David Reis- Conheça o Palacete Provincial e seus 5 Museus.

Você conhece os pontos turísticos de Manaus? Temos vários pontos naturais e culturais para visitar na cidade e muitos desses espaços são gratuitos. Entre tantos lugares, como o Teatro Amazonas, Galeria do Largo, Centro Cultural Palácio Rio Negro (em breve falaremos um pouco) e outros, vamos abordar um local que abriga 5 museus de diferentes linguagens, o Palacete Provincial. Uma ótima opção de visitação tanto para moradores, como para os turistas, que estejam visitando ou pretendam visitar a capital do Estado do Amazonas. Já anota aí essa dica!!!

Palacete Provincial fundado em 1874. Foto: Michael Dantas.

No Palacete temos o Museu de Arqueologia, Museu da Imagem e do Som (MISAM), Museu de Numismática do Amazonas, Museu Tiradentes e a Pinacoteca do Estado. Para facilitar a circulação, a entrada dos visitantes é feita pela Praça Heliodoro Balbi e a saída pelo portão da rua José Paranaguá. O roteiro começa pelo andar superior, no Museu de Numismática Bernardo Ramos e segue pelos museus Tiradentes e de Arqueologia. No andar inferior, o público conhece a Pinacoteca do Estado e o Museu da Imagem e do Som do Amazonas. O tempo de permanência em cada etapa é de cinco minutos.

O espaço é de administração do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Por mais de 100 anos foi o Quartel da Polícia Militar do Amazonas. Foto: Wikipedia.

O prédio foi fundado em 1874 e, por mais de 100 anos, funcionou como Quartel da Polícia Militar do Amazonas. Em 24 de março de 2005, passou por um restauro, sendo reinaugurado em 2009, com o espaço sendo aberto para visitação pública e gratuita, recebendo visitantes interessados em conhecer os acervos e coleções de artes dos museus, e que também participam dos eventos culturais que acontecem no local. A Praça da Polícia, em frente ao prédio, é uma extensão do passeio ao local.

Praça Heliodoro Balbi, mais conhecida como “Praça da Polícia”. Foto: Blog RBarcos.

A Pinacoteca tem quadros, fotos e gravuras de artistas locais. Conta com um acervo museológico de aproximadamente 2.300 obras, composto por doações de artistas plásticos e aquisições realizadas pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

A Pinacoteca do Amazonas conta com um acervo de aproximadamente 2.300 obras. Foto: Michael Dantas.

O Museu de Numismática conta com um acervo de 8 mil moedas. O acervo foi organizado pelo comerciante, pesquisador,, autodidata e cientista amazonense Bernardo d’Azevedo da Silva Ramos, no final do século XIX. Através da Lei n° 296, em 6 de outubro de 1899, a coleção foi adquirida pelo Estado.

Possui moedas do mundo inteiro, entre elas, a segunda menor moeda do mundo.

O museu possui mais de 35 mil peças, entre moedas, medalhas, cédulas, condecorações, selos e etc. Foto: Michael Dantas.

O Museu da Imagem e do Som tem DVDs e CDs para exibição gratuita no local. 

Os acervos museológicos apresentam equipamentos de fotografia, cinema, música, televisão e rádio, dentre outros. O Museu foi inaugurado em 6 de novembro de 2000.

Réplica da máquina fotográfica “Lambe-Lambe”, com tripé original, de 1888. Faz parte da coleção de Eugênio Barbbera, vinda da Inglaterra. Foto: Michael Dantas.

O Museu Tiradentes homenageia os bombeiros e a Polícia do Estado, com armas e fardas em exposição.

Retrata fatos históricos ocorridos em Manaus, com a atuação da Corporação de Bombeiros, além de vestimentas e equipamentos utilizados em combate. O Museu foi organizado e inaugurado em 1974, voltando em 2009 para sua primeira sede, no antigo prédio do Comando Geral da Polícia Militar, hoje Palacete Provincial.

O Museu Tiradentes acolhe a história da Corporação Militar do Estado do Amazonas. Foto: Michael Dantas.

O Museu de Arqueologia reproduz escavações e artefatos descobertos na região. Foi inaugurado em 25 de março de 2009.

Nele, encontram-se evidências da cultura material arqueológica, provenientes de Sítios Arqueológicos do Estado do Amazonas, com o maior objetivo de mostrar ao visitante um pouco do conhecimento pré-colonial, sob a perspectiva antropológica e artística, entre outras, dos povos que viveram na região e legaram as mais diversas formas de expressão cultural.

Museu de Arqueologia. Foto: Michael Dantas.
O Palacete Provincial funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 15h*, com entrada gratuita, bastando agendamento pelo link https://sistemas.cultura.am.gov.br/sigec/agendamentoEspacos/create
 
Os novos horários respeitam a determinação de decreto estadual, como medida de prevenção à Covid-19. O uso de máscara é obrigatório. 
 
Palacete Provincial 
Praça Heliodoro Balbi, s/n – Centro Manaus/AM.
Telefone: (92) 3631-3632
 
Publicação Anterior

O Rio em Festa: Casa Villarino Reabre para Celebrar a Cultura Nacional

Próxima Publicação

Jeycow Ferraz apresenta: SOLON VERONEZE: “O Arquiteto dos Penteados”.

461 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.