PRAIAS, LIMONCELLOS E BELAS VISTAS: GUIA PARA UMA "DOLCE VITA" NA COSTA AMALFITANA

Ah, a “dolce vita”… Não há como rumar até à Costa Amalfitana para perceber o sentido desta expressão. A vida realmente parece mais doce quando estamos deitados numa das glamorosas praias ensolaradas, a bebericar limoncellos e a apreciar as vistas.

A Costa Amalfitana é um dos destinos mais emblemáticos de Itália e, apesar da sua popularidade, as vilas e cidades que a compõe mantém um lado autêntico que justifica plenamente a sua classificação como património mundial da UNESCO.

La Costiera Amalfitana é um trecho litoral deslumbrante localizado na Campânia, no sul da Itália. Integra 13 localidades encantadoras e estende-se por cerca de 40 km desde o seu ponto de partida em Vietri sul Mare, até ao seu ponto final em Positano.

As distâncias não são grandes, mas viajar ao longo da sinuosa estrada costeira consome muito tempo.

QUAIS SÃO AS 13 VILAS E CIDADES DA COSTA AMALFITANA?

  • Amalfi
  • Atrani
  • Cetara
  • Conca dei Marini
  • Furore
  • Maiori
  • Minori
  • Positano
  • Praiano
  • Ravello
  • Scala
  • Tramonti
  • Vietri sul Mare
créditos: Tom Podmore@Unsplash

COMO CHEGO ATÉ À COSTA?

O aeroporto mais próximo é o de Nápoles. Daqui partem comboios para Sorrento, Salerno ou Vietri sul Mare. Chegando a uma destas cidades podemos alugar um automóvel e percorrer a Strada Statale 163 ou apanhar um autocarro ou um ferry para chegar a outras localidades.

Os bilhetes não podem ser comprados diretamente nos autocarros, mas podemos encontrá-los na maioria das tabacarias por toda a costa. Podemos adquirir bilhetes válidos para 1 dia, 3 dias ou para uma viagem individual.

Os ferries são mais caros, mas geralmente tornam a viagem mais rápida e oferecem vistas deslumbrantes das cidades a partir do mar. A Travelmar, a Alicost e a Alilauro são algumas das companhias que operam aqui. Os seus horários podem ser encontrados on-line e nas bilheteiras ao longo da costa.

QUAL É A VILA OU CIDADE EM QUE DEVO ME HOSPEDAR?

Considerando alguns fatores como serviços, transporte público, qualidade das praias, caminhadas e beleza geral, eu sugiro seis cidades principais:

1- Positano – por quê? Bem, com a sua profusão de casas coloridas que descem em cascata por uma encosta íngreme até à praia, é sem dúvida a cidade mais bonita de toda a costa… Infelizmente é também a mais cara.

Optar por um Airbnb poderá ficar mais em conta, mas ainda assim não esperem que seja barato.

As vistas maravilhosas, porém, ajudam (um pouco) a esquecer o preço.

Descubram mais sobre Positano aqui.

2- Amalfi – por quê? É mais acessível do que Positano e igualmente bonito. Reservem um hotel em Amalfi e ficarão alojados bem no meio da Costiera. Para quem não tem carro a sua localização central é ideal. A cidade é o principal hub de transportes da costa e tem excelentes ligações de autocarro e barco que facilitam os passeios de dia inteiro a outras localidades. Há também muito para ver e aproveitar na cidade, incluindo a praia, uma catedral medieval e o histórico museu do papel. Todos os principais pontos turísticos estão no centro compacto, que pode ser facilmente explorado a pé. Há também uma boa escolha de acomodações para todos os orçamentos e muitos cafés, bares e restaurantes.

