Murilo Grilo - Arte urbana, através dos poemas em lambe-lambe da Epifania Literária por Jaime Filho.

“Da textura áspera de onde
Desliza o meu sonho
Trago os versos que te proponho,
E te devo;
Toda ternura que neles disponho.”
J. Filho

Em uma feliz caminhada matutina descobri na cidade um lambe-lambe que me chamou atenção: “Só asas, sem ninho” da Epifania Literária. 

Prontamente fotografei e compartilhei nas redes sociais esse momento especial e de reflexão que tive, em seguida recebi a mensagem do autor da obra dizendo: “Cada poema colado na rua tem seu leitor predestinado e hora marcada para o encontro”. 

E cá estamos nesse bate papo com o autor dessa obra, Jaime Filho que cria o Epifania Literária, para divulgar o seu livro “Daquelas tardes no Leblon – Jaime Filho” pela editora Koinonia e que por uma surpresa do destino, a arte urbana vira o seu trabalho e viraliza rapidamente. 

Jaime Filho, primeiro quero agradecer por participar desse bate papo aqui na nossa coluna na revista do Villa. Estou com o meu café em mãos, te convido caro leitor para fazer o mesmo, deguste o seu café enquanto acompanha nossa conversa. 

Murilo Grilo – A arte urbana, como falamos anteriormente aqui com a entrevista do Alemão Art, ( veja no link:  https://revistadovilla.com.br/2021/09/08/na-coluna-do-murilo-grilo-a-arte-ludica-e-politica-do-artista-alemao-art/  ) é uma manifestação artística, assim como o grafite e pinturas  são apresentações no espaço urbano. Como surgiu essa ideia de fato e como desenvolveu os poemas? São todos do seu livro? 

Jaime Filho:

Primeiramente quero agradecer a oportunidade de poder falar de lambe-lambe, arte de rua e da minha poesia com você Murilo e com os leitores da Revista do Villa. Fico muito feliz por ter encontrado com uma “Epifania” pela rua, realmente os poemas estão predestinados. Eu costumo dizer que o lambe-lambe é a parte viva da minha poesia, a materialização do subjetivo em constante movimento.

 É sorte quando alguém encontra um poema colado por aí que se identifique com ele, porque pode ser que você passe em uma rua agora que passou ontem e viu um lambe colado numa parede, e hoje ele não esteja mais lá. Essa efemeridade, além de não ser uma característica só do lambe-lambe, mas da arte de rua, dá mais personalidade e preciosidade aos trabalhos dos artistas espalhados pelos muros da cidade.

Bom Murilo, têm lambes dos que colo que são trechos de poemas do meu livro e têm também, os de poemas que não são do livro. Pequenos versos aleatórios tirados dos textos já escritos, que vou compartilhando no perfil da Epifania Literária e que acabam formando as “Epifanias” dos lambes. A ideia de colar os poemas se deu de forma paulatina, meio que por vontade própria da poesia. Coisa da “Musa”, entende?

Desde de 2016 que eu escrevo poemas, mas foi em 2018, que comecei a posta-los nas redes sociais. Para não perder os arquivos que já tinha e organizar os textos. E compartilhar com outras pessoas também. Porque de início, eu não compartilhava o que escrevia com quase ninguém: é normal a gente sentir “vergonha” do que escreve no começo. Escrever era, até então, uma conversa comigo mesmo. Tipo um monólogo íntimo. Era tudo bem meu mesmo, mas não falando diretamente de mim. — Sabe como é: poesia?…

E foi pelas redes sociais mesmo que, um tempo depois, conheci o grupo “Frutos da Poesia” e a escritora Janaína Lourenço, do clube “ Frutificando ”. Que com o projeto “Publicando Novos Autores” junto com a editora Koinonia, possibilitaram a edição e o lançamento de um livro físico com alguns poemas dos que até aquele presente momento já havia sido compartilhados no perfil da Epifania Literária, com ilustrações e capa do cartunista Everton Oliveira Alves. O “Daquelas tardes no Leblon” de 2019.

Assim que publicada a antologia, resolvi elaborar uns primeiros lambes com os trechos dos poemas e as ilustrações do livro. No começo era só para divulgar o livro mesmo, mas eu gostei tanto da ideia de andar pela cidade espalhando poemas, que era tudo uma novidade que me inaugurava a cada cartaz colado.

