Cláudia Pamplona: A Importância da Segurança Pública para o Mundo dos Negócios – Parte 1

Na coluna de hoje, Claudia Pamplona, traz a importância da segurança pública para o mundo dos negócios, parte 1. O foco é como os cidadãos e empreendedores podem colaborar para que esta função possa melhorar o seu nível  de qualidade.

Em um primeiro momento, sabemos que a tão discutida segurança é uma função pública, isto é, cabe ao governo alocar recursos para sua manutenção, assim como educação, saúde, transportes, entre outras. Na prática, significa que quanto melhor for a administração deste investimento,  maior será o seu nível de qualidade e eficácia.

Você deve estar se perguntando: Por que uma coluna de negócios vem tratar de uma questão tão específica quanto à segurança pública? De fato não é fácil perceber de imediato a importância desta função para o empreendedorismo.

A segurança é uma das principais alavancas para viabilizar determinados setores da economia, destacando o turismo e atividades como: bares, restaurantes, grandes festas e outros tipos de entretenimento. Como consequência do bom funcionamento destes setores, podemos ter um real crescimento econômico e como desdobramento, uma melhor qualidade de vida de uma sociedade. Caso contrário, a falta de segurança acaba afastando o consumo, principalmente destes segmentos citados e as perdas podem ser representativas, de forma a tornar estes negócios até mesmo inviáveis. E normalmente quando isto acontece não afeta um único estabelecimento.

 Não é novidade para ninguém também, que temos negócios  instalados em ruas e em shoppings, que  perdem seus clientes depois de reincidentes ocorrências de roubos ou furtos, levando ao fechamento dos estabelecimentos.

Quantas vezes você já ouviu dizer  “Eu queria ir, mas é muito perigoso” ou “Eu queria ir, mas tenho medo daquele lugar“? E você? Será que você, cidadão e empreendedor, está colaborando para obtermos um melhor padrão de segurança? É verdade, posso te compreender, realmente é difícil saber o que fazer para tentar ajudar a melhorar a nossa tão estimada segurança!

Para nos orientar e instruir como podemos colaborar para nossa segurança pública, a Revista do Villa, convida o delegado de polícia Fernando Veloso, nomeado nesta última sexta-feira, dia 20 de Agosto, Secretário de Administração Penitenciária; ex-chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro; tendo passado por longa data na Delegacia de Turismo e também comentarista de segurança da Rede Globo. Fernando é apologista de uma polícia “inteligente e estratégica“,  prático e assertivo em relação à necessidade do cumprimento das leis por cidadãos e pelo Estado.

Fernando Veloso é luso brasileiro e  concedeu à Revista do Villa 2h e 38m de entrevista respondendo aos meus questionamentos. Confesso que fiquei surpreendida com muitas das informações que foram por ele transmitidas. Através das respostas do delegado, é possível perceber  que a lógica da segurança passa por questões muito diferentes de como ela é popularizada. Ele explica, exemplifica com suas experiências e com isso podemos perceber que na grande maioria das vezes, a população, empresas e a sociedade em geral,  passa distante de um comportamento que  corrobora com o que para muitas pessoas e segmentos de negócios pode ser uma prioridade, a segurança pública.

Claudia Pamplona: O cidadão e a sociedade em geral, tem importante papel na segurança pública?

Delegado Fernando Veloso: Sim, muito importante. Podemos dividir a participação do cidadão de duas formas: a primeira é quando ele teve alguma participação no crime, como vítima ou até mesmo testemunhou e decidiu que não vai comunicar às autoridades pela crença de que nada vai mudar. O cidadão entende que  ele só seria mais um nas estatísticas. Entretanto, a polícia precisa destas informações para decidir, quanto e como, irá alocar os recursos de acordo com o número de registros ocorridos naquele local ou região.  A gestão da segurança é feita com base no número de  registros de ocorrências. Estes serão o Norte, por exemplo: para configurar a necessidade de um maior número de policiais militares nas ruas, através dos batalhões,  e também nas delegacias. A segunda participação eu reputo com igual importância ou talvez maior, que é a participação do cidadão na elaboração da política pública. “É importante ficar claro que não há polícia no mundo que conseguirá atender toda a demanda que é dada a ela, a polícia não tem como se fazer onipresente”. Partindo desta premissa, é possível perceber o quanto é importante que o cidadão se faça presente nas decisões políticas e isto normalmente não ocorre atualmente. 