3- Ravello – por quê? É uma vila encantadora, localizada no topo de uma colina, entre limoeiros e olivais. É muito turística durante o dia, mas recupera a sua autenticidade e identidade quando os visitantes vão para casa ao final da tarde e o ambiente fica tranquilo e romântico. Com uma boa oferta de restaurantes, hotéis e villas luxuosas e românticas, Ravello pode ser uma boa opção para casais em lua de mel.

4- Maiori – por quê? É uma boa aposta para famílias com crianças pequenas. Maiori tem uma longa praia de areia e uma boa variedade de restaurantes e hotéis. Os pais que viajam com carrinhos de bebé vão também apreciar as ruas planas, que tornam a locomoção mais fácil. O alojamento nesta localidade tende a ser ligeiramente mais barato do que em qualquer outra parte da costa.

5- Praiano – por quê? Praiano é uma vila a meio caminho entre Positano e Amalfi. Geralmente esquecida pelos turistas, tem um ambiente agradável e autêntico de aldeia pequena e é a escolha ideal para quem prefere evitar as multidões,  não se importa de estar longe de todos os principais centros de transporte e gosta de praia e de caminhar (Praiano marca o início do Sentiero degli Dei, a trilha de caminhada mais conhecida e acessível da Costa Amalfitana).

Possui poucos pontos turísticos, mas para quem gosta de praia, é perfeito — uma escada íngreme leva à popular Spiaggia della Gavitella — e as suas vistas ao pôr do sol estão entre as melhores da costa.

6- Sorrento – por quê? Embora Sorrento na verdade não faça parte da Costa Amalfitana, é uma boa opção para quem está a planear conhecer a região usando apenas transporte público. É uma cidade bonita e tranquila com um centro histórico atraente e vistas deslumbrantes do Monte Vesúvio. Tem alojamento mais barato e é perfeito para quem quer fazer viagens adicionais de um dia a PompeiaNápoles e Capri. Mas atenção, Sorrento fica longe da maioria das cidades da Costa Amalfitana. Leva um pouco mais de uma hora de autocarro a chegar a Sorrento, e cerca de uma hora e quarenta e cinco minutos para chegar a Amalfi, por exemplo.

Saibam mais sobre Sorrento aqu

créditos: KaLisa Veer@Unsplash

O QUE DEVO VER E FAZER?

1- Façam uma viagem panorâmica de comboio

A parte norte da costa de Amalfi tem sua própria linha de comboio, conhecida como Linha La Circumvesuviana, que vai de Nápoles a Sorrento. É uma ótima maneira de admirar a paisagem incrível desta região costeira e uma das formas mais eficientes (e baratas) de viajar.

Tentem conseguir um assento na janela do lado esquerdo para garantir as melhores vistas.

2- Passem um dia (ou dois) em Amalfi

Relaxem na bonita praia de Amalfi, aproveitem as vistas deslumbrantes da cidade e as águas azuis do Golfo de Salerno.
Visitem a maravilhosa catedral, que embora ampliada e renovada muitas vezes, remonta ao século IX; façam compras na Ruga Nova Mercatorum — a rua principal de Amalfi; Marquem uma degustação de vinhos na vinícola Tenuta San Francesco, que fica a cerca de meia hora de carro de Amalfi, em Tramonti e jantem no La Taverna di Masaniello (Vicolo Masaniello, 14), um dos muitos restaurantes incríveis de Amalfi, onde podem experimentar massas caseiras deliciosas.

3- Percorram o Sentiero dei Limone (Caminho dos Limões)

O Caminho dos Limões é uma trilha que conecta as cidades de Minori e Maiori. Oferece belas vistas panorâmicas e passa por entre centenas de limoeiros que produzem os famosos limões da Costa Amalfitana (Este caminho costumava ser percorrido pelos agricultores que transportavam os frutos das árvores até ao porto para os vender).

Andar de Minori até Maiori leva cerca de 1 hora, mas tenham em atenção que se começarem a caminhada em Maiori, passarão a maior parte do tempo a descer escadas até Minori. Se começarem o trilho em Minori, bem… estejam preparados para subir (pelo menos, durante a primeira parte do caminho)!