Depois fui saber mais sobre o assunto “lambe-lambe” e achei tudo aquilo muito parecido comigo. Toda a história do lambe, dentro da história arte. Desde Lautrec na França, passando por Maiakovski na Rússia, até os lambe-lambes com palavras de ordem dos tempos da ditadura aqui no Brasil, sem deixar de lembrar de artistas atuais como Paulestinos-SP, Laura Guimarães-SP e Alberto Pereira-RJ, que me serviram como inspiração e norte para idealização do meu trabalho desde o início de tudo.

Eu, nascido e criado em São Paulo ouvindo rap e andando de skate pela cidade, durante a minha adolescência inteira e boa parte da juventude, sempre tive bastante contato com as culturas de rua e com a rua mesmo em si. Morando também, bastante tempo no Rio de Janeiro, sempre tive muito contato com grafites, pichações, frases e poesias coladas e escritas pelos muros das cidades. Achei que espalhar trechos dos meus poemas, além de uma forma de “concretizar” no sentido de externar, marginalizar, a minha poesia — vamos assim dizer — tinha tudo a ver comigo.

Era uma verdadeira libertação. A vertente marginal de um poetastro que particularmente se considerava romântico e tímido. E pra falar a verdade, Murilo, eu meio que não sabia direito o que estava fazendo quando fiz a página no Instagram, eu não tinha a mínima intenção de editar o livro e colar os cartazes, foi na despretensiosidade mesmo. E como Leminski disse: “distraídos venceremos”, meio que a poesia foi me re-formando e transformando e refazendo e me fazendo ser o que eu sou agora, o que é a Epifania Literária hoje, e que continuará…

Eu tive muito pouco contato com livros durante boa parte da vida, confesso. E apesar de ter escrito alguma coisa quando tinha onze anos de idade e ter lido bastante as enciclopédias do meu avô durante a infância, eu vivi por muito tempo longe do mundo das letras. Só quando chegada uma época da minha vida que precisei ficar sozinho, numa cidade onde não conhecia quase ninguém, e eu não tinha muito o que fazer além de trabalhar, ler e escrever. Que pude me dedicar aos poemas e à literatura. O prazer da leitura.

Não sei porque, Murilo, mas durante um tempo, eu tive vontade de me reservar em casa, lendo, em pesquisa, descobrindo novos escritores e também escrevendo nas horas vagas, mais do que estar com as pessoas. Eu precisava daquela solidão que me fazia ler e escrever, onde a cada poema lido ou escrito, me reconhecia e me reencontrava de outras maneiras e em novas formas de mim. Daí veio minha poesia. Daí vem a minha necessidade particular de fazer arte na rua.

A Arte Urbana é performática e independente, reflete sobre o uso do espaço público, possui um caráter dinâmico e efêmero, interage com o local e o espectador, assim o lambe-lambe tem um papel de passar uma mensagem e trazer uma verdade, realidade, sorriso, pensamento reflexivo por quem ali passa e observa.

Murilo Grilo – O lambe-lambe com poemas é uma forma de manifestação artística, como você vê essa repercussão e qual o seu olhar para os poemas dispostos na cidade? 

Jaime Filho: Acho que com a pressão desses últimos anos em pandemia, os artistas estão criando mais. E conseguinte, com todas as restrições sociais: museus, saraus e galerias estando fora de atividade, o lambe-lambe vem se tornado uma ferramenta essencial para os artistas exporem seus trabalhos.

Mas se de um lado, o lambe-lambe tem ganhado força nas ruas e entre os artistas que têm sentido uma necessidade maior de aproximação com o público. No outro flanco, estão as pessoas que, mais ainda, com todo esses estresses e correrias da vida moderna estão precisando de uma arte mais imediata, mais próxima e mais acessível.

Arte imediata porque as pessoas estão se ocupando cada vez mais do trabalho e ficando sem tempo para lazer e cultura. E isso incluí visitas aos museus ou ler livros também. Todo mundo está sempre ocupado e correndo, muito… ou na internet. E mais acessível, no sentido de que arte e livros, no Brasil, ainda são coisas muito caras e distantes para uma boa parte da sociedade.

