ACQUA CONTENT – FESTIVAL DE CINEMA DE CASCAIS

Decorre de 23 a 26 de setembro no Anfiteatro da Casa da Guia, em Cascais. Entrada livre.
 
Premiadas produções cinematográficas do Brasil e de Portugal serão exibidas. Haverá painéis interativos conversas e reflexões
sobre vários aspectos do cinema destes países, questões culturais, sociais e ambientais.

 

Acqua Content – Festival de Cinema de Cascais, que arranca no dia 23 e segue até o dia 26 de setembro, no Anfiteatro da Casa da Guia, em Cascais, irá exibir importantes produções cinematográficas do Brasil e de Portugal. A entrada é livre, mediante inscrições feitas através do site www.acquacontentpt.com, onde também se encontra a programação completa.


Além de difundir o diálogo entre as obras destes países, a primeira edição do festival nasce com o objetivo de  fomentar o desenvolvimento sustentável e  vai abordar questões importantes relativas ao tema através dos seus  filmes e  painéis interativos, que contará com  presenças representativas, tais como a do cientista ambiental  Lucas Almeida Braga.

 

A abrir o Festival, no dia 23, o documentário brasileiro Tamboro, do realizador Sergio Bernardes, que aborda as principais questões sociais e ambientais do Brasil, como o desmatamento da Floresta Amazônica. Outro destaque do tema é o filme Amazônia – O Despertar da Florestânia, a ser exibido no dia 24, às 15h, e pós-filme, haverá uma conversa com a atriz e realizadora Cristiane Torloni.

Na programação que conta com mais de 10 filmes, ganham destaque ainda as produções luso brasileiras: O Grande Circo Místico de Cacá Diegues, coprodução da portuguesa Fado Filmes e Luz Mágica, e Alguém Como Eu, do realizador Leonel Vieira, que assina o roteiro com Adriana Falcão.

 

A produção e curadoria do Acqua Content – Festival de Cinema de Cascais é da Pacheco Monteiro e Kinobras: “É um prazer poder proporcionar essa troca de experiências através da arte, num local aprazível e encantador, rodeado de natureza e história como A Casa da Guia, em Cascais”, afirma Luciana Pacheco, uma das idealizadoras.

 

No dia 23,  a partir das 19 horas, haverá um cocktail de abertura para convidados e imprensa, com direito ao concerto do Trio Imperial,  formado pela cantora Ursula Baldanza e os músicos André Papadopoulos e Felipe Caneca, no lounge da Casa da Guia. O público poderá participar, basta se inscrever através do site: www.acquacontentpt.com 

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Mostra Panorama Brasil – Portugal – no Anfiteatro da Casa da Guia


Dia 24, às 21h30
‘Simonal’, do diretor Leonardo Domingues e produção de Nathalie Fellipe. No elenco, Fabrício Boliveira, Ísis Valverde e Leandro Hassum entre outros. 
Dono de voz marcante, carisma encantador e charme irresistível, Wilson Simonal (Boliveira) nasceu para ser uma das maiores vozes de todos os tempos da música brasileira. No entanto, após anos de sucesso conquistado com muito trabalho, suas finanças descontroladas o levam a, num rompante de ignorância, tomar decisões que marcarão para sempre sua carreira.

 

Dia 25, às 19h: ‘Pequeno Segredo’. A trama leva às salas uma história real, vivida pela própria família do realizador do filme, David Schürmann, que adotou uma menina soropositiva durante suas viagens de barco ao redor do mundo. O longa-metragem é estrelado por Marcelo Antony, Julia Lemmertz, Maria Flor e Mariana Goulart.

 

Dia 25, às 21h30: ‘O Grande Circo Místico’, do realizador Cacá Diegues, que também assina o roteiro com George Moura, é estrelado por Jesuíta Barbosa, Bruna Linzmeyer, Mariana Ximenes, o francês Vincent Casel e Antônio Fagundes, que dividem a cena com os atores portugueses Albano Jerônimo, Nuno Lopes, Luíza Cruz e David Almeida. O longa-metragem, da produtora portuguesa Fado Filmes e Luz Mágica, teve filmagens em Portugal.

Em meio ao universo de uma tradicional família austríaca, que é dona do Grande Circo Knieps, nasceu um improvável romance entre um aristocrata e uma acrobata. Este é o retrato dos 100 anos de existência do Grande Circo e das cinco gerações do clã à frente do espetáculo e suas histórias fantásticas.

 

Dia 26, às 19h: ‘Alguém Como Eu’, do realizador Leonel Vieira, que assina o roteiro com Adriana Falcão, do filme luso-brasileiro, rodado em Portugal. Dividem a cena com Paolla Oliveira e Ricardo Pereira, Júlia Rabello, Luis Miranda e Irene Ravache.

Helena (Paolla) e Alex (Ricardo Pereira) formam um casal que, como todos os outros, vivem diferentes fases em seu relacionamento. Depois de alguns meses de dúvidas sobre seu namoro, Helena passa a imaginar como seria se Alex fosse uma mulher, mas sua obsessão pelo assunto vai transformar seus devaneios em algo que a atrapalha.

 

Dia 26, às 21h30: ‘Loop’, do realizador Bruno Bini, que também assina o roteiro, traz no elenco, Bruno Gagliasso, Bia Arantes, Branca Messina, Roberto Birindelli e Zé Carlos Machado, entre outros. O longa-metragem ganhou quatro prêmios, entre eles o de Melhor Filme do Festival e o de Melhor Longa-Metragem, no Manchester International Film Festival, em Manchester, na Inglaterra. As outras estatuetas foram Melhor Montagem (Bini) e Melhor Atriz (Branca Messina). 