4- Apreciem a Costa Amalfitana a partir do mar

Uma das maneiras mais relaxantes de ver a Costa Amalfitana é fazendo um passeio de barco.
Não há nada como ver as casas cor pastel de Positano, Amalfi ou Minori, a erguerem-se contra a lateral das falésias.

5- Conheçam a verdadeira Positano

Muitas pessoas não sabem, mas a praia principal de Positano — Spiaggia Marina Grande, não é a única praia da cidade. Como é a que aparece em todas as fotos é muito concorrida e em algumas alturas do ano é quase impossível encontrar aqui um lugar.
No entanto, a uma curta caminhada de distância fica uma praia muito menos conhecida — a Spiaggia de Fornillo. É um pouco menor, mas ainda assim é fácil conseguir aqui uma vaga, mesmo durante o pico da temporada turística. Esta praia tem muitos restaurantes e bares, como o Pupetto, onde podemos fazer uma bela refeição ou tomar uma bebida.

Se não gostam de multidões, não fiquem no centro da cidade. Tudo a norte da praia principal é muito turístico e concorrido, mas mais para a esquerda é mais tranquilo e agradável. É também aqui que encontramos alguns dos melhores restaurantes de Positano como o Saraceno d’Oro, Il Fornillo ou Da Vincenzo Positano.

créditos: The Travellight

6- Admirem as vistas de Ravello

Ravello tem algumas das melhores vistas da Costa Amalfitana. Fica no topo das montanhas entre Amalfi e Maiori e a sua atração principal é a Villa Rufolo, uma villa romana, construída por uma família rica de comerciantes durante o século XIII. No seu auge, foi considerada uma das maiores e mais faustosas villas da Costa Amalfitana, e em seu redor surgiram lendas e histórias sobre tesouros escondidos nas suas fundações.

 

Vale igualmente a pena visitar a Piazza Centrale para ver a Catedral e a Galeria de Arte Ravello, e jantar num dos muitos restaurantes com esplanadas ao ar livre que nesta cidade proporcionam o ambiente ideal para uma refeição romântica.

7- Visitem Cetara

Cetara é uma das vilas mais autênticas e intocadas da Costa Amalfitana.
Este pequeno povoado não foi muito afetado pelo turismo e mantém praticamente intacto todo o seu encanto original.
Se quiserem ver como eram as cidades de Amalfi antes desta região ficar saturada de turistas, este é o lugar que devem visitar.

A frota pesqueira de Cetara ainda opera e permite-nos observar os pescadores em ação nos seus pequenos barcos coloridos.
Além das atividades pesqueiras, Cetara possui também uma variedade de restaurantes que servem peixe fresco e delicioso marisco.

Atenção que no verão são montados chapéus de sol e espreguiçadeiras na praia e isso atrai mais movimento e turistas.

8 – Descubram a Grotta dello Smeraldo

A Grotta dello Smeraldo (Gruta Esmeralda) é um fenómeno natural e uma das mais belas cavernas de toda a Itália.
Localizada entre Amalfi e Praiano, esta gruta é uma das poucas cavernas do mundo banhada por uma luz esmeralda natural. O efeito é simplesmente incrível e a cor da água e a própria gruta são lindas!

Para chegar à gruta existe um pequeno estacionamento junto à estrada marginal, uma ampla escadaria que desce para o mar e ainda um elevador. Depois de pagar o bilhete, os visitantes entram na gruta por um túnel artificial. No interior existe um cais com vários barcos de madeira que nos levam para uma visita guiada a este lugar surreal.

9- Apreciem as lindas quedas de água do Valle delle Ferriere

O Vale Ferriere é uma área protegida, maravilhosa para explorar por quem gosta de caminhadas e atividades ao ar livre.

