Cláudia Pamplona: A Importância da Segurança Pública e o Mundo dos Negócios – Parte II

Na coluna de hoje, Cláudia Pamplona  traz  a série “A importância da segurança pública e o mundo dos negócios”. O foco agora são importantes discussões e polêmicas sociais, sobre segurança pública,  que afetam sensivelmente os cidadãos,  sociedade em geral e  o seu  desdobramento para a economia, especialmente o setor de turismo.

Mais uma vez respondendo os questionamentos da Revista do Villa o delegado Fernando Veloso é quem responde nossas perguntas e dúvidas mais evidenciadas com relação à segurança pública. O que para nós é uma honra, por ser o delegado  Veloso uma das mais importantes autoridades brasileiras neste assunto. 

É importante perceber como situações comuns ao nosso “dia a dia” podem se tornar acontecimentos indesejados para as nossas vidas. E como, muitas vezes não estamos atentos para estes fatos.

Claudia Pamplona: Com relação à contratação de seguranças particulares, para pessoas físicas, que cuidados devem ser tomados?

Fernando Veloso: Esta questão não passa pela solução da segurança pública. Estamos falando de um grupo  de pessoas que por algum motivo especial necessitam ter mais cuidados e proteção. Pessoas que precisam transportar valores altos ou que estão ameaçadas e vulneráveis por alguma situação específica na qual o Estado  não tem por obrigação direcionar uma segurança especial.

Neste caso, primeiro  é importante entender  qual a demanda destas pessoas. Normalmente, o segmento de segurança privada é formado por escoltas e seguranças particulares, lógico que esta oferta se dá em diversos níveis. É necessário identificar a real necessidade da pessoa. O importante é entender que a contratação de pessoas ou empresas,  para realização deste tipo de serviço  tem que ser feita com critério, constatando-se se  estão devidamente regularizadas para trabalhar. 

A regularização  destas empresas, que compete a Polícia Federal,  implica no cumprimento de muitos pré-requisitos e normas previstas em lei. Este é um serviço que demanda alta qualificação por parte dos seus agentes ou colaboradores que são habilitados e  com alguma periodicidade passam por uma reciclagem (novos treinamentos). Caso contrário, o contratante poderá ficar exposto a diversos tipos de problemas, inclusive a sua segurança pessoal. O desdobramento de uma ação de força por uma pessoa que não está apta para exercer a função pode gerar vítimas, inclusive não diretamente envolvidas na ação. O agente na tentativa de atingir um assaltante, por exemplo, pode acabar ferindo outras pessoas próximas que nada tenham haver com o início do evento. 

Na prática, o que se deve ter como princípio é que  não devemos contratar nenhum tipo de serviço clandestino.

Claudia Pamplona: Considerando o potencial do Turismo no Rio de Janeiro, você acredita que se tivéssemos uma política de segurança mais eficaz, teríamos um estado economicamente melhor?

Fernando Veloso: Sim, sem dúvida nenhuma. Posso usar o exemplo de uma experiência quando assumi a  DEAT-Delegacia Especializada no Atendimento ao Turista, que passou a Delegacia Especializada no Atendimento ao Turismo, em 2008, deixamos de atender somente ao turista e passamos a atender o setor de turismo. Foi uma mudança muito importante porque o Trade turístico estava muito insatisfeito com a polícia, mas conseguimos reverter esta questão. Na época, tínhamos recorrentes assaltos na linha Vermelha e isto aumentava cada vez mais.  Quando os turistas deixavam o aeroporto, as quadrilhas interceptavam os ônibus que os levavam  no trajeto do aeroporto para os hotéis. Em alguns casos os ônibus eram desviados para outros lugares para que a ação dos criminosos pudesse ser facilitada. O objetivo era roubar: euros, dólares, cartões, objetos pessoais de valor entre outros pertences. Alguns turistas retornavam para o aeroporto e cancelavam as reservas e a  programação que iriam fazer no Rio. Isto estava gerando um prejuízo para o setor de turismo e também outras atividades afins, no Rio de Janeiro. Acrescentando ainda a repercussão negativa internacional não só reportada pelas vítimas como também pela imprensa. Ou seja, a imagem da segurança pública  do Estado estava manchada no cenário internacional e  o setor de turismo  bastante insatisfeito com a polícia do Rio de Janeiro.

Como a nova DEAT atuou  nesta questão?

