Cláudia Pamplona: A Conexão Brasil-Portugal por Igor Lopes

Na coluna de hoje, Claudia Pamplona fala sobre a conexão Brasil e Portugal via Igor Lopes, jornalista, escritor e pesquisador na área de comunicação, social media e CEO da Agência Incomparáveis, comprometida em registrar fatos correlacionados exclusivamente à luso-brasilidade, por isso incomparáveis. Trabalha para os jornais: e-Global, Gazeta Lusófona (Suíça), Jornal Mundo Lusíada (SP) e Portugal em Foco (RJ).

Igor Lopes na Embaixada de Portugal em Brasília

Nascido no Brasil, Igor Lopes é luso-brasileiro e iniciou sua formação profissional no Brasil. Fez mestrado em Coimbra e agora doutoramento na Covilhã em Portugal. Igor trabalhou desde muito jovem em rádio, jornal impresso e TV. No Rio de Janeiro, trabalhou no INPI, mas focou desde o início da sua formação como objetivo profissional reduzir a distância entre Brasil e Portugal através da autoria de importantes livros que apresentam de que forma as duas nações são irmanadas,  para manter a cultura lusitana fora do território português.

Igor Lopes, ícone da luso-brasilidade, fala para a Revista do Villa sobre o seu trabalho hoje em Portugal, como comunicador e escritor, o lançamento do seu novo livro e novos projetos.

Claudia Pamplona – Como começou essa sua paixão pela cultura luso-brasileira, e como isto aconteceu?

Igor Lopes – Foi de forma muito natural, porque a minha família é toda de raízes portuguesas. Por parte de mãe, é em Armamar no Douro, distrito de Viseu, e parte de pai em Constantim no concelho de Vila Real, região de Trás os Montes.  Desde muito pequeno, a minha ligação com Portugal é uma ligação única. Eu me confundo entre os dois países desde muito pequeno. Por isso eu defendo a questão da luso-brasilidade, que é sentimento próprio de luso-brasileiros e estou defendendo agora no doutoramento que eu estou fazendo na Universidade da Beira Interior, na Cidade da Covilhã em Portugal.

Claudia Pamplona – Atravessar o oceano através da literatura e poesia parece-nos mais fácil. Como é isso para você?

Igor Lopes – Bem, na verdade pra mim a literatura é uma forma de ter mais espaço, de chegar a um outro público, com outro tipo de formato levando as minhas impressões. Eu já vou para o lançamento do quinto livro reportagem, uma coletânea de informações importantes e registros de fatos sobre a cultura luso-brasileira.

Mas utilizo a literatura para levar o conhecimento da cultura luso-brasileira para alcançar o público ávido para ter mais informações que às vezes nos jornais onde trabalho não tenho tempo de publicar, são livros reportagem que eu escrevo desde 2016, lançados no Brasil, Portugal, Argentina e alguns outros lugares também.

Claudia Pamplona – Nesta relação entre a luso-brasilidade, o seu amor tem o mesmo peso?

Igor Lopes – Tem igualmente o mesmo peso e igualmente a mesma importância. É justamente isto que eu defendo.  A partir do momento que você é um cidadão luso-brasileiro, criado entre as raízes de Portugal e as raízes do Brasil você acaba que deixa de ser português e deixa de ser brasileiro, você é luso-brasileiro, com uma cultura própria, que é essa tal luso-brasilidade. Então para mim o peso é igual. Estamos em Portugal com saudade daquilo que é o Brasil, estamos no Brasil com saudade daquilo que é Portugal. Então é como se você vivesse num limbo emocional, em que você se divide entre o que você vive e o que o tempo te permite viver, que é a cultura portuguesa, que é a cultura brasileira. E os luso-brasileiros deram um jeito de contornar esse aspecto criando um calendário próprio, para acompanhar as festividades dos dois países, criando uma sinergia entre os dois países, e daí a tal da cultura da luso-brasilidade.

Igor Lopes no Rio de Janeiro e em Portugal

Claudia Pamplona – Apesar de jovem, você considera que tem uma maturidade importante junto ao entendimento do que representa aliança luso-brasileira?

