sempre gostei de viajar. Esses roteiros pelo mundo afora me deram o tão amado destino.

  • Quando pensamos em arquitetura, nós leigos projetamos a área externa de uma construção. Porém, a arquitetura vai muito além. Na época da sua especialização em interiores, adquirida em Berlim, Alemanha, falava-se tão abertamente na praticidade e beleza de uma área interna de uma casa como se fala hoje? Já era moda, tendência no Brasil?

O aconchego na casa desde toda vida é uma prioridade. Claro que de alguns anos para cá as pessoas começaram a se preocupar mais com o interior. A Europa deu uma antecipada. Moda e tendência no Brasil estava gatinhando.

  • O que a Europa te ensinou, Chico?

Sempre fui muito ligado à Europa, seus estilos, suas peculiaridades. Sempre encontrei respostas para muitas coisas, como harmonizar, juntar, definir culturas e acasalar. O antigo com o moderno em certos centros urbanos me foi um alucinógeno. Berlin, por exemplo, uma cidade devastada pela guerra e hoje um sinônimo de luxo. Diante de tudo isto, aprendemos muito!

CHICO VARTULLI - Crédito Arquivo Pessoal
  • Por falar em arquitetura, prédios, fachadas, recordo-me do projeto de turismo Art Déco por Copacabana que você realizava majestosamente tendo como assessoria a maravilhosa Carla Valladão e a turma do Lido. Lembro-me perfeitamente do encantamento que você causava nas pessoas ao revelar cada canto desse bairro fantástico e eternizado nos quatros cantos do mundo. Em sua opinião, o amor pelo trabalho faz com que aquilo que, até então, passava despercebido pelas pessoas ganhe notoriedade? Pois você simplesmente arrasava!

Foi maravilhoso fazer o roteiro Polo Lido Art Déco! Sou fascinado com os prédios no estilo que se encontra no Lido. Sempre disse com entusiasmo e percebia a curiosidade das pessoas que nunca iriam imaginar o porquê de vários detalhes dos prédios ou fachadas. Até hoje continuo pesquisando e estudando muito o Art Déco carioca, que é muito rico e infelizmente abandonado.

  • Chico, você traz no seu olhar a simplicidade do menino do interior, mas também é natural a sua elegância. Ou seja, há um casamento perfeito entre a candura e o requinte. E não é algo que você promova, vem naturalmente. A vida, as dificuldades e conquistas foram os protagonistas desse Chico tão chique que vemos?

Adoro a palavra “chique”! Sempre desde pequeno me interessava no que era destaque, as pessoas, os lugares, como se  misturam as culturas. E com o passar dos tempos fui me aprimorando e tentando fazer um estilo tipo “um jeito simples e sofisticado de ser”.

  • Todos nós sabemos que a imprensa te aplaude, as colunas sociais também. Não dá para mencionar o glamour carioca sem a presença do Chico Vartulli. Como se deu a conquista desse espaço maravilhoso?

Na verdade um pouco de destino. Conhecia uma pessoa que me apresentava aos jornalistas. Passava a ter um contato direto com a mídia que sempre admirei. Acabou que, com esta aproximação, claro ainda havia colunismo social, passei a ser citado, fotografado e, em certos momentos, estava em quase todas as colunas. Havia festas ou eventos que resultavam em fotos minhas em três jornais! Muito bom um pouco de glamour! (Risos).

  • Voltando aos moldes da arquitetura, nota-se que, no Brasil, por onde passamos, a arquitetura é riquíssima, seja ela barroca, art déco… Contudo, vemos muitos prédios abandonados. Por que aqui, apesar de ser a terra do Oscar Niemeyer e tantos outros arquitetos famosos, não se dá a importância da preservação da história, da arte e da arquitetura?

Principalmente neste governo, claro em outros também, nunca se levou em conta a arte e a cultura. Quantos prédios em estilos variados se encontram abandonados, sem qualquer expectativa de mudanças! É muito triste em ver isto acontecer, este descaso, esta ruptura com a arte. Temos que ter consciência do belo, o que faz a diferença. Não podemos deixar de lado a arquitetura dos edifícios, pois novas gerações aparecerão e com certeza irão cobrar o abandono.

  • Arquitetar é criar. Podemos dizer que a arquitetura é uma arte?

