Rodolfo Abreu – Itaipava: sofisticação e conforto na Serra do Rio – Parte 1

A Serra fluminense é encantadora. Em meio à natureza exuberante, Itaipava, terceiro distrito de Petrópolis, se destaca. Tem o charme da montanha, sem abrir mão do conforto e das comodidades dos centros urbanos.

Localizada somente a 1h 30min do centro do Rio, Itaipava passou de um vilarejo bucólico às margens da Estrada União e Indústria, para um importante pólo turístico. É um destino de fácil acesso, alinhando estrutura e serviços de qualidade.

Nesse local, nos tempos do Império, a área extremamente rural abrigava a Fazenda das Arcas, mais antiga que a fundação de Itaipava e da própria cidade de Petrópolis. Hoje, a sede dessa antiga fazenda é administrada pelo Seminário São José e funciona também como local de eventos.

Itaipava se tornou o refúgio de artistas e empresários, chegando a ser chamada de “a Búzios da Serra”. Várias personalidades mantiveram casa no local, especialmente nos condomínios de alto padrão dos bairros de Santa Mônica e do Vale do Cuiabá. Mas para quem quer curtir alguns dias na região, é possível se hospedar em bons hotéis e pousadas, ou mesmo alugar uma confortável residência privada nos bairros mais chiques de Itaipava.

Na Parte 1 da matéria vamos falar da variada gastronomia local e do bom gosto do pólo de decoração da região.

A PRESENÇA PORTUGUESA

Apesar da Região Serrana do Rio ter recebido forte colonização de alemães e suíços, a presença lusitana em Itaipava se fez fortemente presente com negócios em funcionamento até hoje e com muita qualidade.

A Cerâmica Luiz Salvador, fundada em 1952 pelo português de mesmo nome, fabrica e vende belas peças utilitárias e decorativas, produzidas na tradição da indústria ceramista de Alcobaça. Vale a visita ao showroom da empresa para conhecer as coleções e ver o resultadodo trabalho dos artistas que decoram as peças à mão, dando aos produtos qualidade internacional.

Outra tradição lusitana que os brasileiros adoram é a gastronomia. O Restaurante Parrô do Valentim foi inaugurado em 1975 pelo casal Guilhermina e Valentim, que vieram morar no Brasil com seu filho Carlos Alberto e trouxeram na bagagem um livro de receitas da família. No variado cardápio estão os clássicos pratos portugueses com peixes, destacando-se o bacalhau. A confeitaria também traz os doces tradicionais como os Pastéis de Natas e Pudim de Claras.

Presença da cultura portuguesa em Itaipava: Cerâmica Luiz Salvador e Restaurante Parrô do Valentim

CENTRO GASTRONÔMICO

Um dos grandes destaques de Itaipava é o seu Centro Gastronômico, um dos mais importantes da região, onde se instalou o primeiro restaurante da alta gastronomia francesa na Região Serrana, o Le Moulin Belle Meunière, nos anos 70.

Hoje não faltam opções para todos os gostos. Além dos sabores portugueses trazidos pelo Parrô do Valentim, podemos citar algumas boas opções: Perugino Gastronomia (italiana), Farfarello (Italiana) Alif (gastronomia árabe), Bordeaux (cozinha francesa e internacional) Camarão em Pencas (pescados e frutos do mar), Clube do Filet (especializado em carnes), além dos simpáticos Antônio e Luka´s Gastronomia (de cardápio variado).

A gastronomia sofisticada transforma Itaipava em no pólo gastronômico mais famoso da região

Hortomercado

Mas estar em Itaipava também é ter acesso fácil a produtos agricolas frescos e de muita qualidade cultivados na região. O melhor local para comprá-los, sem dúvidas, é no Horto Itaipava, o Hortomercado Municipal, que abre sempre de sexta a domingo durante o dia. Um espaço repleto de cores, aromas e sabores, que enfeitam os boxes dos produtores com as verduras, legumes, frutas, plantas e flores. Também se destacam os produtos artesanais locais como queijos, linguiças e outros embutidos, bolos, doces, mel e massas frescas.

Antes de levar suas compras embora, passe no Bar do Horto para saborear um pastel ou um salgado, acompanhado de um café ou algo mais forte. Mas repare que, logo na parte externa no Hortomercado, bem ao lado do Bar do Horto, você vai encontrar um painel de azuleijos do caricaturista Lan (Lanfranco Aldo), retratando uma mulher voluptuosa, símbolo do trabalho do artista. Uma obra de arte em permanente exposição aos visitantes. Lan morou por 45 anos em Pedro do Rio, outro distrito de Petrópolis, ao lado de Itaipava.

Hortomercado oferece uma variedade de produtos frescos e artesanais e é um ótimo programa em Itaipava

Bares

O clima ameno da Serra convida a sair a noite, beber alguma coisa e, quem sabe, assistir uma apresentação ao vivo em um dos muitos bares do centro de Itaipava. Vários servem drinks elaborados e estilosos. Mas para os que preferem cerveja, Itaipava oferece as opções artesanais da localidade.

Conhecer as cervejas locais é uma diversão. Além dos nomes curiosos e muitas vezes engraçados, os atendentes fazem questão de explicar a composição, o teor alcoólico e a dar sua opinião sobre cada uma das cervejas disponíveis.

O bar Conto de Fadas possui uma fábrica em anexo onde é possível ver os tonéis de fabricação das cervejas. O cardápio possui mais de 10 tipos de cervejas artesanais. Já o Rocky Garden Brew Café também oferece grande variedade de cervejas de fabricação própria e tem um agradável pátio com mesas e decoração rústico-chique. Ambas as cervejarias servem petiscos e outros pratos para acompanhar as bebidas.

As cervejas artesanais de Itaipava surpreendem pela qualidade e variedade de sabores

DECORAÇÃO E DESIGN

Além das belas cerâmicas Luiz Salvador, Itaipava tem lojas de decoração de muito bom gosto para adquirir objetos e utensílios para sua casa ou escritório. A Olhar o Brasil faz a curadoria de itens que traduzem a brasilidade na decoração das peças que vendem. A Arteiro faz um belo trabalho de resignificação de móveis e desenvolve projetos de decoração e paisagismo. Até mesmo marcas mais artesanais como o Arco da Velha (na Estrada das Arcas), e o pequeno Armarinho Itaipava (na Estrada União e Indústria) podem surpreender muitos amantes da decoração que gostam de garimpar itens diferenciados.

Itaipava oferece exceletes lojas de decoração com itens exclusivos

Itaipava se firmou como um destino sofisticado e charmoso na região serrana do Rio de Janeiro e está sempre com alguma novidade.

Na Parte 2 da matéria cobriremos os melhores passeios de Itaipava, que oferece programas de perfil histórico e aventuras ecológicas. Não deixe de conferir.

Publicação Anterior

Roberto Lúcio: Quem não segue Bárbara Bandeira?

Próxima Publicação

Chico Vartulli: A minha convidada é a excelente atriz Lília Cabral, não precisa dizer mais nada

633 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.