Igor Lopes – Eu acho que hoje tenho um entendimento suficiente pra perceber que a gente precisa avançar bastante. Os dois países se conhecem muito pouco, mantém ainda alguns estereótipos muito menos do que antigamente, que é preciso contorná-los ou fazer diminuí-los, obviamente vai ser necessário algum tempo, não vai ser somente o meu trabalho e a minha geração que vai fazer isto. É preciso mais.

Acredito que deve ser imputado um trabalho às casas regionais portuguesas no Brasil e às casas regionais brasileiras em Portugal. Ou seja, essa questão do entendimento dessa aliança luso- brasileira precisa avançar em outros campos. Brasil e Portugal precisam ser fortes, não só na conexão cultural, na conexão emocional, mas sim também na conexão turística e comercial. Temos que aumentar a troca de sinergia em outras esferas, entre os dois países, podendo auferir ganhos econômicos e desenvolvimento. Portugal é membro de uma União Europeia muito forte e o Brasil com importante destaque no Mercosul.

Acho que, Brasil e Portugal, em relações bilaterais precisam avançar bastante, fazendo valer leis como: as leis da reciprocidade. Temos muitos brasileiros estudando em Portugal e muitos portugueses estudando no Brasil. Pode ser que se consiga criar um núcleo, que permita a estes profissionais atuarem nos dois países através dos nômades digitais.  Isto não é tarefa fácil mas é possível fazer com que o mercado entenda que isto é possível.

Claudia Pamplona – É observado que você busca a comunidade portuguesa sem discriminação de idade ou qualquer outro estereótipo. Isto é: Você se relaciona com artistas, políticos, acadêmicos, folcloristas, músicos, amigos em geral. Esta maneira de se relacionar te ajuda na construção do conhecimento?

Igor Lopes – Sim, demais, eu faço disso um pilar forte e importante, pra mim, naquilo que primeiro, é o fazer do jornalismo e depois o fazer da comunicação entre Brasil e Portugal. Eu não tenho interesse em aproximar camadas sociais, eu tenho interesse em aproximar cidadãos, sejam aqueles que dançam no CADEG ao som das concertinas e aproximar aqueles que são os líderes de grandes empresas para fazerem negócios entre os dois países. Atualmente, já temos muitas empresas portuguesas que já reconheceram o potencial do Brasil e por isso já estão atuando no mercado brasileiro e muitas empresas brasileiras atuando em Portugal. Este fato reforça a ideia de que é preciso aumentar a comunicação entre as Câmaras Portuguesa de Comércio e Casas de Cultura Brasileira em Portugal, não deixando que a esfera política seja priorizada e sim para tratar as questões legais e burocracias. É preciso estimular e deixar estas empresas para trabalharem, pois os dois países apresentam um amplo mercado. O Brasil com aproximadamente 200 milhões de habitantes e Portugal apesar de cerca 10 milhões de habitantes é um país integrado numa região europeia, Espaço Schengen que também é atrativo para os produtos brasileiros.

Ivo Lopes e o Livro Rancho Folclórico Maria da Fonte

Claudia Pamplona – Apesar das vantagens da mídia digital, obviamente de relevante importância nestes anos de 2020 e 2021, temos ainda uma controvérsia com relação ao seu uso por alguns comunicadores. Como você lida com esta questão?

Igor Lopes – Eu uso as redes sociais, uso os streamings e mídias digitais justamente porque consigo fazer a aproximação entre os dois países que estão posicionados em continentes diferentes e no  meu caso estamos a cerca de  10h de voo.  Obviamente que as mídias digitais são fundamentais para aproximar estes povos. Então você tem que usar com sabedoria, com engajamento, sabendo o que você quer e onde quer  chegar, sobretudo com qualidade. Isto é o que procuro passar aos meus alunos no curso de jornalismo. É preciso ter respeito pelo público. As mídias digitais não são um celeiro vazio na tela do computador. As mídias digitais fazem parte de uma rede internacional de computadores, de conexão onde você tem facilidade para passar sua mensagem, para ser comentada, partilhada e melhorada. As críticas construtivas ajudam a crescer nosso trabalho e permitem dar voz às pessoas que por mais que estejam isoladas conseguem comentar sobre aquele assunto. E a luso-brasilidade, o luso-brasileiro, o amor por Portugal e o amor pelo Brasil é cada vez mais visto e mais comentado pelas redes sociais que é um espaço fantástico de comunicação e troca de ideias.

