Rodolfo Abreu apresenta: LAPA, bairro de história e cultura

Pintura de Leadro Joaquim, de 1790 – Museu Histórico Nacional

A Lapa, o bairro mais boêmio do Rio, é também um dos mais antigos da cidade. O conjunto arquitetônico, formado especialmente por casarios coloniais, nos faz viajar no tempo e foi tombado como Corredor Cultural da cidade. Tradicionalmente conhecida por unir todas as “tribos”, é uma área riquíssima culturalmente falando, cheia de histórias, personagens e pontos turísticos. Palco para artistas, poetas, pintores, músicos e dançarinos, a energia da Lapa é vibrante e eclética.

O bairro oferece atrações tanto para o dia, quanto para a noite. Em termos de bebidas e gastronomia, os bares e restaurantes – alguns estabelecidos há quase um século – apresentam opções para todos os gostos e bolsos. A música está sempre presente. Muitos shows ao vivo nos estabelecimentos do bairro – principalmente MPB, samba e chorinho; mas também há algumas boates.

Passeando pelo bairro é fácil identificar muitos murais que promovem a tradição urbana da cultura afro-brasileira, admirar os ateliês de artistas do bairro e quem sabe até persenciar grupos jogando capoeira.

O centro do bairro é o Largo da Lapa, espaço amplo ao ar livre onde acontecem eventos e apresentações. Ainda é possível encontrar em uma calçada o famoso e histórico lampadário, exemplar dos mobiliários urbanos que iluminavam a óleo o centro do bairro e eram belamente esculpidos. No entorno do  Largo da Lapa, encontram-se alguns pontos turísticos que não podem passar desapercebidos a qualquer visitante. Aqui estão eles:

1. Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro 

O nome do bairro veio desta igreja, que foi inaugurada em 1775 com projeto original do engenheiro José Fernandes Pinto Alpoim e participação do Mestre Valemtim no camarim do altar-mor. Ao longo das décadas sofreu algumas intervenções, especialmente em 1810 com a mudança dos frades carmelitas que haviam sido desalojados do seu convento da praça XV em decorrência da chegada da família real ao Brasil.

2. Sala Cecília Meireles

Uma das salas de concertos de música mais tradicionais da cidade. No século XIX este local foi o Armazém no Romão, conhecida confeitaria da época do Império. Depois, com ampliações, estabeleceu-se o luxuoso Grande Hotel da Lapa. Com a decadência do bairro no século XX, o hotel fechou e instalou-se o Cinema Colonial, de 1941 a 1961. Em 1964 o Governo do Estado do Rio decidiu transformar o espaço em um local dedicado aos concertos de música erudita, batizando a sala com o nome de Cecília Meireles, uma das maiores poetisas brasileiras que havia acabado de falecer.

3.  Escadaria Selarón

A Escadaria Selarón enche de cor um dos caminhos entre os bairros da Lapa e de Santa Teresa: ligando a rua Joaquim Silva ao Convento de Santa Teresa. Montado como um gigantesco mosaico, é obra do artista plástico chileno Jorge Selarón, que começou a se dedicar a decorar os 250 degraus da escada no início dos anos 90. Juntando azulejos e louças de várias partes do mundo, Selarón foi modificando e complementando continuamente sua obra de arte durante décadas, até sua morte em 2013. A imagem da escadaria rodou o mundo. Foi cenário de inúmeros videoclipes nacionais e estrangeiros, editoriais de moda e propagandas.

4. Arcos da Lapa

Símbolo do bairro, os Arcos da Lapa são mais que estéticos, representam um marco da arquitetura colonial do Brasil.  O Aqueduto da Carioca, seu primeiro nome, foi construído no século XVIII, entre 1725 e 1744. O objetivo da obra era transportar água da nascente do Rio da Carioca até o Largo da Carioca, a fim de abastecer a população da cidade. Em 1896, o Aqueduto da Carioca passou a ser utilizado como via para os bondes da cidade, o principal meio de acesso do centro ao bairro de Santa Teresa na época. E até hoje essa rota é utilizada no transporte de turistas e dos próprios cariocas.

5. Circo Voador e Fundição Progresso

Duas casas de show e espaços culturais que são referências do bairro da Lapa.  Inaugurado em 1982 na praia do Arpoador, o Circo Voador foi transferido posteriormente para a Lapa (junto aos arcos) e hoje tem uma programação diversificada, com artistas de MPB, bandas de rock nacional e internacional, forró, funk, frevo e outros estilos musicais. A Fundição Progresso está instalada próxima, no edifício histórico onde funcionou a Fábrica de Cofres e Fogões Progresso, do século XIX até seu fechamento em 1976. Nos anos 80, artistas e intelectuais realizaram movimento para a instalação de um centro cultural. Hoje, além de festas, eventos e shows, o espaço é utilizado como sede de companhias de dança e de teatro.