O primeiro passo  que demos foi realizar investigações para desmontar as quadrilhas  e tivemos um excelente resultado. Prendemos muita gente e o negócio dos bandidos  deixou de ser interessante. Acabamos com aquele tipo de ocorrência.

Solucionada esta  questão, partimos para o segundo passo que foi a reconquista do setor de turismo, onde para isso nos aproximamos das instituições que representam o setor, principalmente a ABIH, nesta época presidida por Alfredo Lopes. E partimos para trabalhar em outra questão criminal vinculada ao turismo que eram os golpes com cartões de crédito através de fraudes e estelionatos, alguns tinham o suporte dos próprios colaboradores dos hotéis entre outros de serviços vinculados aos estabelecimentos que atendem o turista.

Na prática destes crimes os golpistas aliciavam colaboradores (funcionários dos hotéis) para que estes dessem trânsito a parte da operação da atividade criminosa. Por exemplo: trocavam as máquinas de cobrança do hotel por máquinas dos criminosos. Neste ato, o colaborador só precisava fingir que não estava vendo a troca das máquinas e, para isso, recebiam na época R$ 1.000,00 aproximadamente, um valor interessante se não fossem pegos em flagrante. Pois sendo, responderiam por associação ao crime, podendo ser apenados em 2 ou 3 anos de detenção.

Com treinamentos promovidos entre as duas instituições: ABIH e Polícia Civil, foi possível transmitir as informações dos riscos que os criminosos estavam levando aos colaboradores. E  alguns já estavam envolvidos nestas práticas criminosas. Ao mesmo tempo, criamos um canal de comunicação entre os colabores e a polícia que passaram a informar para polícia quando este tipo ocorrência iniciava na sua unidade de trabalho. Logo, a polícia tinha tempo para agir. E este era o cerne da questão que antes fazia com os criminosos ficassem  eufóricos com relação ao tipo de crime, tinham tempo pra agir. Foi relevante também para êxito desta estratégia, a integração  da polícia militar através do batalhão de apoio ao turismo que também fizeram parte de todo este processo.

Outro fato muito importante que colaborou para o enfraquecimento destas práticas criminosas, junto aos turistas,  foi buscar a interação  junto ao Ministério Público dando condição da Produção Antecipada da Prova. Isto porque o turista vitimado muitas das vezes não queria se envolver em um processo criminal posto que tinha seu retorno marcado e poucos privilégios se colaborassem com curso de um processo.  Com a impossibilidade de comparecimento da vítima os infratores acabavam não sendo condenados. E isto, era um estímulo para o crime. Foi outro grande passo que demos junto a estas investigações, tornando-as conclusivas.

Mas, a questão é que toda esta integração que se deu na segurança pública, das polícias, MP e representantes do setor não foi institucionalizada e com a mudança dos governos, de 4 em 4 anos subsequentes,  tudo pôde tomar um novo formato e novamente perdemos todo o trabalho que investimos, tempo e estratégia para implantar. Tendo a perder  não só a segurança pública,  como o setor de turismo e consequentemente a economia do estado.

Existe algum período do ano devemos estar mais atentos à ação de criminosos?

O que pode se dizer é que com relação a crimes relacionados ao turismo ocorrem com muita incidência nos período de férias e grandes eventos: Carnaval, Réveillon e Rock in Rio. Nestas ocasiões golpistas do Brasil inteiro se direcionam para o Rio de Janeiro para praticar estes atos, nos quais têm expertise.

Para que se possa entender melhor a diferença de atender ao turista para atender ao setor de turismo. Digo: Um Hotel pode estar sem único turista dentro mas acontece algum crime, este será tratado pela Delegacia de Atendimento ao Turismo.

Porque algumas pessoas se sentem mais seguros que outros em determinados lugares?

Outro fato que é muito importante o cidadão entender é a diferença entre sensação de segurança e segurança. Vou mencionar um episódio para explicar: Fazíamos reuniões com uma determinada comunidade e vínhamos tendo muito resultado com o nosso trabalho naquele lugar. Isto é, estávamos com um bom nível de  controle naquela área , provendo segurança e a comunidade satisfeita e trabalhando. Entretanto, em único dia um turista se expôs no local e foi vitimado. Não necessitando agora de maiores detalhes. Toda aquela segurança que vinha sendo mantida por longa data foi afetada e por um  fato que na realidade aconteceu com fortes indícios que a vítima colaborou com o crime,  a sensação de segurança foi fortemente atingida. E quando fomos fazer a reunião comunitária, fomos tratados com muita  hostilidade, prejudicando a continuidade dos nossos trabalhos. Essa distinção é importante. O cidadão precisa entender mais isto tudo, o que foi abalado naquele lugar não foi a segurança e sim a sensação de segurança.