Você poder encontrar um cartaz colorido na rua, Murilo, escrito que só o amor transcende, nesses tempos de ódio e polarização que vivemos, e geralmente em um ponto de estresse da cidade: além de, falar de amor em público ser um ato revolucionário, isso acaba aproximando as pessoas da arte, da poesia e até do próprio amor, porque não? — nem que seja por curiosidade…

Principalmente aquelas pessoas que muitas vezes não sabem do que se trata um lambe-lambe colado numa parede como forma de arte, ou só ouviram falar de poesia na vida. “Todo artista precisa estar onde o povo está”. (Milton Nascimento)

Essas necessidades, tanto do artista quanto do público se conectam, e muito mais quando falamos de poesia. Todo escritor precisa ser lido o tanto quanto o leitor precisa ler. E quando as pessoas encontram poesia pela rua, isso fica particular. Elas se identificam e se conectam com o que está escrito como se aquilo fosse feito pra elas, naquele momento exato. E depois guardam a poesia para sempre no coração.

Eu não escrevo pensando nos lambes, eu escrevo os poemas e depois eu tiro partes que formam as epifanias que acabam virando os lambes. As pessoas leem os versos da Epifania Literária na rua e de primeira mão, não sabem que tem um poema já escrito por trás daquele versinho colado na parede. E daí elas formam suas próprias epifanias quanto ao que está escrito nos cartazes, a partir da imaginação delas mesmas. E se inspiram com aquilo. Isso para mim é a mística do negócio: as ideias se conectando.

 Sabe Murilo, muitas pessoas colam lambes com palavras de ordem, de cunho social, reivindicando algum direito ou coisa desse tipo. Eu não tenho pretensão nenhuma quando a mudar o pensamento de alguém, só quero mesmo é escrever meus poemas e espalhar minhas epifanias por aí fazendo com que a arte seja um pequeno ponto de fuga na rotina de alguém. A poesia, no seu sentido mais bonito da palavra.

Murilo Grilo – Conte-me alguns relatos de pessoas que notaram sua arte e vieram falar com você. 

Jaime Filho: Para mim, essa é a melhor parte de espalhar poesia na rua: o contato.

Porque Além de quando pelo direct da página, as pessoas compartilham seus registros, me contam suas experiências e relatam seus encontros com os poemas na rua, nas situações mais adversas; como aconteceu aquele dia com você também. Ou até mesmo quando a gente dá a sorte de se encontrar por aí, e as pessoas, me vendo colando na rua, vêm até a mim agradecer pelo trabalho.

Sempre que eu me sinto cansado e escrever perde o sentido, sempre que eu penso em desistir de fazer poesia, vem alguém, do nada, e me fala o quanto é essencial que o trabalho continue, principalmente na rua, e de como foi importante encontrar um poema dizendo que a felicidade existe, num dia triste.

O que me faz lembrar de uma ocasião em que eu colava uns lambes na região da Cidade de Deus, ali em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio. Já De madrugada, na Av. Miguel Salazar, quando um rapaz bem jovem e aparentemente drogado, passou por min uns passos e depois voltou pra falar comigo. Pelo horário e local, eu logo me assustei. Mas quando me virei e ele já estava com os olhos marejados e me disse que precisava ter lido aquilo naquele dia, naquela hora. Eu fiquei meio sem jeito, não sabia o que fazer, e como eu já tinha colado um dez lambes no mesmo muro, perguntei qual era o lambe a que ele se referia. Ele apontou para o “A FELICIDADE EXISTE SIM!” e começou a chorar na minha frente. Nos abraçamos ali na calçada mesmo, no meio da Cidade de Deus. Ele me agradeceu e saiu andando.

Aquele dia foi mágico, foi a primeira vez que alguém me viu colando lambe e parou pra falar comigo pessoalmente o que as pessoas falavam pelo direct. Naquele dia eu comecei a acreditar na minha poesia.

Geralmente, caro leitor, a poesia dos livros toca nas pessoas, mas tem gente que nunca pegou em um livro. Principalmente de poesias. E principalmente, mais ainda. Aquelas pessoas que também precisam de poesia e que são pessoas em situação de rua. Porque, vejam bem, eu colo lambe na “casa” deles. As vezes uma esquina ou um viaduto, é a casa de alguém. Minha poesia não tem cor e nem credo. É para todos os leitores. E também para eles. Para os esquecidos. Para os mendigos, os bêbados e drogados. Para as prostitutas. Para os que estão longe de tudo e principalmente dos livros e da arte, à margem da sociedade.

E muito mais do que isso, eu não posso esquecer de me lembrar dos amores que a poesia me deu ao longo desses anos escrevendo e colando lambe na rua. Os amigos que foram essenciais para o meu despertar e desenvolvimento poético, que eu conheci e que me conheceram através do meu trabalho, da minha arte. Pessoas iluminadas que já eram eternas mesmo antes de eu escrever para elas e da gente se conhecer. Pessoas que eu admiro e quero perto para sempre e que foi a poesia que me trouxe.

