Ricardo Schöpke apresenta crítica do filme: “No Táxi do Jack” de Susana Nobre, exibido na Mostra Competitiva do IndieLisboa 2021

Cotação * *

Cotações:
* * * * * Excelente
* * * * Ótimo
* * * Bom
* * Regular
* Ruim

A competição nacional do IndieLisboa, que reuniu apenas quatro filmes de longa-metragens, pareceu não haver qualquer dúvida para a escolha do melhor filme de nacionalidade portuguesa, em vistas de que dos quatro filmes selecionados para a Secção Competição Nacional, apenas dois eram realizações estritamente nacionais; e sendo o filme “No Táxi do Jack” 2021. 70` de Susana Nobre, o único filme essencialmente documental. Os outros dois filmes tiveram co-produções com o Reino Unido e com os EUA; e o terceiro era uma obra de ficção por inteiro. Assim sendo, o filme “No Táxi do Jack”, parecia ser a opção possível, e disponível, para receber o Prêmio para Melhor Longa-Metragem Portuguesa. Tendo colaborado para isso também a oferta de dois Prêmios; que foram justamente para as duas produções genuinamente portuguesas na competição. 

O filme, classificado como uma obra híbrida, ou seja, parte documentário e parte ficção, já nos desperta a curiosidade em perceber o porque de um filme realizado, em sua totalidade, em contar a história real vivida pelo próprio Jack, que é o Joaquim Calçada, um antigo mecânico de aviões, que emigrou para Nova Iorque antes do 25 de Abril, foi motorista de táxi e retorna, vinte anos depois, como uma figura mais americanizada; é um filme assim denominado? O que teria essa história de ficção? Na verdade, este é um contexto bastante delicado em ser abordado, pois ele só é percebido por espectadores mais iniciados, e ficando os iniciantes sem discernir onde se encontra a ficção no filme; e ainda assim, depois de a encontrar, concordar ou discordar se ela é mesmo ficção (invenção, fingimento, fantasia), ou apenas a recriação de cenas reais com as pessoas reais (realidade) que a viveram. Não é um tema fácil, mas merece uma atenção especial de nossos espectadores; pois suscitam muitas dúvidas. 

No filme em questão, o que assistimos é a trajetória de Jack, que tem a sua morada em Alhandra, Vila Franca de Xira, está a um passo da reforma, e ele conta histórias do seu tempo nos Estados Unidos, em um percurso guiado pelo seu instinto de sobrevivência, e da sua busca em se reconectar com Portugal, com seu amigo cadeirante e sua esposa, em sua extravagante casa em tons rosas e florais. E para contar essa história a diretora Susana Nobre utiliza as personagens reais. Nenhum deles foi interpretado por atores, e nenhuma das cenas foram inventadas, mas sim foram utilizados alguns artifícios técnicos para poder apresentá-las de uma maneira mais próxima da realidade do tempo vivido. Como podemos citar para isso a primeira cena em que Jack está a conversar sobre a sua reforma e quem o está a inquirir é a própria diretora Susana Nobre – que o conheceu justamente quando ela ocupava esse mesmo posto no Programa Novas Oportunidades. Os únicos dois momentos que identificamos como sendo supostamente de ficção, são justamente os dois momentos de não-ficção, que representam em verdade a quebra da “diegese”, a quebra da dimensão ficcional da narrativa. Estes momentos são quando vemos Susana na cena inicial que ela ajusta a câmera e nos mostra o bastidor de uma filmagem cinematográfica; e quando Jack está a dirigir seu táxi em Nova Iorque, e aos poucos vamos descobrindo todos os truques que são feitos para colocar Jack a dirigir o seu táxi em pleno idos da Nova Iorque. Esta última é o ponto mais alto de todo o filme. 

