VENHA CONHECER A NOVA CASA DE FÉRIAS DE LUXO DO PICO, AÇORES

A nova casa de férias de luxo do Pico recupera a antiga destilaria que lhe dá nome, e que tem uma nova vida pelas mãos de Benedita Branco, à frente do projeto.

Tem 6 quartos, uma sala de jantar, piscina com vista privilegiada para o ponto mais alto de Portugal, e fica na zona do Cabrito, na Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, um sítio classificado pela UNESCO desde 2004.

A Adega do Fogo tem agora uma nova alma, e é a paragem perfeita para quem quer descobrir ou revisitar a ilha açoriana e as suas tradições, os seus sabores e a sua história.

Fotos: Francisco Nogueira

ANTES, UMA DESTILARIA

O surgimento desta destilaria está ainda envolto em mistério. Sabe – -se que foi construída por um padre, segundo as contas dos antigos proprietários, por volta de 1820.

Funcionava aberta à comunidade, quem quisesse ia lá “queimar”, e depois pagava o uso do espaço com garrafas da bebida lá produzida. “Queimar” é o primeiro passo da produção de água ardente, quando a fruta fermentada é posta a ferver num caldeirão tapado sobre o fogo, e sai a água fraca, que é passada para um segundo alambique, mais pequeno, para ser feita a destilação.

Depois é diluída com água da cisterna, e as serpentinas por onde o liquido passa são arrefecidas pela água do mar num poço de maré que entra por baixo da terra.

A ideia da destilaria comunitária é para manter nesta nova vida, em que a Adega continuará a ser de todos os que quiserem produzir. Os alambiques foram restaurados, e não apenas para decoração. Mas também haverá água ardente da casa, com sabores diferentes, recorrendo a ingredientes da ilha como a banana do Pico, o ananás, o medronho e a batata doce.

Entre novembro e fevereiro a produção acontece a bom ritmo, e os hóspedes podem fazer parte de todo o seu ciclo e, no fim, brindarem com a bebida que eles próprios fizeram, com sabores 100% locais.

AGORA, UMA CASA DE FÉRIAS

Recuperando os tais verões que eram dedicados a cozinhar pratos regionais para os amigos que recebia, a organizar-lhes as estadias, a levá-los a fazer os trilhos, a ir com eles pescar o carapauzinho na pedra, e a mostrar-lhes maravilhas como a confeção de manteiga, Benedita pretende que a experiência dos hóspedes seja genuína, com tempo para a descoberta.

A Adega do Fogo funciona como uma casa de férias de segmento 5 estrelas, que pode ser utilizada por famílias ou grupos de amigos que queiram desfrutar da propriedade como um todo, para estadias mínimas de 5 noites no verão, e 3 noites no inverno.

A experiência na adega e na ilha é construída à medida do cliente, do propósito da sua visita e do seu grau de avidez por aventura. É possível reservar-se a propriedade, sem mais extras, para dias de pleno deleite em que se desliga a sério do mundo lá fora.

 

A isso o hóspede pode adicionar experiências gastronómicas preparadas por mãos muito conhecedoras dos sabores açorianos — na sala de jantar da casa, junto à destilaria, com capacidade até 18 pessoas e/ou no forno a lenha no exterior, que tem também uma churrasqueira —, serões ao som do cancioneiro Açoriano e do Pico, “workshops” de manteiga ou de bolo de milho, pesca e confecção de peixe do atlântico.

E também outras atividades, como passeios de bicicleta e trilhos pela ilha, massagens personalizadas com vista para o Pico, provas de vinhos locais. Tudo é possível nesta “incursão picarota” que se quer feita com proximidade, verdade e de forma sempre personalizada.

O WELLNESS

É em total comunhão com a paisagem que se pode desfrutar de momentos de pleno deleite, no serviço de wellness da Adega do Fogo. Para quê ter um spa para massagens quando estas podem ser recebidas na Paisagem Protegida do Pico, com a imponente montanha à nossa frente, e um cenário onde o verde da vinha e o negro da rocha se fundem em total harmonia?

Os tratamentos são feitos com óleos essenciais do arquipélago, da Essentia Azorica, a partir de plantas autóctones e outras que povoam as várias ilhas. Os aromas e as propriedades da cryptomeria, do louro, da coteira ou do incenso, pelas mãos de massagistas especializadas, fazem com que haja uma separação nítida entre o antes e o depois da experiência que apela a vários sentidos.

