Joacles Costa: A Incrível história de superação de Evandro Luigi

Sede Mundial da Ferrero-Alba/Itália

A Superação de Evandro Luigi o fez dar a volta por cima e se tornar um Cidadão do MUNDO

Sede Mundial da Ferrero-Alba/Itália

Vive uma vida profissional privilegiada de glamour e status de dar inveja a um punhado de gente ao redor do planeta, porém, continua com mesma essência de sempre e sem ostentar.

‘’Dos filhos deste solo és mãe gentil’’. Assim é a pequena, hospitaleira e acolhedora cidadezinha São Sebastião da Grama que fica localizada no interior do Estado de São Paulo, fazendo limite com Poços de Caldas em Minas Gerais.
São Sebastião da Grama é um Município pequeno, possui um pouco mais de doze mil filhos deste solo e um deles é Evandro Luigi que lá nasceu e morou até a juventude. Na tenra idade, não teve nada para dar certo na vida, viveu uma infância não afável e sem expectativas. O pai trabalhava como vidraceiro. A mãe, uma batalhadora e um exemplo de superação. Formada em Contabilidade, trabalhava como secretária num escritório de serviços contábeis. Tinha muita vontade de ser advogada, lutou e conseguiu formar-se em Direito.

Ferrero Niederanven, Luxemburgo

Apesar das inúmeras dificuldades que passou, sendo introspectivo, ainda assim Evandro nunca deixou de ser uma criança ingênua e muito sonhadora. O menino sentia-se muito diminuído pelo fato de ouvir muitas palavras que não o incentivavam em nada, contudo, nunca abandonou a vontade de realizar um dos grandes desejos da vida, que era de viajar de avião e ganhar o mundo. Alguns coleguinhas de sala, que moravam na mesma rua, eram filhos de pais com boas condições financeiras e tinham a possibilidade de ir de carro para a escola e ele ia a pé.

Foto/Alemanha

Certa ocasião, na época do ensino médio, a professora marcou uma viagem de excursão em que a turma passaria uma semana em outro Estado. O passeio aconteceria por meio aéreo e essa seria a grande oportunidade do adolescente colocar em prática o desejo intenso de ‘’voar’’. Mas, como Evandro era de uma familia comum, foi até a professora para perguntar se o valor da passagem poderia ser parcelado. ‘’Impossível!’’, disse ela. ‘’Se não puder pagar à vista, então nada feito!”, retrucou desta vez em alto e bom som, deixando o moleque extremamente entristecido com a resposta que ouvira. Infelizmente, aquele não foi o momento de realizar o sonho de voar.

Catedral de Milão/Itália

Por ser um jovem de poucas amizades, acabava contando para algumas pessoas do vilarejo sobre suas aspirações. Elas aproveitavam-se dessa introspecção para deslustrar ainda mais os propósitos do sujeito, dizendo que ele nunca sairia dali para ser uma pessoa bem-sucedida na vida. Apesar desses fatos negativos, nada podia impedi-lo de ter pensamentos positivos que o conduzisse à frente de seu tempo.
Aos 19 anos, recém-casado, com uma filha pequena para criar e desempregado, o rapaz pensou numa forma de sair daquela situação limitada e decidiu ‘’se jogar no mundão’’ para tentar mudar de vida. Foi morar na Cidade de Poços de Caldas em Minas Gerais. Depois de muito esforço e participação em vários processos seletivos e sem retorno algum ele ‘’quase’’ desistiu de tudo. No último minuto do segundo tempo, por uma operação divina, o milagre aconteceu e Evandro recebeu uma ligação para uma entrevista de emprego na multinacional italiana chamada Ferrero, com filial na Cidade. A única vaga que estava disponível seria para um departamento de extrema confiança da Instituição. Contudo, oferecia-se, para a ocupação, apenas um curto período de 03 meses. Evandro era tão competente que no final do contrato, tornou-se funcionário efetivo na empresa. Daí por diante, tudo mudou.

Santuário de Santa Luzia-Viana do Castelo/Portugal

De 2007 a 2016, foi quase uma década de grande aprendizado, experiência profissional e muitos contatos com pessoas influentes de Poços de Caldas. Nesse período, realizou um grande objetivo, que era concluir uma graduação no ensino superior e o curso escolhido foi Psicologia. Também obteve, ali mesmo na cidade, a conquista da cidadania italiana.
Agora oficialmente um cidadão italiano, no ano de 2017, houve mais uma grande mudança na vida de Evandro Luigi. Foi transferido para a sede mundial da Ferrero que fica em Alba, na Itália. A bela Alba, famosa pelas trufas brancas, pelos grandes vinhos e pelos castelos, construídos entre os séculos XIV e XV, é um dos lugares mais badalados da Europa e um dos locais mais frequentados pelos ricos e famosos. A poderosa Ferrero foi fundada por Pietro Ferrero em 1942 e hoje é um dos maiores fabricantes de chocolates do mundo, sendo detentora das grandes marcas Nutella, Kinder, Tic Tac, Rocher e Rafaello. Seu atual presidente executivo é o senhor Giovanni Ferrero de 57 anos que assumiu a liderança da empresa de confeitaria Ferrero SpA após a morte de seu irmão Pietro Ferrero em 2011. O Grupo Ferrero tem 46 sedes comerciais, 20 unidades de produção nos seis continentes, com produtos comercializados em mais de 160 países. No Brasil, a empresa está presente desde 1994 e no ano de 1997, inaugurou sua fábrica na cidade de Poços de Caldas (MG), começando a produzir Ferrero Rocher no Brasil.

Bruxelas/Bélgica

Nesse meio tempo, o menino Evandro introspectivo e frágil já não existia mais. Agora o homem formado, forte, batalhador, descolado e destemido, tem a honra de ser o primeiro brasileiro a trabalhar lá dentro da companhia onde nasceu a Nutella.
Hoje, Evandro Luigi vive numa posição profissional privilegiada de glamour e status de dar inveja a um punhado de gente ao redor do planeta. Visitou mais de 17 países e possui um passaporte invejável que dá acesso a 173 nações, incluindo os Estados Unidos. Ele fala quatro idiomas, acumula conhecimentos de várias culturas e mantém amizade bem próxima com grandes personalidades influentes no mundo dos negócios.

Palácio de Buckingham-Londres/Inglaterra

‘’Voar’’ a trabalho é muito mais do que uma rotina, vive praticamente dentro dos aviões, voando entre Itália e Reino Unido, país que em breve ele fixará residência para novos desafios na terra da rainha e também se tornará um cidadão inglês. Lá na Inglaterra, ele teve a oportunidade de estar no local onde a saudosa Princesa Diana gostava de ficar sentada observando os pássaros.

Ponte Tower Bridge-Londres/Inglaterra

O Cidadão do Mundo continua com a mesma essência de sempre, mas sem ostentar esta posição. Evandro nunca esmoreceu no objetivo de realizar os objetivos. É tão tenaz que sempre buscou conquistar a vitória com braço forte, não fugiu à luta, não temeu as agruras da vida, não esqueceu as raízes e é um brasileiro que não desiste nunca. É simplesmente exemplo de vida. Um vencedor.

Texto: Joacles Costa
Fotos: Evandro Luigi

Publicação Anterior

David Reis: Um pouco sobre o Centro Cultural Palácio da Justiça • Manaus/AM

Próxima Publicação

André Conrado: Nova Friburgo/RJ – A Suiça brasileira – Parte 2

634 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.