Claudia Pamplona: Existe algo que te inquiete com relação à política de segurança pública atual?

Fernando Veloso: O que sempre vai me inquietar é o desconhecimento da sociedade de  como realmente acontecem os fatos.  A falta de conhecimento  impede que a sociedade participe da política da segurança  e seja atuante e não manipulada.

O cidadão tem que se inteirar dos seus direitos. A carência crônica de recursos não só humano como material é um fato que a sociedade poderia cobrar.  A constituição de 1988 previa um número de policiais igual a 24.000 homens na polícia para cada estado brasileiro e temos hoje menos que 10.000.  Evidente que isto implica na viabilidade da sua segurança pessoal e seus  negócios. 

Outra discussão importante é qualificar a Guarda Municipal para trabalhar em pequenos crimes, fraudes e furtos, por exemplo. As polícias Civil e Militar estão assoberbadas de casos maiores. Acredito que a Guarda Municipal pode melhorar a sua participação na segurança pública se qualificada pra tal função.

A última coisa que me incomoda muito é as pessoas acharem que os policiais são heróis. O policial não é herói. É importante saber que o policial sofre, morre, tem uma família que pode ficar órfão e até mesmo desassistida em alguns casos. Portanto, a figura do herói  não cabe.

Finalizando esta coluna com informações muito importantes, mas nem tão prazerosas, reforço a fala do Delegado Fernando Veloso que entende que somente a sociedade pode atingir definitivamente e mudar o padrão da segurança pública e ainda tentando ser mais claro o Delegado disse: “Precisamos de trabalhos como este que você está fazendo para que o cidadão, a sociedade,  comece a pensar e entender a sua importância para que possamos avançar nos nossos padrões de segurança. Por isso, que eu invisto o meu tempo e  não deixo de atender os veículos de informação. Não existe outro caminho“.

Na próxima e última coluna o Delegado Fernado Veloso fala um pouco sobre a polêmica das drogas e uso de armas numa visão muito diferente do que normalmente é proposto para a sociedade de uma maneira geral. 

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Jeycow Ferraz apresenta Paula Goodarth – Uma GATA DE VISON Atemporal.

Próxima Publicação

Daniel Braga: Aberto do Golfe Clube Aretê Búzios Chega a 20ª Edição

75 Comentários

  • Hi! I just would like to offer you a huge thumbs up for the great information you have got here on this post. I’ll be returning to your website for more soon.

  • I’m very pleased to find this web site. I wanted to thank you for ones time just for this wonderful read!! I definitely enjoyed every bit of it and i also have you book marked to check out new information on your site.

  • Very good write-up. I certainly love this site. Continue the good work!

  • Howdy! This blog post could not be written much better! Looking through this post reminds me of my previous roommate! He continually kept talking about this. I am going to send this post to him. Pretty sure he will have a very good read. Thank you for sharing!

  • Great weblog here! Also your web site loads up very fast!

    What web host are you the usage of? Can I am getting your affiliate link on your host?
    I want my web site loaded up as quickly as yours lol

    my website :: daftar slot carslot88

  • Saved as a favorite, I love your website!

  • Itís nearly impossible to find experienced people about this subject, but you sound like you know what youíre talking about! Thanks

  • You are so cool! I don’t suppose I’ve truly read through a single thing like this before.
    So great to find somebody with genuine thoughts on this subject matter.
    Seriously.. thanks for starting this up. This site is one thing
    that’s needed on the internet, someone with some originality!

  • Iím impressed, I have to admit. Rarely do I come across a blog thatís both equally educative and amusing, and let me tell you, you have hit the nail on the head. The problem is something not enough people are speaking intelligently about. I’m very happy that I stumbled across this during my hunt for something relating to this.

  • These are really fantastic ideas in on the topic of blogging.
    You have touched some pleasant factors here. Any way keep up wrinting.

  • Everything is very open with a clear description of the challenges. It was really informative. Your website is very helpful. Thanks for sharing!