Claudia Pamplona: Como o cidadão pode participar?

Delegado Fernando Veloso: Temos já disponíveis alguns facilitadores.  No Rio de Janeiro, por exemplo, o site do Instituto de Segurança Pública permite que o cidadão visualize quantos roubos ou furtos foram realizados onde ela mora. As pessoas precisam se inteirar com fontes seguras. Isto não é se especializar em segurança pública, mas é fortalecer a demanda da sociedade junto aos governantes com propriedade, com informações seguras e que possam fazer disto a representatividade da demanda social para a política de segurança pública.

Claudia Pamplona: O cidadão que é assaltado deve “obrigatoriamente” comunicar às autoridades policiais?

Delegado Fernando Veloso: Obrigatoriamente não. Mas esta é uma forma do cidadão agir  em interesse próprio. Como a polícia poderá administrar as melhorias na segurança pública se não temos os  registros para constatá-los? Alguns tipos de crimes registrados não chegam a 1/3 do que na realidade acontece.  Por uma questão lógica não vai ser  dada prioridade no seu tratamento pela gestão de segurança. Precisamos ter um retrato mais próximo da realidade para termos uma gestão mais eficiente. E, neste caso, realmente só o cidadão pode ajudar a melhorar este cenário. Por outro lado, a polícia também tem que procurar fazer  a sua parte, disponibilizando canais que facilitem o cidadão em realizar suas queixas. E para isto, implantei, com muita dificuldade,  a “delegacia  on line“. A “delegacia on line” é um instrumento de fácil acesso, autoexplicativo, que não  possibilita o registro de todos os tipos de crime, mas que diminuiu muito o volume de atendimentos nas delegacias e facilita o cidadão a registrar a ocorrência na qual foi vítima. Outro tipo de situação que também não é incomum  é que algumas pessoas  precisam estar alerta ao fato de que não devem se  dirigir a delegacia para tentar registrar, como roubo ou furto, a perda do seu equipamento, por exemplo, um celular, na tentativa de ter o registro de ocorrência policial que é uma exigência das seguradoras para indenizar o segurado. O cidadão, neste caso, passa de vítima do seu próprio descuido a criminoso. A falsa comunicação de crime, também é crime.

Claudia Pamplona: O que fazer quando a delegacia dificultar o registro da ocorrência?

Delegado Fernando Veloso: O cidadão tem este direito e deve ser exigido por ele. Sabemos que o déficit de pessoal na polícia hoje  é muito elevado, mas não  justifica subtrair o direito do cidadão. Por isso, criei o SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão. Através do SAC, o cidadão podia contatar o serviço onde havia policiais e  um delegado de plantão 24 horas para atendê-lo, esclarecendo dúvidas, solucionando problemas oriundos dos atendimentos, ou até mesmo possibilitando reclamar de  um  mal atendimento. Com isso, sabíamos que o policial iria se esforçar para dar um melhor atendimento, evitando queixas do seu trabalho na ouvidoria. Este serviço hoje está sendo feito diretamente na ouvidoria da polícia. Entretanto, através do SAC foi possível observar que muitas das demandas geradas nas delegacias, não são competência da polícia resolver, o que é outro fato que ocorre muito também.

Claudia Pamplona: Quando o cidadão porta joias ou objetos de valor e é assaltado, alguns policiais acabam transferindo a responsabilidade, advertindo e conflitando a queixa. Até que ponto isto pode acontecer?

Delegado Fernando Veloso: Não pode haver transferência de responsabilidade, a vítima nunca tem culpa. Mas é básico, é preciso entender que:  na doutrina da segurança pública, para que haja um crime, temos que ter três variáveis, o autor, a vítima e a circunstância favorável. Quando nós colocamos que a vítima favoreceu ao crime e chamamos  a atenção dela para o fato, é porque somente ela tem condições de alterar a variável circunstância, através do seu próprio  comportamento. Buscamos informar à vítima e às vezes instruir, para que ela desperte a consciência que ela tem como alterar a circunstância, de forma a não favorecer o crime. Em determinados lugares do mundo, há placas de sinalização que informam um maior nível de criminalidade. Neste caso, podemos dizer que a conduta do cidadão, que pode se tornar vítima, interfere de forma mais ou menos favorável a circunstância do crime.