Publicação Anterior

XANDY NOVASKI ENTREVISTA O CONSULTOR E INTERNACIONALISTA DANIEL BRAGA

Próxima Publicação

David Reis – Luis Villarino celebra aniversário no Belmond Copacabana Palace.

73 Comentários

  • Nice post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon on a daily basis. It will always be helpful to read content from other authors and practice something from their sites.

  • The very next time I read a blog, I hope that it won’t fail me just as much as this one. After all, Yes, it was my choice to read, but I actually thought you’d have something helpful to say. All I hear is a bunch of crying about something you can fix if you weren’t too busy searching for attention.

  • You’ve made some good points there. I looked on the web for more information about the issue and found most individuals will go along with your views on this web site.

  • This is a good tip particularly to those fresh to the blogosphere. Simple but very accurate informationÖ Many thanks for sharing this one. A must read article!

  • I was able to find good information from your blog articles.

  • Very nice article. I definitely love this website. Keep writing!

  • Next time I read a blog, Hopefully it does not fail me just as much as this particular one. I mean, Yes, it was my choice to read through, however I genuinely thought you would have something helpful to say. All I hear is a bunch of moaning about something you could possibly fix if you were not too busy searching for attention.

  • This is a topic that is close to my heart… Cheers! Exactly where are your contact details though?

  • This site was… how do I say it? Relevant!! Finally I’ve found something that helped me. Kudos!

  • Тогда мы еще не знали, что этот сериал снимает HBO” Чернобыль сериал смотреть бесплатно в хорошем качестве. Новые сериалы лета 2021 года.

  • I enjoy looking through an article that will make men and women think. Also, many thanks for allowing for me to comment!

  • I love it whenever people come together and share views. Great website, continue the good work!

  • Pretty! This has been an incredibly wonderful post. Thank you for providing this info.

  • You ought to take part in a contest for one of the highest quality blogs on the internet. I most certainly will recommend this website!

  • Itís hard to come by knowledgeable people on this topic, however, you seem like you know what youíre talking about! Thanks

  • This is really fascinating, You are an overly
    skilled blogger. I’ve joined your rss feed and sit up for searching for more of your great
    post. Also, I have shared your website in my social networks

  • evga precision x скачать 64 бит – evga precision скачать, evga precision x скачать

  • Тогда мы еще не знали, что этот сериал снимает HBO” Смотреть сериал чернобыль 1 сезон. Лучшие новые сериалы.

  • Oh my goodness! Awesome article dude! Many thanks, However I am experiencing issues with your RSS.
    I don’t understand why I can’t join it. Is there anybody having
    the same RSS issues? Anybody who knows the solution can you kindly respond?
    Thanks!!

  • good

  • Один из самых страшных моментов четвертой серии сериала. Чернобыль сериал смотреть бесплатно в хорошем качестве. Бесплатное новые сериалы 2021.

  • Сериал и фильмов о Чернобыль было очень много, все они по-своему интересны. Однако именно американский канал HBO создал действительно интересный. Сериал чернобыль онлайн бесплатно. Новые сериалы в качестве онлайн.

  • Если HBO за пять серий попытались охватить все произошедшее, рассказать, что же такое Чернобыль. Скачать сериал чернобыль. Сериалы новые бесплатно хорошие.

  • I used to be able to find good info from your blog posts.

  • I’ve been exploring for a little for any high quality articles or blog posts in this
    sort of house . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this web site.

    Studying this info So i am happy to show that I have an incredibly just right uncanny feeling I
    came upon exactly what I needed. I such a lot surely will make certain to don?t omit this website and give it a look
    on a constant basis.

  • It’s ery simple to find out any matter on web as compared too books, as I found this piece of writing at this website.

  • 2019 ultimately brought some superior news in New York as retail sportsbooks
    got the go-ahead in January.

  • Ahaa, its good dialogue about this piece of writing at this place
    at this webpage, I have read all that, so now me also commenting at this place.

  • This is very interesting, You’re a very skilled blogger.

    I’ve joined your rss feed and look forward to seeking more of your excellent post.
    Also, I’ve shared your site in my social networks!

  • Thank you, I have just been searching for information approximately this topic for a long time and yours is the best I’ve
    came upon till now. However, what in regards to the conclusion?
    Are you certain concerning the supply?

