David Reis: Um pouco sobre o Real Gabinete Português de Leitura • Rio de Janeiro

Em minha passagem ao Rio de Janeiro, no mês de setembro deste ano, a Revista do Villa me levou ao Real Gabinete Português de Leitura, localizado na rua Luís de Camões, n° 30, centro da cidade. 

Esta biblioteca é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).

A instituição foi fundada em 1837 por um grupo de 43 imigrantes portugueses, refugiados políticos, para promover a cultura entre a comunidade portuguesa na então capital do Império, sendo a primeira associação desta comunidade no Rio de Janeiro.

O prédio da atual sede foi projetado pelo arquiteto português Rafael da Silva e Castro, erguido entre 1880 e 1887 em estilo neomanuelino, que evoca o exuberante estilo gótico-renascentista vigente à época dos descobrimentos portugueses.

Foi inaugurado pela Princesa Isabel, junto com seu marido Conde d’Eu.

Possui uma linda fachada, inspirada no monumental Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa. 

Suas pedras de lioz foram trazidas de Portugal. Os medalhões da fachada retratam os escritores Fernão Lopes, Gil Vicente, Alexandre Herculano e Almeida Garrett, respectivamente.

O interior é ainda mais incrível e deslumbrante, nos remetendo a cenários de filmes, de tão lindo que é.

Em 2014, foi eleita a 4ª Biblioteca mais bonita do mundo.

Possui a maior e mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal, com um acervo inteiramente informatizado, da ordem de 350.000 volumes. Entre as obras mais raras, podemos citar a edição “prínceps” de “Os Lusíadas”, de 1572, que pertenceu à “Companhia de Jesus”, entre outras renomadas obras.

Próximo ao prédio, encontram-se 4 estátuas: Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Infante D. Henrique e Vasco da Gama.

Toda essa riqueza de história e detalhes arquitetônicos e culturais, pode ser visitado gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 10h as 16h, sem necessidade de agendamento. Basta seguir todos os protocolos de segurança, como uso obrigatório de máscara e apresentação do certificado de vacinação.

Garanto para vocês que vale muito, muito a pena essa visita!!!

Real Gabinete Português de Leitura
Rua Luís de Camões, n°30 – Centro.
Rio de Janeiro/RJ
(Próxima ao Teatro João Caetano).
Contato: (+55 21) 2221-3138
Instagram: @realgabineteportuguesdeleitura

Fotos/Fonte: www.realgabinete.com.br

Publicação Anterior

Sonia Belart: Moinho Dom Quixote

Próxima Publicação

Sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky, a Orquestra Petrobras Sinfônica fará apresentação histórica ao lado de Nando Reis, Samuel Rosa e Carlinhos Brown no aniversário da JBFM, no Vivo Rio

1.109 Comentários