Claudia Pamplona – Conte um pouco para nós sobre as suas principais obras? 

Igor Lopes – O meu primeiro livro chama-se Maria Alcina a Força Infinita do Fado; o segundo: Casa do Distrito de Viseu, 50 anos de Dedicação à Cultura Portuguesa no Rio de Janeiro; ambos lançados em 2016 no Brasil e em Portugal.  Em 2019 foi lançado o terceiro, Rancho Folclórico Maria da Fonte da Casa do Minho do Rio de Janeiro, A Jornada do grupo português que Valoriza a Cultura Minhota no Brasil desde 1954, lançado em Portugal, no Brasil e na Argentina. O quarto é: Açores em Cores, Belezas, Contornos e Potencialidades, detalhes que brasileiros luso descendentes e açor descendentes devem conhecer sobre o arquipélago, em que eu falo sobre a importância de ver, morar e estar nos Açores, aguardando o lançamento, por causa da pandemia, será lançado no arquipélago, em Portugal e no Brasil.  E agora, está sendo tratado na editora um novo livro que é Festas da Agonia, Viana do Castelo, para brasileiros e Luso descendentes que eu conto um pouquinho das Festas realizadas em Viana do Castelo  para brasileiros luso-descendentes, para as pessoas descobrirem a importância da festa que é chamada Romaria das Romarias, será lançado no Brasil e em Portugal. Por hora, têm outros três livros que ainda não posso revelar os títulos.

Igor com o Presidente da Câmara de Viana do Castelo, Engenheiro José Maria Costa e Jornalista Rodrigo Álvares

Claudia Pamplona – Qual das suas obras te deixa mais realizado?

Igor Lopes – Eu não consigo te apontar o mais importante dos meus livros, porque um é sempre evolução do outro. Eu costumo dizer que o primeiro sobre Maria Alcina, foi aquele que me fez enxergar que era um caminho que eu deveria ter assumido há mais tempo.  O caminho da literatura, escrever livros que para mim, é o que é importante. Escrevo sempre livros reportagem que contam história, que marcam pessoas, que permitem discutir temas, que antes ficavam restritos a notas de jornais, Então para isso que os livros são muito importantes. Então, o mais relevante neste momento pra mim foi o da Maria Alcina, que me abriu as portas e pude mostrar ao público que era capaz de contar a história entre, Brasil e Portugal, através de livros, trabalhos que ficassem perpetuados.

Claudia Pamplona – Temos uma obra recebendo as últimas tratativas na editora. Gostaríamos de saber um pouco sobre?

Igor Lopes – Chama-se Festas da Agonia em Viana do Castelo para Brasileiros e Luso descendentes. Nesta obra eu conto os bastidores da  festa da Nossa Senhora da Agonia em Viana do Castelo que foi eleita a Romaria das Romarias. A Festa reúne as componentes: religiosa, folclórica, artística, cultural e “profana”. Falo um pouquinho da programação do evento. É de novo um livro reportagem em que eu vou mostrando como a cidade de Viana  Castelo  internacionalizou esse trabalho. Ainda não tem data para ser lançado, devido a pandemia, mas o evento será realizado no Brasil e em Portugal.

A capa do livro e as ilustrações foram desenvolvidas por Mariana Ribeiro. Mariana é designer industrial, portuguesa e também atua na gestão de redes sociais. Essa parceria tem sido bacana, poder fazer está ligação entre uma portuguesa e um brasileiro; tentando mostrar como as duas culturas conversam e daí a luso-brasilidade mais uma vez nasce.

