PIAS: A ALDEIA QUE SE ANINHA NO VALE ENCANTADO DO BESTANÇA

Algures num “Vale encantado” esconde-se uma das aldeias mais pitorescas de Portugal.

Entre 150 e 200 metros de altitude na margem esquerda do rio Bestança no município de Cinfães está localizada a aldeia de Pias. No fundo do vale, o sol joga com este lugar às escondidas. De manhã desce lentamente pela encosta do Poente e à tarde, sorrateiramente escapa-se pela encosta voltada para o Nascente.

A proximidade do rio e o facto de ter sido edificada uma ponte na idade média determinaram a prosperidade da aldeia, já que a agricultura foi sempre a atividade principal da localidade.

Pias terá sido uma povoação importante e atrativa para todas as classes sociais, como se pode constatar pela existência de algumas importantes casas senhoriais, ao lado das quais se aninham alguns notáveis exemplares de genuína arquitetura popular que certamente vos vão prender durante a vossa passagem por estas incríveis ruas. Percorra a galeria de fotos e conheça esta bonita aldeia.

Banhada por um rio de uma beleza infindável, imprescindível para o dia-a-dia dos habitantes no cultivo de campos e para fazer girar as mós dos antiquíssimos moinhos, é hoje também uma referência mundial a nível de lazer e turismo. Muito próximo localiza-se o “Baloiço do Bestança” uma das atrações mais procuradas no Verão de 2020.

Banhada por um rio de uma beleza infindável, imprescindível para o dia-a-dia dos habitantes no cultivo de campos e para fazer girar as mós dos antiquíssimos moinhos, é hoje também uma referência mundial a nível de lazer e turismo.

O património construído é também notável. No centro da aldeia, servida por antigas e pitorescas ruas de lajedo granítico, encontramos ainda uma levada de água que atravessa toda a povoação para a rega dos terrenos agrícolas, um relógio de Sol histórico, alminhas, duas capelas, várias casas senhoriais, recentemente o Centro de Interpretação Ambiental do Vale do Bestança e o Parque de Lazer de Pias.

O Rio que banha estas margens, nasce nas Portas de Montemuro, na serra do mesmo nome, e termina no rio Douro. São 13,5 Km de curso, numa extensão de verdura e águas sempre cristalinas que o fazem um dos rios mais limpos da Europa.

O Parque de Lazer de Pias, construção recente, é composto por espaço de merendas, zona de lazer e desporto, bar e esplanada, sanitário, passeios, áreas de estacionamento, jardins, rede elétrica e mobiliário urbano.

Já o Centro de Interpretação funciona como uma montra para a linha do vale e para o rio que lhe dá o nome. Neste espaço, poderão ficar a conhecer as características biofísicas e paisagísticas do Vale do Bestança ao longo das 4 estações do ano.

De forma a facilitar a vossa visita gostava de partilhar convosco este pequeno mapa com todos os pontos de interesse acompanhados da respectiva fotografia. Faça a sua visita virtual aqui.

Espero que tenham oportunidade de fazer uma visita. Venham com algum tempo disponível já que nas redondezas existem inúmeros locais que vão adorar conhecer.

Fonte: Sapo Viagens

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

David Reis- A Soberana do Carnaval de Manaus, Mocidade Independente de Aparecida, lança samba-enredo para o desfile de 2022

Próxima Publicação

Jeycow Ferraz apresenta Paula Goodarth – Uma GATA DE VISON Atemporal.

17 Comentários

  • Thanks for one’s marvelous posting! I genuinely enjoyed
    reading it, you could be a great author. I will ensure that I bookmark your blog
    and may come back in the foreseeable future. I want to
    encourage you to ultimately continue your great posts, have a nice afternoon!

  • Spot on with this write-up, I truly think this site needs far more attention. Iíll probably be back again to read through more, thanks for the information!

  • Greetings! Very useful advice within this post! It is the little changes that will make the largest changes. Thanks a lot for sharing!

  • You have made some really good points there. I looked on the web for additional information about the issue and found most people will go along with your views on this site.

  • Hello there! I could have sworn Iíve been to this site before but after looking at many of the posts I realized itís new to me. Anyhow, Iím definitely pleased I discovered it and Iíll be bookmarking it and checking back regularly!

  • Spot on with this write-up, I honestly feel this site needs a great deal more attention. Iíll probably be back again to read through more, thanks for the information!

  • Greetings from Carolina! I’m bored to death at work so I decided to browse your website on my iphone during lunch break.

    I really like the knowledge you provide here and
    can’t wait to take a look when I get home. I’m shocked at how fast your blog loaded
    on my mobile .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow,
    very good site!

  • I was pretty pleased to uncover this website. I wanted to thank you for ones time for this fantastic read!!
    I definitely appreciated every part of it and i also
    have you book marked to look at new information in your site.

  • Aw, this was an exceptionally good post. Taking a few minutes and actual
    effort to create a good article… but what can I
    say… I hesitate a whole lot and never manage to get nearly
    anything done.

  • Hello, its fastidious article on the topic of media print, we all be familiar
    with media is a impressive source of facts.

  • I was curious if you ever considered changing the structure of
    your site? Its very well written; I love what youve got
    to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better.

    Youve got an awful lot of text for only having 1 or 2 images.
    Maybe you could space it out better?

  • Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wished to say that I’ve really enjoyed browsing your blog posts.
    In any case I will be subscribing to your rss feed and I hope you write again soon!

  • My spouse and I stumbled over here different page and thought I might check things out.
    I like what I see so i am just following you. Look forward to looking into your web page again.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.