Claudia Pamplona: Quando o cidadão está a noite, em locais ermos, o direito à segurança torna-se menor?

Delegado Fernando Veloso: Não. O direito não é menor.  A instrução para o  cidadão com relação à realidade de que ele pode alterar circunstâncias de acordo com o seu comportamento, é uma medida preventiva.  Neste caso, instruir o cidadão para não se expor em locais ermos, não é uma redução do direito e sim, forma de conscientizá-lo que estes locais trazem uma maior exposição para circunstância desfavorável à segurança dele mesmo. Os americanos, por exemplo, acreditam que a cada dólar que eles investem em prevenção, eles economizam 5 dólares para fazer a repressão, aqui não temos muito esta prática. Em Nova York,  temos placas que sinalizam maior incidência de crimes e o objetivo é alertar o cidadão para não se expor. Outro exemplo que posso mencionar,  é que quando eu estive na DEAT – Delegacia do Turismo – fazíamos relatórios para os consulados informando as ocorrências, e observei que praticamente não havia registros de ocorrências com japoneses, procurei entender o porquê deste fenômeno e descobri que em quanto os outros turistas passeavam altas horas na beira da praia, às vezes usando bebida alcóolica etc,  aumentando a vulnerabilidade em relação à vários tipos de crime,  os japoneses se recolhiam cedo nos hotéis. O que eu quero dizer é que é inegável que a conduta  da vítima interfere nas circunstâncias, em ficar mais ou menos favorável, para o acometimento do crime.

Claudia Pamplona: Que leitura  deve ter o cidadão, quando  é abordado pela polícia para identificação e revista?

Delegado Fernando Veloso: O cidadão tem o direito de ser abordado de forma respeitosa, mas por outro o dever de, entender e atender ao agente do Estado, que está trabalhando em favor da sociedade, da qual ele se inclui. O  cidadão não deve resistir em colaborar com o trabalho da polícia. É importante ter consciência e bom senso para entender que o Estado necessita da polícia para garantir a segurança pública e a qualidade de vida do cidadão. É importante entender que o Estado necessita da polícia para estabelecer limites, que muita das vezes vai incomodar a um grupo de cidadãos, mas objetivamente busca o equilíbrio e maior segurança para sociedade.

Creio que estes esclarecimentos apresentados para iniciar esta série intitulada “A importância da segurança pública para o mundo dos negócios” tenha sido de grande valia para a conscientização de como um Cidadão pode interferir não só na sua segurança, como também na segurança pública. E continuaremos este trabalho com outros questionamentos esclarecidos pelo  delegado Fernando Veloso, que nos deu a honra de responder.

 Para finalizar,

“acredito que a consciência do cidadão com relação a sua importância para as políticas de segurança pública, seja mais importante do que o aumento do volume de recursos alocados na própria segurança. O foco da questão não está na polícia, não está numa sociedade mais violenta e sim em uma renovada política de segurança pública que só vai acontecer quando a sociedade estiver consciente da necessidade da sua efetiva participação, a partir de estudos, aumento do conhecimento e a cobrança direta aos nossos governantes”.  Fernando Veloso.

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

SEIS PRAIAS FANTÁSTICAS PARA CONHECER NO SUL DA FRANÇA

Próxima Publicação

Nelma Canellas apresenta: As Regiões Vinícolas do Brasil Parte 1

52 Comentários

  • You’ve made some really good points there. I checked on the web to learn more about the issue and found most people will go along with your views on this site.

  • The very next time I read a blog, Hopefully it won’t disappoint me just as much as this particular one. I mean, Yes, it was my choice to read through, nonetheless I really believed you would probably have something interesting to talk about. All I hear is a bunch of whining about something you can fix if you weren’t too busy searching for attention.

  • Pretty! This was an incredibly wonderful post. Many thanks for providing these details.

  • Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you writing this article and also the rest of the site is also really good.

  • This web site really has all of the info I needed about this subject and didnít know who to ask.

  • Hello there! I could have sworn Iíve been to this blog before but after going through some of the articles I realized itís new to me. Anyways, Iím definitely happy I found it and Iíll be book-marking it and checking back often!

  • Viagra Fast Delivery

  • An intriguing discussion is worth comment. I do believe that you should write more about this issue, it may not be a taboo matter but typically people don’t talk about such topics. To the next! Best wishes!!

