David Reis: Um pouco sobre o Centro Cultural Palácio da Justiça • Manaus/AM

Já falamos outrora de alguns prédios históricos que são pontos de visitação obrigatórias na cidade de Manaus!!!
Não poderíamos deixar de falar sobre o Imponente Palácio da Justiça.

O Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ) é patrimônio cultural do Amazonas, aberto à visitação pública e, também, à promoção das artes, por meio de exposições, espetáculos musicais, teatro, cinema e apresentação de palestras.

Obra centenária, foi concluída no início do século XX para abrigar o Poder Judiciário. Sua inauguração foi realizada em 21 de abril de 1900. É um dos principais exemplares da arquitetura clássica do período áureo da economia da borracha e suas linhas estruturais seguem o estilo renascentista.

O prédio foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas em 1980. Os nomes dados às salas que o compõe homenageiam personalidades ligadas à sua implantação e ao Poder Judiciário.

O Palácio está localizado em ponto privilegiado da principal avenida de Manaus. Possui portões de ferro fundido importados de Glasgow, na Escócia, e calçada e escadarias em pedra de Liós, de Lisboa. O teto do hall é revestido em estuques com paredes em imitação de mármore.

A imponente escada principal tem guarda-corpo metálico, com arcos dourados com seis hermas ou cariátides, importadas de Lisboa. O piso do hall é de ladrilhos hidráulicos.

O segundo andar é decorado com balaustradas, óculos, tetos recobertos com estuques, colunas, cartelas e paredes marmorizadas, piso de madeira (acapu e pau-amarelo).

A mobília é centenária. Destaca-se o relógio do tipo carrilhão, da década de 1920, com estrutura de jacarandá baiano e maquinário suíço.

Tem também mesa feita de mogno, conjunto de mesas, cadeiras e espelho que vieram da última restauração, em 2002, além de móveis modernos, do funcionamento do Poder Judiciário até 2006 e lustre original feito de bronze e cristais.

O espaço funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. Entrada Gratuita, bastando agendar no Portal da Cultura: cultura.am.gov.br

Fonte: Portal da Cultura.

Fotos: Reprodução Internet.

Publicação Anterior

Jeycow Ferraz: Fernanda Montenegro – A Imortal

Próxima Publicação

Joacles Costa: A Incrível história de superação de Evandro Luigi

423 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.