Para quem preferir o recato indoor, a massagem pode também ser desfrutada no conforto do quarto, nesta casa que é sempre do hóspede.

A sauna funciona em mais um recanto re-aproveitado do edifício original, todo revestido a madeira de castanho, num espaço onde se faz uma verdadeira pausa do mundo real.

Todas as amenities são Oliófora, 100% naturais, a partir de óleos prensados a frio, que trazem a quem as usa a natureza no seu estado mais puro, em forma de cuidado para a pele.

Os hóspedes podem ainda usufruir de serviço de cabeleireiro, manicure e outros tratamentos de estética, através de marcação, na comodidade da sua casa de férias açoriana.

Fonte: Sapo Viagens
Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Daniel Braga: A Cultura Afro-brasileira em Festa na V Corte dos Orixás neste Sábado

Próxima Publicação

Titta Aguiar apresenta: Como usar tênis dentro do seu estilo pessoal

29 Comentários

  • You have made some good points there. I checked on the net for more info about the issue and found most people will go along with your views on this website.

  • Way cool! Some very valid points! I appreciate you penning this post plus the rest of the site is very good.

  • The very next time I read a blog, Hopefully it does not disappoint me just as much as this one. I mean, I know it was my choice to read through, nonetheless I truly thought you would have something interesting to say. All I hear is a bunch of complaining about something you could possibly fix if you were not too busy seeking attention.

  • I always spent my half an hour to read this webpage’s content daily along with a cup of coffee.

  • I seriously love your website.. Pleasant colors & theme. Did you build this amazing site yourself? Please reply back as Iím trying to create my own blog and want to learn where you got this from or just what the theme is called. Kudos!

  • I enjoy looking through an article that will make people think. Also, thanks for allowing me to comment!

  • This excellent website really has all the information and facts I needed concerning this subject and didnít know who to ask.

  • Hello! I’ve been reading your site for a long time now and finally got
    the courage to go ahead and give you a shout out from
    Humble Tx! Just wanted to tell you keep up the fantastic work!

  • Very good info. Lucky me I recently found your blog by chance (stumbleupon). I’ve bookmarked it for later!

  • Very good info. Lucky me I found your site by chance (stumbleupon). I’ve bookmarked it for later!

  • These are actually wonderful ideas in concerning blogging.
    You have touched some good things here. Any way keep up wrinting.

  • Good post. I’m going through some of these issues as well..

  • Spot on with this write-up, I seriously think this amazing site needs much more attention. Iíll probably be returning to read more, thanks for the information!

  • I enjoy reading a post that will make people think. Also, thank you for permitting me to comment!

  • I wanted to thank you for this great read!! I absolutely loved every bit of it. I have you book-marked to check out new stuff you postÖ

  • Aw, this was a really nice post. Finding the time and actual effort to produce a great articleÖ but what can I sayÖ I procrastinate a whole lot and don’t manage to get nearly anything done.

  • Aw, this was an exceptionally nice post. Taking a few minutes and actual effort to make a great articleÖ but what can I sayÖ I hesitate a whole lot and never seem to get anything done.

  • Very energetic blog, I loved that bit. Will there
    be a part 2?

  • You’ve made some really good points there. I checked on the web for more information about the issue and found most individuals will go along with your views on this web site.

  • Hello! I could have sworn Iíve visited this blog before but after looking at some of the articles I realized itís new to me. Anyhow, Iím certainly pleased I discovered it and Iíll be bookmarking it and checking back regularly!

  • I simply couldn’t leave your site before suggesting that I extremely loved the usual info an individual provide to your visitors?
    Is gonna be again incessantly to inspect new posts

  • This is a really good tip especially to those new to the blogosphere.
    Simple but very precise info… Thanks for sharing this one.
    A must read post!

  • Sweet blog! I found it while searching on Yahoo News.
    Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News?
    I’ve been trying for a while but I never seem to get there!
    Many thanks

  • Good day! I know this is kinda off topic but I was wondering which blog platform are you using for this website?

    I’m getting tired of WordPress because I’ve had problems with hackers and I’m looking at alternatives for another platform.
    I would be awesome if you could point me in the direction of a good
    platform.

  • Thank you for sharing your info. I truly appreciate your efforts
    and I am waiting for your further post thank you once again.

  • Do you mind if I quote a few of your articles as long as I provide credit and sources back to your
    webpage? My website is in the very same area of interest as yours and my
    users would definitely benefit from a lot of the information you provide here.
    Please let me know if this alright with you. Regards!

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.