Juan Pablo de La Plata: Cobertura 8 Encontro de Turismo Raízes

Encontro de Turismo destaca as raízes originárias de Búzios como estímulo à retomada turística

Emoção e energia quilombola para a recuperação turística.@etylafotografia

A atmosfera do 8° Encontro de Turismo Raízes “A Recuperação Turística” foi uma homenagem simbólica à península cosmopolita que abriga em suas águas filhos do mundo todo. O encontro aconteceu dia 27 de outubro em coquetel para convidados, e foi marcado pelo resgate das origens quilombolas da vila de pescadores que foi apresentada ao mundo por Brigitte Bardot.

O evento contou com manifestações culturais e artísticas como performances realizadas pelo grupo do Quilombo da Baía Formosa , e a decoração originária com obras de arte do artista Matheus Pereira da Galeria Ubá, que retratavam personagens quilombolas.

Elizabeth Fernandes e representantes do quilombo. @etylafotografia
Obras do artista Matheus Pereira. @etylafotografia

José Ricardo Bemquerer, presidente, e Elizabeth Fernandes, liderança e ex-presidente do quilombo, fizeram uma apresentação marcante carregada de história e simbologia. “Surgiram algumas parceiras com empresários locais para a valorização do turismo étnico, feito para a comunidade, e que conta nossa história desde a chegada dos escravos em Búzios”, afirma Elizabeth.

Rosane Lucas e Guilherme Guimarães abrem o encontro. @etylafotografia

Presente desde a primeira edição, Rosane Lucas, reitora da UNICON University of Concierges, abordou aspectos importantes sobre educação profissional e a importância da qualidade do atendimento humanizado. Segundo Guilherme Guimarães, idealizador do encontro, “para esta edição antropológica – Raízes: A Recuperação Turística – o formato foi mais intimista e incorporou a personalidade buziana marcadamente originária com os 'pés descalços', simplicidade pescadora e energia quilombola, resgatamos as peculiaridades da península e através de debates construtivos com foco na recuperação turística. E com um significado especial para todos embarcados, afinal, este foi o berço onde o encontro foi concebido há 5 anos atrás.”

Juan de la Plata: responsabilidade social em pauta. @etylafotografia

Seguindo o DNA de responsabilidade social, o projeto da embaixadora do Instituto Lixo Zero em Búzios (@lixozero.buzios), Maria Mariano, foi apresentado pelo coprodutor do encontro, Juan de la Plata, fundador da JPP Marca, como uma iniciativa de alto impacto social para a cidade, e que tem o objetivo de unir empresários visando tornar Búzios uma 'cidade modelo' no quesito ambiental.

Manuel de Oro e Irlan Barboza: união e diálogo pela recuperação turística. @marcosfotografianatural

O evento contou com a presença de diversos empresários locais. Na visão de Manuel de Oro, gerente comercial do Vila da Santa Hotel: “precisamos trabalhar juntos, para que tenhamos clientes, eles precisam primeiramente escolher vir para Búzios, temos que perceber que temos objetivos em comum”, destaca. Irlan Barboza, gerente geral do A Concept Hotel conclui que “através do debate, é que nós conseguimos encontrar a soluções para os nossos problemas do dia a dia.”

Alexandre Ignácio, representando a TurisRio. @marcosfotografianatural

“Este encontro vai de acordo com o pensamento da Secretaria de Turismo sobre a retomada do setor no estado do Rio de Janeiro, e é importante para mostrar que a economia está voltando à normalidade”, enfatizou Alexandre Ignácio, diretor de operações da TurisRio.

Maycon Siqueira: inspiração histórica para retomada. @etylafotografia

O subsecretário de administração da Prefeitura de Armação dos Búzios, Maycon Siqueira, comentou que: “este é um bom momento para acontecer o Encontro de Turismo, a fim de estimular a retomada da economia e o turismo sólido. Búzios tem muita história e muita cultura, tenho certeza de que a partir de agora vamos dar mais valor e representatividade a tudo isso.”

Matias Gatto, Sarah Dhy e percussão com atabaque quilombola. @etylafotografia
Prato à moda quilombola do Degusta Búzios. @etylafotografia

Agregando mais emoção ao encontro, o músico Matias Gatto aproximou-se da embarcação em um bote tocando saxofone para unir-se à intérprete Sarah Dhy e ao atabaque do quilombo em um repertório autenticamente brasileiro. Neste momento foi servido um dos pratos do cardápio do Degusta Búzios: peixe com purê de banana verde à moda quilombola, que trazia uma textura especial e uma pitada de geleia de abacaxi com pimenta para espiritualizar as sensações.

Mediadores com a produtora Adriana Motta e a encantadora Mariana Baiocchi, como Brigitte Bardot. @marcosfotografianatural
Equipe com o empresário Robésio Guimarães e o chef Thiago Matos. @marcosfotografianatural

A oitava edição do Encontro de Turismo foi uma emocionante homenagem simbólica à Armação dos Búzios visando fomentar a sua recuperação turística. Com a sensação de resgate histórico cumprido, o encontro segue em direção à Paraty para a sua 9ª edição.

Encontro de Turismo
O Encontro de Turismo foi idealizado em 2016 pelo empresário Guilherme Guimarães com o objetivo de conectar empreendedores e empresários do trade do Turismo através de experiências e encontros para fomento de ideias e networking com responsabilidade social e referência sustentável, evidenciando projetos sociais. A primeira edição aconteceu em Búzios e foi seguida pelas edições nas cidades do Rio de Janeiro, Angra e Paraty. A 7ª edição aconteceu online em setembro de 2020, com o tema “O Turismo Vai Continuar”, e foi concebido em meio à pandemia com uma proposta de ter impacto social e fomentar estratégias de pavimentação para a retomada do turismo, contando com a participação de autoridades no assunto e mais de 2 mil pessoas de todo o mundo em 4 horas de transmissão. Saiba mais em www.encontrodeturismo.com.

Para mais conteúdos sobre causas sociais, sustentabilidade, saúde, artes e turismo, siga @juandelaplataofficial.

Publicação Anterior

XANDY NOVASKI

Próxima Publicação

Jeycow Ferraz: Fernanda Montenegro – A Imortal

6.341 Comentários