Sem  sombras de dúvidas,  desde a concepção, até a criação, o envolvimento com a arte é total. Na arquitetura se trabalha com o belo a imaginação sempre fértil. Precisamos estar sempre antenados com a arte, com as pinturas, as tendências, fazendo um casamento da arte, cultura e arquitetura. Um belo projeto arquitetônico se transforma em uma verdadeira obra de arte.

  • O que você tem a dizer aos jovens de hoje que buscam um lugar ao sol no ramo da arquitetura?

Estudar muito, unir a arte e criação, lado a lado, pois para ter um lugar ao sol em um mundo tão competitivo não podemos nunca parar, só buscar o novo, criando dia após dia para poder ser o melhor. Sempre pensei e acho que dar o melhor de si é o fundamental para o sucesso.

  • Quero terminar a nossa entrevista relembrando uma cena que jamais sairá da minha memória. Eu estava no computador, em minha sala de trabalho em Copacabana e, de repente, ouço sua voz ecoando pelo corredor: “Eu trouxe a Ingrid!”. E eis que sua ‘pet’ entrou contigo no seu colo, primeiramente observadora, depois se aconchegando e dando seu recado. A Ingrid nos deixou há alguns anos, mas a imagem dela em seus braços é eterna. Acredita nessa eternidade, que um dia vocês estarão juntos novamente?

A Ingrid, na verdade, era minha filha. Meu luto ainda é doído, a dor é igual à perda da minha mãe. Como faz falta! Você pegou no meu ponto franco ou forte, pois fiz o melhor possível para ela. Eu sou católico, a concepção de encontro na eternidade é fato. Em relação à Ingrid, é o ser que mais quero reencontrar! Claro, como minha mãe e outros. Ingrid, por ser considerado um  pet, isso é mais intenso. Com certeza irei estar e junto dela na eternidade. INGRID FOREVER…

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Ovadia Saadia- WeWork reforça aposta no futuro do trabalho do Rio de Janeiro

Próxima Publicação

CERVEJA ENSEADA CRIA EVENTO DE ONDAS GRANDES PARA MOVIMENTAR O CALENDÁRIO DO SURFE APOIANDO ESPORTISTAS QUE TIVERAM SUAS ATIVIDADES ADIADAS EM FUNÇÃO DA PANDEMIA

71 Comentários

  • Queridíssimo, sensacional, brilhante! Parabéns Chico e Xandy pela maestria da entrevista!!

  • Greetings! Very helpful advice in this particular article! It is the little changes that make the biggest changes. Thanks a lot for sharing!

  • bookmarked!!, I love your site!

  • I’d like to thank you for the efforts you have put in penning this blog. I’m hoping to view the same high-grade blog posts by you in the future as well. In truth, your creative writing abilities has motivated me to get my own blog now 😉

  • I think the admin of this web site is in fact working hard in support of his web page,
    since here every stuff is quality based information.

  • singles near you
    dating my daddy

  • Hey! Would you mind if I share your blog with my twitter group?

    There’s a lot of people that I think would really enjoy your content.

    Please let me know. Thank you

  • of course like your web site however you need to check
    the spelling on several of your posts. A number of them are rife with spelling issues and I in finding it very bothersome
    to tell the reality then again I’ll definitely come again again.

  • Write more, thats all I have to say. Literally,
    it seems as though you relied on the video to make your point.
    You obviously know what youre talking about, why waste your
    intelligence on just posting videos to your site when you could be giving us something enlightening to read?

  • Parabéns, Chico, extensivos à entrevistadora. Excelente entrevista. Não sabia ou não lembrava dessa sua ligação com Berlim, cidade à qual estou ligado pela história e pelo coração. Show!

  • Terrific work! That is the type of information that are
    meant to be shared around the net. Disgrace on Google
    for not positioning this put up upper! Come on over and
    discuss with my site . Thank you =)

  • There is certainly a lot to find out about this topic.
    I really like all the points you made.

  • You made some respectable points there. I seemed on the web for the problem and found most individuals will go along with with your website.

  • gay dating site blued
    gay dating in netherland
    gay herpes dating site

  • dating gay military
    daddy dating gay
    gay dating anonomous

  • fat gay men dating
    gay dating san antonio
    teenage gay dating

  • older gay men online dating
    gay dating india bahrain
    gay dating around williston nd

  • Stunning quest there. What occurred after? Thanks!