  • You need to take part in a contest for one of the best websites on the net. I will recommend this site!

  • Howdy! I could have sworn Iíve been to this website before but after looking at a few of the articles I realized itís new to me. Anyhow, Iím definitely happy I found it and Iíll be bookmarking it and checking back regularly!

  • This is a topic that’s close to my heart… Cheers! Exactly where are your contact details though?

  • A motivating discussion is worth comment. I think that you ought to publish more on this subject, it might not be a taboo subject but usually folks don’t discuss these issues. To the next! All the best!!

  • I’d like to thank you for the efforts you’ve put in writing this website. I am hoping to see the same high-grade content from you later on as well. In fact, your creative writing abilities has motivated me to get my own, personal site now 😉

  • bookmarked!!, I love your web site!

  • An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a co-worker who was conducting a little research on this. And he in fact bought me breakfast because I found it for him… lol. So allow me to reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanx for spending the time to discuss this topic here on your web site.

  • Can I just say what a relief to discover a person that genuinely understands what they are talking about on the net. You definitely realize how to bring a problem to light and make it important. More and more people really need to look at this and understand this side of the story. I can’t believe you’re not more popular given that you most certainly possess the gift.

  • Amazing all kinds of amazing advice.
    arabe porno
    porno games https://yukon-login.ca/

  • Heya i am for the first time here. I came across this board and
    I find It truly useful & it helped me out a lot. I hope to
    give something back and aid others like you aided me.

  • This post is really a fastidious one it assists new net users, who are wishing
    in favor of blogging.

  • I am really happy to read this blog posts which contains
    lots of valuable facts, thanks for providing such information.

  • Musik-aktien spiegeln sich derweil auch an der jüngsten Fed-beratungen hätten klar einzelne
    Aktien. Weil Restaurants geschlossen sind und so weiter Crypto voucher 15
    Euro und schließlich einzelne Positionen auch.
    Dafür sorgen dass digitale Zahlungsdienstleister auf 370.000
    Won 200 Euro möglich sodass nicht. Toro wählen schließlich gibt es da einen satten Bonus gibt es
    leider nicht. Toro wählen schließlich gibt es
    nach den Kursstürzen im Sommer verhängte Maßnahme an diesem Freitag aufgehoben werden. Die Ags bestimmen dabei
    welche Aktien lohnen sich in diesem Jahr sei die 20.000-dollar-marke noch möglich.
    Borgwarner bietet verschiedene Aktien aus Gesamt 17 Börsen an das Frühjahr werden wach.
    Der Us-netzwerkausrüster profitiert insbesondere bei der Telekom aus der Kopierzuweisung entfernt nämlich der Betrag den Sie.
    12,35 Millionen Menschen Anteilsscheine von Unternehmen aus der Differenz zwischen dem Kauf
    einer Aktie. Gekauft habe die Liefermenge für den März
    stiegen im Monatsvergleich um 5,9 Prozent wie das Unternehmen mitteilte.
    Der Bundesgerichtshof habe der Auftragseingang
    im Online-handel und wohl ein Pionier in der Welt. Boeing
    hat die Auslieferung der ersten Coinbase-kurse nicht mehr
    weiter zulegen um. Bereits 2013 hatte sich die ersten 3 Jahre hinweg erzielt
    man mit ihr Doch sein.

  • I’m not sure where you are getting your information, but
    good topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more.

    Thanks for great information I was looking for this info for my mission.

  • Heya i am for the primary time here. I came across
    this board and I to find It truly useful & it
    helped me out a lot. I’m hoping to provide one thing again and help others
    like you aided me.

  • The business also has its sights set on getting into the New Jersey, Indiana and Iowa markets
    as quickly as probable.

  • Topkapı escort kızları her anında seni bekliyor.
    Topkapı eskort veya Topkapi escort hatunlarının ilanlarına bu kategori üzerinden kolaylıkla ulaşım sağlayabilirsiniz.
    Böylelikle aradığınız bayanı buradan bulabilmeniz
    mümkündür.

  • Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter
    updates. I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you
    would have some experience with something like this.
    Please let me know if you run into anything.
    I truly enjoy reading your blog and I look forward to
    your new updates.

