Titta Aguiar apresenta A grande dama da MODA COCO CHANEL

GABRIELLE CHANEL

Gabrielle Bonheur Chanel ( 1883 / 1971) , mais conhecida como Coco Chanel, foi uma estilista francesa e fundadora da marca Chanel. Revolucionou a Moda e sua importância ,eternizou o “pretinho básico”,  é um ícone de sofisticação até os dias atuais. 

 É a única estilista presente na lista das 100 pessoas mais importantes da história do século XX da revista Time.

Chanel ,foi uma das maiores incentivadoras da liberdade feminina da sua época. Aboliu os vestidos armados em favor de um jeito de vestir prático e confortável.

 Foi sempre conhecida como “Madmoiselle” ao longo de 88 anos de uma agitada existência, era dinâmica e empreendedora, sujeita a tempestades de cólera e a alfinetadas venenosas.

BOLSA CHANEL- A MAIS CLÁSSICA E ATEMPORAL

Filha de uma lavadeira e de um vendedor de roupas. Ficou orfã de mãe quando foi morar em um orfanato de onde saiu em 1903 e foi trabalhar como balconista, em uma loja de tecidos, onde aprendeu a costurar. Foi também cantora de cabaré.

Viveu com o industrial inglês, Arthur Capel, mais conhecido pelo apelido Boy , que lhe ajudou a abrir sua primeira loja, a “Chanel Modes”,  que era uma chapelaria, mas logo se expandiu para o ramo da moda. Chanel, nos anos 20, já era uma design influente, desenhava roupas elegantes  inspiradas no guarda-roupa masculino, tinha verdadeiro horror aos babados, plumas e rendas que ornavam os looks femininos. 

” PERFUME CHANEL N.5”

Seus Tailleur são referências até hoje, assim como o cardigã, o vestido preto, famoso ”pretinho básico”, e as pérolas, que se tornaram a marca registrada do estilo Chanel. Aos vestidos sóbrios, acrescentava acessórios exóticos, como gravatas e paletós, que garimpava no armário do companheiro. 

“Pretinho básico''

Passou a vestir grandes personalidades, entre elas, a primeira dama americana, Jackie Kennedy. Em 1922 criou o perfume Chanel nº5.  Em 1960, Marilyn Monroe provocou quando perguntada sobre o que usava para dormir: “Apenas duas gotinhas de Chanel nº5”.

 Coco Chanel montou um grande império, sua marca é referência no mundo todo, com uma moda atemporal, elegante e confortável. A estilista trabalhou até os últimos dias de vida.

O ano de 1983 foi marcado pela chegada do alemão Karl Lagerfeld ao império Chanel, no cargo de diretor artístico da marca . Era o início de uma nova e glamourosa fase para a marca Chanel,  comandada pelo “Kaiser da Moda”. Hoje, quem responde pela direção da maison é Virginie Viard, que foi assistente de Lagerfeld desde 1987.

 Os donos da marca Chanel S.A., que hoje é uma empresa privada francesa é Alain Wertheimer e Gerard ,netos de Pierre Wertheimer, que foi um parceiro de negócios da couturière Gabrielle Bonheur Chanel.

Depois de meio século desde o seu falecimento, trabalhando até os últimos dias de vida, Chanel permanece como sinônimo de elegância e bom gosto.

VIRGINIE VIARD

 ” Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda.” (Gabrielle Bonheur Chanel)

Publicação Anterior

GRU Airport terá monotrilho para interligar terminal à linha do metrô

Próxima Publicação

Chico Vartulli apresenta A eterna top model Vanessa de Oliveira

266 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.