Sonia Belart- Mosteiro de Paços de Sousa

Um dos monumentos mais charmosos na Rota do Românico, próximo ao Porto, que vale a pena ser visitado  é o Mosteiro de Paços de Sousa, um mosteiro beneditino do século X, onde sua igreja datada do século XIII, e está ligada a família de Egas Moniz, O AIO ( fiel escudeiro) de Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.

Egas Moniz, o Aio, era um homem rico que habitava o Condado Portucalense; sua família era importante e conceituada na região entre Douro e Minho.
Apesar de muitas reformas e alterações, o Mosteiro é um excelente exemplar para os amantes da arquitetura antiga, suas paredes, tanto extrenas quanto internas, são repletas de simbologias, por esta razão as visitas aos monumentos românicos costumam ser guiados, e isso faz a diferença para quem deseja conhecer o local e sua história. Em seu interior encontram – se esculturas típicas das baías do rio Sousa e Tâmega, com padrões decorativos vegalistas talhados a bisel ( borda chanfrada). A fachada é inspirada nas catedrais de Coimbra e Porto. Seu altar é um misto de diversos estilos arquitetônicos, une o barroco- rococó com o neoclassico.

Esta Igreja é um exemplar fantástico de escultura funerária do século XIII, com representações esculpidas em pedras dos momentos de Egas Moniz antes de sua morte, seu túmulo que ali se encontra possui inscrições gravadas na tampa de sua lápide.
Um passeio por lá nos convida a apreciar a beleza do local e até mesmo nos permite a um pic nic a sombra de suas árvores frondosas; local pitoresco, por lá também acontecem muitos concertos, festas românicas e eventos culturais mais diversos, mas o que me chamou a atenção foi (além da beleza do local) pintores de tela a óleo retratando o lugar,  lá não é, obviamente Montmartre, mas possui maravilhas que muitos desconhecem.

Fonte: O Porto encanta (Rita Blanco) Blog

Publicação Anterior

Juan Pablo de la Plata- PRESS RELEASE “Raízes: A Recuperação Turística” é Tema do 8° Encontro de Turismo

Próxima Publicação

David Reis- Exposição “Amazonas, Rio da Minha Vida – A Arte de Zezinho Corrêa” • Casa Luppi – Manaus/AM

1.180 Comentários