  • Greetings! Very useful advice in this particular article! It is the little changes that will make the most significant changes. Thanks a lot for sharing!

  • Spot on with this write-up, I actually feel this web site needs a great deal more attention. Iíll probably be back again to read more, thanks for the info!

  • I genuinely enjoy looking through on this web site, it
    holds fantastic content.

    Here is my webpage – Clean Cut Keto Reviews

  • Everything is very open with a clear clarification of the issues. It was really informative. Your website is extremely helpful. Thanks for sharing!

  • Hi colleagues, its great post regarding tutoringand fully explained, keep it up all the time.

  • Thanks for a marvelous posting! I actually enjoyed reading it, you happen to be a
    great author. I will always bookmark your blog and will eventually come
    back someday. I want to encourage you to ultimately continue your great posts, have a nice
    afternoon!

    Also visit my website; Daftar slot carslot88

  • Having read this I thought it was really informative. I appreciate you finding the time and effort to put this content together. I once again find myself spending a lot of time both reading and leaving comments. But so what, it was still worthwhile!

  • I like it when folks get together and share views. Great website, keep it up!

    Feel free to surf to my blog post daftar slot carslot88

  • An intriguing discussion is worth comment. I do believe that you should publish more about this subject matter, it may not be a taboo subject but generally people do not discuss such subjects. To the next! Best wishes!!

  • You made some decent points there. I looked on the web to find out more about the issue and found most individuals will go along with your views on this website.

  • After looking over a number of the articles on your web site, I truly
    like your technique of writing a blog. I book marked it to my bookmark website
    list and will be checking back in the near future.
    Please check out my web site too and tell me your opinion.

    Here is my web page – Infinity CBD

  • Paragraph writing is also a excitement, if you know after that you
    can write or else it is complex to write.

  • Unquestionably believe that which you stated. Your favorite justification seemed to be on the internet the easiest thing to
    be aware of. I say to you, I certainly get annoyed while people think about worries that they plainly don’t know about.
    You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the
    whole thing without having side-effects , people can take a signal.

    Will likely be back to get more. Thanks

  • For newest news you have to go to see world wide web and on the web I found this web
    page as a finest site for latest updates.

  • Amazing things here. I’m very glad to peer your
    post. Thank you a lot and I’m looking ahead to touch you.

    Will you kindly drop me a mail?

    Feel free to surf to my website forums.feasycom.com

  • Hello there! This blog post could not be written any better!
    Looking through this article reminds me of my previous roommate!
    He continually kept talking about this. I am going to send this post
    to him. Pretty sure he’s going to have a very good read.
    Thank you for sharing!

  • Процедура для собаки неприятная, но приучить к ней можно. https://nsdog.ru Прочитав такое, я кинулась смотреть, а что же получают мои собаки. Следующим этоапом было когда собаку инструктора вели на обучаемую.

  • Cialis A Basso Prezzo

  • I was curious if you ever thought of changing the page layout of your website?
    Its very well written; I love what youve
    got to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better.
    Youve got an awful lot of text for only having 1 or 2 images.
    Maybe you could space it out better?

  • You are so cool! I don’t suppose I have read through anything like
    that before. So nice to discover somebody with original thoughts
    on this subject. Really.. thanks for starting this
    up. This website is one thing that is required on the web,
    someone with a bit of originality!

  • It’s fantastic that you are getting ideas from this
    piece of writing as well as from our argument made at this
    time.

  • Howdy! Someone in my Facebook group shared this site with us
    so I came to check it out. I’m definitely enjoying the information. I’m bookmarking and will be tweeting this to my followers!
    Outstanding blog and terrific design.

  • Hi! I realize this is sort of off-topic but I had to
    ask. Does building a well-established website such as yours take a lot of work?

    I’m brand new to running a blog however I do write in my diary daily.
    I’d like to start a blog so I will be able to share my personal experience and feelings online.
    Please let me know if you have any recommendations or tips for brand new aspiring
    blog owners. Appreciate it! quest bars http://tinyurl.com/49u8p8w7 quest bars

  • Wow! Thank you! I continually wanted to write on my site something like that.

    Can I take a portion of your post to my website?

