Na coluna do Juan de la Plata: GLED e Smile Train lançam campanha “Ensino que Inspira Sorrisos”

Escola de inglês lança parceria com organização filantrópica e prepara jovens nascidos com fissura labiopalatina para o mundo

Criada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e profissional de seus alunos, por meio do ensino da língua inglesa, a GLED International Education acaba de lançar a campanha “Ensino que Inspira Sorrisos” estendendo seu compromisso às crianças atendidas pelos programas da Smile Train, maior organização do mundo dedicada à causa da fissura labiopalatina.

Acreditando que mesmo as pequenas iniciativas podem ajudar a tornar o mundo mais justo e produtivo, a GLED se comprometeu a presentear uma criança assistida pelos programas da Smile Train com uma bolsa de estudos gratuita e renovável a cada 10 novos alunos inscritos na escola de ensino à distância. O acordo representa a união de forças para garantir um futuro de promissor para esses jovens que já chegaram à vida enfrentando grandes desafios.

Para a fonoaudióloga do Hospital SOBRAPAR Anelise Sabbag, especialista em fissura labiopalatina e membro do Conselho Médico Consultivo da Smile Train Brasil, a parceria é uma oportunidade de crescimento acadêmico e, também, de autoconfiança, já que os obstáculos enfrentados por pessoas com fissura labiopalatina vão muito além dos problemas físicos.

A fissura labiopalatina é uma anomalia craniofacial muito frequente, que acomete 1 a cada 650 bebês nascidos no Brasil. Por afetar bruscamente a anatomia da boca, as pessoas que nasceram com esta condição apresentam alto risco de terem dificuldades relacionadas à comunicação. Quando bebês, estes indivíduos podem apresentar problemas na alimentação, e o contato entre a boca (céu da boca aberto) e o nariz, pode desencadear problemas relacionados à audição. “É muito importante monitorar e cuidar de tais problemas para que a criança não tenha maior prejuízo na aquisição e desenvolvimento da fala e da linguagem. Depois das cirurgias, ainda assim a criança pode apresentar dificuldades na pronúncia de sons, sendo os mais frequentes: S – F – J – CH – K – G”, explica Anelise.

Em decorrência destas dificuldades, e das compensações que podem ser desenvolvidas para falar, muitas crianças apresentam comportamento de esquiva social, evitando falar em público, tendo atitudes de vergonha e inibição perante amigos”, comenta Anelise.

Outro problema secundário às alterações causadas pela fissura labiopalatina são as alterações na escrita. Muitas pessoas com alterações auditivas começam a apresentar problemas na leitura e escrita, confundindo sons parecidos: T por D, F por V, entre outros. Isso pode influenciar negativamente inclusive o processo de alfabetização escolar.

Enquanto a GLED International Education trabalha para desenvolver as quatro habilidades linguísticas (escutar, falar, ler e escrever) de um aluno em suas salas de aula, a Smile Train permite que seus assistidos tenham a capacidade de falar corretamente, graças ao tratamento multidisciplinar e às cirurgias oferecidas gratuitamente em seus 40 centros parceiros em 23 unidades federativas. As novas aliadas trabalham para que uma realidade de limitações seja transformada em uma vida de possibilidades. São cerca de 540 bebês nascendo diariamente no mundo com uma fissura labiopalatina, representando 4.300 anualmente no Brasil.

Presente em mais de 70 países, a Smile Train trabalha com um modelo sustentável, capacitando profissionais de saúde locais para realizarem tratamentos de reabilitação e prestarem toda a assistência necessária às crianças, em suas próprias comunidades.

Segundo Lanna Fernandes, que nasceu com fissura, agora o momento lhe permite preparar-se para um futuro melhor. “Acredito que esse idioma pode abrir portas, pois ter o inglês fluente é pré-requisito para a maioria das vagas e melhores oportunidades profissionais”, conta a aluna da GLED em Goiânia.

E para ampliar os horizontes, mesmo diante de uma pandemia mundial, a Gled International Education leva a escola até o aluno por meio do mundo digital, sempre com inovação e alta tecnologia. Usando um tablet, um computador ou apenas um smartphone é possível participar das aulas e aprender de forma interativa de acordo com a idade e o propósito do estudante, em uma plataforma disponível 24 horas por dia.

Localizada no bairro do Paraíso, em São Paulo, a GLED foi criada para prestar consultoria educacional a candidatos de programas internacionais acadêmicos, tanto esportivos, culturais, profissionais como de High School e acredita que encontrou em parcerias como a da Smile Train um caminho promissor para facilitar o acesso ao inglês no Brasil. E, assim, cumprir sua missão de mudar histórias por meio de seusprodutos, seus aplicativos e suas ferramentas, ampliando a disseminação do ensino e de sua inovadora metodologia.

Mario Aguilar, CEO da GLED, afirma que a educação transforma vidas, e a introdução ao bilinguismo faz-se cada vez mais necessária em nosso mundo cada vez mais globalizado. A fluência da língua inglesa traz confiança e alavanca inúmeras novas oportunidades para o jovem profissional. Poder aliar a área corporativa, com a educacional e agora com um lado social, faz total sentido em momentos necessários de compartilhamento e apoio à nossa sociedade.

Playlist para vídeos da campanha #EnsinoqueInspiraSorrisos AQUI

Destaque no Instagram com apoiadores da campanha AQUI

Sobre a GLED International Education 

GLED International Education é uma escola de Educação Internacional constituída por pedagogos, gestores, administradores, pesquisadores e educadores dispostos a ofertar um conjunto diferenciado de serviços e plataformas digitais colaborativas de educação internacional proporcionando uma melhor formação, competência e excelência.

Para saber mais sobre os programas de Ensino de Inglês da GLED, visite glededucation.com.br.

Sobre a Smile Train

A Smile Train capacita profissionais de saúde locais com recursos educacionais e financeiros para proporcionar gratuitamente cirurgias de fissura labiopalatina e atendimentos complementares em todo o mundo. Avançamos com um modelo de saúde escalável globalmente e uma solução sustentável para o tratamento integral de fissuras, melhorando drasticamente a vida das crianças, incluindo sua capacidade de comer, respirar, falar e, por fim, prosperar.

Para saber mais sobre como a abordagem sustentável da Smile Train implica em um impacto de imediato e de longo prazo, visite smiletrainbrasil.com.

Publicação Anterior

CAFÉ CULTURA CRIA OPÇÕES ESPECIAIS PARA PRESENTEAR NO DIA DOS PAIS

Próxima Publicação

Guilherme Marques apresenta: O artigo esporte

1.036 Comentários