Rodolfo Abreu apresenta a série Primavera Parte 2 - Vincent Van Gogh

A série “Primavera nas Artes” da Revista do Villa continua com a apresentação de um segundo quadro que celebra a estação das flores. Desta vez comentamos uma das obras-primas do mestre holandês Vincent Van Gogh – essa graciosa pintura que revela uma bonita história familiar.

“Amendoeira em Flor” (1890), de Vincent Van Gogh

Os galhos vigorosos e retorcidos da amendoeira, que se abrem em delicadas flores claras, sobre um fundo turquesa simulando o céu, fazem dessa pintura de Vincent Van Gogh (1853-1890) um de seus trabalhos mais conhecidos.

Vicent pintou “Amendoeira em Flor” (Almond Blossom) em 1890, poucos meses antes de falecer, aos 37 anos de idade. E o que a torna ainda mais interessante é que foi feita como uma celebração à vida. Em 31 de janeiro de 1890, Theo, irmão do pintor, escreveu a ele informando que seu filho havia nascido, a quem ele chamara de Vincent Willem, em uma homenagem ao irmão. 

Motivado por essa notícia, Van Gogh criou a pintura e presenteou o irmão. A pintura ficou na casa de Theo e da esposa Johanna, acima da cama do casal e depois perto do piano da casa. Lembramos que os quadros de Van Gogh somente foram reconhecidos e valorizados no mercado das artes muitos anos após sua morte, pelos esforços da cunhada Johanna Van Gogh-Bonger, viúva de Theo, irmão do pintor, que também faleceu cedo.  

“Amendoeira em Flor” é uma celebração à vida e foi um presente pessoal de Van Gogh a sua família. Manteve sua memória e registrou seu amor familiar nessa tela. Uma composição de cores claras, alegres e de grande conforto visual e simbolismo.


Uma pintura cheia de vida e significados

A amendoeira floresce bem cedo em algumas regiões, e é a primeira a anunciar a chegada da Primavera. A escolha por essa flor tem grande simbologia. Sabe-se que Van Gogh tentou a carreira de pastor na juventude e teve um convívio familiar fervorosamente religioso (seu pai era pastor). Nos textos bíblicos, a amendoeira possui algumas menções. Em hebraico “shaqad” é velar, e “shaqed” significa amêndoa. Neste contexto, a amendoeira simboliza também o ato divino de velar, vigilar e proteger, conhecida também como a “despertadora”, por ser a primeira a anunciar a Primavera.

“Amendoeira em flor” possui um frescor de vida nova em cada uma das pinceladas. Os galhos feitos em verdes com contornos grossos em tinta escura, revelam o traço característico da pintura de Van Gogh, como uma assinatura visual das obras do artista. Quando observado o conjunto, esta composição torna tanto as flores quanto os galhos menores mais iluminados e grandiosos, em contraste com os galhos escuros da base – que apresentam pequenos círculos, mostrando a rigidez da incongruente madeira.

Detalhe: Os nós da madeira nos galhos grossos da amendoeira

As flores, por sua vez, são apresentadas em branco e amarelo suave. Elas se espalham com extrema delicadeza pelos galhos retorcidos, tanto com os botões fechados, quanto desabrochadas, como que acabando de anunciar o nascimento da primavera – e ao mesmo tempo do sobrinho de Van Gogh. 

Detalhe: As flores em botão e desabrochadas

O estilo de pintura de Van Gogh é único. Apesar de influenciado pelos impressionistas, Van Gogh não está ligado a essa escola de pintura. É considerado pós-impressionista e pré-expressionista. Nesta última fase de trabalho e vida, Van Gogh estava interessado no japonismo e na pintura nipônica. O japonismo em Van Gogh se reflete a partir do fascínio que tomou a segunda metade do século XIX. A procura do pintor por essa abordagem era sobretudo pela serenidade. Aliadas às observações que Van Gogh já fazia das flores e da natureza, em geral, o quadro “Amendoeira em Flor” faz lembrar também as encantadoras cerejeiras, que anunciam a Primavera no Japão.

“Amendoeira em Flor” encontra-se no Museu Van Gogh, em Amsterdã, na Holanda. É feita em tinta a óleo soibre tela, medindo 74cm x 92cm.

Pintura “Amendoeira em Flor” para ser vista em detalhes no Google Arts Project:

https://artsandculture.google.com/asset/almond-blossom-vincent-van-gogh/ 

Publicação Anterior

Jeycow Ferraz apresenta:”A PRIMAVERA DE VILLARINO”

Próxima Publicação

Azul Conecta encomenda 10 novas aeronaves Cessna Gran Caravan EX

413 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.