Igor Lopes com a Designer Mariana Ribeiro

Claudia Pamplona – Nos últimos anos vemos que cresceu muito o interesse por profissionais do mundo literário em trabalhar com projetos Luso-brasileiros.  O PPBL comemorou o vigésimo aniversário este ano. Como você vê este crescimento e o que gostaria de ponderar em relação à qualidade dos projetos?

Igor Lopes – Não priorizo a qualidade dos projetos e sim que haja projetos. Por isso, estou sempre instigando os profissionais de ambos os países a se comunicarem, as câmaras de comércio a se comunicarem, ao um ministério de Relações Exteriores no Brasil e ao ministério de Negócios Estrangeiros em Portugal a se comunicarem, empresas para fazerem as tratativas para que haja negócios entre estes dois países. A qualidade dos projetos impacta no resultado sim, mas para mim o que importa é que haja projetos, desde uma contação de história até assinatura de um grande contrato, entre os dois países. Para mim, o que interessa é que a conexão e sinergia sejam mantidas, que Brasil e Portugal consigam manter esse cordão umbilical que atravessa o Atlântico por muitos e muitos anos. 

Como adquirir qualquer das obras, de Igor Lopes, em qualquer parte do mundo: www.agenciaincomparaveis.com/ Instagram@igorlopesrj; facebook – Igor Lopes; e email – igorpereiralopes@gmail.com

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Daniel Braga: Especialista Apresenta Dicas para uma Casa Mais Aconchegante no Inverno

Próxima Publicação

XANDY NOVASKI APRESENTA O GROOT DE CURITIBA

64 Comentários

  • Thanks a lot for sharing this with all people you really understand what you’re speaking approximately!
    Bookmarked. Kindly additionally seek advice from my site =).
    We may have a hyperlink alternate agreement among us!

    Here is my website :: Man Plus Pills Ingredients

  • Great information. Lucky me I ran across your website by accident (stumbleupon). I have saved as a favorite for later!

  • Wow that was strange. I just wrote an extremely long comment but
    after I clicked submit my comment didn’t show up. Grrrr…
    well I’m not writing all that over again. Regardless, just wanted to say fantastic blog!

    Also visit my blog post :: Rapid Keto Cut

  • Hello There. I found your blog using msn. This is
    a very well written article. I’ll be sure to bookmark it
    and return to read more of your useful information. Thanks for the
    post. I will definitely comeback.

    My page: CoolEdge AC Reviews

  • Thanks , I have recently been looking for information approximately this subject for ages and
    yours is the best I have came upon till now. But,
    what about the bottom line? Are you positive concerning the supply?

    Also visit my web-site … Nitro Strive Review (http://211.159.150.117)

  • I wanted to thank you for this very good read!! I definitely loved every little bit of it. I’ve got you saved as a favorite to check out new things you postÖ

  • I’m not sure why but this blog is loading incredibly slow for me.
    Is anyone else having this issue or is it a issue on my end?
    I’ll check back later on and see if the problem still exists.

    My homepage :: forum.adm-tolka.ru

  • I have been exploring for a little for any high quality articles or blog
    posts in this sort of space . Exploring in Yahoo
    I eventually stumbled upon this site. Studying
    this info So i am happy to express that I have a
    very excellent uncanny feeling I came upon exactly what I
    needed. I such a lot definitely will make sure to don?t overlook this site and provides it a glance regularly.

    Also visit my homepage: Clara

  • Iím amazed, I must say. Rarely do I come across a blog thatís equally educative and entertaining, and without a doubt, you’ve hit the nail on the head. The issue is an issue that too few people are speaking intelligently about. I am very happy that I found this during my search for something regarding this.

  • An outstanding share! I have just forwarded this onto a friend who has been conducting a little research on this. And he actually bought me breakfast due to the fact that I found it for him… lol. So allow me to reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanks for spending time to discuss this matter here on your site.

  • Some times its a pain in the ass to read what website owners
    wrote but this internet site is rattling user genial!

    my web-site: Xtreme Shred Keto

  • I am really loving the theme/design of your site.
    Do you ever run into any internet browser compatibility
    issues? A small number of my blog readers have complained about my blog not working correctly in Explorer but looks great in Firefox.

