Douglas Delmar entrevista o Artista Plástico Gilmar Paiva

Gilmar Paiva com sua obra em andamento – Acervo Pessoal

Gilmar Paiva com sua obra em andamento - Acervo Pessoal

Gilmar Paiva é natural de Massaranduba, no estado da Paraíba, onde vive atualmente. Dono de um talento nato, com estilo clássico e hiper-realista, Gilmar encontrou na arte a forma de expressar sua maneira de ver e sentir o mundo ao redor. Já ministrou aulas de pintura e também realizou exposições em outros países, levando a arte brasileira para ser contemplada no exterior. O artista paraibano realiza trabalhos por encomenda, que aliás, são bem elogiados por seus clientes. Além da pintura, desempenha a profissão de Conselheiro Tutelar. Um de seus objetivos é fazer com que a arte seja acessível para as crianças. Possui um canal no Youtube onde compartilha seus ensinamentos sobre as artes. Confiram mais um pouco da trajetória desse grande artista plástico brasileiro!

Obra Interior da Cidade - Acervo Pessoal

• Dizem que a arte é um dom que adormece dentro de nós desde que nascemos.Assim sendo, como despertou a sua paixão pela arte? Realizou cursos para aperfeiçoar sua técnica?

Tudo começa quando ainda era criança, com olhos de um menino atento e curioso, que me fizeram descobrir o desejo de ser artista. Ainda muito pequeno sempre gostava de desenhar, assistindo sempre os desenhos na TV, começava a reproduzir aqueles personagens em uma folha de papel, e aquilo pra mim era uma diversão.

Mas não parava por aí.No início, na adolescência, já me despertava o interesse em visitar as exposições de arte e aqueles quadros me fascinavam, era algo inexplicável, é como se houvesse uma conexão divina. E foi diante daquelas obras que me despertou a curiosidade e a vontade de também começar a pintar. Movido por uma inquietação e o desejo de iniciar minhas pinturas, iniciei um curso no ano de 2003, em um ateliê de artes plásticas na cidade de Campina Grande (PB), onde pude realizar o desejo de pintar minha primeira tela. Além de descobrir o dom que Deus tinha me proporcionado, percebi que meu desenvolvimento era muito grande, e a cada tela que pintava ia me aperfeiçoando cada vez mais.

Em pouco tempo, naquele ateliê onde comecei meu curso, fui convidado a fazer parte do grupo de professores, deixando naquele momento de ser aluno e começando a ministrar minhas experiências. Começava então mais um desafio, pois além de estar fazendo o que gostava, tinha também o privilégio de repassar para os alunos minhas experiências e técnicas adquiridas com o tempo.

Gilmar Paiva e sua pintura - Acervo Pessoal

• Cada artista possui uma visão própria do mundo. Conte-nos: o que te inspira a criar suas obras?

Por onde ando, em tudo vejo arte. As belas paisagens, as cores. Tento me manter sempre próximo a natureza.

• Com quais materiais e técnicas artísticas você mais trabalha em suas obras?

Atualmente trabalho com a técnica de pintura a óleo sobre tela, estilo com base no acadêmico/clássico e hiper-realismo.

• Além de Artista Plástico, você também trabalha como Conselheiro Tutelar. O que o levou a escolher essa área?

Desde cedo sempre trabalhei com crianças, ensinando minha arte e sempre com o intuito de transformá-los em novos artistas. Foi quando surge a oportunidade de concorrer ao cargo de conselheiro, pois além de alcançar uma nova fonte de renda, estaria também trabalhando pelas causas e direitos das crianças e adolescentes do município. Tenho como objetivo também fazer um trabalho social em paralelo podendo levar arte para essas crianças.

Obra Arara Canindé - Acervo Pessoal

• Você também realiza pinturas por encomenda. Ou seja, a arte é mais do que um lazer, mas também um sustento. Como o público reage às suas obras? E como podemos encomendar uma pintura de sua autoria?

Sim. Hoje com a ajuda das redes sociais divulgo minha arte, e através delas consigo alcançar inúmeras pessoas e possíveis clientes. O cliente pode me contatar através do meu WhatsApp (83)98211-6612 ou pelas próprias redes sociais.

• Suas obras também já foram expostas fora do Brasil. Quais foram os países? E qual foi a sensação ao ver seu trabalho sendo reconhecido no exterior?

Sim, participei de uma exposição coletiva na Cidade de Zurique, Suíça, e exposição coletiva em Barcelona. Foi uma experiência única por saber que minha arte já estava atravessando fronteiras.

Gilmar Paiva e sua obra finalizada - Acervo Pessoal

• Quais artistas você admira? Algum deles já serviu de referência para seus trabalhos?

Além dos grandes mestres como Caravaggio e Rembrandt, atualmente admiro muito os trabalhos de outros artistas como Omar Ortiz (México) e Michael James Smith (Inglaterra).

• Gilmar, você é pai de três filhos. Pretende deixar o legado da arte para eles?

Sim, será uma honra!

• Qual é a importância da arte em sua vida?

A arte na minha vida é como se fosse um membro do meu corpo, é algo que se conecta comigo.

• Muitos artistas iniciantes não acreditam no próprio potencial e alguns acabam não persistindo na arte. Qual conselho você daria para eles não desistirem?

É importante saber que o trabalho de pintura exige tempo, pesquisa e estudos. Somente assim, o iniciante terá sucesso em sua tela. Temos de lembrar sempre que qualquer pintura exige 2% de talento e 98% de força de vontade. E em breve estarei lançando o curso online de pintura realista!

Gilmar Paiva em seu momento de criação - Acervo Pessoal
Obra concluída - Acervo Pessoal

Instagram: @gilmarpaivaartes

Facebook: https://www.facebook.com/gilmarpaivaoficial

Contato para orçamentos e encomendas: (83)98211-6612

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/GilmarPaivaÓleoSTela

Publicação Anterior

Domingos Antunes: BIO CIRO COZZOLINO 2 E PAULA IGLECIO

Próxima Publicação

Kênia Estevess: Make, Madeixas e Sobrancelhas up to date para o verão? Temos! Pela Beauty Artist; PAULA CAMPECHE!

502 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.