Pode ser facilmente alcançado a pé a partir de Amalfi em cerca de uma hora. É agradável e fresco mesmo no auge do verão, graças às quedas de água e riachos que correm por toda a sua extensão. Todo o vale pode ser percorrido a pé ou de bicicleta. As duas trilhas principais são denominadas sentiero basso (trilha inferior) e sentiero alto (trilha superior).

É uma área pouco visitada e permite fugir da agitação habitual das movimentadas cidades costeiras de Amalfi. Além disso, as trilhas apresentam alguns pontos que nos permitem ver algumas das cidades de ângulos incomuns.

10- Visitem a charmosa cidade de Furore

Furore é um lugar fantástico para se visitar na parte central da Costa Amalfitana.

As estradas que levam até Furore são bastante espetaculares e passam por dramáticos penhascos e fileiras e mais fileiras de socalcos repletos de vinhas.

A sua praia, muito cénica, faz sucesso no Instagram e dentro dos limites da cidade, a decorar as paredes de algumas das casas e lojas, podemos encontrar magníficos murais pintados à mão que mostram algumas representações coloridas da vida na Costa Amalfitana.

11 – Passem um dia (e uma noite) na Ilha de Capri

Capri é um lugar verdadeiramente mágico e um dos destinos mais populares da Costa Amalfitana.
Esta ilha fica na extremidade oeste da Costa e pode ser alcançada por barcos que operam a partir de várias cidades costeiras.

Capri é conhecida pelas suas paisagens deslumbrantes, pelas praias, pela Grotta Azzurra (Gruta Azul) e pela sua vibrante vida noturna.

Saibam mais sobre a Ilha de Capri aqui.

12- Façam uma viagem pelas Ilhas Sirenuse

Este pequeno grupo de ilhas pode ser encontrado na costa sul de Amalfi, entre Capri e Positano.
Elas fazem parte do Arquipélago da Campânia e devem o seu nome (Sirenuse) às sereias mitológicas que supostamente viveram lá na antiguidade.

Um passeio de barco por Isca, Vetara, Gallo Lungo, La Castelluccia e La Rotonda, é uma atividade muito agradável. Gallo Longo, a maior ilha do grupo, é atualmente propriedade privada, mas as águas calmas que a circundam estão abertas ao público, o que significa que os visitantes podem, pelo menos, ter um vislumbre da ilha, enquanto nadam e mergulham.

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook.

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Grupo Tropicalis abre novo hotel em Maceió

Próxima Publicação

Titta Aguiar aborda “Beleza facial” O poder da autoestima

64 Comentários

  • side effects of lisinopril hctz losartan hydrochlorothiazide dose

  • I blog frequently and I really thank you for your content. The article has truly peaked my interest. I’m going to take a note of your website and keep checking for new details about once a week. I opted in for your RSS feed too.

  • I couldn’t resist commenting. Perfectly written!

    Take a look at my blog; VikingXL Keto BHB

  • fantastic put up, very informative. I’m wondering why the other experts of this sector don’t notice this. You should continue your writing. I am sure, you’ve a huge readers’ base already!

  • I’m not that much of a internet reader to be honest but your blogs really nice, keep it up! I’ll go ahead and bookmark your website to come back down the road. Cheers

  • I couldnít resist commenting. Very well written!

  • Hermione looked up at her frenzied entrance. “Ginny? What’s wrong? Where’s Harry?”Ginny stopped in front of them, breathing heavily. She wouldn’t normally be winded from the run up to the common room, but her fear for Harry was moving steadily upwards and lodging somewhere in her throat now. “Malfoy… potion… Harry… portkey.”Neville stood up. “Calm down, Ginny. Tell us what’s happened.”Ginny took a deep breath. “We ran into Malfoy and his goons in an empty corridor. He dropped a vial with some sort of debilitating gas in it to knock out our senses. Crabbe and Goyle tackled me, and…
    https://absconcier669739.wordpress.com/

  • Excellent blog here! Also your site loads up fast! What web host
    are you using? Can I get your affiliate link to your host?
    I wish my web site loaded up as quickly as yours
    lol

  • Its such as you learn my thoughts! You appear to know so much about this,
    such as you wrote the e book in it or something. I think that you
    can do with a few p.c. to drive the message
    house a bit, but instead of that, that is fantastic blog.
    A fantastic read. I’ll certainly be back.