  • Thanks very interesting blog!

  • Thanks for sharing excellent informations. Your site is very cool. I’m impressed by the details that you’ve on this blog. It reveals how nicely you perceive this subject. Bookmarked this website page, will come back for extra articles. You, my pal, ROCK! I found just the information I already searched everywhere and simply could not come across. What a perfect website.

  • Oha 1 saat geçtikten sonra 1000 Takipçi geldi ??

  • Keep this going please, great job!

  • Thank you for sharing with us, I conceive this website genuinely stands out :
    D.

  • Я лет 10 уже прогоняю на Хрумере любые темы ( серые, белые) и свой сайт тоже. Звоните. Пример работы и тел. здесь http://www.1541.ru/hrym.html Антибан со стороны гугла гарантирован. Гугл “любит” хрумер. Ahrefs- у все нравится. цена 50 или 120 usd за месяц

  • We are a small company pleased to provide you with the graphic services you
    are looking for no job to small, no job to large

  • Aw, this was a very nice post. Finding the time and actual effort to produce a great article… but what can I say…
    I procrastinate a lot and don’t manage to get anything
    done.

  • pc building simulator 3d mark – 3d mark скачать русский, 3d mark 2019 скачать торрент

  • I got this web page from my buddy who shared with me concerning this web page and at the
    moment this time I am browsing this web site and reading very informative articles or reviews at this time.

  • https://buyplaquenilcv.com/ – hydroxychloroquine online prescription

  • Wow, superb blog layout! How long have you been blogging for?
    you make blogging look easy. The overall look of your
    website is fantastic, as well as the content!

  • Appreciation to my father who told me regarding this blog, this website is really awesome.

  • amd ryzen master – ryzen master разгон памяти, ryzen master разгон

  • http://buyzithromaxinf.com/ – generic azithromycin price

  • Levitra Professionnel

  • cialis and muscle pain

  • I loved as much as you’ll receive carried out right
    here. The sketch is tasteful, your authored material stylish.
    nonetheless, you command get bought an shakiness over that you wish be delivering the following.
    unwell unquestionably come further formerly again as exactly the
    same nearly very often inside case you shield this hike.

  • Great wordpress blog here.. It’s hard to find quality writing like yours these days. I really appreciate people like you! take care

  • Hi, I do believe this is an excellent site. I stumbledupon it 😉
    I may return yet again since i have bookmarked
    it. Money and freedom is the greatest way to change, may yyou be rich and continue to help other people.

  • Have you ever thought about including a little
    bit more than just your articles? I mean, what you say is fundamental and everything.
    Nevertheless think of if you added some great visuals
    or videos to give your posts more, “pop”! Your content
    is excellent but with pics and video clips,
    this website could undeniably be one of the most beneficial in its field.
    Very good blog!

  • Really no matter if someone doesn’t be aware of after that its up
    to other viewers that they will assist, so here it occurs.

  • It’s appropriate time to make some plans for the future and
    it is time to be happy. I have read this submit and if I may just I desire to recommend you some fascinating issues or suggestions.
    Maybe you can write next articles regarding this article.

    I want to learn more issues about it!

  • Keep on working, great job!

  • This post will assist the internet users for building up new webpage or even a blog from
    start to end.

  • Extremely individual friendly site. Great details available on few clicks on. http://multiessay.com/

  • This web site is really a walk-through for all of the info you wanted about this and didn’t know who to ask. Glimpse here, and you’ll definitely discover it.

  • Maintain the helpful job and bringing in the crowd! https://winsexgames.com/

  • I delight in the data on your internet site. Thank you so much. https://ketogendiets.com/

  • Este site é realmente demais. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas diferentes Você também pode acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha saber mais agora! 🙂

  • I visited many blogs except the audio feature for audio songs current at this web site is really excellent.|

  • Este site é realmente fascinate. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas boas Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! informaçõesexclusivas. Venha descobrir mais agora! 🙂

  • Greetings I am so delighted I found your site, I really found you by error, while I was browsing on Aol for something else, Anyhow I am here now and would just like to say kudos for a tremendous post and a all round enjoyable blog (I also love the theme/design), I don’t have time to go through it all at the moment but I have bookmarked it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a great deal more, Please do keep up the fantastic job.

  • I am genuinely pleased to glance at this website posts which carries lots of useful information, thanks for providing these kinds of data.|

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.