Decoração do quarto do bebê – 7 dicas por Murilo Grilo

Hoje trago algumas dicas importantes para os papais de primeira viajem decorar o quarto do bebê.

Quando projeto um ambiente, me preocupo com todos os detalhes e nesse estudo estão: quais os usos destinados ao espaço, quem irá utilizar, se o espaço será versátil e ganhará outras funções, quais funções, quantas pessoas irão utilizar esse espaço, entre diversas abordagens que fazemos no briefing. 

Figura 1- Créditos imagens: Casa Mollde + Conteúdo_ - fotografia: Osmar Fermozelli

Quando se trata do quarto do bebê, os cuidados na hora de projetar são redobrados. 

Geralmente os pais se preparam nove meses para a chegada do bebê, dedicando bastante de seus tempos e muitas vezes sonham com uma decoração perfeita, mas têm dificuldades em idealizar e concretizar tudo isto, hoje separei algumas dicas essenciais que utilizo na hora de criar o quarto do bebê dos meus clientes e compartilho com vocês essas diretrizes valiosas: 

Confira algumas dicas importantes para deixar o quarto do bebê, aconchegante e confortável para recebê-lo:

  1. AJUSTAR O AMBIENTE

Se irão transformar algum ambiente que já tem um uso, no novo quarto para o bebê, tomem cuidado, pois geralmente os bebês são mais sensíveis com alergias e acidentes domésticos. Então nesse momento é preciso adequar esse ambiente para ser o quarto, fazendo as reformas necessárias, prevendo necessidades e cuidados. Contrate um arquiteto. 

   2. ITENS ESSENCIAIS:

Independentemente do tamanho do espaço que receberá o quarto do bebê temos itens básicos para incluir, os principais móveis são: berço, cômoda, poltrona, cesto e lixeira, tudo com iluminação adequada.  

Lembre-se sempre de conferir a medida exata do espaço para não ter dor de cabeça na hora da montagem. 

     3. CORES NEUTRAS:

Figura 2-Berço Flow - Cinza e Wood - Fonte: https://now.westwing.com.br/berco-flow-cinza-e-wood

Usar cores neutras é muito importante (ex: bege, branco, amarelo).  Auxiliando assim no incentivo à equidade de gênero, evidenciando que meninos e meninas não precisam mais se prender aos tradicionais azul e rosa.

     4. ILUMINAÇÃO:

O bebê geralmente fica muito tempo olhando para cima, cuidado com lâmpadas muito intensas e luzes muito claras, mantenha uma iluminação ambiente, com cores frias e menos agressivas e a noite use a iluminação de abajures. 

    5. MULTIFUNCIONAL

Figura 3- Berço Redondo Madeira Crescer + Colchão- Fonte: https://www.graodegente.com.br/berco-1/berco-4-em-1

Para aproveitar mais os móveis do quarto do bebê, invista em móveis multifuncionais, onde o berço virará posteriormente uma cama, uma poltrona ou uma escrivaninha, assim o móvel acompanhara o desenvolvimento da criança, podendo ser usado por muito tempo. 

Figura 4-Berço Redondo Madeira Crescer + Colchão- Fonte: https://www.graodegente.com.br/berco-1/berco-4-em-1

Planeje as disposições dos móveis levando em conta a funcionalidade. Lembre-se que o espaço precisa ter uma boa circulação para troca de roupas, fraldas, amamentação e manuseio do bebê. Evite qualquer item com quinas marcadas. 

O quarto se transformará constantemente assim que o bebê crescer, a partir dos dois anos de idade, a poltrona de amamentação poderá ser trocada por um espaço para a criança brincar, ou uma escrivaninha. 

Figura 5- Berço Redondo Madeira Crescer + Colchão- Fonte: https://www.graodegente.com.br/berco-1/berco-4-em-1

Recomendações sugeridas pelo Inmetro: 

O Inmetro proibiu o uso de berços com grades laterais móveis, pelo risco de acidentes

Evite usar protetores de berço, almofadas e bichos de pelúcia. A Sociedade Brasileira de Pediatria alerta que esses itens no berço podem provocar sufocação e asfixia

Também é importante observar se há furos na estrutura do berço para mudar a posição do estrado à medida que o bebê cresça – ou para deixá-lo levemente inclinado, caso o bebê tenha refluxo.

A distância entre as grades tem que ter, no mínimo 4,5 centímetros, e no máximo 6,5 centímetros, para não haver o risco de que a cabeça, ombros ou mãos do bebê fiquem presas.

Se o berço tiver rodinhas móveis, pelo menos duas delas têm de ser fixas ou conter travas.

O espaço entre o estrado e a lateral do berço não deve ultrapassar 2,5 centímetros e o espaço entre as ripas do estrado tem que ser de, no máximo, 6 centímetros, para também prevenir que braços e pernas se prendam. E o colchão deve preencher todo o espaço interno do berço, sem vãos nas laterais para evitar acidentes

Fonte: https://www.unimed.coop.br/viver-bem/pais-e-filhos/cuidados-ao-montar-o-quarto-do-bebe

     6. TAPETES E PELÚCIAS:

Invista em tapetes antialérgicos de tecidos ou tapetes de E.V.A, não carregue muito esse ambiente com ursinhos de pelúcia, pois são ótimos acumuladores de ácaros. 

Evite usar protetores de berço, almofadas e bichos de pelúcia. Repito que a Sociedade Brasileira de Pediatria alerta que esses itens no berço podem provocar sufocação e asfixia.

7. CIRCULAÇÃO DO AR:

Evite colocar o berço onde haja uma corrente de ar no quarto e isso é uma diretriz da “Sociedade Brasileira de Pediatria” que recomenda não deixar o berço próximo a janela, evitando que ele pegue alguma corrente de ar.  À medida que o bebê vai crescendo, sua curiosidade aumenta e ele pode tentar escalar o berço para alcançar a janela, provocando um acidente. 

Essas são algumas diretrizes para você começar a pensar como é importante se atentar em todos os detalhes na hora de decorar o ambiente do bebê. Cuidados redobrados e muita atenção. 

Para contratar os meus serviços de arquitetura e design de interiores, nos falamos por aqui: 

https://linktr.ee/murilogrilo

Figura 6- Créditos imagens: Casa Mollde + Conteúdo_ - fotografia: Osmar Fermozelli

Não se esqueça de prestigiar nossa coluna aqui na revista, confira nossos outros temas já abordados: 

https://revistadovilla.com.br/?s=murilo+grilo

Até semana que vem!

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

XANDY NOVASKI: 4ª TEMPORADA DE “SOB PRESSÃO” CHEGA COM MUITAS HISTÓRIAS DE SUPERAÇÃO E DRAMAS PESSOAIS

Próxima Publicação

Daniel Braga: OICD Promove Edição 2021 da Corte dos Orixás

33 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.