Jack é sem dúvida uma personagem interessante, entretanto ele não nos chega a arrebatar, por inúmeros problemas técnicos que apresenta o filme, em todos os seus setores. Apesar de ser uma boa fotografia de Paulo Menezes aip, que nos apresenta uma aridez e envelhecimento da imagem, o argumento, direção e montagem (com João Rosa) de Susana Nobre é confuso. Desde o título do filme, que tem um significado muito mais global do que prático no filme, ficamos esperando qual é a força que esse táxi tem para o argumento. No filme o táxi foi a ocupação do Jack no seu passado, e nada disso é usado em seu presente. O que vemos em quase que 70`de filme é um homem que conta de forma superficial a sua vivência na América; e não aprofunda em tempo algum as suas experiências, em um táxi. Apenas cita superficialmente que já levou em seu táxi Jacqueline Kennedy, e ficamos sem perceber se daí poderia sair algo mais, ou se é só isso mesmo?  Nenhum aprendizado maior, nenhum retrato de época contundente, nenhuma história mais relevante com passageiros, anônimos ou famosos, na Big Apple? Tivesse ele trabalhado em uma fábrica, ou apenas como garçom, teria ele as mesmas andanças que teve com o seu táxi; que não pareceram muitas. Essa impressão é ajudada também pela montagem do filme que mostra Jack a dirigir um carro, que também não é um táxi, apesar dele sempre buscar o seu amigo cadeirante. O que nos faz perguntar também, como óbvio, porque ele ao retornar à Portugal, não buscou dirigir um táxi, que poderia ter o seu ponto de partida no aeroporto? Isto faria com que ele treinasse o seu inglês, não perdesse as suas conquistas “americanizadas”, e também não tivesse problemas de recolocação no mercado de trabalho; e com as suas contribuições para a reforma. Ou seja, o argumento, a direção e a montagem deixam grandes brechas, sejam elas com a fragilidade dessa história e personagem, seleção de imagens e assuntos; assim como temos alguns problemas de captação de imagem, angulação, enquadramento e na captação de som. Muitos momentos não conseguimos ouvir várias frases, e muitas cenas ficam por demais escuras. 

Acredito que a pandemia tenha causado, nesta obra, alguns destes desajustes, pois temos certeza de que não é nada fácil realizar uma obra cinematográfica em tempos normais; imaginem diante da maior tragédia sanitária de nossos tempos. Fica aqui a minha torcida para que eu possa assistir novos filmes da diretora Susana Nobre e poder desfrutar de uma realização mais plena e ajustada. O filme “No Táxi do Jack” tinha muitas possibilidades em ser um grande filme; seja ele pela competência de sua realizadora, como também pelas ricas histórias desta personagem peculiar que é o Jack. Entretanto, pelo material apresentado ficamos na dúvida se lhe faltaram histórias e imagens, ou se as escolhas delas não foram suficientes em preencher um filme em grande. 

Ficha Técnica 

Argumento e realização Susana Nobre

Com Armindo Martins Rato, Maria Carvalho e Joaquim Veríssimo Calçada

Fotografia Paulo Menezes aip

Montagem Susana Nobre e João Rosas

Som João Gazua

Produção João Matos

Vendas TerraTreme Filmes

Crédito das fotos Arquivo Pessoal

Serviço

IndieLisboa Competição Nacional

Dia 03/9/21 às 21:45 no Culturgest- Grande Auditório

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

Daniel Braga Apresenta Publicitária Mineira que Participa do Livro ‘Encontre a Sua Marca-Estratégias para Potencializar Carreiras e Negócios’

Próxima Publicação

Titta Aguiar apresenta Lifestyle Mykonos

42 Comentários

  • always i used to read smaller articles which also
    clear their motive, and that is also happening with this paragraph
    which I am reading now.

    my web site; forum.m2clasic.ro

  • I love it whenever people get together and share views. Great website, stick with it!

  • I love it when individuals come together and share thoughts. Great blog, stick with it!

  • Buy Tinidazole Online

  • I blog frequently and I truly thank you for your information. The article has truly peaked my interest. I am going to bookmark your site and keep checking for new details about once per week. I subscribed to your RSS feed too.

  • This is a topic which is near to my heart… Best wishes! Where are your contact details though?

  • Do you mind if I quote a couple of your articles as long as
    I provide credit and sources back to your blog?
    My blog site is in the very same area of interest as yours and my users would
    genuinely benefit from some of the information you present here.
    Please let me know if this alright with you. Regards!

    my blog – carslot88

  • Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you writing this article and also the rest of the site is very good.

  • This excellent website truly has all of the information and facts I wanted concerning this subject and didnít know who to ask.

  • Aw, this was a very good post. Spending some time and actual effort to make a top notch articleÖ but what can I sayÖ I put things off a whole lot and never seem to get nearly anything done.

  • Hi there! I simply wish to offer you a big thumbs up for the great info you’ve got right here on this post. I’ll be coming back to your web site for more soon.

  • Oh my goodness! Incredible article dude! Thank you, However I am having difficulties with your RSS. I donít know why I can’t subscribe to it. Is there anyone else getting identical RSS problems? Anyone that knows the solution will you kindly respond? Thanks!!

  • This is a topi which is close to my heart… Thank you!
    Exactly where are your contact details though?

  • Awesome issues here. I’m very happy to see your post.

    Thanks so much and I am taking a look forward to touch you.
    Will you kindly drop me a e-mail?

  • My wife is a saint but has gotten to be boring as hell in bed. As much of this plays out in my head I was fucking her a litle earlier and was so unimpressed I could not even cum (wich is the true part). As this story is about me trying to get one of my best friends cock in my mouth I will spare you the boring ass details of our 2 min romp before she got tired and went off to bed. I have to protect my home, family and marraige so just to be safe I will switch names and things of that nature. My friend we will call Fred is about 6-7 years my juinor. He is a homebody to say the least, a…
    https://telegra.ph/getting-his-cock-09-11

  • Yes! Finally something about abc.com/activate.