Quando a namorada morre assassinada, Daniel (Gagliasso) fica obcecado em encontrar um jeito de voltar no tempo. Depois de passar anos isolado, buscando uma solução, encontra uma maneira de regressar ao passado, deixando para trás seu futuro. Na expectativa de mudar os fatos, ele acaba preso em um looping de acontecimentos.

 

Mostra Sustentabilidade – no Anfiteatro da Casa da Guia

 

Dia 24, às 19h: ‘Amazônia, o Despertar da Florestania’, documentário realizado pela atriz Christiane Torloni e Miguel Przewodowski. Fala sobre as questões do meio ambiente, de como são tratadas no Brasil, além dos desgastes da natureza e dos recursos naturais desde o século XX e em que estado se encontra a Floresta Amazônica. A partir de entrevistas com especialistas das mais diversas áreas e com o resgate de figuras históricas, discute-se a noção de florestania, ou seja, a cidadania da floresta, termo necessário para refletir sobre a identidade brasileira.

 

Clássicos Online


Um pouco da história do cinema brasileiro, com retrospectiva de Paulo Cesar Saraceni, um dos principais autores brasileiros do Cinema Novo, em duas coproduções: 
‘Bahia de Todos os Santos’, dos realizadores Saraceni e Leon Hirszman. O documentário musical apresenta um encontro de grandes músicos baianos em Roma, entre os dias 23 e 31 de agosto de 1983. Caetano Veloso, Dorival Caymmi, João Gilberto, Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé, são alguns deles. ‘Natal da Portela’, coprodução com a França, traz no elenco, Milton Gonçalves, Almir Guineto e Grande Otelo. É a biografia de Natalino José do Nascimento, conhecido como Natal da Portela, e um dos maiores banqueiros do ilegal jogo do bicho no Rio de Janeiro.

 

Painéis Interativos – no Anfiteatro da Casa da Guia

 

Dia 24, às 15h30‘Viramundo – Sustentabilidade e Ação Social’.
Palestrante: Lucas Almeida Braga (Cientista Ambiental),.

 

Dia 24, às 17h: ‘Portugal Film Commission’. Palestrante: Sandra Neves (Diretora Executiva).

 

Dia 25, às 15h30: ‘Regulamentação do Streaming’. Palestrante: Vera Zaverucha (Consultora, especialista em regulamentação audiovisual).

 

Dia 25, às 17h‘A Retomada das Políticas Culturais no Pós Pandemia’. Palestrante: Vitor Correa, subsecretário de Planejamento e Gestão da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Sergio Sá Leitão, secretário de Cultura do Estado de São Paulo; Danielle Barros, Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro; Professor Doutor Mario Vieira de Carvalho, da Universidade Nova Lisboa e Ex-Secretário da Cultura (online e presencial).


Dia 26, às 17h
: ‘Educação e Civilização – Transformações no Pós Pandemia’. Palestrante: Professor Cristovam Buarque – ex-ministro da Educação do Brasil, Senador, Governador do DF e Reitor da Universidade de Brasília. Mediador, o cineasta e escritor, diplomata André Costa, ex-Consul do Brasil em Barcelona, Copenhague e Estocolmo e o Professor Doutor Mario Avelar, da Universidade de Lisboa.

 

 

Filmes Online:

 

Dia 23, às 17h ‘Tamboro’:  do realizador Sergio Bernardes, que traz depoimentos de Leonardo Boff, Ailton Krenak e Rose Marie Muraro, e aborda as principais questões sociais e ambientais do Brasil, como o desmatamento da Floresta Amazônica.

 

‘Liga da Mata’, curta do realizador Sergio Kalili e com produção 100% brasileira, foi destaque em inúmeras premiações internacionais, recebendo títulos como Melhor Websérie e Melhor Animação.  É um projeto que busca trabalhar com educação ambiental e social, envolvendo causas sociais indígenas, rurais e urbanas como um todo balanceando a humanidade com a natureza. Disponível o dia todo e os demais dias do Festival.

Dia 24, às 18h15: Curta: Universidade Lusófona

 

Dia 25, às 19h: O documentário ‘O Anjo Surfista’, que conta a história de Guido Schaffer, médico surfista e que as vésperas de se tornar seminarista, aos 34 anos, morreu no mar, lugar onde realizava seus melhores encontros com Deus.

  

Dia 25, às 21h30: ‘O Grande Circo Místico’

  

Dia 26, às 18h30Curta: Universidade Lusófona

 

Dia 26, às 19h: ‘Doidos de Pedra – O Paraíso Ameaçado’, do realizador e roteirista Luiz Eduardo Ozório. Conta a história de Pedra de Guaratiba, que fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Além de narrar a trajetória de pessoas que ajudaram a fundar o bairro. O filme também fala sobre a ameaça ao meio ambiente local, sobretudo à Baía de Sepetiba. Traz depoimentos do paisagista Roberto Burle Marx, do músico Roberto de Regina, do ambientalista Mário Moscatelli e do historiador Milton Teixeira.


Serviço: Acqua Content – Festival de Cinema de Cascais
Datas: 23, 24, 25 e 26 de Setembro (de quinta a domingo)
Local: Anfiteatro da Casa da Guia
Morada: Avenida Nossa Senhora do Cabo, 101.2750-374 – Cascais 
Programação, inscrições através do site: www.acquacontentpt.com
Entrada Livre.

Mais informações e pedidos de entrevistas:
Regina Rito: regrito@gmail.com / +351916859894

Compartilhe nas redes sociais
Publicação Anterior

David Reis – Luis Villarino celebra aniversário no Belmond Copacabana Palace.

Próxima Publicação

JEYCOW FERRAZ – O Vôo da ÁGUIA DE OURO

77 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.