  • I used to be able to find good advice from your content.

  • He watched from the corner of his eye as Cynthia smelled the glass tentatively.She took a sip and grinned. “Cherries. It’s been a long time since I tasted cherries.” She got wide eyed after a moment and smacked Daniel in the head. “You had cherries and didn’t tell me?”“Yeah, it wasn’t a great crop and he wasn’t selling them so he made me a deal. Seventy-five credits got me twenty-three pounds of cherries.Would have been more but had to point out the condition they were in. They did taste sweet though.”“I love cherries, you didn’t even share one,” she scowled. “You know that is the…
    https://aexetan4611050.wordpress.com/

  • My family members always say that I am wasting my time here at web, except I know I
    am getting know-how all the time by reading such fastidious posts. https://raovatonline.org/author/bowman2539/

  • It wakes me up a little, but not much, and I get up to take a shower. I grab a towel and open my door, walking down the hall to the bathroom and stop dead in my tracks.I forgot about Curtis, who is now sprawled out on the couch in his boxers, his pale chest bare for my eyes. He’s snoring softly, and I smile softly before going into the bathroom and softly closing the door.As I turn on the shower, I undress myself, looking in the mirror. I suddenly remember all of what happened last night, and a small gasp escapes my lips. I saw him…and he saw me! A blush covers my body, and I quickly…
    https://capeline5672278.wordpress.com/

  • Hello! I simply would like to give you a
    big thumbs up for the excellent information you’ve got right here on this post.
    I will be coming back to your site for more soon.

  • Hey There. I found your blog using msn. This
    is an extremely well written article. I’ll be sure to bookmark it and come back
    to read more of your useful information. Thanks for the post.
    I’ll definitely comeback.

  • It was a standard bathroom; cozy fluffy matt, blue and green tiles, a large combined shower and bath taking up the back wall next to a sizeable window. Next to the toilet were a sink and cabinet with products and soap laid around the taps.After I had peed, I wiped myself and noticed my pussy still swollen with arousal and just a little tender form its finger fuck. I flushed the toilet and stood in front of a large mirror over the sink and looked at myself. My face was flushed and I had a big grin pasted across my face. My eyeliner, although a little smudged still made me look sexy as hell…
    https://sorknight5426486.wordpress.com/

  • Floraspring is a weight loss supplement from Revival Point, LLC.
    The supplement uses probiotics to boost energy and mood, control body fat mass, reduce waist circumference, and reduce calorie absorption, among other benefits.
    According to the official website, by taking one capsule of Floraspring daily, users can give your body 25 billion colony-forming units (CFUs) of probiotic bacteria.
    Each serving contains over a dozen strains of probiotics
    to support gut health and weight loss in various ways. https://kakuteishinkoku.dcf7.com/community/profile/rachellecrum10/

  • What i do not realize is in reality how you are no longer really much more neatly-preferred than you might be now. You’re very intelligent. You realize thus considerably with regards to this topic, produced me in my view consider it from numerous varied angles. Its like women and men are not interested until it’s something to do with Woman gaga! Your individual stuffs outstanding. At all times deal with it up!

  • I conceive other website owners should take this website as an example , very clean and great user friendly design and style.

  • I read this post fully about the resemblance of most recent and previous
    technologies, it’s amazing article.

  • Hi just wanted to give you a brief heads up and let you know a few of the images aren’t loading correctly.
    I’m not sure why but I think its a linking issue.
    I’ve tried it in two different browsers and both show the same
    outcome.