    Do you have any solutions to help fix this problem?

    Review my homepage – Mack And Sons CBD (Zenaida)

  • Your style is very unique compared to other folks I have read stuff from. I appreciate you for posting when you’ve got the opportunity, Guess I’ll just bookmark this blog.

  • After exploring a handful of the articles on your web site, I seriously like your technique of blogging. I book-marked it to my bookmark website list and will be checking back soon. Take a look at my website too and let me know what you think.

  • Pretty! This has been an incredibly wonderful article. Thanks for providing this information.

  • Wow! This blog looks exactly like my old
    one! It’s on a totally different subject but it has pretty much the same layout and design. Outstanding choice of colors!

  • I really like reading a post that will make people think. Also, thank you for allowing me to comment!

  • Greetings! Very useful advice in this particular article! It is the little changes which will make the most important changes. Thanks for sharing!

  • I’m more than happy to uncover this web site. I need to to thank you for ones time due to this fantastic read!! I definitely enjoyed every part of it and i also have you saved as a favorite to look at new things on your web site.

  • When I originally commented I seem to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on each time a comment is added I recieve 4 emails with the same comment. Is there an easy method you are able to remove me from that service? Thanks a lot!

  • I got what you mean, appreciate it for posting. Woh I am lucky
    to find this website through google.

    my web site – forum.adm-tolka.ru

  • Yesterday, while I was at work, my cousin stole my iphone and tested to see if it can survive a thirty foot drop, just so she can be a youtube sensation.
    My iPad is now broken and she has 83 views. I know this is entirely off
    topic but I had to share it with someone!

  • Changing clothing is fairly just, all you require to do is open the character display, choose the charter you desire to change outfit for, then open

  • Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wished
    to say that I have really enjoyed browsing your blog posts.
    After all I will be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

    Feel free to surf to my website :: http://www.j-scripting.com

  • Ridiculous story there. What happened after? Good luck!

  • certainly like your web site but you have to take a look at the spelling on quite a few of your posts.
    Many of them are rife with spelling issues and I in finding it very
    troublesome to tell the reality then again I will certainly come again again.

    Also visit my web page – Puri Royal Derma Review

  • WAIRCOM
    SICK
    ARGO-HYTOS
    EBRO ARMATUREN
    PEPPERL+FUCHS

    LEUZE ELECTRONIC

  • Thank you so much with regard to giving everyone an update on this issue on your blog.
    Please be aware that if a brand-new post appears or in case any improvements occur with the current posting, I would be interested in reading
    more and finding out how to make good usage of those strategies you reveal.
    Thanks for your efforts and consideration of people by making this blog available.

    Check out my web blog; Rapid Keto Cut Reviews

  • Nice response in return of this query with genuine arguments and describing all about that.

  • My family always say that I am wasting my time here at net, except
    I know I am getting familiarity all the time by reading such good articles or
    VigorMax Reviews.

  • There is definately a lot to learn about this subject.

    I like all the points you have made.

  • Thanks for the good writeup. It in truth was once
    a amusement account it. Glance complicated to far delivered agreeable
    from you! By the way, how can we keep in touch?

  • Hello there! Do you know if they make any plugins to safeguard against
    hackers? I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard on. Any tips?

    Here is my website: http://www.meteoritegarden.com/userinfo.php?uid=2795813

  • I gotta favorite this web site it seems invaluable very useful

  • I envy your work, appreciate it for all the interesting posts.

  • Good write-up, I am normal visitor of one?¦s web site, maintain up the nice operate, and It’s going to be a regular visitor for a long time.

  • Great line up. We will be linking to this great article on our site. Keep up the good writing.

  • Yeah bookmaking this wasn’t a bad decision outstanding post! .

  • Hello there, You’ve performed an excellent job. I will certainly digg it and in my opinion suggest to my friends. I am sure they’ll be benefited from this website.