6. Feira do Lavradio ou do Rio Antigo

Na rua do Lavradio, que concentra muitos antiquários, todo primeiro sábado do mês é montada a Feira do Lavradio, ou Feira do Rio Antigo. Os comerciantes colocam seus acervos na calçada e expõem peças curiosas e diferentes. O espaço é complementado com barracas de artesãos, pintores e estilistas do bairro. Música e gastronomia também se juntam e tornam esta feira uma atração imperdível, característica do espírito da Lapa.

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

QUINTA DO PORTAL TEM PROGRAMA ESPECIAL DEDICADO ÀS VINDIMAS NO DOURO

Próxima Publicação

XANDY NOVASKI ENTREVISTA O CABELEIREIRO E DJ HENRIQUE FERNANDES.

23 Comentários

  • Ótima matéria. Parabéns Rodolfo Abreu

  • Quando voltar ao Rio, minha cidade, eu visitarei vários desses pontos turísticos. Há informações a[i que eu não conhecia, que matéria excelente!

  • I simply could not go away your website prior to suggesting that I really loved the usual information a person provide to your guests? Is gonna be again ceaselessly to investigate cross-check new posts.

  • Good web site you have got here.. Itís difficult to find high quality writing like yours nowadays. I truly appreciate people like you! Take care!!

  • This blog was… how do I say it? Relevant!! Finally I have found something which helped me. Many thanks!

  • Tremendous issues here. I’m very happy to look your post.
    Thank you so much and I am having a look forward to contact you.
    Will you please drop me a mail?

  • You’ve made some really good points there. I checked on the internet for more info about the issue and found most individuals will go along with your views on this website.

  • Itís hard to find knowledgeable people about this subject, however, you seem like you know what youíre talking about! Thanks

  • There’s definately a lot to find out about this subject. I like all the points you made.

  • I couldnít refrain from commenting. Exceptionally well written!

  • Hi! I just want to offer you a big thumbs up for your excellent information you’ve got here on this post. I will be returning to your web site for more soon.

  • I like the helpful info you provide in your articles.

    I will bookmark your blog and check again here frequently.

    I’m quite certain I will learn many new stuff right here!
    Good luck for the next!

  • Hello, of course this paragraph is actually pleasant and
    I have learned lot of things from it about blogging.

    thanks.

  • Hello, i believe that i saw you visited my weblog so
    i got here to go back the prefer?.I am attempting to in finding issues to enhance my site!I suppose
    its ok to make use of some of your ideas!!

  • Great post. I used to be checking continuously this
    blog and I’m impressed! Very useful information specifically the closing section :
    ) I care for such information a lot. I used to be looking for
    this certain information for a very lengthy time.
    Thank you and best of luck.

  • I’ve been surfing on-line greater than three hours nowadays, yet I by no means discovered any interesting article like yours.

    It is lovely price enough for me. In my opinion, if all
    site owners and bloggers made good content material as you did,
    the web will be a lot more helpful than ever before.

  • Its like you read my mind! You seem to know so much about this, like you wrote the book in it or something.
    I think that you could do with some pics to drive the message home a little
    bit, but instead of that, this is great blog. A fantastic read.
    I’ll certainly be back.

  • This blog was… how do you say it? Relevant!! Finally I have found
    something that helped me. Cheers!

  • Pretty great post. I simply stumbled upon your weblog and wished to say that
    I have truly loved surfing around your blog posts.
    In any case I will be subscribing on your feed and I hope you write again very
    soon! quest bars http://bitly.com/3jZgEA2 quest
    bars

  • After exploring a number of the blog articles on your web page, I seriously like your technique of blogging.
    I saved it to my bookmark webpage list and will
    be checking back in the near future. Please visit my web site too and let me know what you think.
    asmr https://app.gumroad.com/asmr2021/p/best-asmr-online asmr

  • Every weekend i used to pay a quick visit this web site, for the reason that i wish for enjoyment, since this this web page conations genuinely fastidious funny
    data too. cheap flights http://1704milesapart.tumblr.com/ cheap flights

  • Great blog here! Also your website loads up fast! What web host are you using?
    Can I get your affiliate link to your host? I wish my web site loaded
    up as quickly as yours lol ps4 games https://bit.ly/3nkdKIi ps4

  • It’s a pity you don’t have a donate button!
    I’d definitely donate to this brilliant blog!

    I guess for now i’ll settle for book-marking and adding your RSS feed to my Google account.
    I look forward to new updates and will talk about this blog with my Facebook group.
    Chat soon! scoliosis surgery https://coub.com/stories/962966-scoliosis-surgery scoliosis surgery

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.