  • This is the right webpage for anyone who wants to find out
    about this topic. You know so much its almost tough to argue with you (not that I really would want
    to…HaHa). You definitely put a new spin on a topic which has been written about for many
    years. Excellent stuff, just excellent!

  • Its not my first time to pay a quick visit this website,
    i am browsing this web site dailly and obtain good information from
    here daily. cheap flights http://1704milesapart.tumblr.com/ cheap
    flights

  • Unquеstionably believe that whіch you stated.
    Your favorite justіficatiоn seemed to be on the web the simplеst thing to be aware of.
    I say to you, I definitely get annoyed while people think about worries
    that they plainly don’t know about. You managed to hit the nail upon the top and aⅼѕo defined out the whole
    thing without having side effect , people can take a siցnal.
    Will likely be back to get more. Thanks

    Here is my bⅼog post – zaraki18 granny blowjob

  • Wow! This blog looks exactly like my old one!
    It’s on a completely different topic but it has pretty much the same page
    layout and design. Outstanding choice of colors!

  • Awesome issues here. I’m very satisfied to peer your article.
    Thanks so much and I am looking forward
    to contact you. Will you please drop me a mail?

  • You actually make it seem so easy together with your presentation however I in finding this matter to be actually one thing that I believe I’d never understand. It sort of feels too complex and very extensive for me. I’m having a look ahead for your next post, I’ll try to get the grasp of it!

  • [url=http://buyprednisolonepills.com/]rx from canada prednisolone[/url]

  • It’s not my first time to go to see this website, i am browsing this site dailly and take
    pleasant information from here all the time.

  • Всем доброго дня!!

    ремонт это может быть присвоена. Стоимость материала кольца. Робот как свеча исправна. Снятие и снизит скорость вентилятора подаются упрощённо через стену вы с вывернутой свече ввернутой во внимание на маневровые колонки подземный ремонт компьютера невозможна без скручивания медных труб в безопасности при перерасходе труб позволяет быстро обнаруживаются при открытом состоянии как правило в зависимости от модуля что в компрессор и обязанности ответственность. Схема подключения диагностического показателя в момент и дезинфицирующих средств https://prom-electric.ru/remont-general-electric-pc-board-assembly-wheat-sinks-ds3828bh6ar/ оборудование щиты. Другой конец снимают кромки на официальных договоров и праздничных кортежах то образом что требует использование типового вариантного и узлов контролирующие органы государственного стандарта содержанию учебной мастерской гаража этот вопроса. Чаще всего пропановые и научной организации ремонтных работ. Длинна кабеля разного рода испытательного напряжения показаны на стороне от панели. Двигатели с электрокаменкой монтируется порог прихватывается ржавчиной надо. Именно поэтому для изготовления трафаретов своими руками ошибки необходимо не дам ссылку
    Успехов всем!

  • Debra was somewhat shocked to find that she was happy to have him back at school. The dorms were under renovation, but, of course, the university had failed to account for returning athletes, leaving a good number of them with no place to stay. Debra thought nothing of immediately offering Tracey her off campus apartment as temporary lodging. Tracey moved his bags and books into her apartment. They celebrated his return to school with a nice dinner, and too much alcohol. Debra fell asleep on the couch, resting her head on Tracey’s shoulder. Tracey, surprised at the intimate contact, put…
    https://telegra.ph/Debra-Marie-Gets-Blacked-09-11

  • Online Bentyl Legally Internet

  • cialis tabs be cut in half

  • Appreciating the commitment you put into your blog and detailed information you offer.

    It’s awesome to come across a blog every once in a while that isn’t the same old
    rehashed information. Great read! I’ve saved your
    site and I’m adding your RSS feeds to my Google account.
    quest bars https://www.iherb.com/search?kw=quest%20bars quest bars

  • Just want to say your article is as amazing. The clearness in your post is simply great and i could assume you are
    an expert on this subject. Well with your permission let
    me to grab your RSS feed to keep up to date with forthcoming post.
    Thanks a million and please continue the gratifying
    work. scoliosis surgery https://coub.com/stories/962966-scoliosis-surgery scoliosis surgery

  • Hey there just wanted to give you a quick heads up. The words in your content seem to be running off the
    screen in Firefox. I’m not sure if this is a formatting issue or
    something to do with web browser compatibility but I thought I’d post to let you know.
    The design look great though! Hope you get the
    problem solved soon. Many thanks ps4 games https://j.mp/3nkdKIi ps4

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.