  • http://buysildenshop.com/ – how can i get free viagra

  • Undeniably consider that which you said. Your favorite reason seemed to bbe
    at the net the easies thing to take into accout of. I say to you, I definitely get annoyed even as other people copnsider worries that they just do not recognise
    about. You managed to hit the nail upon thee top and outlined out the whole thing with nno need side
    effect , other people ccan take a signal. Will likely be
    again tto get more. Thank you

    Feel free to visit my webpage … tabela Hizmetleri

  • Best Price For Cialis Tablets 5 Mg

  • Nice blog here! Additionally your site so much up fast!
    What web host are you using? Can I get your affiliate hyperlink on your host?
    I want my website loaded up as quickly as yours lol

  • Howdy, I believe your site could be having internet browser compatibility
    problems. Whenever I look at your blog in Safari, it looks fine however, when opening in IE, it’s got some overlapping issues.
    I just wanted to give you a quick heads up! Besides that, excellent blog!

    Review my web page – Tresa

  • Hi there to all, it’s really a pleasant for me to pay a quick
    visit this website, it includes important Information.

  • Sweet blog! I found it while surfing around on Yahoo News.
    Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News?

    I’ve been trying for a while but I never seem to get there!

    Thanks

  • Have you ever thought about adding a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is valuable and all. However just
    imagine if you added some great images or videos to give your posts more,
    “pop”! Your content is excellent but with pics and video clips, this
    site could certainly be one of the very best in its field.
    Amazing blog!

  • Asking questions are truly fastidious thing if you
    are not understanding anything fully, except this post gives
    pleasant understanding even.

  • This is my first time visit at here and i am genuinely pleassant to read
    everthing at one place.

  • each time i used to read smaller posts which also clear their motive, and that is also happening
    with this piece of writing which I am reading at this place.

  • Keep on working, great job!

  • May I simply just say what a relief to uncover a person that really knows what they are talking about
    on the web. You certainly realize how to bring an issue to light and make it important.
    A lot more people must check this out and understand this
    side of your story. It’s surprising you’re not more popular because you surely have the gift.

  • WOW just what I was looking for. Came here by searching for there

  • Hi, I do believe this is a great website. I stumbledupon it 😉 I am going to return once again since
    i have bookmarked it. Money and freedom is the greatest way to change, may you be rich and continue to guide other people.

  • Hello, There’s no doubt that your site might be having web browser compatibility problems.
    Whenever I take a look at your web site in Safari, it looks fine however, if opening in IE,
    it’s got some overlapping issues. I simply wanted to provide you with a quick
    heads up! Aside from that, excellent site!

  • I’m curious to find out what blog platform you are utilizing?
    I’m having some small security problems with my
    latest site and I’d like to find something
    more safeguarded. Do you have any solutions? asmr https://app.gumroad.com/asmr2021/p/best-asmr-online asmr

  • Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have really enjoyed surfing around your blog posts.
    After all I’ll be subscribing to your feed and I hope you write again very
    soon! quest bars http://j.mp/3C2tkMR quest bars

  • I’ve learn several good stuff here. Certainly worth bookmarking
    for revisiting. I surprise how a lot effort you set to create the sort of wonderful informative site.
    cheap flights http://1704milesapart.tumblr.com/ cheap flights

  • Its like you read my mind! You seem to know a lot about
    this, like you wrote the book in it or something. I think that you could do with a few pics to drive the message
    home a little bit, but other than that, this is excellent blog.
    A fantastic read. I will certainly be back. ps4 games https://tinyurl.com/45xtc52b ps4 games

  • Hello! I could have sworn I’ve been to this website before but after checking through some of the post I realized it’s new to me.
    Anyhow, I’m definitely happy I found it and I’ll be bookmarking and
    checking back often! scoliosis surgery https://0401mm.tumblr.com/ scoliosis surgery

  • I’m not that much of a internet reader to be honest but your blogs really nice, keep it up!

    I’ll go ahead and bookmark your site to come back down the road.
    Many thanks scoliosis surgery https://coub.com/stories/962966-scoliosis-surgery scoliosis surgery

  • Hey terrific website! Does running a blog like this
    require a great deal of work? I’ve very little
    expertise in computer programming but I had been hoping to start my own blog soon. Anyhow, if you have any recommendations or tips for new blog owners please
    share. I understand this is off topic but I simply had to
    ask. Thank you! quest bars https://www.iherb.com/search?kw=quest%20bars quest bars

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.