  • Hey there, You’ve done an incredible job. I will definitely digg it and
    personally suggest to my friends. I’m confident they’ll be benefited from this web site.
    quest bars http://bit.ly/3jZgEA2 quest bars

  • Its like you read my mind! You seem to know a lot about this, like you
    wrote the book in it or something. I think that you can do with
    a few pics to drive the message home a bit, but instead of that, this is wonderful blog.
    A great read. I will definitely be back.

  • hydroxychloroquine tablets chloroquine for sale hydroxychlorophine

  • What’s up mates, its fantastic article about teachingand entirely defined, keep it up
    all the time. quest bars http://bit.ly/3C2tkMR quest bars

  • Hi there, this weekend is nice for me, since this point in time
    i am reading this fantastic educational piece of writing here at my house.
    asmr https://app.gumroad.com/asmr2021/p/best-asmr-online asmr

  • I’m really loving the theme/design of your site. Do you ever run into any internet browser
    compatibility issues? A few of my blog audience have complained about my site not operating correctly in Explorer
    but looks great in Safari. Do you have any tips to help fix this issue?

  • Есть любовь на свете или уже нет. Каверзный вопрос? Сможете ответить?

  • Wonderful, what a webpage it is! This web site provides
    useful information to us, keep it up.

  • Hi there everyone, it’s my first visit at this web site, and post
    is actually fruitful designed for me, keep up posting these types of posts.
    quest bars http://j.mp/3C2tkMR quest bars

  • Buy Erection Pack

  • Thank you for every other magnificent article.

    The place else may anybody get that type of information in such an ideal
    approach of writing? I have a presentation subsequent week, and
    I’m on the search for such information.

  • Hi, i think that i saw you visited my blog so i came to “return the favor”.I’m attempting to find things
    to improve my website!I suppose its ok to use a few of your ideas!!

  • This is really interesting, You are a very skilled blogger.
    I have joined your rss feed and look forward to seeking more of your
    wonderful post. Also, I’ve shared your website in my social networks!

    my webpage; https://forum.techzooka.com/index.php?action=profile;u=875533

  • plaquenil coupon hydroxychloroquine coronavirus hydroxychloroquine usmle

  • Хвaтит пeреплaчивaть и ждaть!
    Кyпи Plastation 5 со cкидкoй 30% yже сeгодня.
    Не упyсти cвой шaйнс – прeдлoжение oграничeно.
    Все пристaвки в нaличии, бoльшой выбoр aкceсуаров.
    https://is.gd/3UrwFb

  • Wow, that’s what I was seeking for, what a data!
    existing here at this weblog, thanks admin of this website.

  • Pretty portion of content. I simply stumbled upon your weblog and in accession capital to claim that I acquire actually loved account
    your blog posts. Anyway I’ll be subscribing to your feeds
    or even I achievement you get admission to constantly fast.

    Here is my webpage :: Ignite CBD

  • Propescia For Sale

  • Hi. Thank you very nice article admin. #ayirmabuyusuyapma

  • Asking questions are truly good thing if you are not understanding anything
    entirely, except this article presents pleasant understanding even.

    Stop by my website – CBD XLT Reviews

  • It’s genuinely very complicated in this full of activity life to listen news on Television, thus
    I simply use internet for that reason, and take the most
    recent news.

  • Hi, I do think thiis is a great website. I stumbledupon it 😉 I may revisit yet agawin since i hhave bookmarked it.
    Money and freedom iss the greatest way to change, may you bee
    rich and contonue to guide other people.

  • commander cialis 10

  • buy hydroxychloroquine canada where to buy hydroxychloroquine hydroxyquine drug

  • Hi there, after reading this awesome article i am too
    happy to share my experience hrre with mates.

  • Ahaa, its fastidious discussion concerning this piece of writing here at this website, I have read
    all that, so at this time me also commenting at this place.

    My site; Ola

  • Priligy De 60 Mg

  • I love the efforts you haave put in this, thanks for all the
    great blog posts.

  • Admiring the commitmеnt yyou put into your blog and in depth informati᧐n you presеnt.

    It’s nice to come across a blog every once in a ԝhile that isn’t the same old rehasheԁ material.
    Excellent rеad! Ӏ’ve bookmarked youг sіte aand
    I’m including your RSS feeds to my Google accoᥙnt.

    Look into my blog post – fa97 gangbang

  • Hey very nice blog!

  • Way сool! Some very valid points! I appreciate you рenning this post
    and also the rest of the website is also realⅼу good.

    Also visit my ite :: bokep india

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.