  • Discount On Plavix

  • I was able to find good info from your blog
    posts.

  • Yes! Finally something about a.

  • Heya i’m for the first time here. I found this board
    and I find It really useful & it helped me out a lot. I hope to present one thing again and aid others such as you aided me.

  • Hi there, I wish for to subscribe for this webpage to get hottest updates,
    therefore where can i do it please assist.

  • Hello there, just became alert to your blog through Google, and found that it is truly informative.
    I am gonna watch out for brussels. I’ll be grateful if you continue this in future.
    Many people will be benefited from your writing. Cheers!

  • I go to see day-to-day a few web pages and blogs to read posts, except this webpage provides feature based content.

  • It’s actually very difficult in this busy life
    to listen news on Television, therefore I simply use world wide web for that reason, and get the most recent
    news.

  • viagra a domicilio

  • cialis 5 mg

  • Zithromax Pak

  • On my friend’s blogs they have added me on their blog rolls, but mine always sits at the bottom of the list and does not list when I post like it does for others. Is this a setting that I need to change or is this a choice that they have made?.

  • Hurrah, that’s what I was searching for, what a data!
    existing here at this website, thanks admin of this web page.
    quest bars http://bit.ly/3jZgEA2 quest bars

  • http://buystromectolon.com/ – buy ivermectin 3mg tablets

  • I don’t even know how I ended up here, but I thought this post was good.

    I do not know who you are but definitely you’re going to a famous blogger if
    you aren’t already 😉 Cheers! asmr https://app.gumroad.com/asmr2021/p/best-asmr-online asmr

  • You ought to be a part of a contest for one of the finest sites on the web.

    I am going to highly recommend this web site! scoliosis surgery https://0401mm.tumblr.com/ scoliosis
    surgery

  • I know this if off topic but I’m looking into starting my own blog and was wondering what
    all is needed to get set up? I’m assuming having a blog like yours
    would cost a pretty penny? I’m not very internet smart
    so I’m not 100% sure. Any tips or advice would be greatly appreciated.
    Cheers cheap flights http://1704milesapart.tumblr.com/ cheap flights

  • Howdy I am so thrilled I found your weblog, I really found you by accident,
    while I was researching on Aol for something else, Anyways I am here now and would just like to say cheers for a tremendous post and a all round thrilling blog (I also love the theme/design), I don’t have time to go through it all at the moment but I
    have saved it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be back
    to read more, Please do keep up the excellent jo. ps4 games https://j.mp/3nkdKIi ps4 games

  • Excellent items from you, man. I’ve be aware your stuff previous to and you’re simply too magnificent.
    I really like what you have got right here, really like what you’re saying and the way during which you
    are saying it. You’re making it enjoyable and you
    continue to take care of to stay it wise. I can not wait to
    learn much more from you. That is really a great web site.
    scoliosis surgery https://coub.com/stories/962966-scoliosis-surgery scoliosis surgery

  • Hey There. I found your weblog the use of msn. That is a really smartly written article.
    I will make sure to bookmark it and return to learn more of your useful information. Thanks for the post.
    I’ll definitely return. quest bars https://www.iherb.com/search?kw=quest%20bars quest bars

  • Wow, wonderful weblog layout! How long have you been running a blog for? you made running a blog glance easy. The overall look of your website is magnificent, as neatly as the content!

  • Wow, amazing blog layout! How lengthy have you been running a blog for? you made blogging glance easy. The entire glance of your web site is wonderful, let alone the content!

  • Amoxicillin Dosierung

  • cialis use with trimix injections

  • Finishing Amoxicillin

  • http://buyplaquenilcv.com/ – plaquenil and pregnancy

  • Access Rx Viagra

  • https://buylasixshop.com/ – furosemide tablet

  • http://buypriligyhop.com/ – buy priligy generic

  • https://buyzithromaxinf.com/ – buy zithromax without prescription online

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.