David Reis- Exposição fotográfica “As Amazonas - A Lenda Fotografada”, de Tácio Melo • Casa das Artes

Inspirado no imaginário popular e nas descrições do frei espanhol Gaspar de Carvajal, o fotográfo Tácio Melo irá realizar no dia 08 de outubro, às 18h, o lançamento da exposição fotográfica “As Amazonas – A Lenda Fotografada”. O projeto inédito, que terá como palco a Casa das Artes, localizada na Rua José Clemente, Centro, vem para representar as lendárias guerreiras, em um total de 12 obras.

O projeto “As Amazonas – A Lenda Fotografada”, de Tácio Melo, será lançado no dia 08 de outubro.

A realização do projeto deu-se após contemplação no edital Prêmio Feliciano Lana, que fez parte da Lei Adir Blanc (Lei nº 14.017/2020), operacionalizada no Estado através do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, para exposição no formato digital. Com a reabertura dos espaços culturais, a visitação será feita em espaço físico, de terça a domingo, das 15h às 20h, com entrada gratuita e seguirá as medidas de segurança contra a Covid-19.

Visitação de terça a domingo, das 15h às 20h, com entrada gratuita • Casa das Artes.

De acordo com Tácio Melo, a ideia de representar as lendárias Amazonas surgiu do fascínio pelas histórias do imaginário popular. “Nosso Estado possui tantas histórias, mas muitas delas são esquecidas ou passam despercebidas. É aí que surge, pelo menos em mim, a necessidade de contá-las. Sempre me encantei pela forma com que as Amazonas foram descritas e senti que eternizar esse momento através da fotografia seria uma forma de contribuir para que outras pessoas também pudessem conhecê-las”, destacou.

O fotógrafo Tácio Melo.

Para realizar o projeto, que contou com a curadoria de Selma Carvalho, quatro mulheres foram cuidadosamente escolhidas para “dar vida” às personagens, entre elas a atriz, performer e professora de artes, Acácia Mié. A artista, que possui descendência ticuna, falou da importância de desenvolver um trabalho como esse.

Quatro mulheres foram cuidadosamente escolhidas para “dar vida” às personagens.

“É de muito valor cultural contar essa história lendária, cheia de mistérios e signos, de mulheres heroínas e guerreiras que fortalecem a nossa identidade amazônica. A minha inspiração para atuar veio da minha natureza de mulher do Amazonas, em conexão com a floresta, com os animais, as águas e com a força da energia que herdamos de nossos antepassados indígenas”, ressaltou a atriz.

O trabalho inédito servirá para o aprofundamento histórico e cultural do público amazonense e visitantes, em todos os sentidos.

*Referências* – Nas descrições de Frei Gaspar de Carvajal, as Amazonas eram brancas, altas, tinham longos cabelos trançados e enrolados na cabeça, eram muito robustas e andavam nuas, com as partes íntimas cobertas, lutando com a mesma força que a de dez homens. Já no imaginário popular, elas eram guerreiras indígenas, fortes, e andavam sempre à cavalos, como ilustra a pintura ‘’Fantasia das Amazonas’’, de Roland Stevenson, e “Imortalidade”, de Branco e Silva, que foram usadas como referência para esta produção.

Produção para fotografias.

Nesse sentido, as fotos foram feitas de modo a preservar as características de identidade de ambas as referências. Os cenários exaltam as florestas, os animais, as expressões e a força que estas guerreiras sempre imprimiram.

As fotos foram feitas de modo a preservar as características de identidade de ambas as referências.

Sobre Tácio Melo

Formado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte) e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais e Gestão Cultural pela Faculdade Metropolitana de Ribeirão Preto (SP), Tácio Melo é natural de Manaus e sempre foi apaixonado por expressões artísticas. Além de cobrir temas gerais, o artista trabalha com fotografias, desenhos, pinturas e com a escrita, por acreditar que essas são as melhores formas de eternizar momentos e histórias.

As Amazonas

*Foto (exposição): Tácio Melo

*Fotos (produção): Elton Otelakoski

* Fonte: Assessoria

Publicação Anterior

Sonia Belart apresenta A primeira rainha inseminada artificialmente.

Próxima Publicação

PARCERIA ENTRE PESTANA RIO ATLÂNTICA E ERICA ROSA PROMETE EXPERIÊNCIA FORA DO COMUM NA NOVA SUÍTE PRESIDENCIAL

166 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.