  • Heya i am for the first time here. I found this board and I
    find It truly useful & it helped me out much. I hope to give something back and aid others like you
    aided me.

  • That is very attention-grabbing, You are an overly skilled blogger.
    I’ve joined your rss feed and sit up for in quest of more of your great
    post. Additionally, I’ve shared your web site in my social networks

  • What a material of un-ambiguity and preserveness of precious knowledge on the topic
    of unexpected emotions.

  • Hey There. I discovered your weblog using msn. That is an extremely smartly written article.

    I’ll be sure to bookmark it and come back to learn more of your helpful
    info. Thank you for the post. I’ll certainly comeback.

  • Great items from you, man. I have have in mind your stuff
    prior to and you are simply extremely magnificent.
    I really like what you’ve received right here, certainly like what you’re stating
    and the best way through which you say it. You’re making it entertaining and you still take care of to stay it
    sensible. I can’t wait to read much more from you.
    This is really a tremendous website.

  • Wonderful blog! I found it while browsing on Yahoo News.
    Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo News?

    I’ve been trying for a while but I never seem to
    get there! Thank you

  • I know this web page gives quality dependent posts and additional data, is there any
    other website which presents such data in quality?

  • Thanks for the auspicious writeup. It actually was
    a amusement account it. Look complex to more brought agreeable from you!
    By the way, how could we keep up a correspondence?

  • I am in fact grateful to the holder of this website who has shared this great post at here.

  • Hi there! I could have sworn I’ve been to this site before but after browsing through some of the post I realized it’s
    new to me. Anyways, I’m definitely delighted I found it and
    I’ll be bookmarking and checking back often!

  • I’ve learn a few excellent stuff here. Definitely price
    bookmarking for revisiting. I wonder how much effort you
    put to create this type of excellent informative website.

  • Do you have a spam issue on this site; I also am a blogger, and I was curious
    about your situation; we have created some nice methods and we are looking to
    swap methods with others, be sure to shoot me an email if interested.

  • Amazing blog! Do you have any tips and hints for aspiring writers?

    I’m hoping to start my own website soon but I’m a little
    lost on everything. Would you propose starting
    with a free platform like WordPress or go for a paid option?
    There are so many choices out there that I’m totally confused ..
    Any recommendations? Thanks!

  • Hi would you mind sharing which blog platform you’re working with?
    I’m going to start my own blog in the near future but I’m having a hard time making
    a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and
    Drupal. The reason I ask is because your design seems different then most blogs and I’m looking for something completely
    unique. P.S My apologies for getting off-topic but I had to ask!

  • Wow that was strange. I just wrote an incredibly long comment but after I
    clicked submit my comment didn’t show up. Grrrr…
    well I’m not writing all that over again. Anyway, just wanted
    to say superb blog! asmr https://app.gumroad.com/asmr2021/p/best-asmr-online asmr

  • If you are going for best contents like me, just visit
    this web site daily since it offers quality contents, thanks quest bars
    http://tinyurl.com/49u8p8w7 quest bars

  • Keep this going please, great job! scoliosis surgery https://0401mm.tumblr.com/ scoliosis surgery

  • Hey would you mind letting me know which webhost you’re utilizing?

    I’ve loaded your blog in 3 different browsers and I must say this blog loads a
    lot quicker then most. Can you recommend a good web hosting provider at a
    fair price? Thanks, I appreciate it! cheap flights http://1704milesapart.tumblr.com/ cheap flights

  • Hi there to all, how is all, I think every one is getting
    more from this site, and your views are good in favor of new viewers.

    scoliosis surgery https://coub.com/stories/962966-scoliosis-surgery scoliosis surgery

  • Your means of explaining everything in this piece of writing is really good, all be able to simply be aware of it,
    Thanks a lot. ps4 games https://bit.ly/3z5HwTp ps4 games

  • A motivating discussion is worth comment. There’s no doubt that
    that you should publish more on this subject, it might not be a taboo matter but usually
    people do not discuss these issues. To the next! Best wishes!!
    quest bars https://www.iherb.com/search?kw=quest%20bars quest bars

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.