  • I really like it when individuals get together and share ideas.
    Great site, stick with it!

  • Pretty nice post. I just stumbled upon your weblog and wanted to say
    that I’ve truly enjoyed browsing your blog posts.

    In any case I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again very
    soon!

  • Great article.

  • Hello there! I know this is kinda off topic however , I’d figured I’d ask.
    Would you be interested in trading links or maybe guest authoring
    a blog post or vice-versa? My site addresses a lot of
    the same topics as yours and I feel we could greatly benefit from each
    other. If you’re interested feel free to send me an e-mail.
    I look forward to hearing from you! Terrific blog by the way!

  • My brother suggested I might like this website. He
    was entirely right. This post truly made my day.
    You cann’t imagine simply how much time I had spent for
    this info! Thanks!

  • como comprar kamagra online

  • Very great post. I simply stumbled upon your weblog
    and wanted to say that I’ve really loved browsing your blog posts.
    In any case I will be subscribing for your rss feed and I am hoping you write again very soon!

  • Quality articles is the main to interest the visitors to pay a
    visit the website, that’s what this web page is providing.

  • What’s up every one, here every one is sharing these kinds of knowledge,
    therefore it’s nice to read this webpage, and I used to visit this weblog all the time.

  • gay asian dating horror
    gay interracial dating
    bear gay %100 dating

  • Very good article. I’m going through some of
    these issues as well..

  • https://buystromectolon.com/ – buy generic stromectol

  • https://buytadalafshop.com/ – where to buy cialis cheap

  • I absolutely love your blog and find the majority of your post’s
    to be just what I’m looking for. Do you offer guest writers to
    write content in your case? I wouldn’t mind
    publishing a post or elaborating on a number of
    the subjects you write with regards to here. Again, awesome web site!

  • Hi, I would like to subscribe for this blog to obtain hottest updates, therefore where can i do it please assist.

  • http://buypropeciaon.com/ – cheap propecia no prescription

  • Amoxicillin Ngu

  • gay jewish online dating tips
    chadwidmann secret gay dating
    free gay dating video

  • Where To Buy Viagra For Men

  • There’s certainly a lot to learn about this topic.

    I love all of the points you’ve made. quest bars http://bit.ly/3jZgEA2 quest bars

  • Can I Order Valtrex Online

  • Hey just wanted to give you a quick heads up.
    The text in your post seem to be running off the
    screen in Safari. I’m not sure if this is a formatting issue or something to do
    with browser compatibility but I figured I’d post to let you know.
    The design and style look great though! Hope you get the issue fixed soon. Thanks asmr https://app.gumroad.com/asmr2021/p/best-asmr-online asmr

  • Hmm is anyone else experiencing problems with the pictures on this blog loading?
    I’m trying to find out if its a problem on my end or if it’s the blog.
    Any responses would be greatly appreciated.
    scoliosis surgery https://coub.com/stories/962966-scoliosis-surgery scoliosis surgery

  • Please let me know if you’re looking for a author for
    your blog. You have some really good posts and
    I feel I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I’d absolutely love
    to write some content for your blog in exchange for a link back to mine.
    Please blast me an e-mail if interested. Thank you!
    cheap flights http://1704milesapart.tumblr.com/ cheap
    flights

  • I don’t even understand how I stopped up here, however I believed this submit
    was great. I don’t recognize who you might be
    but definitely you are going to a well-known blogger for those who are not already.

    Cheers! scoliosis surgery https://0401mm.tumblr.com/ scoliosis surgery

  • gay dating site in sacramento
    gay indian dating in chicago
    search gay dating

  • Yes! Finally someone writes about a. quest bars
    https://www.iherb.com/search?kw=quest%20bars quest bars

  • I was able to find good advice from your articles. ps4 games https://bit.ly/3nkdKIi ps4

  • gay dating sim on top
    dayton gay dating scene
    gay dating site australia

  • lowest price for levitra

  • http://buylasixshop.com/ – furosemide moa

  • Viagra Wirkung Manner

  • Nevirapine

  • Orlistat Prix

  • dating someone hiv positive gay https://dating-gaym.com/

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.